Segurança vai criar superintendências

0comentário

IMPERATRIZ – A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão vai criar três Superintendências de Segurança, ainda, neste semestre. O projeto para isso foi elaborado e segundo o secretário de Segurança, Jefferson Portela, será apresentado no retorno das atividades da Assembléia Legislativa.

As Superintendências são as seguintes: Superintendência de Narcóticos, que atuar no combate ao tráfico de drogas, Superintendência de Homicídios que investigará os crimes contra a vida e a Superintendência de Anti-Corrupção  de Agentes Públicos.

As informações são do programa Rádio Patrulha, da Mirante AM, apresentado por Domingos Ribeiro.

 

sem comentário »

ProUni encerra inscrições nesta quinta(29)

0comentário

BRASÍLIA- Termina nesta quinta-feira (29), o prazo para a realização de inscrições para os candidatos interessados em concorrer a bolsas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições só podem ser feitas no site do programa e os interessados precisam consultar antes a nota de corte para cada curso.

Convém ressaltar que uma vez por dia, o Prouni calcula a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados para cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total dos candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência. O candidato que desejar pode mudar de opção até o final do período de inscrição.

Até as 15h desta quarta-feira (28), pelo horário de Brasília, 1.161.762 estudantes haviam se inscritos no programa, numero superior a igual período do a ano passado quando se inscreveram 1.259.285 inscritos, número recorde até então.

O programa oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, serão ofertadas 213.113 bolsas – 135.616 integrais e 77.497 parciais -, 11% a mais que as 191.625 bolsas do ano passado. As bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

INSCRIÇÕES

Podem concorrer às bolsas estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. É preciso ainda comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos.

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Enem de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado zero na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior.

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino que concorrerem a cursos de licenciatura também podem participar do ProUni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda.

(Agência Brasil)

sem comentário »

Imagem do Dia

0comentário
A Imagem do Dia é a marca do Governo Flávio Dino. Apresentada nesta quarta-feira(28) a marca apresenta o mapa do Maranhão pintado nas cores da bandeira brasileira, ou seja, verde, amarelo, azul e branco com uma parte preto e vermelho. Gostei da parte rubro negra, mas não entendi a razão dessas cores. Foto: Imagem do site do Governo do Estado.

A Imagem do Dia é a marca do Governo Flávio Dino. Apresentada nesta quarta-feira(28) a marca apresenta o mapa do Maranhão pintado nas cores da bandeira brasileira, ou seja, verde, amarelo, azul e branco com uma parte preto e vermelho. Gostei da parte rubro negra, mas não entendi a razão dessas cores. Foto: Imagem do site do Governo do Estado.

sem comentário »

Estado Islamico quer ataques no ocidente

0comentário

A organização extremista Estado Islâmico pediu hoje (26) mais ataques terroristas nos países ocidentais e saudou os atentados cometidos recentemente, como o ocorrido na redação do jornal francês Charlie Hebdo.

“Apelamos aos muçulmanos na Europa e no Ocidente infiel para que ataquem onde quer que estejam (…) prometemos aos cristãos que vão continuar a viver em estado de terror, medo e insegurança”, afirmou Abou Mohammad al-Adnani, porta-voz da organização, em mensagem áudio difundida na internet. “Vocês ainda não viram nada”, acrescentou.

Segundo o porta-voz, a organização extremista considera “inimigos” os muçulmanos que podem atacar inimigos e não o fazem.

O apelo do Estado Islâmico surge mais de duas semanas após os atentados em Paris ao jornalCharlie Hebdo e a um supermercado judaico, que fizeram 20 mortos, entre os quais os três terroristas. Nesse domingo (25), a TV Globo divulgou reportagem inédita para a TV aberta brasileira sobre uma jornalista francesa que conseguiu se infiltrar na organização criminosa.

(Com informações da Agência Brasil)

sem comentário »

Anaílson marca e dá vitória ao Imperatriz

0comentário

IMPERATRIZ – Com o gol do meia-atacante Anaílson, o time do Imperatriz venceu uma seleção de Estreito, nesse domingo (26).

A partida amistosa foi a segunda e última da fase de preparação do Cavalo de Aço antes da estreia no Estadual, no dia 1º de fevereiro contra o time de Balsas, no Estádio Cazuza Ribeiro, na “Capital maranhense da soja”.

Junior Chicão, ex- Sampaio, foi quem abriu os trabalhos: 1 a 0. Depois disso, o time da casa empatou e, numa ironia do destino, coube ao estreante e filho da cidade virar o jogo.

A pre-temporada do Imperatriz teve a duração de uma semana e foi realizada em Estreito. A primeira partida amistosa do Cavalo de Aço tinha sido contra o Paragominas, ocasião em que o colorado perdeu por 3 a 0.

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“O ser humano só respeita o que ele teme”.

(Deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ), ao comentar à revista Istoé desta semana sobre a pena de morte, em reportagem sobre as repercussões da execução de brasileiro Marco Archer, na Indonésia.)

sem comentário »

Madeira promete quitar com professores até fevereiro

0comentário
Professores continuam aguardando que a prefeitura repasse vale-tíquetes. Foto: João Rodrigues

Professores continuam aguardando que a prefeitura repasse vale-tíquetes. Foto: João Rodrigues

IMPERATRIZ – “Devo, não nego e pago quando puder” é a frase que mais se adéqua ao prefeito Sebastião Madeira (PSDB) em relação aos professores. Atualmente o município deve o repasse do vale tíquete há pelo menos três meses, situação que vem revoltando os servidores da Educação, que reivindicam, ainda, outras demandas.

Em entrevista especial a reportagem recente, Madeira voltou a condicionar o atraso no pagamento do vale tíquete a escassez de recursos.   Mas nem tudo está perdido, ele prometeu quitar o débito até fevereiro.

“Para poder pagar o décimo terceiro, foi um ano (2014) muito difícil. Tivemos um atraso eventual no vale tíquete, mas nós vamos corrigir isso rapidamente. Ninguém vai ter prejuízo, vai receber o dinheiro. Quer dizer, até o final de fevereiro eu estou com toda a situação do município saneada – Imperatriz é um dos poucos municípios que a situação está saneada- a maioria não conseguiu pagar nem o décimo terceiro (salário)”, argumentou o prefeito.

O gestor ressaltou, ainda, que a categoria de professores municipais de Imperatriz foi a única a ganhar um aumento salarial (reajuste de 6%) .

Na ocasião o prefeito Madeira não falou sobre a reclamação feita por professores durante e após a greve do ano passado, dando conta, que há sim repasses de recursos federais ao municípios para aplicação na Educação.

Durante a greve, o prefeito mesmo com esse argumento dos grevistas, insistiu na falta de recursos para dar o reajuste salarial e só depois de mais de três meses de paralisação dos educadores é que houve um acordo que pôs fim a greve.

REPRESENTAÇÃO-  Depois disso, esta semana, o Ministério Público anunciou o ingresso com uma Representação na Justiça para obrigar o município de Imperatriz a pagar o piso salarial (piso nacional) dos professores.

sem comentário »

Cavalo perde de três para o Jacaré

0comentário
Imperatriz faz primeiro teste para o Estadual 2015. Imagem/ Arquivo

Imperatriz faz primeiro teste para o Estadual 2015. Imagem/ Arquivo

IMPERATRIZ – No jogo do bicho interestadual quem levou a melhor foi um réptil. Isso mesmo! O Paragominas Futebol Clube (PFB), o Jacaré, recebeu o Imperatriz, o Cavalo de Aço, em partida festiva realizada na tarde/noite desta sexta-feira (23) no Estádio Arena Verde e venceu por 3 a 0.

A partida não poderia ter sido mais significativa para os dois lados. Foi o primeiro, de dois amistosos,  programados para este período de preparação da equipe cavalina e um teste para o Paragominas que se prepara para o Estadual, cuja estreia será contra o Cametá  no Estadio Parque do Bacurau  e , também, festejou o aniversário de 50 anos da cidade.

Com o apoio da torcida, o Paragominas só precisou do primeiro tempo para fazer os gols que garantiram a vitória folgada. O técnico Celinho fez mudanças táticas, mas a equipe não reagiu o suficiente para mudar a história na etapa final.

Na linguagem do futebol a vitória por 3 a 0 é goleada, mas tanto para o Imperatriz quanto para o Paragominas o resultado foi o que menos importou.

A vitória que cada um dos treinadores leva é a de observar o esquema técnico e tático, os ajustes que deram certou e os planos que falharam. Celinho ,ainda, terá outra oportunidade de testar o elenco no próximo domingo(25) contra uma seleção de Estreito, em Estreito.

Será a última chance para errar pois a partir do dia 1º de fevereiro contra o Balsas, no Cazuza Ribeiro, começa o sonho de conquista do bicampeonato maranhense, vaga para a série “D” e as  Copas do Brasil e do Nordeste em 2016.

O treinador Celinho já avisou que sonha alto e corre contra o tempo para que o resultado na reta final do maranhense seja positivo.

A  cidade de Estreito, que tão bem recebeu o time para uma pré-temporada, deu sua colaboração com apoio e logística e pode ajudar, ainda, mais afinal, deu o meia atacante Anailson, o seu  filho mais famoso para reforçar o time que, não por um acaso é chamado pelos imperatrizenses de o “Mais Querido”.

Então não custa nada dizer que está chegando a hora da “Patada do Cavalo”, como bem diz o narrador Marcelo Rodrigues.

sem comentário »

Assaltantes presos, reféns libertados!!

0comentário
Policiais durante negociação com assaltantes. Foto enviada pelo Whatsapp.

Policiais durante negociação com assaltantes. Foto enviada pelo Whatsapp.

IMPERATRIZ-  Depois de mais de meia hora de negociação os dois homens que mantinham funcionários e clientes reféns durante tentativa de assalto a uma loja de telefones celulares, na Avenida Bernardo Sayão, no bairro Nova Imperatriz, se entregaram. Com eles foram apreendidos dois revólveres municiados e alguns telefones celulares.

vivo

Os homens foram identificados como sendo Luan Santos Contiero, 20 anos, e um adolescente de 17 anos.

A operação que pôs fim a ação criminosa foi coordenada pelo comandante do 3º BPM, tenente-coronel Markus Lima, mas um policial militar da reserva foi quem fez o contato inicial com os assaltantes.

Foto enviada pelo Whatsapp.

Foto enviada pelo Whatsapp.

Sousa Lima, mais conhecido na corporação como He-Man, foi o negociador. Nas redes sociais alguns militares criticaram a ação do militar sob a alegação de que Sousa Lima não tem atribuição e nem preparo para negociar.

Adolescente (camisa azul) e Luan Santos Contieiro se entregaram e foram apresentados no Plantão Central. Foto: Whatsapp/ Divulgação.

Adolescente (camisa azul) e Luan Santos Contieiro se entregaram e foram apresentados no Plantão Central. Foto: Whatsapp/ Divulgação.

Em contato telefônico com a reportagem, às 15h35 portanto mais de três horas após a ocorrência, o comandante Markus Lima disse que “Sousa Lima foi de peito aberto, mas logo que cheguei tirei ele e negociei e resolvi”.  Markus Lima disse, ainda, que é negociador oficial, com vários cursos de formação.

O oficial disse que a dupla já tem passagens pela polícia pela prática de assaltos.

sem comentário »

Assalto com refém em loja de telefones em Imperatriz

0comentário
Foto da movimentação do assalto na loja da Vivo,. Foto enviada pelo Whatsapp.

Foto da movimentação do assalto na loja da Vivo,. Foto enviada pelo Whatsapp.

IMPERATRIZ- A Polícia Militar fez um cerco a assaltantes que invadiram e mantém reféns dentro da loja de uma operadora de telefone celular localizada na Avenida Bernardo Sayão, bairro Nova Imperatriz.  A PM tenta negociar a rendição dos bandidos, segundo as primeiras informações procedentes do local.

A notícia sobre o assalto, em andamento, atraiu dezenas de populares ao local. A PM teve que adotar medidas especiais para isolar a área.  Há uma informação, por sinal não confirmada, de que os assaltantes exigem a presença da imprensa para se entregarem.

sem comentário »