Veja o resumo da semana

0comentário

IMPERATRIZ – A ultima semana de junho foi uma das mais tristes para o futebol maranhense, em especial para o time do Imperatriz, que perdeu o zagueiro Fagundes, vitima de acidente de transito.  Nessa semana, também, foi aprovado uma matéria polemica na Câmara sobre a criação do serviço de táxi-lota. Acompanhe:

 

Segunda-feira (29): Morre o zagueiro/volante campeão maranhense de 2015, pelo Imperatriz, Fagundes em função de um acidente de transito na BR-010 em Governador Edison Lobão.

Foto: Divulgação /Internet.

Foto: Divulgação /Internet.

Terça-feira (30): Os vereadores encerram as atividades do semestre e apresentam balanço das ações. Projetos polêmicos foram aprovados como o que cria o taxi-lotação e atualmente em poder do Poder Executivo que poderá sancionar ou vetar a matéria.

Vereadores fazem ultima sessao antes do recesso. Foto: Divulgação / Imirante Imperatriz.

Vereadores fazem ultima sessao antes do recesso. Foto: Divulgação / Imirante Imperatriz.

 

Terça-feira (30): Por meio do por meio do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2015), Uema divulgou o edital de convocação com 320 estudantes excedentes para as vagas do segundo semestre. No Centro de Imperatriz os cursos ofertados são Administração, Engenharia Florestal, Geografia, História e Pedagogia.

Imagem Reprodução internet.

Imagem Reprodução internet.

 

Quinta-feira (2): O 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3ºGBM) realizou duas simulações de atendimento de ocorrência de acidente, um de vitima presa as ferragens de carro e outra de resgate de pessoa em altura. Cerca de trinta homens participaram do treinamento para mostrar as ações do Corpo de Bombeiros.

 

Sexta-feira (3): Um homem foi capturado por populares e por pouco não foi linchado. José Irinaldo de Sá era suspeito de ter tomado as bolsas de duas mulheres na rua Rio Branco, bairro Bacuri, em Imperatriz. Ele foi socorrido ao Hospital Municipal.

 

Sexta-feira (3): A diretoria do Imperatriz apresentou novo uniforme, com os respectivos patrocinadores, para Brasileiro da Série D. Foram apresentados os uniformes um e dois, a camisa da torcida, que não tem patrocínio e o uniforme de passeio do time.

Junior Chicao e modelo apresentam uniforme numero 1 do Imperatriz. Foto: Divulgação / WhatsApp.

Junior Chicao e modelo apresentam uniforme numero 1 do Imperatriz. Foto: Divulgação / WhatsApp.

 

Sábado (4): O centro da cidade parou mais uma vez durante a cavalgada que marca a abertura da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). Alguns participantes reclamaram das regras mais rígidas, mas o evento foi um sucesso.

Foto: João Rodrigues

Foto: João Rodrigues

sem comentário »

Imperatriz apresenta uniforme para Brasileirão serie D

0comentário
Foto: Divulgação / Alexsandro.

Foto: Divulgação / Alexsandro.

IMPERATRIZ – A diretoria da Sociedade Imperatriz de Desportos (SID), o Cavalo de Aço, apresentou oficialmente à torcida e parceiros na noite dessa sexta-feira (3), o novo uniforme para o Campeonato Brasileiro da série “D”.  O time vai estrear na segunda rodada da competição, no dia 19 de julho contra o Palmas, em Palmas (TO).

O novo uniforme, apresentado em desfile no Imperial Shopping, mantem os padrões do time: o uniforme número 1, apresentado pelo atacante Júnior Chicão e uma modelo, continua na cor vermelha. Foram apresentadas a camisa, short e meião, com detalhes em branco.

Já o uniforme numero 2, estrelado pelo meia Diego Vaderrama e seu cabelo black power, tem a cor branca com detalhes em vermelho. Já a camisa é segue o modelo tradicional. Nas duas camisas existe o brasão, agora com duas estrelas em razão do bicampeonato Estadual do Maranhão.

O uniforme, também, apresenta os patrocinadores da equipe que são eles: VBL, Fiat Milenium, Super, Bola e Suzano Celulose, Unimed e Mateus.

Foram apresentados, ainda, o uniforme de passeio pelos zagueiros Clayton He-Man e Andre e as camisas dos torcedores, que diferentemente das dos jogadores, não têm patrocínio e são nas cores vermelho e branco.

A apresentação do uniforme foi uma festa com direito a torcida organizada e discursos e a taça do Campeonato Maranhense 2015.

Foto: Divulgação / Cavalo de Aço.

Foto: Divulgação / Cavalo de Aço.

Valderrama, Júnior Chicão, Clayton He-Man e Andre foram garotos-propaganda na divulgação do uniforme. Durante o evento foi feito um minuto de silencio em homenagem ao zagueiro Fagundes, e também, campeão maranhense, que morreu em acidente de trânsito na BR-010, em Governador Edison Lobão, na madrugada do dia 29 de junho deste ano.

O presidente do time, o vereador José Carneiro Santos (Buzuca) disse esperar que esse novo uniforme, que será usado no Campeonato Brasileiro, traga sorte ao time do Imperatriz.

sem comentário »

Queda do cavalo

0comentário
Homem caiu do cavalo durante a 24ª Cavalgada de Imperatriz neste sábado, dia 4 de julho de 2015. Foto: Divulgação/ Jasmem Moraes.

Homem caiu do cavalo durante a 24ª Cavalgada de Imperatriz neste sábado, dia 4 de julho de 2015. Foto: Divulgação/ Jasmem Moraes.

IMPERATRIZ – Um peão caiu do cavalo no início da tarde deste sábado (4), num trecho da BR-010, durante participação na cavalgada de abertura da 47ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). Socorrido por uma ambulância do Samu, o homem foi internado no Hospital Municipal (Socorrão) com ferimentos pelo corpo, inclusive na cabeça.

Segundo testemunhas, o homem aparentava visível estado de embriaguez alcóolica.

Segundo a regional do Samu, sediada em Imperatriz, entre 10 e 12 atendimentos foram feitos neste sábado pelos profissionais socorristas de pessoas com ferimentos por queda de moto e de cavalo. As ocorrências foram relacionadas a cavalgada.

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“Pra mim está tudo bem, se já tive ruim não me lembro”

(Sérgio Rodrigues, cronista esportivo do Maranhão).

sem comentário »

Humor

0comentário
Imagem divulgação/ WhatsApp

Imagem reprodução/  Internet

sem comentário »

Câmara aprova maioridade para crimes hediondos

0comentário

BRASÍLIA- Em menos de 24 horas após ter sido rejeitada a primeira proposta sobre a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, uma emenda substitutiva quase idêntica a derrubada no dia 1º de julho.

A nova proposta aprovada em primeiro turno por 323 votos a 155 e 2 abstenções,  que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

A reviravolta surpreendente foi comandada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e causou reações acalouradas de parlamentares contrários a primeira proposta.

Bem diferente do que aconteceu na sessão de terça-feira (30), quando o substitutivo do deputado Laerte Bessa (PR-DF) foi derrotado por 5 votos (eram necessários 308 votos para a aprovação, mas a proposta recebeu 303 favoráveis), as galerias estavam vazias.

Na terça estudantes e integrantes de movimentos sociais tentaram chegar ao local, mas foram impedidos pela segurança da Casa. O PT, PCdoB, PDT, PSB, PPS, PV, PROS se colocaram contrários à aprovação. O PSOL entrou em obstrução.

A emenda aprovada propõe a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos (estupro, sequestro, latrocínio, homicídio qualificado e outros), homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto também prevê a construção de estabelecimentos específicos para que os adolescentes cumpram a pena. Com informações da Agência Brasil.

 

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“Os que querem parecer sábios entre os tolos, acabam por parecer tolos entre os sábios”.

(Quintiliano, professor de retórica romano).

sem comentário »

Pesquisa para prefeito de Imperatriz

0comentário

SÃO LUIS – O ex-prefeito da cidade de Imperatriz, Ildon Marques (PMN) lidera a pesquisa de intenções de votos do Instituto Escutec, para a eleição de 2016 do município. Ele aparece à frente de Rosângela Curado (PDT) e do ex-delegado Regional de Polícia, Assis Ramos – que ainda não tem filiação partidária -, e figura, momentaneamente, como o principal nome para a sucessão do prefeito Sebastião Madeira (PSDB).

pesquisa01

pesquisa02

No primeiro cenário, Ildon aparece com 35,2% das intenções de votos, contra 26,7% de Rosângela Curado e 15,4% de Assis. Pastor Porto (PPS) tem 8,5% da preferência do eleitorado e Cleiton Noleto (PCdoB), secretário de Estado da Infraestrutura, 1,3% apenas.

No segundo cenário da pesquisa estimulada Ildon Marques aparece com 35,2%; Rosângela Curado 28,4% e Assis 12,3%. Outros 12,3% afirmou que não votaria em nenhum dos candidatos propostos e 6,4% não souberam responder.

O terceiro cenário da pesquisa de intenções de votos apresenta Ildon Marques com larga vantagem sobre os adversários. O ex-prefeito aparece com 39,3% da preferência do eleitorado, contra 21,0% de Assis e 2,3% de Cleiton Noleto. Neste cenário, que reuniu apenas três nomes, 28,7% dos entrevistados afirmaram que não votaria em nenhuma das opções e 8,7% afirmaram que não sabiam ou não quiseram responder.

No aspecto espontâneo da pesquisa, Ildon Marques também aparece na frente dos adversários pela Prefeitura de Imperatriz.

Neste cenário ele tem 31,0% das intenções de votos, contra 22,8% de Rosângela Curado; 6,9% de Assis; 3,9% de Porto; 1,6% do deputado Marco Aurélio (PCdoB) e 1,0% de Sebastião Madeira – que não pode mais ser candidato -. Ao todo, 3,0% afirmaram que não votariam em ninguém; outros 0,9% afirmaram que votariam em outros candidatos e 28,9% não souberam ou não quiseram responder.

Mais conhecidos – A pesquisa também levantou qual dos pré-candidatos a prefeito é no momento mais conhecido do eleitorado de Imperatriz. Neste aspecto, Ildon Marques também leva vantagem. Ao todo, 36,4% dos eleitores perguntados afirmaram que o conhecem bem.

Assis com ficou com 22,3%; Pastor Porto com 18%; Rosângela Curado com 17,4% e Cleiton Noleto com 4,6%.

pesquisa3

 

Avaliação de Dino e Madeira – Na pergunta: como você avalia a administração do prefeito Sebastião Madeira, 62,9% classificaram de ruim+péssimo; 22,6% de regular e apenas 13,5% de ótima ou boa.

No quesito: você aprova ou desaprova o prefeito Sebastião Madeira, 76,7% desaprova e 21,6% apenas aprova. Outros 1,6% optaram por não responder.

Vários aspectos da administração pública municipal também foram reprovadas pela população. Na pergunta: o que você acha do serviço de limpeza pública, por exemplo, 38,7% classificam de ruim+péssimo. Apenas 22,9% classificaram de ótimo+bom.

Quando a avaliação se deu sobre a saúde pública, o resultado foi o seguinte: 54,1% classificaram de ruim + péssimo; 30,5% de regular e apenas 14,7% de ótimo + bom.

O transporte público também foram um dos aspectos reprovados pela população de Imperatriz. 63,6% da população reprovou o serviço na cidade da região Tocantina; outros 25,6% classificaram de regular e 10,1% de ótimo + bom.

Sebastião Madeira foi reeleito prefeito de Imperatriz na eleição de 2012 e não poderá mais concorrer ao cargo no pleito de 2016.

(O Estado do Maranhão/ Divulgação).

sem comentário »

Novo comando do PSDB de Imperatriz

0comentário

IMPERATRIZ – O professor universitário José Ribamar Alves Soares, mais conhecido como “Cabo J.Ribamar”, é o novo presidente da Executiva Municipal do Partido da Social Democracia (PSDB), em Imperatriz.  Nos últimos dois anos o partido estava sendo presidido pelo economista Cândido Madeira, ex- controlador Geral do Município.

A eleição para a escolha da nova diretoria do partido se deu há dias, mas somente nesta quarta-feira (2) o presidente e novos diretores assumiram o comando da sigla partidária.

Compõem a diretoria a professora Miriam Reis Ribeiro, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), o  vereador Esmerhadson de Pinho, o titular da Secretaria de Administração (Seamo), Cândido Madeira e o secretário de Regularização Fundiária, Daniel Souza. O pedagogo e jornalista Elson Araújo (Comunicação) vai assumir o Instituto Teotônio Vilela (ITV), responsável pela formação do tucanato.

A posse interna da nova direção do PSDB será nesta quinta-feira (3), a partir das 19h, na sede do Clube de Mães, na rua Rio Grande do Norte, bairro Juçara.

Com a nova diretoria, o partido reforça suas estratégias para as eleições de 2016, pleito em que pretende lançar o maior número possível de candidatos a vereador. Sobre nome a prefeito, isso ainda é uma incógnita que os tucanos de alta plumagem não se manifestam.

O PSDB atualmente possui quatro vereadores na Câmara de Imperatriz:  Teresinha Soares, Caetana Frasão, Esmerhadson de Pinho e José Carneiro Santos, o Buzuca.

sem comentário »

Site facilita consulta de dados sobre mercado de trabalho

0comentário

BRASILIA – A partir de agora será possível ter acesso às principais informações sobre emprego e rendimento em um só lugar.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou às 10h de hoje (1º), o Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho, que representa um novo instrumento para integrar e organizar os dados reunidos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário (Sirett) e na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lança nesta quarta-feira (1°), às 10h, o Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho, que representa um novo instrumento para integrar e organizar os dados reunidos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário (Sirett) e na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

A cerimônia de lançamento, que contará com a presença do ministro interno do Trabalho e Emprego, Francisco Ibiapina, e do secretário de Políticas Públicas de Emprego, Giovanni Queiroz, vai ocorrer na sala 902 do edifício-sede do Ministério do Trabalho e Emprego 902), em Brasília.

“Essa é mais uma das iniciativas do Ministério que buscam ampliar a transparência e fortalecer o uso das suas informações para o aprimoramento da gestão, destacou o secretário. “Além disso, é um instrumento acessível, que utiliza a web como plataforma e se propõe a fazer uma disseminação amigável e de fácil utilização”, completou Queiroz.

Em sua primeira versão, o Painel traz informações atualizadas mensalmente para todos os estados, e cada um dos 5.570 municípios brasileiros, sobre a movimentação do mercado de trabalho formal e a evolução do rendimento dos trabalhadores. A plataforma é aberta e pode ser acessada no Portal MTE.

“O nosso objetivo é criar uma ferramenta que auxilie o trabalho dos gestores e das organizações da sociedade civil e apóie o desenvolvimento das políticas públicas de emprego e renda. Mas como é uma plataforma aberta, pode ser usada por qualquer cidadão, além da imprensa”, explica Vinícius Lobo, do Observatório do Mercado de Trabalho, ligado ao TEM.

Lobo destaca, ainda, que o Painel de Monitoramento será ampliado, de maneira a integrar informações do mercado de trabalho informal, do seguro-desemprego, do Abono Salarial e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. “Nosso objetivo é torná-lo um instrumento de consulta o mais completo possível”, conclui.

(Divulgação/ MTE).

sem comentário »