Adeus Ariano Suassuna

0comentário

Da Agência Brasil

RECIFE- Morreu hoje (23), de parada cardíaca, o escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna. Ele estava internado, desde segunda-feira (21) no Real Hospital Português, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
Suassuna, que tinha 87 anos, morreu às 17h15, de parada cardíaca, provocada pela hipertensão intracraniana. A família ainda não informou os detalhes do funeral.

Nascido em João Pessoa, quando a capital paraibana ainda se chamava Nossa Senhora das Neves, em 1927,  ainda adolescente, Ariano Vilar Suassuna foi morar no Recife, onde terminou os estudos secundários e deixou seu nome marcado na cultura literatura brasileira, especialmente no teatro e na literatura.

Em 1946, na capital pernambucana, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco, junto com o amigo Hermilo Borba Filho. No ano seguinte, escreveu sua primeira peça teatral, Uma Mulher Vestida de Sol, seguida de Cantam as Harpas de Sião Os Homens de Barro. Em 1955, escreveu sua obra mais popular, Auto da Compadecida, que conta as aventuras de dois amigos, Chicó e João Grilo, no Nordeste brasileiro. A peça foi adaptada duas vezes para o cinema, em 1969 e 2000.

Suassuna continuou criando, escrevendo peças de teatro, romances e poesias. O Santo e a Porca, Farsa da Boa Preguiça e Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta são algumas das dezenas de obras dele. A maioria delas foi traduzida para outros idiomas, como francês, alemão, espanhol, inglês e holandês. Em 1989, passou a ocupar a Cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras.

Carismático, Suassuna esbanjou simpatia por onde passou. Mais recentemente, apresentou sua “aula-espetáculo” por todo o Brasil, onde ensinou formas de arte para o público e mostrou a riqueza da cultura do país, contando histórias, “causos” e piadas. Suassuna mostrou ao povo brasileiro como ele é inventivo, engraçado, esperto e interessante e provou que não existe nada do lado de lá das fronteiras que possamos invejar.

Em uma de suas últimas passagens por Brasília, Suassuna encerrou a aula-espetáculo valorizando, não sua obra, mas a de outro brasileiro. O escritor citou o filósofo Matias Aires como exemplo da qualidade nacional, mas também como um resumo da sua própria trajetória, “e da de todos nós”, neste mundo.

“Quem são os homens mais do que a aparência de teatro? A vaidade e a fortuna governam a farsa desta vida. Ninguém escolhe o seu papel, cada um recebe o que lhe dão. Aquele que sai sem fausto, nem cortejo, e que logo no rosto indica que é sujeito à dor, à aflição, à miséria, esse é o que representa o papel de homem. A morte, que está de sentinela, em uma das mãos segura o relógio do tempo. Na outra, a foice fatal. E, com esta, em um só golpe, certeiro e inevitável, dá fim à tragédia, fecha a cortina e desaparece”, disse, então, Ariano Suassuna.

sem comentário »

UFMA divulga segunda Lista de Espera do Sisu

0comentário

IMPERATRIZ-  A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Proen) divulgou às 18h47, desta quarta-feira (23), a segunda Lista de Convocação dos Candidatos para Matrícula, da Lista de Espera, SiSU 2014.2.

Os convocados terão o prazo de dois dias (24 e 25) para comparecer aos campi da instituição de ensino munido de documentos pessoais e certificado de conclusão do Ensino Médio para confirmar o interesse pela vaga.

A terceira Lista de Espera deverá ser publicada no dia seguinte ao fim do prazo de matrículas desta lista divulgada hoje.

Veja a segunda Lista de Espera do Sisu 2014.2

 

sem comentário »

Imagem do Dia

0comentário
Em greve, por reajuste salarial e melhores condições de trabalho, há 80 dias, professores municipais ocuparam sede da Prefeitura de Imperatriz (MA) nesta quarta(23). Foto: Imirante Imperatriz.

Em greve, por reajuste salarial e melhores condições de trabalho, há 80 dias, professores municipais ocuparam sede da Prefeitura de Imperatriz (MA) nesta quarta(23). Foto: Imirante Imperatriz.

sem comentário »

Estacionamento do aeroporto de Imperatriz

0comentário
Foto: João Rodrigues

Depois de muita espera, finalmente o Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, ganhou um novo estacionamento. Isso vai melhoar a vida de quem acessa o aeroporto diariamente, mas nem tanto. Foto feita recentemente.Foto: João Rodrigues

sem comentário »

Piora saúde de Ariano Suassuna

0comentário

RECIFE- O estado de saúde do escritor Ariano Suassuna piorou e agora é considerado instável, segundo boletim médico divulgado na noite de hoje (22) pelo Real Hospital Português, do Recife, onde está internado.

Suassuna permanece em coma, respirando com a ajuda de aparelhos. De acordo com o boletim, houve agravamento do quadro de saúde do escritor, que apresenta queda na pressão arterial e a pressão intracraniana está elevada.

Suassuna passou mal em casa, na noite de ontem (21), e foi levado ao hospital por volta das 20h, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Às 23h, terminou a cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, o escritor está internado na UTI Neurológica, sem previsão de alta.

No ano passado, o escritor sofreu um infarto, e dois dias depois de receber alta, deu entrada novamente no hospital por causa de um aneurisma cerebral.

Na última sexta-feira (18), Ariano Suassuna participou de uma aula-espetáculo, no Festival de Inverno de Garanhuns, no agreste pernambucano

O escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, 87 anos, nasceu na Paraíba, mas mora no Recife. É autor de peças teatrais, como O Auto da Compadecida, e de romances, como A Pedra do Reino.

(Agência Brasil).

sem comentário »

Cooperação internacional pela educação

0comentário

SÃO LUÍS – A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) aderiu, nesta terça-feira (22), a dois convênios com o Fundo Newton, uma cooperação internacional entre Brasil e Reino Unido, que vai possibilitar aos pesquisadores maranhenses intercâmbio em universidades inglesas com o auxílio financeiro aos projetos de pesquisa.

A assinatura aconteceu durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), que acontece em Rio Branco (AC), cidade que sedia também, até dia 27 deste mês, a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento que conta com a participação do Governo do Maranhão, por meio da Fapema.

Segundo explicou a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, os convênios preveem o lançamento de dois editais, sendo um voltado para a cooperação internacional em missões de curta duração e o outro, destinado a ações conjuntas no Brasil e no Reino Unido. A previsão é que os dois editais sejam lançados já no mês de agosto. A presidente destacou que a ação representa a internacionalização do que está sendo feito no Estado nesta área.

“É o Maranhão buscando novas fronteiras. Conseguimos estimular e fazer crescer a pesquisa dentro do estado, as cooperações nacionais e agora estamos fortalecendo a globalização das atividades de ciência e tecnologia a partir dessas cooperações internacionais que visam estimular a formação de recursos humanos e também abrir novas fronteiras para pesquisa cientifica e tecnológica no estado”, destacou Rosane Guerra. Ela acrescentou  que  no início desta no a Fapema já havia firmado convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que vai injetar recursos no valor de R$ 31,2 milhões nas atividades de ciência, tecnologia e inovação no Maranhão. ( Governo do Estado).

sem comentário »

Candidatos nas eleições de 2014

0comentário

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou hoje (21) no sistema de registro de candidaturas das eleições os nomes de todas as pessoas que pediram registro para concorrer ao pleito. De acordo com o levantamento, 24,9 mil candidatos devem disputar vagas de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da República. O número inclui suplentes de senador e vices aos governos estaduais e à Presidência da República.

Segundo informações do DivulgaCand, sistema do TSE que centraliza as candidaturas, o número maior de candidatos é para o cargo de deputado estadual (16,2 mil). Para deputado federal, são 6,7 mil.

No Distrito Federal foram registradas mil candidaturas ao cargo de deputado distrital e 181 candidaturas foram recebidas para senador, primeiro e segundo suplentes. Nos estados, são 171 candidatos a governador e vice. Onze candidatos vão disputar as vagas de presidente da República e 11, de vice-presidente.

Em outubro estarão em disputa 1.059 vagas para deputado estadual. Na Câmara dos Deputados serão eleitos 513. Vinte e sete (um terço) das 81 cadeiras no Senado estão em disputa. A Casa renova alternadamente a cada eleição um terço e dois terços dos parlamentares. Para deputado distrital, são 24 cadeiras.

O número poderá ser atualizado até o dia da eleição, pois os pedidos de registro ainda serão julgados pelos juízes eleitorais e novas informações devem ser recebidas nos tribunais regionais eleitorais.  Após a decisão da Justiça Eleitoral, os candidatos estão aptos a concorrer. Além disso, as coligações podem mudar os candidatos que escolheram.

A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se as formalidades foram cumpridas.

Até o momento, o MPE já impugnou 1.850 registros de candidaturas às eleições em todo o país. Cerca de 20% (367) foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça. O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final, previsto para o fim deste mês.

Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, além de não se enquadrar na Lei da Ficha Limpa, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

O primeiro turno do pleito deste ano será em 5 de outubro. O segundo está marcado para o dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado não obtiver 51% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

(Agência Brasil).

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“País que não valoriza médicos, professores e policiais precisa realmente ser repensado”.

(Fausto Silva, apresentador de TV em programa desse domingo(20).)

sem comentário »

Acidentes em rodovias da Região Tocantina

0comentário
Descontrolo, automóvel saiu da pista a cerca de 1 km da sede de Montes Altos. Foto: Aldo Manoel/ Divulgação

Descontrolo, automóvel saiu da pista a cerca de 1 km da sede de Montes Altos. Foto: Aldo Manoel/ Divulgação

MONTES ALTOS – Quatro acidentes automobilísticos foram registrados nas últimas 48 horas na MA-280 e estradas secundárias na região de Montes Altos, município distante 65 km de Imperatriz.

Três sinistros resultaram em danos materiais e feridos leves e num deles um vereador teria morrido, mas essa informação não foi confirmada pelas autoridades.

Por volta das 5h30 desse sábado (19),  um automóvel tombou na MA- 280  a 1 km e chegar na sede de Montes Atos.

Partcipantes da cavalgada de Montes Altos se depararam com veículo acidentado. Foto: Aldo Manoel.

Partcipantes da cavalgada de Montes Altos se depararam com veículo acidentado. Foto: Aldo Manoel.

De acordo com populares, o motorista perdeu o controle da direção ao fazer um desvio.

Nesse carro estavam três pessoas que foram socorridas e levadas ao Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão). A ocorrência não foi registrada na Delegacia de Polícia de Montes Altos.

Na estrada de acesso ao Assentamento Palmares, ainda em Montes Altos,  também, foi registrado um acidente.

Nas redes sociais (principalmente grupos de WhatsApps) correu a notícia de que um vereador de Governador Edison Lobão teria morrido nesse acidente, mas o Instituto Médico Legal(IML) e a polícia não confirmaram. Em contato com autoridades nenhuma delas confirmou o caso da suposta morte do vereador.

Na madrugada de sexta-feira foram registrados o tombamento de uma Savero, próximo a entrada do balneário “Porão” e , também, uma camionete D-20 na mesma região, mas com danos materiais.

sem comentário »

Imperatriz sem Plano de Gerenciamento Costeiro

0comentário

IMPERATRIZ – A vazante do Rio Tocantins nos últimos dias fez surgir os bancos de areia popularmente chamados de praia.

O ressurgimento da Praia do Cacau em Imperatriz, e começou a atrair banhistas esta semana e deverá ser o point neste domingo(20), mesmo sem qualquer infraestrutura e segurança.

Oficialmente a Praia do Cacau não existe, em razão da falta do Plano de Gerenciamento Costeiro. Ainda no dia 8 de maio o comando da Agência Fluvial da Marinha sediada em Imperatriz  pediu uma audiência na Câmara de Vereadores para colocar a necessidade de criação desse plano e alertar que a responsabilidade é da prefeitura e dos vereadores.

A proposta não foi apresentada devido a um acidente com um carro da agência fluvial. Depois disso, outra data não foi agendada. Caso não ocorra imprevistos, a expectativa é que essa proposta seja apresentada na Câmara pelo comandante da Agência Fluvial, capitão-tenente Raimundo Ribeiro Sampaio neste segundo semestre.

O comandante explicou que a cidade já deveria ter criado esse Pano de Gerenciamento Costeiro que tem por base a  Lei Federal nº 7.661/88.

“Essa lei vai dizer para os banhista e para a sociedade em geral onde é praia, ode é porto. Então esses perímetros serão dentro dessa lei e definindo responsabilidades, porque definido em lei fica bem melhor para a gente”, justificou o comandante Sampaio em entrevista ao Jornal O Estado do Maranhão.
Caso seja criado e aprovado, o plano vai possibilitar que a Marinha e o município firmem parceria que vai refletir numa fiscalização ampla sobre o tráfego aquaviário.

sem comentário »