Corpo de delegado será levado para o RJ

0comentário

IMPERATRIZ- MA:  O velório do delegado de Polícia Civil  está sendo realizado desde o início da madrugada desta quarta-feira (20),  nas dependências da Delegacia Regional de Imperatriz, no Centro.  Familiares estão sendo aguardados na cidade para providenciar os procedimentos de translado do corpo para a cidade do Rio de Janeiro onde será realizado o enterro.

A previsão na delegacia regional é que o translado do corpo para a capital fluminense seja feito, ainda, nesta quarta-feira.

Carro que levava delegado ficou parcialmente destruído em acidente. Foto: Antônio Pinheiro/ Divulgação.

Carro que levava delegado ficou parcialmente destruído em acidente. Foto: Antônio Pinheiro/ Divulgação.

O velório na delegacia é algo raro em Imperatriz. Um dos casos em que o velório foi no complexo de segurança foi o do Agente de Polícia Civil Lima, por volta do fim dos anos 1990.

O corpo foi velado na Delegacia Especial da Mulher (DEM), na época, local de trabalho do agente que foi assassinado numa briga e o corpo foi levado para enterro em São Luís.

No caso do delegado, a morte se deu na tarde de terça-feira (19), no Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), após o agravamento de um traumatismo craniano, em decorrência de um acidente automobilístico.

Carro da DRI após acidente. Foto: Antônio Pinheiro/ Divulgação.

Carro da DRI após acidente. Foto: Antônio Pinheiro/ Divulgação.

De acordo com superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Paiva, a viatura em que estava o delegado, um escrivão e um investigador, seguia de Imperatriz para São Luís, quando sofreu um acidente. O carro capotou várias vezes e ficou parcialmente destruído.

O escrivão e o investigador sofreram ferimentos, mas o delegado infelizmente não teve a mesma sorte.

Texto relacionado:

Delegado morre em acidente na BR-222 

sem comentário »

Nota de Repúdio – UFMA

0comentário

NOTA DE REPÚDIO

.
A Universidade Federal do Maranhão vem a público repudiar veementemente as informações veiculadas nos órgãos de comunicação do Estado sobre um aluno nigeriano que teria falecido, contaminando pelo vírus Ebola, e que outros cinco estudantes estariam contaminados e internados no Hospital Universitário.

Por isso, em respeito aos alunos africanos estudantes da UFMA e à opinião pública, tanto a instituição quanto os alunos vêm esclarecer que:

1 – Não há nenhuma informação de que um estudante nigeriano teria desembarcado em São Luís na última terça-feira (29) e, muito menos, com o vírus Ebola;

2¨- Todos os 35 estudantes africanos estão em perfeita condição de saúde e permanentemente acompanhados pelo programa de assistência que inclui, entre outros benefícios, assistência médica regular;

3 – A direção do Hospital Universitário já informou à opinião pública de que a informação transmitida pelas redes sociais é inverídica, preconceituosa e visa somente denegrir a imagem dos estudantes;

4 – A UFMA é uma das instituições de ensino superior do País que mais tem recebido estudantes africanos desde 2008 e afirma – com orgulho – que todos assumiram o Maranhão como a sua segunda casa.

Por isso, é intenção da UFMA receber cada vez mais estudantes dos países Guiné Bissau, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Benim, Congo, Guiné Conacri, Timor Leste e Moçambique.

5 – Os estudantes ressaltam que a veiculação desta informação é um ato intencional de pura maldade, preconceito, racismo e discriminação contra o povo africano.
Administração Superior da UFMA
Comunidade Acadêmica Africana da UFMA

Obs: Nota divulgada pela UFMA nas redes sociais e meios de comunicação.

sem comentário »

Delegado morre em acidente na BR-222

1comentário
Delegado Guilherme Monteiro (em destaque) durante participação em movimento de delegados. Foto: Antonio Pinheiro/Divulgação.

Delegado Guilherme Monteiro (em destaque) durante participação em movimento de delegados. Foto: Antonio Pinheiro/Divulgação.

IMPERATRIZ -MA: Não resistindo a um traumatismo craniano, morreu no fim da tarde desta terça-feira (19) no Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), o delegado de Polícia Civil Guilherme Monteiro que era lotado na Delegacia de Montes Altos.

Um escrivão e um investigador, que estavam no carro, ficaram feridos.

De acordo com informações do superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Paiva, o carro em que estava o delegado perdeu o controle da direção e capotou na BR-222, próximo a cidade de Bom Jesus das Selvas.

Dos três ocupantes do carro, que seguia de Imperatriz para São Luís, o caso mais grave era o do delegado que foi levado para um hospital de Buriticupu e depois trazido para o “Socorrão” de Imperatriz.

O delegado regional de Segurança, Francisco de Assis Ramos confirmou a ocorrência  de acidente. Ele também fez a comunicação do caso a Secretaria de Estado da Segurança Pública de pediu um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) para socorrer as vítimas.

Assis Ramos informou, ainda, que o escrivão e o investigador sofreram ferimentos leves. Esses dois seriam Diego Leonardo Ferreira (escrivão) e  Leonardo Machado (investigador).

INVESTIGAÇÕES – Por enquanto não há informações sobre as causas do acidente.  O delegado Guilherme Monteiro é natural do Rio de Janeiro e estava morando em Imperatriz e assumido, há pouco tempo, o comando da Delegacia de Polícia Civil de Montes Altos, a 65 km de Imperatriz.

A Secretaria de Estado da Segurança enviou nota de pesar, veja abaixo:
GOVERNO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Fonte: SSP

19/08/2014

 

NOTA DE PESAR – Delegado Guilherme Monteiro

Em nome de todo o Sistema de Segurança do Maranhão, o secretário Marcos Affonso Júnior, lamenta a morte do delegado Guilherme Monteiro Machado da Silva 26 anos, natural do Rio de Janeiro, ocorrida no final da tarde desta terça feira (19).

“Como delegado de polícia civil sei como é difícil e árdua essa nossa profissão. Ficamos todos muito tristes com a perda do colega, que era uma pessoa íntegra e de um caráter irretocável. Solidarizo-me com a família do delegado e deixo aqui o meu profundo pesar” declarou o secretário.

Guilherme Monteiroera lotado na Delegacia de Montes Altos e estava há quatro meses nos quadros da Polícia Civil do Maranhão.

 

1 comentário »

Copa do Brasil: confrontos das oitavas de finais

0comentário

A inclusão de Flamengo,  Grêmio, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG e Atlético PR , equipes que disputaram a Taça Libertadores, é a principal novidade das oitavas de final da Copa do Brasil.

Nesta segunda-feira (18), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF )definiu os confrontos da próxima fase da Copa do Brasil nas oitavas de final que contará com 16 equipes.

A próxima fase será marcada por partidas entre grandes e pequenas equipes como é o caso da sensação da competição até agora, o Santa Rita-AL, que vai receber ninguém menos do que o Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro.  Completam a lista dos chamados pequenos o Bragantino, América -RN e o Ceará, que desbancaram times como São Paulo, Fluminense e Internacional.

A CBF dividiu as 16 equipes em dois grupos “A”, que são os times que estiveram na Libertadores  e “B” os demais que vinham jogando desde o início da competição.

Cada dupla só se enfrenta na final, levando em conta que cada equipe vai para um lado diferente da chave.

Confrontos:

Grêmio x Santos

Atletico-MG x Palmeiras

Flamengo x Coritiba

Botafogo x Ceará

Vasco x ABC

Corinthians x Bragantino

Atlético-PR x América-RN

Cruzeiro x Santa Rita-AL

sem comentário »

Foto: acidente grave na Pedro Neiva

0comentário
Automóvel capota em acidente na rodovia Pedro Neiva de Santana, na tarde de sábado (16). Morre o motorista Cleones dos Santos Reis Gonçalves e ficaram feridos a mulher dele e um filho. Foto: Antônio Pinheiro.

Automóvel capota em acidente na rodovia Pedro Neiva de Santana, na tarde de sábado (16). Morre o motorista Cleones dos Santos Reis Gonçalves e ficaram feridos a mulher dele e um filho. Foto: Antônio Pinheiro.

sem comentário »

Acidente com morte no Rio Tocantins

0comentário
Imagem reprodução do perfil da Defesa Civil de Imperatriz-MA.

Imagem reprodução do perfil da Defesa Civil de Imperatriz-MA.

sem comentário »

PF deflagra Operação Catálogo

0comentário

Comunicação Polícia Federal/Divulgação

SÃO LUIS - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 18, a Operação Cartago que tem como objetivo desarticular esquema fraudulento na carteira de financiamento de imóveis da Caixa Econômica Federal.
A operação consiste no cumprimento de 44 mandados judiciais, sendo 19 de busca e apreensão, 18 de condução coercitiva e 7 comunicações de suspensão da função pública. Participaram da ação 121 policiais federais.

A investigação verificou que empregados da Caixa criaram empresas fictícias em nome de parentes. Essas empresas passaram a ser contratadas pelo banco para prestar serviços como correspondentes bancários imobiliários. Embora fossem realizados diretamente pelos clientes, os contratos mencionavam as empresas como intermediárias. Essa situação rendia o pagamento indevido de comissões.

Foram montados escritórios de atendimento no interior das agências bancárias, utilizando espaço físico, mesas, cadeiras e até computadores da Caixa. Os empregados dessas empresas chegaram a ter acesso às senhas restritas aos funcionários da Caixa.

Em uma única agência durante o ano de 2010, verificou-se que todos os contratos de financiamento firmados eram fraudulentos. As fraudes verificadas em várias agências da Caixa totalizaram uma movimentação superior a R$ 500 milhões.

Os envolvidos no esquema criminoso responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de gestão fraudulenta, estelionato, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos e sonegação fiscal.

O nome da operação faz alusão à queda da cidade de Cartago em decorrência da corrupção da aristocracia da cidade, durante a Terceira Guerra Púnica.

sem comentário »

Nota de Repúdio

0comentário

ESTADO DO MARANHÃO

PREFEITURA DE IMPERATRIZ.

NOTA DE REPÚDIO

 

Chocado com as cenas de violência e barbárie protagonizadas por homens do Corpo de Bombeiros de São Luís, contra alunos, menores de idade, da Escola Municipal Maria das Neves Marques de Souza , que se encontravam na capital participando dos Jogos Escolares Maranhenses,  o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, vem a público, em seu nome, e nome da população de Imperatriz, repudiar veementemente  tal atitude,  a que considera repugnante e  indigna daqueles que, em tese  deveriam zelar pela segurança da população.

É inconcebível que em pleno século XXI o Maranhão e o Brasil ainda se deparem com episódios como esse, eivado, sobretudo de fortes doses de preconceito contra um grupo de adolescentes, recém saídos da infância, que em São Luís realizava o sonho de pela primeira vez participar dos  Jogos Escolares Maranhenses.

O episódio atenta, e fere de morte, de uma só vez, diversos princípios constitucionais, entre eles o da dignidade da pessoa humana.

Temos consciência de que este é um episódio isolado que não reflete a imagem do Corpo de Bombeiros do Maranhão, com quem desenvolvemos diversas parcerias, contudo Isolado, ou não, o que se espera é a punição exemplar de todos os envolvidos no triste episódio, de modo que casos similares não ocorram jamais e não maculem mais ainda a imagem do Maranhão.

Fica aqui registrado, nosso repúdio e nossa indignação diante dessa atitude grotesca contra nossos alunos.  A eles, aos seus familiares, e professores   a nossa solidariedade e votos para que superem o mais breve possível o trauma sofrido.

Sebastião Torres Madeira

Prefeito de Imperatriz.

sem comentário »

Bombeiros presos por agredir atletas de Imperatriz

0comentário
Atleta foi vítima de agressão por bombeiros, em São Luís. Foto: Rildo Amaral.

Atleta foi vítima de agressão por bombeiros, em São Luís. Foto: Rildo Amaral.

IMPERATRIZ -MA:  Ato de selvageria,  repercussão e prisão dos autores.  Esses três estágios marcaram a ocorrência de agressão contra uma equipe de 12 atletas de Imperatriz, que estavam em São Luís para a disputa da etapa estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria infantil (hospedada no centro recreativo do Ipem, na praia de São Marcos).

O caso se deu na tarde dessa sexta-feira quando o time de futsal infantil da Escola Municipal Maria das Neves se deslocou até a orla marítima, na companhia do treinador Bruno Torres Rodrigues, para aproveitar o último dia de estadia na capital maranhense.

O treinador disse em depoimento ao delegado Gutemberg Carvalho Rego, que se encontrava no Plantão Central da Polícia Civil da Beira-Mar, que ao chegar às proximidades do IPEM com a delegação, resolveu subir as dunas, onde se depararam com um treinamento especial de uma guarnição de homens do Corpo de Bombeiros Militares.

O treinamento era comandado pelo Capitão Patrício Daniel dos Passos Penha, com um total de 39 homens, sendo 17 oficiais.

Conforme a versão prestada pelo grupo, ao avistarem os menores na área os bombeiros desceram correndo a duna, acusando-os de furto de seus pertences. Na oportunidade, os bombeiros correram e capturaram três menores, todos com 13 anos de idade.

Consta que após a capturar os atletas mirins, os homens da guarnição de bombeiros começaram a agredi-los. Um deles recebeu socos e ainda foi atingido por um pedaço de ripa nas costas.

O segundo estudante foi agredido com socos e pontapés. Ainda assim, ele conseguiu correr até uma guarita dos vigilantes do Ipem, mas teria sido puxado pelo cabelo para o lado de fora, onde as agressões teriam continuado.

Atleta desmaiou durante as agressões. Foto: Rildo Amaral.

Atleta desmaiou durante as agressões. Foto: Rildo Amaral.

Em decorrência das agressões, o jovem chegou a desmaiar duas vezes, tendo sido atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, em seguida, encaminhado ao Socorrão I.

O jovem declarou em depoimento ter sido agredido por um bombeiro moreno, com cabelo raspado e tatuado no braço esquerdo. Ele informou que as agressões partiram de um bombeiro militar moreno e de uma mulher, que estava na companhia da guarnição.

Outro adolescente da Região Tocantina só  não foi agredido porque a chefe da delegação, Dinalva Benigno dos Santos, chegou ao local e evitou mais espancamentos.

Apoio – Ao tomar conhecimento do caso, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Nagib Haickel, esteve no Plantão Central da Avenida Beira-Mar, onde deu toda a assistência às vítimas e comunicou o fato à governadora Roseana Sarney.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, também ligou para o plantão cobrando providências e a apuração imediata dos fatos.

Apesar de a guarnição contar com 39 homens do Corpo de Bombeiros que se encontravam no local das agressões, somente na manhã de hoje (16) três integrantes do Corpo de Bombeiros se apresentaram e prestaram depoimento no Plantão Central. São eles: o capitão Patrício Daniel dos Passos Penha e os tenentes Jorgeilson Costa Frazão e Ariosvaldo Campos da Silva Junior.

Marcas de agressões. Foto: Rildo Amaral

Marcas de agressões. Foto: Rildo Amaral

Reação do Governo do Estado: Diante do fato, que repercutiu bastante no Estado, a governadora Roseana Sarney determinou a prisão administrativa dos bombeiros envolvidos nas denúncias de agressão. (Com informações de O Estado).

Pedacos de ripa usado para violencia- Foto: Rildo Amaral.

Pedacos de ripa usado para violencia- Foto: Rildo Amaral.

Veja a nota oficial enviada pelo Governo do Estado, sobre o caso:

NOTA – SECOM (Bombeiros)

 

Por determinação da governadora Roseana Sarney, os membros do Corpo de Bombeiros suspeitos de agressão a menores, nesta sexta-feira (15), na Avenida Litorânea, foram afastados e tiveram a prisão administrativa decretada.

 

Os menores são alunos e atletas da escola Maria das Neves, de Imperatriz (MA), e estavam em São Luís para a Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). A Polícia Civil e o Instituto de Criminalística,  já estão investigando o caso.

 

As vítimas já foram submetidas a exame de corpo de delito. Uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) está em contato com os menores e familiares para prestar toda a assistência necessária.

sem comentário »

Tentativa de homicídio em posto de combustível na Av. JK

0comentário

IMPERATRIZ -MA:  Vingança ou acerto de contas estão são as hipóteses mais fortes para a tentativa de assassinato contra o proprietário de um posto de combustível localizado na Avenida JK, no bairro Santa Rita, no fim da manhã desta sexta-feira (15).

De acordo com testemunhas, dois homens em uma motocicleta Tornado chegaram ao posto e o homem da garupa sacou de uma arma e disparou várias vezes contra o empresário Daniel Araújo Oliveira, 40 anos, que estava sentado em uma cadeira e o vendedor Reginaldo Sena, que trabalha no setor comercial da FM Terra. Reginaldo teria sido atingido ao tentar correr do local.

As imagens do atentado foram flagradas por câmaras de segurança, que já foram recolhidas pela polícia para análise.

Dsaniel foi atingido por três tiros. Tanto ele quanto Daniel Araújo foram socorridos ao Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), onde foram submetidos a intervenção cirúregica e não correm risco de morte.
O comandante do 3º Batalhão da PM, tenente-coronel Markus Lima disse que Daniel é suspeito no furto de um caminhão e já existem pistas sobre os autores do atentado

sem comentário »