PEC do Diploma deve ser votada dia 7

0comentário

BRASÍLIA- Quem diria!  A Proposta de Emenda a Constituição nº 386/09, mas conhecida como “PEC do Diploma”, que se aprovada pode restabelece a exigência da formação superior para o exercício do jornalismo, poderá ser votada pela Câmara dos Deputados no Dia do Jornalista.

segundo o portal Comunique-se, após mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e dos sindicatos da classe, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da proposta na Casa, informou que o assunto será discutido em 7 de abril.

Segundo as entidades que fizeram recente ato em prol da matéria, a aprovação da PEC já conta com o apoio das bancadas de partidos como PMDB, PSOL e PPS.

“O jornalismo é garantidor da liberdade de expressão coletiva. É por meio dos jornalistas que a sociedade pode ter acesso à diversidade e pluralidade de opiniões”, disse a vice-presidente da Fenaj, Maria  José Braga.

sem comentário »

Imperatriz recebe Município em Foco, nesta sexta

0comentário
Imperatriz recebe projeto. Foto Divulgacao Assessoria

Imperatriz recebe projeto. Foto Divulgacao Assessoria

IMPERATRIZ – Imperatriz recebe nesta sexta-feira (27), prefeitos de vários municípios maranhenses e deputados federais, estaduais e representantes da Caixa Econômica Federal em mais uma edição do projeto “Município em Foco”. No evento, programado para iniciar as 8h não auditório do Aracati Officer, na rua Urbano Santos, Centro, gestores e políticos, em geral, pretendem discutir alternativas para vários problemas que atingem os municípios do Estado como a alocação de mais recursos públicos.

O “Município em Foco 2015”, é um projeto desenvolvido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com o objetivo de encontrar soluções para problemas do cotidiano das cidades e estabelecer uma agenda permanente de diálogo entre todos os agentes da classe política maranhense e de acompanhamento das proposições de interesse dos municípios que estão tramitando no Congresso Nacional.

Mais de  cem prefeitos, alguns deputados federais e senadores, confirmaram presença ao evento, segundo a coordenação.

Um tema que promete dominar a reunião será a palestra de representantes da Caixa Econômica Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), principalmente em razão do atual projeto de construção da Travessia Urbana de Imperatriz, um projeto que vem se arrastando há mais de um ano sem perspectivas concretas de realização.

A Famem é presidida pelo prefeito Gil Cutrim.

 

 

 

 

sem comentário »

Justiça manda prender PMs por desaparecimento de jovem

1comentário

IMPERATRIZ –Dois policiais militares lotados no 14º Batalhão da PM em João Lisboa, foram presos nessa quinta-feira (26), por determinação judicial no caso do desaparecimento do jovem João Filho Brito dos Santos, 21 anos.

Os militares, identificados como sendo o sargento Francisco de Assis Moraes Carneiro e cabo Luciano Mota Lago, ambos do 14º BPM estavam na barreira da PM, na  rodovia Pedro Neiva de Santana, na entrada de João Lisboa no dia do desaparecimento do rapaz, no dia 14 de fevereiro, o sábado de Carnaval.

Os dois policiais foram recolhidos as dependências do quartel onde estão à disposição da Justiça. O Mandado de Prisão foi expedido pelo juiz Glender Malheiros, a pedido do Ministério, ambos da cidade de João Lisboa.

 

1 comentário »

Morte de juiz comove a cidade de Imperatriz

0comentário

IMPERATRIZ -Familiares e amigos deram adeus, nesta quinta-feira (26), do juiz Armindo Nascimento Reis, 40 anos, que morreu na UTI de um hospital particular de Imperatriz cerca de um mês depois de ter sido internado em estado grave em decorrência de um acidente de trânsito no Centro. Armindo Reis foi diretor do Fórum de Justiça de Montes Altos e filho do desembargador aposentado do TJ-MA, Mário Reis.

A morte do magistrado foi anunciada no meio da manhã. Horas depois teve início ao velório na Associação Médica de Imperatriz, no Centro. Muitas pessoas compareceram para prestar solidariedade à familia.

O enterro foi no fim da tarde, também, desta quinta, no Cemitério Campo da Saudade, no bairro Santa Inês.

Pilotos e amigos do Clube de Motociclismo o qual Armindo Reis fez parte participaram do cortejo. As motos seguiram à frente do caminhão do Corpo de Bombeiros, que levou o caixão. O clima foi de muita comoção.

A corregedora da Justiça do Maranhão, desembargadora Nelma Sarney, manifestou seu pesar pelo falecimento do juiz Armindo Nascimento Reis. A corregedora está em Teresina, onde participa do Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça do Brasil, entidade da qual é presidente. O evento teve início na noite de quarta-feira (25) e segue até esta sexta. Durante a abertura, a corregedora, emocioanda, pediu ao colegiado um minuto de silêncio em homenagem e memória do juiz.

Nelma Sarney destacou a trajetória do juiz pelas comarcas onde ele passou, tendo sempre uma atuação destacada.

HISTÓRICO

O juiz Armindo Reis foi titular da Vara das Execuções Penais da comarca e diretor do Fórum de Justiça de Montes Altos. Ele ingressou na carreira da magistratura em 26 de novembro de 2001, na Comarca de Montes Altos.

O magistrado era filho do desembargador aposentado Mário Henrique Reis e irmão do também juiz Mário Henrique Mesquita Reis, titular da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha.

sem comentário »

Partido começa preparar eleição do diretório municipal

0comentário
Evento do PSDB foi realizado na Câmara de Vereadores de Imperatriz. Foto: Divulgação/ Claudir Porcínio.

Evento do PSDB foi realizado na Câmara de Vereadores de Imperatriz. Foto: Divulgação/ Claudir Porcínio.

IMPERATRIZ-MA: Realizada na noite dessa quarta-feira (25), no plenário da Câmara de Vereadores de Imperatriz, a filiação conjunta de filiados, o primeiro passo para a realização da eleição do Diretório Municipal do Partido da Social Democracia (PSDB), prevista para o dia 24 de abril.

Segundo o jornalista Elson Araújo, 180 pessoas, entre lideranças comunitárias, médicos, empresários e professores assinaram a ficha de filiação ao PSDB. Entre os nomes mais conhecidos estavam o médico Mário Cortez, a esposa dele, a empresária Glória Cortez, presidente da Ampare e o advogado Daniel Souza, atual secretário de Regulação Fundiária Urbana (Serf).

“Esta é uma festa da democracia em que reunimos pessoas de todas as classes, desde os líderes comunitários até médicos, empresários e professores”, argumentou Elson Araújo, que é secretário de Comunicação de Imperatriz.

Conforme Elson Araújo, o PSDB em Imperatriz possui aproximadamente dois mil filiados e seu Diretório Municipal é composto por 24 pessoas.

Em Imperatriz o PSDB é o partido da base da administração do prefeito Sebastião Madeira, que detém apoio da maioria dos 21 vereadores, inclusive o vice-presidente da “Casa”, Esmerhadson de Pinho, que deseja ser presidente do diretório da sigla. Madeira aposta na melhoria de seu governo para lançar, sem mêdo, o seu sucessor na prefeitura.

Novos filiados

Glória Cortez

Mário Cortez

Daniel Souza

Líderes comunitários Laudecyr (São José)e Miltão (Cafeteira).

Integrantes do Gupoo de Hip Hop do Filhos de Rei.

Luciano, da Banda Pilantropia.

Bispo Hermínio Martins.

Professor Ed Loyla.

sem comentário »

PF desarticula quadrilha de assaltantes de banco

0comentário
Armamento apreendido pela PF em operação. Foto: PF/Divulgação.

Armamento apreendido pela PF em operação. Foto: PF/Divulgação.

CAXIAS-MA: A Polícia Federal apreendeu em Caxias e municípios próximos, um arsenal e cumpriu três mandados de prisão, durante a segunda fase da Operação Canção do Exílio de combate a assaltos a banco no Estado do Maranhão. A ação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, se estendeu as cidades de Parnarama(MA) e São Pedro do Piauí (PI), onde foram cumpridos seis mandados de buscas e apreensão.

Foram apreendidos documentos, coletes balísticos, algemas, rádios de comunicação, munições de calibres variados e os seguintes armamentos: revólveres, pistolas, espingardas calibre 12 e espingarda tipo rifle.

A primeira fase dessa operação havia sido  realizada no dia 13/03, com o apoio da Polícia Militar de Gonçalves Dias(MA) e da Polícia Civil de Presidente Prudente(MA), quando foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, além da oitiva de um menor, também participante de assaltos.

A base de articulação da quadrilha era a cidade de Gonçalves Dias (MA), tendo sido apreendidos vários documentos, motos e veículos. Com as informações a Polícia Federal.

 

sem comentário »

Imagem do Dia – Riacho Santa Teresa em março de 2015

0comentário

IMPERATRIZ – Entra ano e sai ano e a ponte (bueiro) sobre o riacho Santa Teresa, na rua Amazonas com a rua Floriano Peixoto, na Nova Imperatriz não é reconstruído.  Para quem não lembra, há mais de dois anos o riacho transbordou e levou a ponte.

Dese então a área foi interditada pela Superintendência Municipal da Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura prometeu reconstruir a ponte, mas até agora nada. A placa fincada no local cita 180 dias, mas faz tempo que esse prazo acabou.

Depois de muito tempo de isolamento, há cerca de uma semana os moradores das proximidades construíram uma “pinguela”, nome como é chamado popularmente uma ponte improvisada de madeira. Vejam como era o local e como está.

Vejam fotos anteriores de 25 de dezembro de 2013

Vejam fotos do dia 23 de dezembro de 2013

Fotos: João Rodrigues.

RuaAmazonas1

RuaAmazonas2

RuaAmazonas3

RuaAmazonas4placa

comoeraantes1

comoeraantes

sem comentário »

Renúncia na direção da UFMA

0comentário
Perfil do jornalista Marcos Fábio Belo Matos, diretor da UFMA, em Imperatriz. Imagem/ Reprodução Facebook.

Perfil do jornalista Marcos Fábio Belo Matos, diretor da UFMA, em Imperatriz. Imagem/ Reprodução Facebook.

#Jornalismo       #UFMA       #Educação

sem comentário »

Vinícius Saldanha é o novo treinador do Imperatriz

0comentário
Vinícius Saldanha está de volta ao comando técnico do Cavalo de Aço. Foto: Reprodução/ Internet.

Vinícius Saldanha está de volta ao comando técnico do Cavalo de Aço. Foto: Reprodução/ Internet.

IMPERATRIZ – O treinador Vinícius Saldanha foi apresentado pela diretoria do Imperatriz como o novo comandante do time em substituição ao técnico Flávio Valentim.

Celinho Valentim, como é mais conhecido, deixou o time após três jogos em casa em que obteve um empate de duas derrotas, pontos que já poderiam ter assegurado a classificação do time as semifinais.

Saldanha assumiu o time com o discurso de que nada está perdido e Cavalo de Aço tem chances de se classificar, bastando que faça o “dever de casa”, contra o Cordino neste sábado e posteriormente vença o Araioses, na casa do adversário.

O retorno de Vinicius Saldanha surpreendeu, principalmente, alguns cronistas esportivos. O cronista Marcelo Rodrigues lembrou, em seu blog, que no ano passado o veterano treinador deixou o time e não saiu falando bem da diretoria do Cavalo de Aço.

O primeiro treino já foi nessa terça-feira (24), poucas horas após a apresentação oficial e o treino foi comandado pelo preparador físico Fábio Nogueira.

sem comentário »

Duas motocicletas são tomadas de assalto

0comentário

IMPERATRIZ- Numa demonstração de força, os bandidos voltaram a roubar motocicletas em Imperatriz. Duas foram tomadas de assalto nas últimas horas, uma, no fim da tarde, e outra no período da noite, dessa terça-feira (24).

Por volta das 21h bandidos levaram a mototaxi de prefixo 218, quando esta estava no setor conhecido como Lagoinha. Uma testemunha informou que o autor do roubo fugiu em direção a região da “Grande Cafeteira”.

No período da tarde dois homens em uma motocicleta Fan, de cor preta, tomaram de assalto a motocleta Bis, de cor branca, ainda, sem placa, de propriedade da filha do profissional de comunicação Jorge Braga, diagramador eletrônico do Jornal O Progresso.                                                                -

sem comentário »