Banda Calypso em Amarante

0comentário
Banda Calypso está de volta à Amarante do Maranhão, após vários anos. Foto: Divulgação internet.

Banda Calypso está de volta à Amarante do Maranhão, após vários anos. Foto: Divulgação internet.

SÃO PAULO- Neste fim de semana, a banda Calypso, consagrada por ser a maior banda da atualidade no gênero e que acaba de completar 15 anos de carreira, retorna aos Estados do Pará e Maranhão para realizar duas apresentações.

Hoje, dia 25, o show será realizado na Festa do Camarão em Afuá/PA. E amanhã, dia 26, a cidade de Amarante do Maranhão/MA vai receber a banda Calypso na VI Exposição Agropecuária de Amarante.

No repertório do show, os artistas vão apresentar músicas do mais recente álbum ‘Banda Calypso – Ao Vivo no Distrito Federal’ como ‘A Festa Começou’, ‘Eu Me Rendo’, ‘O Lado Bom do Amor’, e o single ‘Vibrações’, atual canção de trabalho, entre outras; além dos grandes sucessos da carreira como ‘A Lua Me Traiu’, ‘Me Beija Agora’, ‘Acelerou’, Dançando Calypso’, ‘Entre Tapas e Beijos’ e muito mais!

“Estamos muito felizes em voltar a nossa terra Pará e ao Maranhão para esses shows. Preparamos um repertório super especial, esperamos por vocês!”, comenta Joelma, que ao lado de Chimbinha e da banda Calypso, lançará um CD só com músicas inéditas em breve nas lojas de todo o Brasil.

Vale lembrar que Banda Calypso formada em 1999, já se apresentou para milhares de pessoas pelos quatro cantos do mundo e, realizou turnês internacionais pela África, Europa, Américas do Norte e do Sul. Influenciada por vários ritmos como Carimbó, Salsa, Cúmbia, Tecno, Rock, Lambada, entre outros, a banda é a única da história da música brasileira a receber o prêmio de DVD de Diamante Quintuplo, além de emplacar quatro CDs entre os mais vendidos.

(Assessoria)

sem comentário »

Reconhecimento

0comentário
Reprodução/ Facebook.

Reprodução/ Facebook.

sem comentário »

Faixa de pedestre vermelha

0comentário
Imagem divulgação Blog Trânsito online Imperatriz.

Imagem divulgação Blog Trânsito online Imperatriz.

IMPERATRIZ -MA:  A tradicional faixa de  pedestre nas cores branca e preta poderia ganhar novas cores.

Que tal vermelho e branco? A novidade aí seria a substituição da cor preta pela vermelha com a proposta de chamar, ainda, mais a atenção dos motoristas e dos próprios pedestres.

A proposta foi levantada pela primeira vez pelos agentes de trânsito de Imperatriz, em um blog da categoria, com base na Faixa da Vida, existente na cidade de Vitória (ES).

A meta é a mesma da faixa atual, porém, argumentam os agentes que a faixa com o fundo vermelho chama mais  atenção e claro, é aceita conforme o Código de Trânsito Brasileiro e as politicas públicas de mobilidade urbana, por ampliar a defesa do ser humano. Em Vitória a sinalização integra o projeto “Faixa da Vida”.

“A faixa se adequaria perfeitamente à cidade de Imperatriz, que precisa se modernizar na questão trânsito, por exemplo entre os dois Shoppings Timbira e Tocantins, próximo ao Bazar Ipanema no calçadão, ao lado do Armazém Paraíba na praça de Fátima, seria bastante útil a faixa de pedestre pintada nestas cores”, encerra o post.

A proposta é boa, mas antes disso, ainda é preciso ressaltar que o trânsito em Imperatriz precisa de muitos avanços. Com raras exceções algumas faixas demoram para ser pintadas o que acaba prejudicando os pedestres.

sem comentário »

Mirante FM pronta para o sistema digital

0comentário
Técnico Adriano Nogueira Timóteo durante ajustes do transmissor da Mirante FM de Imperatriz. Foto: João Rodrigues.

Técnico Adriano Nogueira Timóteo durante ajustes do transmissor da Mirante FM de Imperatriz. Foto: João Rodrigues.

IMPERATRIZ – A Rádio Mirante FM (95,1) de Imperatriz começou a operar com um novo transmissor e antena que garantem maior qualidade de som e alcance de sinal em mais de 200 quilômetros em linha reta na Região Tocantina.

Com a instalação do novo equipamento, a direção da emissora aguarda a autorização do Ministério das Comunicações para operar o sistema digital. Atualmente, nenhuma emissora de rádio do país tem autorização para emitir o sinal digital, que será obrigatório a partir de 2018.

O técnico em eletrônica Adriano Nogueira Timóteo, que é responsável pela instalação do transmissor, informou que o equipamento é atualmente o mais moderno do segmento. “Viajo o Brasil todo instalando transmissores nas grandes emissoras de ponta e a Rádio Mirante acabou de adquirir um transmissor de alta qualidade, todo transistorizado, com fontes chaveadas de alto rendimento”, ressaltou Adriano Timóteo, que trabalha para a empresa Tectronic, sediada em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.

O transmissor instalado há uma semana na emissora do Sistema Mirante é semelhante ao instalado há pouco tempo na Rádio Mirante FM de São Luís (96,1). O especialista disse que já instalou transmissores do mesmo modelo em emissora de rádio de grupos de comunicação afiliados da Rede Globo, como a Rádio Clube, de Teresina (PI), Centro América (MT), Verdes Campos e da TV Morena, em Campo Grande (MS).

“São mais de 60 transmissores nessa potência instalados. Temos os de baixa potência. São mais de 5 mil equipamentos instalados no Brasil”, disse o técnico.

 SOM- Adriano Timóteo ressaltou que a qualidade do som da Rádio Mirante FM de Imperatriz, com o novo transmissor, melhorou em 50% se comparado com o anterior. O maior benefício do novo transmissor só poderá ser percebido com o sistema digital. “Esse transmissor já é preparado para o sistema digital, que em 2018 será liberado para as emissoras de rádio. Futuramente, só se terá que acoplar a ele um modulador digital, que atingirá o sinal normalmente”, observou o técnico.

O ouvinte não terá a necessidade de uso de conversor e antena para a recepção do sinal digital. “Nos sentimos felizes em ser a primeira emissora de Imperatriz a operar com um transmissor como esse, pronto para o sinal digital. Isso nos enche de orgulho em saber que nosso trabalho está indo mais longe e com boa qualidade”, comemorou o coordenador Artístico da emissora, Gil Rodrigues.

Lançada em abril, a programação 2014 passou a ser acompanhada com mais qualidade pelos ouvintes, segundo o coordenador. Gil Rodrigues adiantou que a emissora também vai receber investimentos no visual dos estúdios.

AM – O técnico em eletrônica Adriano Nogueira Timóteo disse que a direção do Sistema Mirante tem planos para a Rádio Mirante AM de Imperatriz. Em breve, a emissora também vai receber um transmissor pronto para operar o sistema digital.

“Nenhuma emissora AM migrou para o digital, mas daqui há alguns dias a Mirante AM vai receber também o transmissor novo, teletronic”, disse o técnico.

Dona de grande audiência na Região Tocantina, a Rádio Mirante AM de Imperatriz opera com transmissor analógico de 10 mil kilohertz (Khz), mas atualmente a potência foi reduzida. (O Estado)

sem comentário »

Adeus Ariano Suassuna

0comentário

Da Agência Brasil

RECIFE- Morreu hoje (23), de parada cardíaca, o escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna. Ele estava internado, desde segunda-feira (21) no Real Hospital Português, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
Suassuna, que tinha 87 anos, morreu às 17h15, de parada cardíaca, provocada pela hipertensão intracraniana. A família ainda não informou os detalhes do funeral.

Nascido em João Pessoa, quando a capital paraibana ainda se chamava Nossa Senhora das Neves, em 1927,  ainda adolescente, Ariano Vilar Suassuna foi morar no Recife, onde terminou os estudos secundários e deixou seu nome marcado na cultura literatura brasileira, especialmente no teatro e na literatura.

Em 1946, na capital pernambucana, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco, junto com o amigo Hermilo Borba Filho. No ano seguinte, escreveu sua primeira peça teatral, Uma Mulher Vestida de Sol, seguida de Cantam as Harpas de Sião Os Homens de Barro. Em 1955, escreveu sua obra mais popular, Auto da Compadecida, que conta as aventuras de dois amigos, Chicó e João Grilo, no Nordeste brasileiro. A peça foi adaptada duas vezes para o cinema, em 1969 e 2000.

Suassuna continuou criando, escrevendo peças de teatro, romances e poesias. O Santo e a Porca, Farsa da Boa Preguiça e Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta são algumas das dezenas de obras dele. A maioria delas foi traduzida para outros idiomas, como francês, alemão, espanhol, inglês e holandês. Em 1989, passou a ocupar a Cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras.

Carismático, Suassuna esbanjou simpatia por onde passou. Mais recentemente, apresentou sua “aula-espetáculo” por todo o Brasil, onde ensinou formas de arte para o público e mostrou a riqueza da cultura do país, contando histórias, “causos” e piadas. Suassuna mostrou ao povo brasileiro como ele é inventivo, engraçado, esperto e interessante e provou que não existe nada do lado de lá das fronteiras que possamos invejar.

Em uma de suas últimas passagens por Brasília, Suassuna encerrou a aula-espetáculo valorizando, não sua obra, mas a de outro brasileiro. O escritor citou o filósofo Matias Aires como exemplo da qualidade nacional, mas também como um resumo da sua própria trajetória, “e da de todos nós”, neste mundo.

“Quem são os homens mais do que a aparência de teatro? A vaidade e a fortuna governam a farsa desta vida. Ninguém escolhe o seu papel, cada um recebe o que lhe dão. Aquele que sai sem fausto, nem cortejo, e que logo no rosto indica que é sujeito à dor, à aflição, à miséria, esse é o que representa o papel de homem. A morte, que está de sentinela, em uma das mãos segura o relógio do tempo. Na outra, a foice fatal. E, com esta, em um só golpe, certeiro e inevitável, dá fim à tragédia, fecha a cortina e desaparece”, disse, então, Ariano Suassuna.

sem comentário »

UFMA divulga segunda Lista de Espera do Sisu

0comentário

IMPERATRIZ-  A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Proen) divulgou às 18h47, desta quarta-feira (23), a segunda Lista de Convocação dos Candidatos para Matrícula, da Lista de Espera, SiSU 2014.2.

Os convocados terão o prazo de dois dias (24 e 25) para comparecer aos campi da instituição de ensino munido de documentos pessoais e certificado de conclusão do Ensino Médio para confirmar o interesse pela vaga.

A terceira Lista de Espera deverá ser publicada no dia seguinte ao fim do prazo de matrículas desta lista divulgada hoje.

Veja a segunda Lista de Espera do Sisu 2014.2

 

sem comentário »

Imagem do Dia

0comentário
Em greve, por reajuste salarial e melhores condições de trabalho, há 80 dias, professores municipais ocuparam sede da Prefeitura de Imperatriz (MA) nesta quarta(23). Foto: Imirante Imperatriz.

Em greve, por reajuste salarial e melhores condições de trabalho, há 80 dias, professores municipais ocuparam sede da Prefeitura de Imperatriz (MA) nesta quarta(23). Foto: Imirante Imperatriz.

sem comentário »

Estacionamento do aeroporto de Imperatriz

0comentário
Foto: João Rodrigues

Depois de muita espera, finalmente o Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, ganhou um novo estacionamento. Isso vai melhoar a vida de quem acessa o aeroporto diariamente, mas nem tanto. Foto feita recentemente.Foto: João Rodrigues

sem comentário »

Piora saúde de Ariano Suassuna

0comentário

RECIFE- O estado de saúde do escritor Ariano Suassuna piorou e agora é considerado instável, segundo boletim médico divulgado na noite de hoje (22) pelo Real Hospital Português, do Recife, onde está internado.

Suassuna permanece em coma, respirando com a ajuda de aparelhos. De acordo com o boletim, houve agravamento do quadro de saúde do escritor, que apresenta queda na pressão arterial e a pressão intracraniana está elevada.

Suassuna passou mal em casa, na noite de ontem (21), e foi levado ao hospital por volta das 20h, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Às 23h, terminou a cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, o escritor está internado na UTI Neurológica, sem previsão de alta.

No ano passado, o escritor sofreu um infarto, e dois dias depois de receber alta, deu entrada novamente no hospital por causa de um aneurisma cerebral.

Na última sexta-feira (18), Ariano Suassuna participou de uma aula-espetáculo, no Festival de Inverno de Garanhuns, no agreste pernambucano

O escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, 87 anos, nasceu na Paraíba, mas mora no Recife. É autor de peças teatrais, como O Auto da Compadecida, e de romances, como A Pedra do Reino.

(Agência Brasil).

sem comentário »

Cooperação internacional pela educação

0comentário

SÃO LUÍS – A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) aderiu, nesta terça-feira (22), a dois convênios com o Fundo Newton, uma cooperação internacional entre Brasil e Reino Unido, que vai possibilitar aos pesquisadores maranhenses intercâmbio em universidades inglesas com o auxílio financeiro aos projetos de pesquisa.

A assinatura aconteceu durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), que acontece em Rio Branco (AC), cidade que sedia também, até dia 27 deste mês, a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento que conta com a participação do Governo do Maranhão, por meio da Fapema.

Segundo explicou a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, os convênios preveem o lançamento de dois editais, sendo um voltado para a cooperação internacional em missões de curta duração e o outro, destinado a ações conjuntas no Brasil e no Reino Unido. A previsão é que os dois editais sejam lançados já no mês de agosto. A presidente destacou que a ação representa a internacionalização do que está sendo feito no Estado nesta área.

“É o Maranhão buscando novas fronteiras. Conseguimos estimular e fazer crescer a pesquisa dentro do estado, as cooperações nacionais e agora estamos fortalecendo a globalização das atividades de ciência e tecnologia a partir dessas cooperações internacionais que visam estimular a formação de recursos humanos e também abrir novas fronteiras para pesquisa cientifica e tecnológica no estado”, destacou Rosane Guerra. Ela acrescentou  que  no início desta no a Fapema já havia firmado convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que vai injetar recursos no valor de R$ 31,2 milhões nas atividades de ciência, tecnologia e inovação no Maranhão. ( Governo do Estado).

sem comentário »