Começa faltar água em Imperatriz; problema deve durar seis dias

0comentário
Estação de Captação de Água Bruta da Caema localizada nas margens do Rio Tocantins, próximo ao Yate Club. Foto: João Rodrigues.

Estação de Captação de Água Bruta da Caema localizada nas margens do Rio Tocantins, próximo ao Yate Club. Foto: João Rodrigues.

IMPERATRIZ – O diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) confirmou que o abastecimento de água em Imperatriz, na região sudoeste do Estado.  foi reduzido em 50% desde a noite dessa quarta-feira (17).

O executivo veio à cidade para ver de perto os problemas mecânicos no motor-bomba nº 2, que compõe o Sistema de Água Bruta da cidade.

De acordo com a gerência da unidade regional da Caema em Imperatriz, o diretor- presidente da companhia, João Reis Moreira Lima vai, ainda, conceder entrevista aos meios de comunicação da cidade nesta sexta-feira (19) para detalhar sobre o problema e sobre a previsão de conclusão dos reparos. Inicialmente a previsão é que os problemas de abastecimentos dure, no mínimo, seis dias a contar dessa quarta.

Durante a manhã desta quinta-feira (18), moradores de vários bairros mais distantes do Centro começaram a perceber a falta de água nas torneiras, entre eles Vila João Castelo, Vila Cafeteira, Mutirão e Asa Norte/ Bonsucesso.

OPERAÇÃO: A direção da Caema não informou, mas deverá adotar um sistema de revezamento na distribuição de água, assim como fez em outubro de 2013, quando a cidade teve problema semelhante. Naquela época enquanto parte da cidade ficava sem água a outra parte era abastecida de vice-versa até que o fornecimento fosse regularizado.  O diretor-presidente da estatal deverá explicar sobre esse assunto.

A equipe de técnicos que vai fazer os serviços chega a Imperatriz nesta sexta-feira (19), procedente de São Luís.

Notícias relacionadas:

Falta d´água castiga Imperatriz

Motivo do rompimento da adutora

MP cobra plano de contingência

A água voltou. E agora?

sem comentário »

Eleições: carga e lacre começam dia 22 no MA

0comentário

TRE/ Divulgação

SÃO LUIS – As 111 zonas eleitorais que formam o Estado do Maranhão começam no dia 22 de setembro a realizar as audiências de geração de mídia, carga e lacre das 15.463 urnas eletrônicas que serão usadas durante as eleições 2014. A ação faz parte dos preparativos finais para o pleito, que ocorre em todo o país no dia 5 de outubro.

“Os partidos políticos e coligações devem acompanhar as atividades desenvolvidas durante as audiências de carga e lacre, isto para que tenham certeza dos atos que estão sendo praticados pelos juízes, servidores e profissionais de apoio às eleições”, alertou o desembargador Froz Sobrinho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Dar carga e lacre significa inserir nas urnas todas as informações dos candidatos que estão concorrendo. Após este procedimento, elas são lacradas e o seu uso fica programado para acontecer apenas no dia da eleição, a partir das 8h.

Cronograma

De acordo com o cronograma, as audiências ocorrerão entre os dias 22 de setembro e 2 de outubro, conforme prevêem as Resoluções 8.553 e 8583 do TRE-MA.

sem comentário »

Crise em Pedrinhas

0comentário

NOTA – SEJAP

 

O secretário de Estado de Segurança Pública e de Justiça e Administração Penitenciária (interino), Marcos Affonso Junior, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, falaram à imprensa, na tarde desta quarta-feira (17), sobre as providências que o Governo do Estado do Maranhão está tomando em relação ao sistema penitenciário do Maranhão.

“Eu fui convocado pela governadora Roseana Sarney para assumir a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, após a saída do secretário Sebastião Uchôa. Já estamos tomando todas as providências e medidas necessárias para restabelecer a normalidade”, disse o secretário.

Marcos Affonso confirmou que a fuga de 13 presos, na manhã desta quarta-feira (17), do Presídio São Luís I (PSL I). Quanto à tentativa de fuga da Casa de Detenção (Cadet), os presos que pularam o muro foram todos contidos e a evasão evitada.

O secretário afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para o retorno da normalidade e que a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) está trabalhando conjuntamente com as polícias Civil e Militar no sentido de concentrar forças para maximizar as ações.

Entre as medidas, Marcos Affonso ressaltou o início do processo de transferência de presos da Penitenciária de Pedrinhas para o novo presídio São Luís, localizado na comunidade de Muruaí, na zona rural de São Luís.  “Não detalhamos números, nem datas por questão de segurança (…) Essas transferências, segundo temos informações, estão promovendo as movimentações estranhas nos presídios”, afirmou.

O Presídio São Luís III é uma nova unidade que dispõe de 479 vagas. Ele detalhou, ainda, que serão abertas mais 737 vagas até o fim deste ano com a entrega do Presídio de Coroatá, que já está pronto; e dos Presídios de Timon e Imperatriz, cujas obras estão em fase de conclusão.

Ao final, o secretário informou que o Comitê de Gestão Integrada, composto por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, se reunirá nesta quinta-feira (18), às 15h, no Palácio dos Leões.

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.

(Immanuel Kant).

sem comentário »

Militar defende retorno da “Operação Tigre”

0comentário
Ex- diretor da Ciretran de Imperatriz postou em sua conta no Facebook que é a favor do retorno da "Operação Tigre", que matou dezenas de pessoas nos anos 1980.  Imagem reprodução Facebook.

Ex- diretor da Ciretran de Imperatriz postou em sua conta no Facebook que é a favor do retorno da “Operação Tigre”, que matou dezenas de pessoas nos anos 1980. Imagem reprodução Facebook.

sem comentário »

Cursos de graduação são reconhecidos pelo MEC

0comentário

Da Agência Brasil

Cursos de graduação reconhecidos. Foto: Divulgação Internet.

Cursos de graduação reconhecidos. Foto: Divulgação Internet.

BRASÍLIA — O Ministério da Educação (MEC) reconheceu 150 cursos superiores entre licenciaturas, bacharelado e de tecnologia, conforme portarias publicadas na edição de hoje (16) do Diário Oficial da União.

Do total, 11 são cursos na modalidade de educação a distância (EaD).

Os cursos reconhecidos estão principalmente em instituições privadas. O número de vagas em cada curso varia entre 20 e 250.

As portarias esclarecem que, no caso dos cursos presenciais, o reconhecimento é válido exclusivamente para os endereços citados no Diário Oficial da União.

As listas completas com os cursos presencias reconhecidos, instituições e número de vagas autorizadas estão nas portarias 544, 545, 546 e 547 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação. No caso dos cursos EaD, a portaria é a 558.

sem comentário »

Tiroteio e morte em assalto a loja em Imperatriz

0comentário
Homem foi morto em troca de tiros com policial militar durante assalto a loja do Armazém Paraíba. Foto: Gil Carvalho/ Divulgação.

Homem foi morto em troca de tiros com policial militar durante assalto a loja de departaementos. Foto: Gil Carvalho/ Divulgação.

IMPERATRIZ- O clima de tranquilidade que vinha sendo registrado em Imperatriz foi interrompido no início da tarde desta terça-feira (16), quando uma tentativa de assalto a uma loja de departamentos, no bairro Vila Nova terminou com tiroteio e duas mortes. Morreram um assaltante e um policial militar do Estado do Pará e o segundo assaltante ficou baleado.

Ação de assaltantes foi no interior da loja de departamento. Foto: Gil Carvalho.

Ação de assaltantes foi no interior da loja de departamento. Foto: Gil Carvalho.

De acordo com o tenente-coronel Markus Lima, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no início da tarde dois homens armados com arma de fogo (cada um portava uma arma) utilizando capacete, anunciaram a assalto à loja de  departamentos.

Policial Wanderson Leonardo Oliveira de Sousa não resistiu aos ferimentos. Foto: Divulgação.

Policial Wanderson Leonardo Oliveira de Sousa não resistiu aos ferimentos. Foto: Divulgação.

O policial militar do Estado do Pará, também,  estava no local e reagiu. Houve troca de tiros.  No refrega o policial militar matou um dos assaltantes, baleou o outro, mas acabou sendo ferido e socorrido em uma viatura da PM, mas morreu ao dar entrada no hospital.

Nomes dos mortos

A Polícia Militar identificou o assaltante morto como sendo Jhonata Oliveira da Silva, 18 anos. Já o policial foi identificado como sendo Wanderson Leonardo Oliveira Sousa, 22 anos. Ele foi identificado inicialmente nas redes sociais pelo primeiro nome de Geovani, conhecido por “Baby”, só depois a PM repassou a identidade completa do militar. No primeiro momento foi informado no local que o militar trabalhava como segurança na loja, mas a gerência do estabelecimento negou essa informação nesta quarta-feira (17).

Jhonata da Silva, segundo a PM, foi morto em troca de tiros com policial militar. Foto: Antonio Pinheiro/ Divulgação.

Jhonata da Silva, segundo a PM, foi morto em troca de tiros com policial militar. Foto: Antonio Pinheiro/ Divulgação.

Um homem baleado, que deu entrada no Hospital Municipal, no fim da tarde, acabou levando algumas pessoas a concluir que essa pessoa seria o assaltante, mas um funcionário do Samu confirmou que essa vítima era de um caso de tentativa de homicídio.

Texto alterado às 17h00  desta quarta-feira (17),para atualização de informações sobre relação do policial com a loja.

sem comentário »

Diretor da Casa de Detenção é preso

0comentário

SÃO LUIS – Depois de um ano de investigações, policiais civis lotados na Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), prenderam nesta segunda-feira (15), o diretor do Casa de Detenção de São Luís (MA), Cláudio Barcelos.  De acordo com as investigações, Claudio Barcelos é suspeito de facilitar a fuga de presos.

Interior do presídio. Foto: Agência Brasil.

Interior do presídio. Foto: Agência Brasil.

Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), está sendo apurada a hipótese de que, mediante pagamento, detentos eram autorizados a deixar a unidade irregularmente e retornar após cometerem crimes.

A prisão do diretor se deu cinco dias depois de ter sido registrada a fuga de 36 detentos, do Centro de Detenção Provisória (CDP). Chamou a atenção das autoridades de segurança a audácia do plano de fuga em que bandidos atiraram, de forma proposital, um caminhão-caçamba contra o muro do complexo.

Com o choque proposital, um grande buraco foi aberto no muro de concreto, por onde os presos fugiram. A penas três dos fugitivos haviam sido capturados até a manhã desta segunda. Outros quatro ficaram feridos e um foi recapturado.

O episódio mostrou mais uma vez a audácia de bandidos, que mesmo presos, conseguiram ordenar ações como os ataques a delegacias da região metropolitana da capital maranhense e ateassem fogo em ônibus, no início de janeiro deste ano. O episódio resultou na morte da menina Ana Clara Santos Souza, de 6 anos.

A Sejap explicou que a  Casa de Detenção é uma das várias unidades penais que formam o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, maior estabelecimento prisional do Maranhão e o endereço de rebeliões, fugas, brigas e assassinatos de presos. Foram 16 detentos mortos só este ano e o último homicídio no interior do presídio foi confirmado no sábado a noite (14).

O secretário Sebastião Uchoa adiantou, no fim da tarde desta segunda-feira, que vai revelar outros nomes de envolvidos com a facilitação da fuga de presos.

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostram que em 2013 foram registradas pelo menos 60 mortes.

sem comentário »

Convite

0comentário
Imagem reprodução internet.

Imagem reprodução internet.

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“Se não houve frutos, valeu o perfume das flores. Se não houve flores, valeu a sombra das folhas. Se não houve folhas, valeu a intenção das sementes”.

(Henfil, do livro “Gerente também é gente”).

sem comentário »