Acaba a greve de professores

0comentário

IMPERATRIZ- Os  professores e o Município de Imperatriz chegaram a um acordo, durante audiência realizada na tarde desta terça-feira (2), no Tribunal Regional do Trabalhjo (TRT-MA) e com isso a categoria deve voltar imediatamente ao trabalho.

Pelo acordo, o Município vai conceder 6% de aumento salarial aos professores, que serão pagos em duas parcelas, sendo 3% na folha de pagamento de setembro e o restante no pagamento de outubro. Além disso, o município também vai pagar R$ 200 mil em forma de abono aos profissionais de educação em fevereiro de 2015.

O desembargador Luiz Cosmo ressaltou que fez questão de realizar a audiência na sede do TRT em virtude da urgência da situação e ficou satisfeito com o resultado alcançado, tendo em vista que a greve dos professores tinha sido iniciada em maio deste ano.

Presentes, também, à audiência de conciliação o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Educacionais de Imperatriz (STEEI), Wilas de Morais; o procurador do Trabalho Marcos Antonio de Souza Rosa; o juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito; o secretário de Educação de Imperatriz, Zesiel Ribeiro da Silva; além de outros gestores do Município de Imperatriz; integrantes da diretoria do STEEI, e assessores da Presidência do Tribunal.

A audiência foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, no Gabinete da Presidência do Tribunal.

Com as informações a Assessoria do TRT-MA.

sem comentário »

Mais promotores de Justiça

0comentário
As Promotorias de Justiça de Imperatriz receberam reforço de pessoal, como informa o promotor Joaquim Júnior. Foto: Reprodução/ Facebook.

As Promotorias de Justiça de Imperatriz receberam reforço de pessoal, como informa o promotor Joaquim Júnior. Foto: Reprodução/ Facebook.

sem comentário »

Fora do ar

0comentário

Poder Judiciário do Maranhão
Corregedoria Geral da Justiça
Assessoria de Comunicação
COMUNICADO

 

A Assessoria de Comunicação da Corregedoria informa que seu correio eletrônico (email) encontra-se fora do ar.

O serviço foi interrompido nesta segunda (1º) e de acordo com informações da Diretoria de Informática não há previsão para restabelecimento.

Havendo necessidade de contato por parte dos colegas da imprensa com esta Assessoria, solicito repassar a demanda para a conta de email alternativo asscomcgj@gmail.com .

Os interessados também podem contatar a Assessoria pelos telefones 3198-4636/4624.

 

 

Atenciosamente,
Fernando Coelho
Coordenador

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

sem comentário »

Homem está desaparecido no Rio Tocantins

0comentário

NOTA DO CORPO DE BOMBEIROS

 

Na manhã de hoje, dia 01 de setembro, o 3º GBM recebeu a informação de um possível afogamento, trata-se de Edimilson da Silva Sousa, 51 anos. Segundo informações, ontem o homem foi visto retornando para casa onde mora, no município de Praia Norte, caminhando às margens do rio Tocantins.

Porém somente hoje os familiares perceberam que o homem havia desaparecido, pois Edimilson morava sozinho.

O homem é irmão do cabo PM Júnior, presidente da associação de cabos e soldados de Imperatriz, os homens do corpo de bombeiros se preparam para iniciar as buscas, pois a principal suspeita é de afogamento.

sem comentário »

Barbárie sem explicação!

0comentário

A  semana, que termina, foi marcada por um crime, ainda, sem explicação. Estamos nos referindo ao linchamento de um homem na Vila Esmeralda, na periferia de Imperatriz, no meio de semana.

A primeira informação era de que o homem encontrado morto amarrado num poste era um ladrão que fora “punido” supostamente por sua vítima e outras pessoas. Ele teria roubado um telefone celular, segundo informou um sargento da PM, em entrevista à imprensa, no local.

Por si o crime chocou pela forma como ocorreu, ou que demonstra ter ocorrido, conforme o achado cadavérico.

Nas redes sociais a reação foi um misto de surpresa e contentamento.  Como exemplo citamos um internauta  que postou numa rede social a seguinte frase: ” vai roubar no inferno agora”.

Uma internauta escreveu “Meu Deus onde isso vai parar?”. O militar que atendeu a ocorrência, também, estava tranquilo e parecia aliviado com “menos um assaltante na rua”.

Eis que no dia seguinte ao linchamento, após a foto estampar vários blogs, redes sociais e o caso ser destaque nos meios de comunicação, vem uma outra noticia: a vítima era um homem sem passagem pela policia. E estava com problemas psicológicos. E agora José?

Vamos torcer para que o caso seja investigado e a polícia identifique o autor ou autores do crime.

Mesmo se fosse um bandido teria de ser preso e pagar pela seu ato perante a Justiça e não pagar com a vida. Como era um cidadão com problemas psicológicos então estamos diante de uma pessoa inimputável, indefesa, características que agravam, ainda, mais a pena do autor ou autores do crime, se eles forem identificados e presos.

Tomara que sim, para não termos mais um crime no rol dos insolúveis.

sem comentário »

A arte de prender matemática

0comentário

BRASÍLIA-  Nem só de aplicar fórmulas vive a matemática. O arranjo dos números exige criatividade.

Mostrar aos estudantes do ensino fundamental e médio a “verdadeira beleza artística da matemática” é a saída para despertar o interesse dos jovens e melhorar o ensino da tão temida disciplina. Essa é a avaliação de estudantes do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Para Victor Bitarães, 19 anos, mineiro de Contagem, um caminho é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que rendeu a ele uma menção honrosa, uma medalha de bronze e cinco de ouro, além de participação nos programas de Iniciação Científica (PICs), duas competições internacionais e a atual bolsa de mestrado, antes de entrar para a graduação.

Para continuar lendo acesse aqui.

 

sem comentário »

Datafolha: Marina empata com Dilma

0comentário
Eleições 2014. Foto: Reprodução Internet.

Eleições 2014. Foto: Reprodução Internet.

BRASILIA- Pesquisa Datafolha divulgada hoje (29) mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) e a candidata Marina Silva (PSB) empatadas no primeiro turno das eleições presidenciais.

Cada uma aparece com 34% das intenções de voto.

A seguir, Aécio Neves (PSDB) aparece com 15% das intenções. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 18, Dilma tinha 36% das intenções de voto, Marina, 21%; e Aécio, 20%.

O candidato Pastor Everaldo (PSC) aparece com 2% das intenções na sondagem divulgada hoje.

Os demais candidatos: Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos 1%. Votos nulos ou brancos somam 7% e são também 7% os indecisos.

De acordo com a pesquisa, na simulação de um segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB alcançaria 50%, contra 40% da atual presidenta. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma 43%. Já em um confronto entre Dilma e Aécio, o tucano perderia por 48% a 40%. O Datafolha não realizou simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.

Em pesquisa espontânea, quando se pergunta a intenção de voto do eleitor sem mostrar a lista com os nomes dos candidatos, Dilma tem 27% das intenções de voto, Marina chega a 22% e Aécio tem 10%.

O número de eleitores indecisos chega a 32% e os que votariam branco ou nulo são 3%.

Dilma tem 35% de rejeição, Pastor Everaldo, 23%; Aécio, 22%; Zé Maria, 18%; Eymael, 17%; Levy Fidelix, 17%; Rui Costa Pimenta, 16%; Luciana Genro, 15%; Marina Silva, 15%; Eduardo Jorge, 14%; e Mauro Iasi, 14%.

A avaliação do governo Dilma foi considerada ótima ou boa por 35% dos entrevistados. Os que responderam regular somam 39%. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo foram 26%. E 1% não soube responder.

O nível de confiança da pesquisa é 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram feitas 2.874 entrevistas, ontem (28) e hoje, em 178 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00438/2014.

(Agência Brasil)

sem comentário »

Montes Altos tem novo delegado

0comentário
Delegado Gil Gonçalves assume a Delegacia da Polícia Civil em Montes Altos- Foto: Gil Carvalho/ Divulgação.

Delegado Gil Gonçalves assume a Delegacia da Polícia Civil em Montes Altos- Foto: Gil Carvalho/ Divulgação.

MONTES ALTOS- MA: Natural da cidade de Iguatu, no Estado do Ceará, o recém-empossado delegado Gil Gonçalves, de 31 anos, é o novo titular da Delegacia de Polícia Civil de Montes Altos – a 63 km de Imperatriz.

Ele substitui o delegado Guilherme Monteiro Machado da Silva, vítima de acidente de trânsito ocorrido na semana passada na BR-222, próximo ao município de Bom Jesus das Selvas.

Em entrevista, o novo delegado assinalou que durante três anos exerceu a advocacia previdenciária, prestou concurso público e assume atualmente o cargo após participar do curso de formação pela Academia de polícia do Maranhão.

“Estou ficando a pá da situação; acumulo o cargo de delegado também nas cidades de Ribamar Fiquene e Sítio Novo-MA”, disse.

Ele assinala que assumiu o comando da delegacia nestas últimas 48 horas, mas que pretende organizá-la para iniciar um trabalho extensivo com foco ao combate ao tráfico de drogas na cidade de Montes Altos. “Nós iremos dar uma resposta à sociedade, pois como agente da lei pretendemos elencar as prioridades”, disse.

O delegado Gil Gonçalves assegurou que pretende realizar um trabalho em parceria com os policiais militares lotados nos destacamentos de Montes Altos, Sítio Novo e Ribamar Fiquene.

“A situação da delegacia está um pouco precária, porém começamos a organizá-la para oferecer uma estrutura melhor para todos que a visitam em Montes Altos”, garantiu.

Ele ressalta que é preciso revitalizar o prédio da Delegacia de Polícia de Montes Altos, inclusive restaurando o forro, aquisição de novos móveis (cadeiras, mesas, birôs e materiais de expedientes) para atender a demanda da sociedade, computadores, impressoras e a instalação do sinal da internet.

“O objetivo é implantar os programas Infoseg e Sigo, de uso restrito do sistema de segurança pública do Maranhão”, concluiu.

[Gil Carvalho, colaborador]

 

sem comentário »

Comissão Nacional da Verdade retorna a Porto Franco

0comentário
Comissão Nacional da Verdade (CNV) está no Maranhão. Foto: João Rodrigues.

Comissão Nacional da Verdade (CNV) está no Maranhão. Foto: João Rodrigues.

BRASÍLIA – Neste sábado, 30 de agosto, a Comissão Nacional da Verdade vai ao Maranhão apresentar, em Porto Franco, no dia 31 (domingo), a partir das 14h, na Loja Maçônica Tiradentes 18 (rua Teixeira de Freitas, 118, Centro, Porto Franco-MA), o resultado da análise pericial de restos mortais sepultados no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, em 21 de agosto de 1971.

Os restos mortais seriam do sapateiro e líder comunista maranhense Epaminondas Gomes de Oliveira, nascido em Pastos Bons, em 1902.

Epaminondas foi preso em um garimpo paraense, em 7 de agosto de 1971, durante a Operação Mesopotâmia, realizada para prender lideranças políticas da oposição na região do Bico do Papagaio (divisa tríplice entre Pará, Tocantins, então Goiás, e o Maranhão), com o objetivo de tentar detectar focos guerrilheiros na região.

Segundo depoimentos colhidos pela CNV, após ter sido torturado numa área do DNER localizada na estrada entre Porto Franco, onde vivia, e Imperatriz, ambas no MA, Epaminondas foi levado a Brasília, onde permaneceu preso, foi novamente torturado, e morreu, no dia 20 de agosto de 1971, aos 68 anos, sob a custódia do Exército, no antigo Hospital de Guarnição de Brasília, atual Hospital Militar de Área de Brasília.

Ao todo, a CNV colheu 41 depoimentos sobre o caso Epaminondas e a Operação Mesopotâmia em Brasília, no Maranhão e em Tocantins.

Ao todo, a CNV colheu 41 depoimentos, 27 deles no Maranhão, sobre o caso Epaminondas e a Operação Mesopotâmia. Também foram colhidos testemunhos em Brasília e em Tocantins.

Não há informações que comprovem a participação de Epaminondas e de outros militantes comunistas de Porto Franco (MA) e da vizinha Tocantinópolis (TO) com a guerrilha.

O único elo de ligação é que, em virtude de sua militância, Epaminondas e seu grupo teriam intermediado com o Partido Comunista a instalação em Porto Franco do médico João Carlos Haas Sobrinho, desaparecido na Guerrilha do Araguaia, que antes de engajar-se na luta armada viveu 20 meses na cidade, onde atuou como cirurgião.

A audiência de Porto Franco, Maranhão, será precedida por uma audiência em Brasília, na tarde desta sexta-feira (29 de agosto). O evento será transmitido ao vivo pela internet, no site da CNV: www.cnv.gov.br/aovivo

EXUMAÇÃO EM 2013 – Os restos mortais que podem ser de Epaminondas Gomes de Oliveira foram exumados, a pedido da CNV, em 24 de setembro de 2013, por equipe da Seção de Antropologia do Instituto Médico Legal de Brasília, que possui convênio com a Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP).

A CNV decidiu pedir a exumação após ter tido acesso a uma carta enviada pelo Exército em 1971 à família, indicando que Epaminondas havia morrido em Brasília, mas que seu corpo só poderia ser exumado depois de cinco anos.

O documento informava, inclusive, o local de sepultamento e as coordenadas no cemitério Campo da Esperança.

Em diligência realizada no cemitério, consultando os arquivos, a CNV constatou que Epaminondas não teria sido enterrado no lote informado na carta enviada à família.

Não se sabe se houve um equívoco ou a intenção de ocultar a informação dos familiares que, temerosos, decidiram não tentar a exumação antes, mas apoiaram desde o início a investigação da CNV, fornecendo fotos do sapateiro e outros dados importantes para os exames que foram realizados posteriormente.

Além do resultado pericial, a CNV apresentará relatório preliminar de pesquisa sobre o caso Epaminondas e a Operação Mesopotâmia.

A apresentação dos resultados do trabalho será conduzida pelo pesquisador da CNV, Daniel Lerner, responsável pelo tema. Também estará presente o médico legista Aluísio Trindade Filho, um dos responsáveis pela perícia. Filhos, netos e demais familiares de Epaminondas estarão presentes.

( Texto: Assessoria/Comissão Nacional da Verdade).

 

sem comentário »

Imagem do Dia – Cheia Rio Tocantins

0comentário
Praia do Cacau, em Imperatriz (MA), na quarta-feira (28). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

Praia do Cacau, em Imperatriz (MA), na quarta-feira (27). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

Praia do Cacau, na tarde desta quinta-feira (28). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

Praia do Cacau, na tarde desta quinta-feira (28). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

sem comentário »