Barbárie sem explicação!

0comentário

A  semana, que termina, foi marcada por um crime, ainda, sem explicação. Estamos nos referindo ao linchamento de um homem na Vila Esmeralda, na periferia de Imperatriz, no meio de semana.

A primeira informação era de que o homem encontrado morto amarrado num poste era um ladrão que fora “punido” supostamente por sua vítima e outras pessoas. Ele teria roubado um telefone celular, segundo informou um sargento da PM, em entrevista à imprensa, no local.

Por si o crime chocou pela forma como ocorreu, ou que demonstra ter ocorrido, conforme o achado cadavérico.

Nas redes sociais a reação foi um misto de surpresa e contentamento.  Como exemplo citamos um internauta  que postou numa rede social a seguinte frase: ” vai roubar no inferno agora”.

Uma internauta escreveu “Meu Deus onde isso vai parar?”. O militar que atendeu a ocorrência, também, estava tranquilo e parecia aliviado com “menos um assaltante na rua”.

Eis que no dia seguinte ao linchamento, após a foto estampar vários blogs, redes sociais e o caso ser destaque nos meios de comunicação, vem uma outra noticia: a vítima era um homem sem passagem pela policia. E estava com problemas psicológicos. E agora José?

Vamos torcer para que o caso seja investigado e a polícia identifique o autor ou autores do crime.

Mesmo se fosse um bandido teria de ser preso e pagar pela seu ato perante a Justiça e não pagar com a vida. Como era um cidadão com problemas psicológicos então estamos diante de uma pessoa inimputável, indefesa, características que agravam, ainda, mais a pena do autor ou autores do crime, se eles forem identificados e presos.

Tomara que sim, para não termos mais um crime no rol dos insolúveis.

sem comentário »

A arte de prender matemática

0comentário

BRASÍLIA-  Nem só de aplicar fórmulas vive a matemática. O arranjo dos números exige criatividade.

Mostrar aos estudantes do ensino fundamental e médio a “verdadeira beleza artística da matemática” é a saída para despertar o interesse dos jovens e melhorar o ensino da tão temida disciplina. Essa é a avaliação de estudantes do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Para Victor Bitarães, 19 anos, mineiro de Contagem, um caminho é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que rendeu a ele uma menção honrosa, uma medalha de bronze e cinco de ouro, além de participação nos programas de Iniciação Científica (PICs), duas competições internacionais e a atual bolsa de mestrado, antes de entrar para a graduação.

Para continuar lendo acesse aqui.

 

sem comentário »

Datafolha: Marina empata com Dilma

0comentário
Eleições 2014. Foto: Reprodução Internet.

Eleições 2014. Foto: Reprodução Internet.

BRASILIA- Pesquisa Datafolha divulgada hoje (29) mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) e a candidata Marina Silva (PSB) empatadas no primeiro turno das eleições presidenciais.

Cada uma aparece com 34% das intenções de voto.

A seguir, Aécio Neves (PSDB) aparece com 15% das intenções. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 18, Dilma tinha 36% das intenções de voto, Marina, 21%; e Aécio, 20%.

O candidato Pastor Everaldo (PSC) aparece com 2% das intenções na sondagem divulgada hoje.

Os demais candidatos: Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos 1%. Votos nulos ou brancos somam 7% e são também 7% os indecisos.

De acordo com a pesquisa, na simulação de um segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB alcançaria 50%, contra 40% da atual presidenta. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma 43%. Já em um confronto entre Dilma e Aécio, o tucano perderia por 48% a 40%. O Datafolha não realizou simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.

Em pesquisa espontânea, quando se pergunta a intenção de voto do eleitor sem mostrar a lista com os nomes dos candidatos, Dilma tem 27% das intenções de voto, Marina chega a 22% e Aécio tem 10%.

O número de eleitores indecisos chega a 32% e os que votariam branco ou nulo são 3%.

Dilma tem 35% de rejeição, Pastor Everaldo, 23%; Aécio, 22%; Zé Maria, 18%; Eymael, 17%; Levy Fidelix, 17%; Rui Costa Pimenta, 16%; Luciana Genro, 15%; Marina Silva, 15%; Eduardo Jorge, 14%; e Mauro Iasi, 14%.

A avaliação do governo Dilma foi considerada ótima ou boa por 35% dos entrevistados. Os que responderam regular somam 39%. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo foram 26%. E 1% não soube responder.

O nível de confiança da pesquisa é 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram feitas 2.874 entrevistas, ontem (28) e hoje, em 178 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00438/2014.

(Agência Brasil)

sem comentário »

Montes Altos tem novo delegado

0comentário
Delegado Gil Gonçalves assume a Delegacia da Polícia Civil em Montes Altos- Foto: Gil Carvalho/ Divulgação.

Delegado Gil Gonçalves assume a Delegacia da Polícia Civil em Montes Altos- Foto: Gil Carvalho/ Divulgação.

MONTES ALTOS- MA: Natural da cidade de Iguatu, no Estado do Ceará, o recém-empossado delegado Gil Gonçalves, de 31 anos, é o novo titular da Delegacia de Polícia Civil de Montes Altos – a 63 km de Imperatriz.

Ele substitui o delegado Guilherme Monteiro Machado da Silva, vítima de acidente de trânsito ocorrido na semana passada na BR-222, próximo ao município de Bom Jesus das Selvas.

Em entrevista, o novo delegado assinalou que durante três anos exerceu a advocacia previdenciária, prestou concurso público e assume atualmente o cargo após participar do curso de formação pela Academia de polícia do Maranhão.

“Estou ficando a pá da situação; acumulo o cargo de delegado também nas cidades de Ribamar Fiquene e Sítio Novo-MA”, disse.

Ele assinala que assumiu o comando da delegacia nestas últimas 48 horas, mas que pretende organizá-la para iniciar um trabalho extensivo com foco ao combate ao tráfico de drogas na cidade de Montes Altos. “Nós iremos dar uma resposta à sociedade, pois como agente da lei pretendemos elencar as prioridades”, disse.

O delegado Gil Gonçalves assegurou que pretende realizar um trabalho em parceria com os policiais militares lotados nos destacamentos de Montes Altos, Sítio Novo e Ribamar Fiquene.

“A situação da delegacia está um pouco precária, porém começamos a organizá-la para oferecer uma estrutura melhor para todos que a visitam em Montes Altos”, garantiu.

Ele ressalta que é preciso revitalizar o prédio da Delegacia de Polícia de Montes Altos, inclusive restaurando o forro, aquisição de novos móveis (cadeiras, mesas, birôs e materiais de expedientes) para atender a demanda da sociedade, computadores, impressoras e a instalação do sinal da internet.

“O objetivo é implantar os programas Infoseg e Sigo, de uso restrito do sistema de segurança pública do Maranhão”, concluiu.

[Gil Carvalho, colaborador]

 

sem comentário »

Comissão Nacional da Verdade retorna a Porto Franco

0comentário
Comissão Nacional da Verdade (CNV) está no Maranhão. Foto: João Rodrigues.

Comissão Nacional da Verdade (CNV) está no Maranhão. Foto: João Rodrigues.

BRASÍLIA – Neste sábado, 30 de agosto, a Comissão Nacional da Verdade vai ao Maranhão apresentar, em Porto Franco, no dia 31 (domingo), a partir das 14h, na Loja Maçônica Tiradentes 18 (rua Teixeira de Freitas, 118, Centro, Porto Franco-MA), o resultado da análise pericial de restos mortais sepultados no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, em 21 de agosto de 1971.

Os restos mortais seriam do sapateiro e líder comunista maranhense Epaminondas Gomes de Oliveira, nascido em Pastos Bons, em 1902.

Epaminondas foi preso em um garimpo paraense, em 7 de agosto de 1971, durante a Operação Mesopotâmia, realizada para prender lideranças políticas da oposição na região do Bico do Papagaio (divisa tríplice entre Pará, Tocantins, então Goiás, e o Maranhão), com o objetivo de tentar detectar focos guerrilheiros na região.

Segundo depoimentos colhidos pela CNV, após ter sido torturado numa área do DNER localizada na estrada entre Porto Franco, onde vivia, e Imperatriz, ambas no MA, Epaminondas foi levado a Brasília, onde permaneceu preso, foi novamente torturado, e morreu, no dia 20 de agosto de 1971, aos 68 anos, sob a custódia do Exército, no antigo Hospital de Guarnição de Brasília, atual Hospital Militar de Área de Brasília.

Ao todo, a CNV colheu 41 depoimentos sobre o caso Epaminondas e a Operação Mesopotâmia em Brasília, no Maranhão e em Tocantins.

Ao todo, a CNV colheu 41 depoimentos, 27 deles no Maranhão, sobre o caso Epaminondas e a Operação Mesopotâmia. Também foram colhidos testemunhos em Brasília e em Tocantins.

Não há informações que comprovem a participação de Epaminondas e de outros militantes comunistas de Porto Franco (MA) e da vizinha Tocantinópolis (TO) com a guerrilha.

O único elo de ligação é que, em virtude de sua militância, Epaminondas e seu grupo teriam intermediado com o Partido Comunista a instalação em Porto Franco do médico João Carlos Haas Sobrinho, desaparecido na Guerrilha do Araguaia, que antes de engajar-se na luta armada viveu 20 meses na cidade, onde atuou como cirurgião.

A audiência de Porto Franco, Maranhão, será precedida por uma audiência em Brasília, na tarde desta sexta-feira (29 de agosto). O evento será transmitido ao vivo pela internet, no site da CNV: www.cnv.gov.br/aovivo

EXUMAÇÃO EM 2013 – Os restos mortais que podem ser de Epaminondas Gomes de Oliveira foram exumados, a pedido da CNV, em 24 de setembro de 2013, por equipe da Seção de Antropologia do Instituto Médico Legal de Brasília, que possui convênio com a Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP).

A CNV decidiu pedir a exumação após ter tido acesso a uma carta enviada pelo Exército em 1971 à família, indicando que Epaminondas havia morrido em Brasília, mas que seu corpo só poderia ser exumado depois de cinco anos.

O documento informava, inclusive, o local de sepultamento e as coordenadas no cemitério Campo da Esperança.

Em diligência realizada no cemitério, consultando os arquivos, a CNV constatou que Epaminondas não teria sido enterrado no lote informado na carta enviada à família.

Não se sabe se houve um equívoco ou a intenção de ocultar a informação dos familiares que, temerosos, decidiram não tentar a exumação antes, mas apoiaram desde o início a investigação da CNV, fornecendo fotos do sapateiro e outros dados importantes para os exames que foram realizados posteriormente.

Além do resultado pericial, a CNV apresentará relatório preliminar de pesquisa sobre o caso Epaminondas e a Operação Mesopotâmia.

A apresentação dos resultados do trabalho será conduzida pelo pesquisador da CNV, Daniel Lerner, responsável pelo tema. Também estará presente o médico legista Aluísio Trindade Filho, um dos responsáveis pela perícia. Filhos, netos e demais familiares de Epaminondas estarão presentes.

( Texto: Assessoria/Comissão Nacional da Verdade).

 

sem comentário »

Imagem do Dia – Cheia Rio Tocantins

0comentário
Praia do Cacau, em Imperatriz (MA), na quarta-feira (28). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

Praia do Cacau, em Imperatriz (MA), na quarta-feira (27). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

Praia do Cacau, na tarde desta quinta-feira (28). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

Praia do Cacau, na tarde desta quinta-feira (28). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

sem comentário »

Tribuna Popular condena violência

0comentário

IMPERATRIZ – A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (27) foi rápida, como vem ocorrendo há cerca de duas semanas.

Após a abertura dos trabalhos a mesa diretora abriu espaço para uma Tribuna Popular com uma representante da Igreja Adventista do 7º Dia sobre o projeto denominado “Quebrando o Silêncio”, que tem por objetivo alertar a sociedade sobre a importância do combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. Como parte de projetos sociais da igreja, também está sendo realizada a campanha de doação de sangue “Vida por Vidas”.

A apresentação do projeto na Tribuna Popular foi solicitada pela vereadora Caetana Frazão.

A pauta do dia chegou a ser impressa e distribuída aos jornalistas que cobrem as atividades da Câmara, mas esta nem chegou a ser apreciada.

Nessa pauta estavam a apresentação e encaminhamento às Comissões técnicas de um projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Enoc Serafim, que propõe a outorga de um titulo de Cidadão Imperatrizense a professora Cleres Carvalho e a Indicação do vereador José Rodrigues da Silva (Zé da Farmácia) sobre a instalação de um cruzamento semafórico na rua Alagoas com Benedito Leite, setor do Mercadinho.

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“Vencer a si próprio é a maior das vitórias”

(Platão).

sem comentário »

Sargento da PM é ferido em assalto

0comentário

IMPERATRIZ –MA:  Baleado por assaltantes na tarde desta terça-feira (26), o sargento da PM Edinaldo, continua internado no Hospital Municipal (Socorrão), onde foi submetido a intervenção cirúrgica e tem quadro estável. Ele não corre o risco de morte.

De folga de suas atividades policiais, o sargento estava trabalhando como segurança na Óticas Real, no Centro, quando três pessoas, um mulher e dois homens assaltaram o estabelecimento.

Durante a ação criminosa um dos bandidos atirou contra o militar e o feriu com três tiros de revólver, sendo no abdômen e braços.

Os bandidos fugiram em um automóvel Gol levando uma pistola de propriedade do policial.

O comandante do 3º BPM, tenente-coronel, Markus Lima acompanhou a ocorrência de perto.

Durante estada no local, o comandante confirmou que a mulher tentou distrair os funcionários ao pedir para ver algumas jóias, enquanto os homens executaram o roubo. Não foi informado sobre o valor do roubo.

Os bandidos fugiram num automóvel Gol, de cor cinza ou prata, que estava perto da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa esperando para dar cobertura. Policiais militares fizeram rondas, com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), mas não conseguiram prender nenhum dos assaltantes. Um dos bandidos já foi identificado pela PM.

sem comentário »

Ibope: Dilma lidera, Marina encosta e Aécio é o 3º

0comentário

BRASÍLIA- Pesquisa Ibope divulgada hoje (26) mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com 34% das intenções de voto para presidente da República.

A candidata pelo PSB, Marina Silva, aparece com 29% das intenções e Aécio Neves (PSDB) tem 19% das intenções. Os dados foram divulgados pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, que encomendaram a pesquisa.

De acordo com a pesquisa, em um segundo turno com Dilma, a candidata Marina Silva, que entrou recentemente na corrida presidencial, sairia vencedora.

Os candidatos Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) marcaram cada um 1% das intenções de voto estimuladas. Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos 1%. Votos nulos ou brancos somam 7% e são 8% os indecisos.

Nas simulações de segundo turno, Marina seria eleita com 45%, contra 36% de Dilma. Há 11% de indecisos e 9% anulariam. Contra Aécio, Dilma seria reeleita com 41% das intenções de voto, contra 35% do candidato tucano.

Os indecisos somam 12%, a mesma porcentagem dos que anulariam os votos. O instituto não fez simulação de um segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

Em pesquisa espontânea, quando se pergunta a intenção de voto do eleitor sem mostrar a lista com os nomes dos candidatos, Dilma tem 27% dos votos, Marina chega a 18% e Aécio tem 12%.

O número de eleitores indecisos passa de 43% para 28%, em relação à pesquisa anterior do Ibope, do dia 6 de agosto.

Marina tem a menor rejeição, 10%. Dilma tem 36% e Aécio, 18%. Pastor Everaldo tem 14% de rejeição e Zé Maria, 11%. Os demais candidatos têm menos de 10% de rejeição.

A avaliação do governo Dilma foi considerada ótima ou boa por 34% dos entrevistados. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo foram 27%. Os que responderam regular somam 36%. E 2% não souberam responder.

O nível de confiança da pesquisa é 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Ibope fez 2.506 entrevistas, entre os dias 23 e 25 de agosto, em 175 municípios de todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR428/2014.

(Agência Brasil).

sem comentário »