Maioria dos eleitores brasileiros aprova uso da biometria nas Eleições 2014

0comentário

O emprego da biometria nas Eleições Gerais 2014 recebeu média 9 pela maioria dos eleitores brasileiros, de acordo com pesquisa encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para avaliar o pleito do ano passado. O uso da tecnologia causou impressão positiva em vários lugares onde foi colocada em prática, sendo relacionada a uma ampliação da segurança do sistema de votação.

Dos entrevistados sobre o tema em todas as regiões do país, 51% atribuíram ao desempenho da biometria as três notas mais elevadas (8, 9 ou 10). Desse total, 30% declararam estar plenamente satisfeitos e deram nota 10.

O estudo revelou ainda uma homogeneidade quanto aos resultados obtidos por faixa etária. Além disso, na segmentação por classe social, a avaliação da biometria também foi positiva e sem diferença significante.

Na maior parte das situações, a biometria não foi vista como desperdício de recursos ou de forma negativa nas cidades onde o sistema foi implantado. Segundo a pesquisa, “os questionamentos e as dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta foram mais frequentes nos locais onde não houve a utilização da biometria, isso porque os eleitores apenas conhecem a tecnologia na teoria”.

Índice de reconhecimento

No pleito de 2014, mais de 21 milhões de eleitores de 764 municípios de todos os estado e do Distrito Federal estiveram aptos a serem identificados pela biometria para votar. E a identificação por meio das digitais apresentou alto índice de efetividade.

No primeiro turno, no dia 5 de outubro, o sistema biométrico registrou percentual de 91,5% de reconhecimento dos eleitores por meio das digitais. O resultado positivo foi repetido no segundo turno, quando os eleitores tiveram que voltar às urnas para escolher presidente e governador em 13 estados mais o Distrito Federal. O percentual de reconhecimento no dia 26 de outubro foi de 93,4%,

Apesar de ter sido uma experiência inédita na maior parte dos municípios brasileiros – uma vez que na eleição de 2012 apenas 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios de diversos estados estiveram aptos a serem identificados pelas digitais -, a utilização da biometria nas eleições de 2014 se mostrou eficiente e contou com o apoio do TSE para a reparação de eventuais problemas que ocorreram durante o pleito.

As urnas defeituosas foram identificadas e imediatamente substituídas e as falhas de procedimentos foram detectadas. À época, a Corte Eleitoral distribuiu panfletos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) com informações essenciais aos mesários para reforçar as orientações de como deveriam agir no dia da votação.

Biometria

A palavra biometria vem do grego: bios (vida) e metron (medida). Designa um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais. A ferramenta utilizada pela Justiça Eleitoral é a que recolhe as impressões digitais, fotografia e assinatura digital. A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraudar a identificação do votante. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

Sem comentário para "Maioria dos eleitores brasileiros aprova uso da biometria nas Eleições 2014"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS