Imagem do Dia

0comentário
Desconhecidos picharam muro com frase que remetem a campanha nacional divulgada a partir do resultado de uma pesquisa do Ipea. Foto:  Imirante Imperatriz.

Desconhecidos picharam muro com frase que remetem a campanha nacional divulgada a partir do resultado de uma pesquisa do Ipea. Foto: Imirante Imperatriz.

Frase pichada em muro da Uema, em Imperatriz. Foto: Imirante Imperatriz.

Frase pichada em muro da Uema, em Imperatriz. Foto: Imirante Imperatriz.

 

sem comentário »

Imagem do Dia

0comentário
Quadro pintado na parede da Catedral de Fátima reproduz cena em que Jesus pregado na cruz reencontra sua mãe. Nesta Sexta Feira da Paixão, igreja recomenda reflex]ão e orações. Foto: Imagem reprodução.

Quadro pintado na parede da Catedral de Fátima reproduz cena em que Jesus pregado na cruz reencontra sua mãe. Nesta Sexta Feira da Paixão, igreja recomenda reflex]ão e orações. Foto: Imagem reprodução.

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

” Nosso corpo precisa da água como o carro do combustível. Não deixe chegar na reserva. Quando você sente sede é porque você já está na reserva, já está desidratado. Sede é um sinal de desidratação”.

(Sheila Belchior, fonoaudióloga em entrevista sobre o Dia da Voz, comemorado na quarta(16)) 

sem comentário »

Governo assina MP que beneficia policiais

0comentário

Da Assessoria do Governo do Estado

SÃO LUIS - A governadora Roseana Sarney assinou, nesta quarta-feira (16), a Medida Provisória nº 173/2014, que garante benefícios aos integrantes da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Entre as determinações, o documento acelera as promoções, cria novos cargos de coronel e diminui o tempo de interstício (prazo para ascensão de posto).

“Essa é mais uma medida de valorização da tropa, já beneficiada recentemente com o reajuste das gratificações pelo exercício de função e pela garantia de poder levar para a reserva a remuneração da última patente, mesmo que não tenha ficado cinco anos no último posto. Também foram garantidas melhorias nas condições de trabalho, com a nomeação dos 1.800 policiais que foram aprovados em concurso e estão reforçando o efetivo da corporação”, ressaltou a governadora Roseana.

A MP nº 173/2014 altera dispositivos da Lei nº 3.743, de 2 de dezembro de 1978, e da Lei nº 6.513, de 30 de novembro de 1995, mais conhecida como Estatuto dos PMs e BMs do Maranhão. Uma das alterações se dá quanto ao artigo nº 120 do Estatuto e se refere à transferência compulsória do policial para a reserva remunerada, já que o tempo máximo do policial militar na ativa passa a ser de 35 anos, mantidos todos os direitos até hoje conquistados.

A transferência também se dará quando este completar 5 anos no último posto do quadro, desde que tenha mais de 30 anos de contribuição (se for homem) e 25 anos (se for mulher). Não são alcançados pela decisão os oficiais que estejam nas funções de comandante geral da PMMA ou de chefe do Gabinete Militar do Governo.

O secretário de Segurança Pública, Ricardo Murad, ressaltou a criação de 4 postos de coronel. “O objetivo é intensificar e melhorar o desempenho da Polícia Militar nesse momento de violência que atravessam o Brasil e o mundo, além de garantir mais agilidade na carreira”, afirmou.

De acordo com a Medida Provisória, o tempo de permanência no posto de coronel também passa dos atuais 8 anos para apenas 5 anos. “Essas providências, acrescidas àquela tomada pela governadora Roseana que garante a passagem para a reserva do policial militar sem a exigência mínima de 5 anos no posto, muda por completo a estrutura atual, permitindo crescente e justa renovação dos quadros da corporação”, complementou Ricardo Murad.

A Medida Provisória também aborda os postos a serem assumidos pelos novos coronéis, à frente de três comandos e de uma diretoria recém-criados. As novas unidades são o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 (CPAM 2), com ações abrangendo os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar; o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 3 (CPAM 3), englobando os bairros da Área Itaqui-Bacanga e do Distrito Industrial de São Luís; o Comando de Segurança Comunitária, responsável pelo planejamento e coordenação dos órgãos e USCs na capital e no interior; e a Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos, que trabalhará a análise de dados e informações de todo o setor.

Subordinados ao Comando Geral da PMMA, se somarão o já existente Comando de Policiamento da Área Metropolitana 1 (CPAM 1), que continuará a atuar com ações na área de São Luís – excetuando o Itaqui-Bacanga e o Distrito Industrial. As demais circunscrições dos comandos existentes continuam a vigorar.

sem comentário »

Comércio reabre só na terça

0comentário
CDL informa sobre o horário. Foto: Divulgação.

CDL informa sobre o horário. Foto: Divulgação.

IMPERATRIZ- De acordo com o Sindicato dos Comerciários de Imperatriz (Sincoimp), o comércio do centro da cidade fechará as portas hoje (17) às 18h e só reabre na terça (22) às 8h.

A empresa que insistir em abrir nesse período será multada.

Nessa sexta (18) as praças de alimentação dos shoppings irão funcionar de meio dia às 22h. No sábado (19), no domingo (20) e na segunda-feira (21), lojas e quiosques funcionam em horário comercial.

Os cinemas seguem com sua programação normal durante todo o feriado.

Os supermercados estão fechados apenas na sexta, funcionando normalmente nos demais dias.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, Francisco Almeida, muita gente deixa para comprar os presentes da páscoa sempre na última hora, por isso é importante que nem todo o comércio feche as portas.

“É uma tentativa a mais para movimentar o comércio nesse mês, já que em março os números das vendas não foram animadores para os empresários”, explica o presidente. (Com as informações a Assessoria da CDL).

OBS: Esta informação contraria as declarações de um advogado do Sindicato dos C0mérciarios. O advogado disse que o comércio abre neste sábado. E agora?

sem comentário »

Parceria pode facilitar comércio on line

0comentário

Da Agência Brasil

Comnpras on line ganham espaço no país. Foto: Imagem reprodução  Internet.

Comnpras on line ganham espaço no país. Foto: Imagem reprodução Internet.

BRASÍLIA- O Banco do Brasil (BB) e o Bradesco, por meio da sua controlada Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS), lançam hoje (16) a Stelo, empresa de meios eletrônicos de pagamentos que vai administrar, operar e explorar os segmentos de facilitadoras de pagamentos voltadas para o comércio online.

Segundo comunicado do BB, a plataforma administrada pela Stelo armazenará os dados dos cartões de crédito dos compradores clientes da Stelo e processará transações de pagamentos no comércio eletrônico.

A empresa entrará em fase de testes operacionais e contará com cerca de 200 mil usuários potenciais na primeira etapa, informou o BB.

No segundo semestre deste ano, os produtos administrados pela Stelo estarão disponíveis comercialmente para todos os estabelecimentos e consumidores e o sistema aceitará diversos meios de pagamentos, incluindo cartões de crédito, débito e pré-pagos emitidos no Brasil.

Segundo o BB, para implementar o projeto, a Cielo e a CBSS firmaram ontem (15) memorando de entendimento. O objetivo é que a Cielo participe do capital social da Stelo, atualmente subsidiária integral da CBSS. A participação da Cielo na Stelo está sujeita à assinatura dos documentos necessários e à aprovação das autoridades regulatórias aplicáveis.

Para o consumidor, a Stelo disponibilizará uma carteira digital, ferramenta eletrônica para realizar pagamentos sem necessidade de digitação de dados pessoais e financeiros em cada fechamento de compra ou outras operações no e-commerce.
O consumidor poderá se cadastrar na Stelo para que os dados de seus cartões e os endereços de cobrança e entrega fiquem disponíveis para utilização futura. Em operações posteriores, ele informará seu login e senha da carteira digital. Assim, além de facilitar o processo de compra, diz o banco, a carteira digital permitirá que os dados do consumidor fiquem protegidos em um ambiente seguro.

sem comentário »

Marcos Pontes defende cursos técnicos

0comentário

IMPERATRIZ -MA: Na missão de incentivar as pesquisas o professor Alexandre Passos conseguiu o apoio acima de qualquer suspeita: o tenente-coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcos Cesar Pontes, o primeiro astronauta brasileiro e sul-americano a ir ao espaço.

Marcos Pontes surpreendeu os organizadores da feira ao visitar a cidade onde ministrou uma palestra motivacional para estudantes no auditório da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), durante o encerramento da Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão (Fecitec) 2014.

Foram muitos anos de convite até que Marcos Pontes conseguiu um espaço em sua concorrida agenda e ministrou a palestra intitulada “Seu limite é a sua expectativa. É possível tornar seus sonhos em realidade”.

Antes da palestra em que falou sua trajetória vitoriosa desde a infância pobre em Bauru, no interior de São Paulo, até chegar ao posto de astronauta brasileiro, Marcos Pontes fez uma avaliação sobre como anda a qualificação técnica no Brasil.

Pontes defendeu uma política educacional de pés no chão que tenha como prioridade a formação de técnicos. Segundo ele, o Brasil precisa correr para formar não apenas engenheiros, médicos, biólogos, químicos e pessoal das carreiras de ciência e tecnologia, mas de técnicos.

“O Brasil tem uma falta muito grande de técnicos. Então os cursos técnicos vão ter que se espalhar pelo país não só em quantidade, mas em qualidade, de forma que a gente possa ter uma quantidade de profissionais e completar as empresas que vão se formar no país”, alertou.

Pontes  disse que é preciso melhor infraestrutura para os cursos já existentes e lembrou que instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI),o Instituto Paula Sousa e os Institutos Federais (IFMAs) já oferecem alguns desses cursos, mas é preciso mais.

PROPOSTA- O homem que virou referência do Programa Espacial Brasileiro se autodefine como “um cara chato para burro” quando o assunto é cursos de formação técnica no Brasil. Ele apresentou uma proposta que passa pela mudança no currículo regular de ensino.

“Eu gostaria de ver todos os jovens se formando no ensino médio já com o curso técnico também aplicado, mesmo que o ensino médio tivesse um ano a mais. Não tem essa pressa toda para passar no vestibular, precisa é de um profissional formado e com condições de trabalhar e continuar seus estudos”, defendeu.

Sem falar em “apagão de profissionais”, em caso de não ser desenvolvida uma política firme de formação de técnicos, Pontes admitiu a preocupação com o setor.

“Simplismente o que acontece é que vai ter empresas que poderiam se fixar no Brasil e não vão fazer isso por falta de profissionais. Isso seria muito triste. Ou poderia acontecer como nos Estados Unidos que existe  uma importação muito grande de profissionais”, comparou, para arrematar dizendo que no Brasil há muitos jovens com grande capacidade e as vezes estão perdidos nas ruas porque não são aproveitados porque não possuem uma profissão que possa garantir a ele dignidade.

“A gente precisa dar essas pessoas é infraestrutura. Não é só uma questão de você transferir dinheiro de quem tem mais dinheiro para quem tem menos, é uma questão de você dar infraestrutura para todo mundo”, opinou. (Texto: Jornal O Estado do Maranhão).

sem comentário »

Marcos Pontes sobre sumiço de avião

0comentário
Imagem reprodução Facebook.

Imagem reprodução Facebook.

sem comentário »

Detran alerta sobre placas

0comentário

SÃO LUIS – Diante da grande incidência das chuvas e alagamentos constantes em diversos pontos das cidades maranhenses e as previsões da meteorologia de mais chuvas para os próximos dias do feriadão, os motoristas devem ficar atentos às placas do automóvel, que podem se soltar do veículo.

De acordo com levantamentos feitos recentemente, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) alerta os condutores maranhenses para que fiquem atentos as suas placas dianteiras e traseiras nesse período chuvoso. Quem trafegar sem as placas comete uma infração considerada gravíssima e o automóvel pode ser apreendido, além de o motorista obter sete pontos na carteira de habilitação.

A multa é de R$ 191,54. Só neste ano de 2014, até o mês de março, já foram registradas pelo sistema do Detran-MA, 346 multas em veículos que estavam trafegando sem placas. No ano passado foi registrado um total de 1.136.

“É importante que o motorista fique atento. Essa verificação pode evitar multas e transtornos junto aos agentes de trânsito”, enfatiza o diretor geral do Detran-MA, André Campos.

Com o novo sistema de emplacamento do Detran-MA, se o usuário estiver sem a placa dianteira do carro é necessário procurar o setor de vistoria do Detran-MA e apresentar a Certidão de Registro de Veículos (CRV) do ano vigente e efetuar um pagamento no valor de R$ 94,00.

Se o caso de perda for da placa traseira é necessária a confecção de uma nova placa e também de um novo documento que terá um novo código de barras. O valor da taxa é o mesmo para a placa dianteira, R$ 94,00. Já o par de placas para automóveis custa R$ 150,00, caso as placas não sejam reflexivas, como determina a resolução do Contran. Para motocicletas, a placa custa um total de R$ 116,00.

“Diariamente recebemos pelo menos um automóvel para passar pela vistoria por conta da placa dianteira que foi perdida, já que é a parte mais baixa do veículo. Para evitar que o usuário perca uma placa é necessário uma verificação antes de sair de casa, já que no período chuvoso, com tantos buracos na cidade, o problema se agrava ainda mais”, destaca a chefa do setor de vistoria do Detran-MA, Lucia Macedo. Com as informações a assessoria do Detran-MA.

sem comentário »

Fora de circulação

0comentário
Objetos apreendidos pela PM com a quadrilha. Foto: Jasmem Morais-Divulgação.

Objetos apreendidos pela PM com a quadrilha. Foto: Jasmem Morais-Divulgação.

IMPERATRIZ -MA: A Polícia Militar prendeu quatro jovens e apreendeu um adolescente de 16 anos, sob suspeita de participação no assalto contra a Joalheria Real,no Centro de Imperatriz.

Os suspeitos do roubo acontecido na tarde desta terça-feira (15) são Felipe Nascimento Rego, 19 anos, Gerson da Conceição Silva, Eric Danilo Silva e Welsly da Silva Sousa e um adolescente de 16 anos.

Segundo o cabo PM Santiago, que comandou a patrulha da Força Tática que atendeu a ocorrência, Felipe Nascimento Rego e o adolescentes foram flagrados quando saíam da joalheria.

Com a dupla foram apreendidos 12 relógios, jóias, a importância de R$ 270 em dinheiro e dois revólveres calibre 38 municiados,uma das capsulas foi deflagrada contra o carro da polícia no momento da abordagem.

Já na delegacia do Plantão Central o telefone celular de Felipe tocou e o policial atendeu se passando pelo dono do aparelho. Era um comparsa que, sem perceber nada, aceitou marcar um encontro num local para dividir o roubo e foi assim que os policiais chegaram aos outros três homens: Gerson da Conceição, com passagem por assalto e tráfico de drogas, Eric e Welesy. Com o trio foram encontrados quatro celulares e  R$ 330.

sem comentário »