Está preparado para aproveitar um segundo mais?

0comentário
Relógios terão um segundo a mais. Foto: Reprodução/ Internet.

Relógios terão um segundo a mais. Foto: Reprodução/ Internet.

BRASÍLIA-  O dia 30 de junho terá um segundo a mais que os habituais 86.400 segundos.

O motivo é que a rotação da Terra está mais lenta, de acordo com informações da Agência Espacial Americana (Nasa), gerando uma disparidade entre o tempo real de um dia e o contabilizado pelo Tempo Universal Coordenado (UTC), medida padrão usada em todo o mundo.

A base do UTC é o relógio atômico, o mais preciso do mundo. Nesse relógio, a duração do tempo é medida a partir de transições eletromagnéticas em átomos de césio. Essas transições são totalmente confiáveis. O aparelho determina com exatidão a duração dos segundos, minutos, horas e dias. É a medida que define a hora oficial em todo mundo.

Entretanto, o movimento de rotação da Terra não é tão preciso. A duração dos dias reais é influenciada por numerosos fatores. Os movimentos do manto da Terra e dos oceanos, as estações do ano e as variações no clima podem diminuir a velocidade de rotação do planeta, aumentando a duração dos dias em até 1 milésimo de segundo.

Parece pouco, mas o acúmulo dessas frações produzem uma defasagem entre o tempo medido pelo UTC e o tempo real da rotação da Terra. Por essa razão, o Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra, encarregado pela manutenção das duas escalas e pelo ajuste da UTC, determinou o acréscimo de um segundo “bissexto” para esta terça-feira.

Segundo informações do Observatório Nacional, responsável pela conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira, o primeiro ajuste no UTC ocorreu em 1972. Desde então, 26 segundos foram acrescentados. Até marcar 21h, amanhã o horário de Brasília ficará como 20 horas, 59 minutos e 59 segundos por dois segundos.

(Agência Brasil).

sem comentário »

Morre Fagundes, volante do time do Imperatriz

0comentário

IMPERATRIZ – Vitima de acidente de trânsito na BR-010, em Governador Edison Lobão, morreu na madrugada desta segunda-feira (29), o volante Fagundes, do time do Imperatriz. O atleta de 26 anos pilotava uma motocicleta Bros que perdeu o controle e se chocou contra um carro.

O jogador estava se dirigindo de Imperatriz para o povoado Bananal, em Governador Edison Lobão quando se envolveu no acidente fatal.

Em atendimento a um pedido da diretoria do Imperatriz, a família permitiu que o corpo de Fagundes fosse velado por aproximadamente duas horas, na tarde desta segunda-feira(29), nas dependências do Estádio Frei Epifânio. Isso aconteceu, antes mesmo do corpo ser levado para Governador Edison Lobão.

“Eu o conhecia demais, era um grande amigo, a gente jogou junto vários anos, se concentrava junto, tomava cafe junto. Era um cara fora de serie que pegou todo mundo de surpresa hoje, uma coisa muito triste não só pra mim, mas para toda a minha família, os amigos da bola (…) partiu tao jovem, com 26 anos de idade”,  disse o atacante Lindoval.

No Estádio alguns jogadores se reuniram e rezaram um pai nosso. A oração foi encerrada com uma salva de palmas. Dentre os presentes estava o desportista e dirigente do Cavalo de Aço João Mauricio, o vice-prefeito Pastor Luís Porto, vários jogadores e os cronistas esportivos Chico do Vale, Carloto Junior e alguns torcedores.

“Queremos agradecer a compreensão da família que permitiu a vinda do corpo para o estádio para que os colegas dele e a torcida do Cavalo de Aço pudessem se despedir desse grande jogador”, disse um diretor do Imperatriz.

Outro diretor, Francisco de Assis Pereira disse que o time e o esporte maranhense, em geral, perdeu um grande jogador, um atleta disciplinado que tinha um grande potencial. Ele acrescentou que a diretoria vai prestar uma homenagem a Fagundes durante a apresentação do uniforme do time para a temporada, na próxima sexta-feira no Imperial Shopping.

Após a oração o corpo foi transladado para o povoado Bananal onde o velório terá continuidade ate a manha desta terça-feira (30), quando sera realizado o enterro no cemitério do Bananal.

O local do velório, que seria a casa da família, foi trocado pela igreja católica do Bananal em razão do espaço ser maior.

HISTÓRICO

Apesar de jovem, Fagundes Soares da Silva, possuía um currículo interessante como o bicampeonato maranhense, pelo JV Lideral em 2009 e pelo Cavalo de Aço em 2015, além de passagens por um time do interior de São Paulo e Minas Gerais.

Fagundes começou no futebol na Escolinha do Marwel, ainda, criança. Cedido pelo presidente e técnico do Marwel, Jose Moreira Silva, ao JV Lideral ele acabou sendo emprestado ao Marilia Futebol Clube e participou da Copa São Paulo de Futebol Juniores, pelo  “azulão”.

Fagundes, ainda, foi profissionalizado no JV Lideral e em 2009 foi campeão pelo “Trator do Camaçari”.  Ele teve passagens pelo  Santa Quitéria, Balsas,  Santo André (SP) e Patrocinense (MG).

NOTA SOBRE ACIDENTE

A Policia Rodoviária Federal divulgou nota no inicio da tarde sobre o acidente no qual o jogador Fagundes acabou perdendo a vida.   “As primeiras informações  dao conta que o condutor Fagundes  estaria sob efeito bebida alcoólica, o que esta sendo averiguado pelo IML”, diz trecho da nota que em outro ponto que o tipo de acidente foi Colisão traseira e a causa a falta de atenção e não guardar distancia de segurança e o condutor do carro evadiu-se do local.

sem comentário »

Incêndio e demolição de loja

0comentário

Depois de muita expectativa, o trabalho de demolição dos escombros do prédio da loja de peças e acessórios para bicicleta e motos que pegou fogo na quinta-feira (18/06), foi concluído com sucesso na tarde desse domingo (28).

A retirada dos entulhos será feita pela rua Urbano Santos e a previsão e a Avenida Ceará, no quarteirão onde ficava a loja, foi liberado para o trafego de veículos, ainda, na tarde deste domingo (28). Veja fotos:

Com prédio da loja de peças para bicicletas e motos ou o que restou dele, demolido finalmente a Avenida Ceará vai ser liberada para o tráfego. Foto: Divulgação/ Chico do Planalto da Defesa Civil.

Com prédio da loja de peças para bicicletas e motos ou o que restou dele, demolido finalmente a Avenida Ceará vai ser liberada para o tráfego. Foto: Divulgação/ Chico do Planalto da Defesa Civil.

Trabalho de demolição foi realizado no sábado e domingo (27 e 28/06) respectivamente. Foto: Divulgação/ Chico do Planalto.

Trabalho de demolição foi realizado no sábado e domingo (27 e 28/06) respectivamente. Foto: Divulgação/ Chico do Planalto.

Bombeiros durante a operação rescaldo, na manhã desta sexta-feira('19). Foto: Imirante Imperatriz

Bombeiros durante a operação rescaldo, na manhã desta sexta-feira(’19). Foto: Imirante Imperatriz

Bombeiros e Defesa Civil discutem sobre demolição do prédio. Foto: Imirante Imperatridz.

Bombeiros e Defesa Civil discutem sobre demolição do prédio. Foto: Imirante Imperatridz.

Escada Magirus foi providencial no atendimento da ocorrência de incêndio na Pedal Leve. Foto: Imitante Imperatriz.

Escada Magirus foi providencial no atendimento da ocorrência de incêndio na Pedal Leve. Foto: Imitante Imperatriz.

sem comentário »

Funcionamento de órgãos públicos nesta segunda(29)

0comentário

IMPERATRIZ – Todas as audiências programadas para esta segunda-feira (29), Dia de São Pedro, no Poder Judiciário e Ministério Público Estadual foram adiadas. A medida se dá em razão de essas instituições ( outras) terem sua chefia na capital, São Luis, onde se comemora hoje o Dia de São Pedro.

Em nota a Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e no Fórum Eleitoral da capital explica que em virtude do feriado municipal em comemoração a São Pedro, todas as atividade na Secretaria e no Fórum Eleitoral estão suspensas.  A exceção são as atividades em que houver inadiável necessidade de serviço. Isso vale para outras instituições que têm em São Luis a sua chefia.

A determinação consta na Portaria n.º 10/2015 do TRE-MA, de 6 de janeiro.

Em Imperatriz os católicos reverenciam São Pedro, mas a data não é feriado. Com isso, prefeitura, Câmara de Vereadores, entre outros, funcionam normalmente nesta segunda-feira.

sem comentário »

Aprovado o piso salarial de radialistas

0comentário

BRASÍLIA -A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira, 18, o Projeto de Lei 3982/12, que assegura aos radialistas piso salarial anual, estipulado em convenção ou acordo coletivo de trabalho. Como a proposta tramita em caráter conclusivo, segue diretamente para o Senado, a não ser que se apresente recurso para votação no Plenário.

O texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, que tornou mais genéricas as normas estabelecidas pelo projeto do deputado Andre Moura (PSC-SE).

O projeto original estabelece piso nacional de R$ 2.488 para os radialistas, com carga horária semanal de trabalho de 30 horas. No entanto, a Comissão de Trabalho avaliou que esse valor não leva em conta as diferenças regionais e quer impor a cidades de pequeno e médio porte o custo de metrópoles.

O relator da proposta, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), apresentou parecer favorável à proposta e lembrou que os diferentes setores de atividades dos radialistas contemplam diversas jornadas de trabalho, em emissoras de diferentes portes e naturezas. ( Agência Câmara Notícias/ Divulgação).

sem comentário »

Delegado Assis Ramos confirma convite do PRB

0comentário
Delegado Assis Ramos durante fala na tribuna durante homenagem que recebeu da Câmara de Vereadores de Imperatriz. Foto: Divulgação/ WhatsApp.

Delegado Assis Ramos durante fala na tribuna durante homenagem que recebeu da Câmara de Vereadores de Imperatriz. Foto: Divulgação/ WhatsApp.

IMPERATRIZ – O bom trabalho como delegado regional de Imperatriz continua rendendo bons frutos ao delegado Francisco de Assis Ramos, atualmente respondendo pela Delegacia Regional de Açailândia.

Com a aproximação das eleições 2o16 os partidos políticos começam a preparar seus nomes para disputar vagas nas Câmaras de Vereadores e prefeituras e a novidade é que o delegado Assis Ramos foi convidado formalmente para ingressar no mundo da política com a possibilidade de ser candidato a prefeito de Imperatriz.

Em contato com a reportagem o próprio delegado Assis Ramos admitiu que recebeu o convite do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e se disse surpreso com a lembrança. No entanto disse ter agradecido e que pretende continuar como profissional de segurança pública.

Leia o que disse o delegado sobre o assunto, em resposta a contato da reportagem por meio do aplicativo de WhatsApp:

Amigo João Rodrigues, não posso omitir tal informação para você, pois tenho uma consideração a sua pessoa  e ao seu trabalho.

De fato, fui convidado por políticos da região para me candidatar a prefeito de Imperatriz, de fato tive um encontro com o Cleber Verde (Deputado Federal). mas não sou candidato nem sequer sou filiado ao PRB ou a qualquer outro partido.

Quanto a ser candidato a prefeito de Imperatriz é uma coisa seríssima, pois envolve minha família e meu trabalho, as duas coisas mais importantes de minha vida. Acrescento que se trata de ser candidato da segunda maior cidade do Estado do Maranhão, sendo a mais importante do interior.

Confesso que fiquei surpreso com a proposta e muito mais, ainda, com a aceitação de meu nome manifestada nas redes sociais. Só tenho a agradecer a população de Imperatriz pela confiança e carinho.

sem comentário »

Vereadores entram em recesso dia 30 de junho

0comentário
Câmara de Imperatriz durante a abertura dos trabalhos na terça-feira-4. Foto: João Rodrigues.

Câmara de Imperatriz durante a abertura dos trabalhos na terça-feira-4. Foto: João Rodrigues.

IMPERATRIZ – A Assessoria de Imprensa confirmou que a próxima terça-feira (30) a Câmara de Vereadores de Imperatriz entra em recesso parlamentar. As atividades do semestre serão encerradas com uma sessão solene da qual deverão participar diversas autoridades, inclusive o prefeito Sebastião Madeira.

A diretoria está providenciando um relatório de projeto de lei, projetos de decreto legislativo e Indicações aprovadas. Também serão divulgadas ações como a quantidade de tribunas populares realizadas e as sessões de audiência pública.

A divulgação dos dados é uma especie de prestação de contas do Poder Legislativo com a população. No entanto esse é o esforço máximo que a mesa diretora faz, em especial com a imprensa, poderia ser ampliado ou otimizado com a divulgação de dados como a frequência/ assiduidade dos vereadores e projetos inteiros aos jornalistas. Atualmente  é fornecida apenas a pauta.

Essa, também, é uma boa oportunidade para a mesa diretora  melhorar essa transparência e fornecer matérias como o Estatuto do Servidor e o Plano de Cargos e Salários dos Servidores.

sem comentário »

Brasil eliminado da Copa América

0comentário
Dunga, após a partida alegou em entrevista coletiva que parte do elenco jogou sem condições físicas adequadas. Foto: Reprodução/ Internet.

Dunga, após a partida alegou em entrevista coletiva que parte do elenco jogou sem condições físicas adequadas. Foto: Reprodução/ Internet.

A Seleção Brasileira perdeu por 4 a 3, nas cobranças de pênaltis, para o Paraguai e foi eliminada da Copa América 2015.

A eliminação é um repeteco do que aconteceu há quatro anos, na mesma competição, para o mesmo Paraguai.

O time comandado por Dunga mandou em boa parte do primeiro tempo, embora com algumas descidas pelas pontas, e abriu o placar com Robinho (14 minutos do primeiro tempo) após cruzamento de Daniel Alves.

O placar dava uma certa tranquilidade para o Brasil, mas curiosamente, também, não parecia incomodado com o placar e aguardava o melhor momento. E ele veio aos aos 24 minutos da etapa final quando numa bola cruzada na área o zagueiro Thiago Silva meteu a mão na bola.  O pênalti foi infantil, mas Derlis González  não tinha nada a ver com isso e bateu e converteu: 1 a 1.

Depois do empate o Paraguai melhorou e chegou com perigo a área brasileira. Na melhor jogada da etapa final, após o empate, um lançamento da intermediária era perfeito para Robinho, mas ele se enrolou e pegou com mão. Depois disso o jogo ficou morno.

O Paraguai já demostrava satisfeito com os pênaltis. Nas cobrança era possível ver os jogadores brasileiros incrédulos com a oportunidade de ter faturado a partida e ter que encarar os pênaltis. Estava escrito, ou melhor, foi mantida a escrita: de novo deu Paraguai.

Éverton Ribeiro e Douglas Costa desperdiçaram para o Brasil. Do lado paraguaio Roque Santa Cruz chutou para fora, mas Derlis González, mais uma vez ele, não desperdiçou e sacramentou a vitória: 4 a 3. Adeus Copa América.

O Paraguai vai pegar a Argentina na Terça-feira. A outra partida das semifinais será Chile e Venezuela.

Após a partida Dunga disse à imprensa que quinze jogadores jogaram sem as condições físicas ideais porque tiveram virose.

Mais uma vez, faltou futebol, sobrou vergonha! E agora, o próximo compromisso da Seleção Brasileira será nas eliminatórias da Copa do Mundo, em outubro deste ano. Será se até lá vamos ter uma Seleção com futebol convincente e de resultados?

Vale lembrar que, entre os efeitos dessa eliminação, está o fato de que a Seleção Brasileira ficará de fora da Copa das Confederações pela primeira vez. Nas últimas três edições o Brasil venceu esse torneio que terá sua próxima edição em 2017 na Russia. A única vaga seria para o vencedor da Copa América.

sem comentário »

Mudança no financiamento do Fies

0comentário

BRASÍLIA – O limite de renda para contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passará para 2,5 salários mínimos por pessoa, segundo nota conjunta divulgada pelos  ministérios da Educação (MEC) e do  Planejamento, Orçamento e Gestão.

Ele equivale, em valores atuais, a R$ 1.970. Atualmente, o limite é uma renda bruta de 20 salários mínimos, R$ 15.760, por família. De acordo com a nota, o Fies continuará abrangente, uma vez que 90% das famílias brasileiras estão dentro dessa faixa de renda.

O percentual do financiamento também será definido de acordo com a renda. Os dois ministérios esclarecem que, na regra anterior, determinava-se um percentual de financiamento da mensalidade em função do comprometimento e das faixas de renda da família.

“No Novo Fies, será estabelecida uma alíquota fixa de comprometimento de renda per capita da família. Com isso, o valor a ser pago pelo aluno será determinado a cada ano, respeitando a capacidade de pagamento de cada faixa salarial. Ou seja, as famílias com nível de renda menor, pagarão um valor menor, independente do curso financiado”.

Algumas regras do novo Fies foram adiantadas pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Os juros passarão dos atuais 3,4% para 6,5%. A oferta de vagas vai priorizar os cursos com conceitos 4 e 5 nas avaliações do MEC, sendo um quarto das vagas nos cursos conceito 5, o máximo.

A nota acrescenta que aumentarão também os juros que aluno paga trimestralmente ainda durante o curso. Atualmente, essa taxa é de até R$ 50. O novo valor vai até R$ 250. O prazo de carência para pagar o financiamento que era de três vezes a duração do curso e mais 12 meses, passará para três vezes a duração do curso, sem os 12 meses extras.

As regras valerão para os novos contratos do Fies. O edital com as datas e os detalhes sobre a inscrição deverá ser divulgado no dia 3 de julho. Serão ofertadas 61,5 mil novas vagas. Para as próximas edições do Fies, elas serão definidas com antecedência pelo Conselho Consultivo Interministerial.

Atualmente, mais de 2,1 milhões de estudantes de instituições de educação superior privadas utilizam-se do financiamento para cursar o ensino superior.

(Agência Brasil/ Divulgação).

sem comentário »

Maranhão registra aumento em abate de bovinos

0comentário

MARANHÃO – Aumentou o abate de bovinos nos Estados do Maranhão e Pará nos primeiros meses do ano, segundo dados da Pesquisa Trimestral de Abate de Animais, divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em relação a igual período de 2014.

Em âmbito geral no país o abate de bovinos caiu  7,7% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

A queda no ranking foi puxada por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e pelo Paraná.

Segundo o IBGE, nos três primeiros meses deste ano foram abatidas 7,73 milhões de cabeças de bovinos. Com informações da Agência Brasil.

sem comentário »