Comissão Nacional da Verdade retorna a Porto Franco

0comentário

BRASÍLIA – Neste sábado, 30 de agosto, a Comissão Nacional da Verdade vai ao Maranhão apresentar, em Porto Franco, no dia 31 (domingo), a partir das 14h, na Loja Maçônica Tiradentes 18 (rua Teixeira de Freitas, 118, Centro, Porto Franco-MA), o resultado da análise pericial de restos mortais sepultados no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, em 21 de agosto de 1971.

Os restos mortais seriam do sapateiro e líder comunista maranhense Epaminondas Gomes de Oliveira, nascido em Pastos Bons, em 1902.

Epaminondas foi preso em um garimpo paraense, em 7 de agosto de 1971, durante a Operação Mesopotâmia, realizada para prender lideranças políticas da oposição na região do Bico do Papagaio (divisa tríplice entre Pará, Tocantins, então Goiás, e o Maranhão), com o objetivo de tentar detectar focos guerrilheiros na região.

Segundo depoimentos colhidos pela CNV, após ter sido torturado numa área do DNER localizada na estrada entre Porto Franco, onde vivia, e Imperatriz, ambas no MA, Epaminondas foi levado a Brasília, onde permaneceu preso, foi novamente torturado, e morreu, no dia 20 de agosto de 1971, aos 68 anos, sob a custódia do Exército, no antigo Hospital de Guarnição de Brasília, atual Hospital Militar de Área de Brasília.

Ao todo, a CNV colheu 41 depoimentos sobre o caso Epaminondas e a Operação Mesopotâmia em Brasília, no Maranhão e em Tocantins.

Ao todo, a CNV colheu 41 depoimentos, 27 deles no Maranhão, sobre o caso Epaminondas e a Operação Mesopotâmia. Também foram colhidos testemunhos em Brasília e em Tocantins.

Não há informações que comprovem a participação de Epaminondas e de outros militantes comunistas de Porto Franco (MA) e da vizinha Tocantinópolis (TO) com a guerrilha.

O único elo de ligação é que, em virtude de sua militância, Epaminondas e seu grupo teriam intermediado com o Partido Comunista a instalação em Porto Franco do médico João Carlos Haas Sobrinho, desaparecido na Guerrilha do Araguaia, que antes de engajar-se na luta armada viveu 20 meses na cidade, onde atuou como cirurgião.

A audiência de Porto Franco, Maranhão, será precedida por uma audiência em Brasília, na tarde desta sexta-feira (29 de agosto). O evento será transmitido ao vivo pela internet, no site da CNV: www.cnv.gov.br/aovivo

EXUMAÇÃO EM 2013 – Os restos mortais que podem ser de Epaminondas Gomes de Oliveira foram exumados, a pedido da CNV, em 24 de setembro de 2013, por equipe da Seção de Antropologia do Instituto Médico Legal de Brasília, que possui convênio com a Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP).

A CNV decidiu pedir a exumação após ter tido acesso a uma carta enviada pelo Exército em 1971 à família, indicando que Epaminondas havia morrido em Brasília, mas que seu corpo só poderia ser exumado depois de cinco anos.

O documento informava, inclusive, o local de sepultamento e as coordenadas no cemitério Campo da Esperança.

Em diligência realizada no cemitério, consultando os arquivos, a CNV constatou que Epaminondas não teria sido enterrado no lote informado na carta enviada à família.

Não se sabe se houve um equívoco ou a intenção de ocultar a informação dos familiares que, temerosos, decidiram não tentar a exumação antes, mas apoiaram desde o início a investigação da CNV, fornecendo fotos do sapateiro e outros dados importantes para os exames que foram realizados posteriormente.

Além do resultado pericial, a CNV apresentará relatório preliminar de pesquisa sobre o caso Epaminondas e a Operação Mesopotâmia.

A apresentação dos resultados do trabalho será conduzida pelo pesquisador da CNV, Daniel Lerner, responsável pelo tema. Também estará presente o médico legista Aluísio Trindade Filho, um dos responsáveis pela perícia. Filhos, netos e demais familiares de Epaminondas estarão presentes.

( Texto: Assessoria/Comissão Nacional da Verdade).

 

sem comentário »

Imagem do Dia – Cheia Rio Tocantins

0comentário
Praia do Cacau, em Imperatriz (MA), na quarta-feira (28). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

Praia do Cacau, em Imperatriz (MA), na quarta-feira (27). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

Praia do Cacau, na tarde desta quinta-feira (28). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

Praia do Cacau, na tarde desta quinta-feira (28). Foto: Francisco das Chagas/ Defesa Civil.

sem comentário »

Tribuna Popular condena violência

0comentário

IMPERATRIZ – A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (27) foi rápida, como vem ocorrendo há cerca de duas semanas.

Após a abertura dos trabalhos a mesa diretora abriu espaço para uma Tribuna Popular com uma representante da Igreja Adventista do 7º Dia sobre o projeto denominado “Quebrando o Silêncio”, que tem por objetivo alertar a sociedade sobre a importância do combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. Como parte de projetos sociais da igreja, também está sendo realizada a campanha de doação de sangue “Vida por Vidas”.

A apresentação do projeto na Tribuna Popular foi solicitada pela vereadora Caetana Frazão.

A pauta do dia chegou a ser impressa e distribuída aos jornalistas que cobrem as atividades da Câmara, mas esta nem chegou a ser apreciada.

Nessa pauta estavam a apresentação e encaminhamento às Comissões técnicas de um projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Enoc Serafim, que propõe a outorga de um titulo de Cidadão Imperatrizense a professora Cleres Carvalho e a Indicação do vereador José Rodrigues da Silva (Zé da Farmácia) sobre a instalação de um cruzamento semafórico na rua Alagoas com Benedito Leite, setor do Mercadinho.

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“Vencer a si próprio é a maior das vitórias”

(Platão).

sem comentário »

Sargento da PM é ferido em assalto

0comentário

IMPERATRIZ –MA:  Baleado por assaltantes na tarde desta terça-feira (26), o sargento da PM Edinaldo, continua internado no Hospital Municipal (Socorrão), onde foi submetido a intervenção cirúrgica e tem quadro estável. Ele não corre o risco de morte.

De folga de suas atividades policiais, o sargento estava trabalhando como segurança na Óticas Real, no Centro, quando três pessoas, um mulher e dois homens assaltaram o estabelecimento.

Durante a ação criminosa um dos bandidos atirou contra o militar e o feriu com três tiros de revólver, sendo no abdômen e braços.

Os bandidos fugiram em um automóvel Gol levando uma pistola de propriedade do policial.

O comandante do 3º BPM, tenente-coronel, Markus Lima acompanhou a ocorrência de perto.

Durante estada no local, o comandante confirmou que a mulher tentou distrair os funcionários ao pedir para ver algumas jóias, enquanto os homens executaram o roubo. Não foi informado sobre o valor do roubo.

Os bandidos fugiram num automóvel Gol, de cor cinza ou prata, que estava perto da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa esperando para dar cobertura. Policiais militares fizeram rondas, com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), mas não conseguiram prender nenhum dos assaltantes. Um dos bandidos já foi identificado pela PM.

sem comentário »

Ibope: Dilma lidera, Marina encosta e Aécio é o 3º

0comentário

BRASÍLIA- Pesquisa Ibope divulgada hoje (26) mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com 34% das intenções de voto para presidente da República.

A candidata pelo PSB, Marina Silva, aparece com 29% das intenções e Aécio Neves (PSDB) tem 19% das intenções. Os dados foram divulgados pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, que encomendaram a pesquisa.

De acordo com a pesquisa, em um segundo turno com Dilma, a candidata Marina Silva, que entrou recentemente na corrida presidencial, sairia vencedora.

Os candidatos Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) marcaram cada um 1% das intenções de voto estimuladas. Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos 1%. Votos nulos ou brancos somam 7% e são 8% os indecisos.

Nas simulações de segundo turno, Marina seria eleita com 45%, contra 36% de Dilma. Há 11% de indecisos e 9% anulariam. Contra Aécio, Dilma seria reeleita com 41% das intenções de voto, contra 35% do candidato tucano.

Os indecisos somam 12%, a mesma porcentagem dos que anulariam os votos. O instituto não fez simulação de um segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

Em pesquisa espontânea, quando se pergunta a intenção de voto do eleitor sem mostrar a lista com os nomes dos candidatos, Dilma tem 27% dos votos, Marina chega a 18% e Aécio tem 12%.

O número de eleitores indecisos passa de 43% para 28%, em relação à pesquisa anterior do Ibope, do dia 6 de agosto.

Marina tem a menor rejeição, 10%. Dilma tem 36% e Aécio, 18%. Pastor Everaldo tem 14% de rejeição e Zé Maria, 11%. Os demais candidatos têm menos de 10% de rejeição.

A avaliação do governo Dilma foi considerada ótima ou boa por 34% dos entrevistados. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo foram 27%. Os que responderam regular somam 36%. E 2% não souberam responder.

O nível de confiança da pesquisa é 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Ibope fez 2.506 entrevistas, entre os dias 23 e 25 de agosto, em 175 municípios de todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR428/2014.

(Agência Brasil).

sem comentário »

Sisu 2014.2: sétima Lista de Espera

0comentário

IMPERATRIZ- MA: Divulgado o edital com os classificados da Sétima Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2014.2).

Os selecionados terão dois dias para fazer a confirmação de interesse: quinta-feira (28) e sexta-feira (29).  As vagas são para os campi de Imperatriz, Chapadinha, Pinheiro e Campus do Bacanga.

Veja a lista.

sem comentário »

Justiça indisponibiliza bens de ex-prefeito

0comentário

 CGJ-MA/Divulgação

SÃO LUÍS- Em sentença assinada no último dia 20, o juiz Glender Malheiros, titular da 1ª Vara da Comarca de João Lisboa, condenou o ex-prefeito do município, Francisco Alves de Holanda, pelos crimes de improbidade administrativa de fragmentação de despesas com dispensa indevida de licitação, concessão de diárias para si e para terceiros sem autorização legal ou regulamentar, e aplicação de percentual a menor na educação e saúde.

Além da perda dos direitos políticos por cinco anos e da proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo mesmo prazo, o magistrado determina ainda na sentença a indisponibilidade dos bens do ex-gestor no limite de R$ 400 mil (valor aproximado do somatório das condenações) para garantir eventual ressarcimento ao erário público. A indisponibilidade dos referidos bens deve ser averbada à margem dos registros de imóveis eventualmente em nome do réu nos cartórios de João Lisboa, Imperatriz, Grajaú e São Luís, determina ainda o juiz na sentença.

Ilegalidade – A sentença atende à Ação de Improbidade Administrativa interposta pelo Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito, por atos de improbidade praticados pelo gestor no ano de 2002, quando em exercício.

Entre as considerações do juiz, e referindo-se à aplicação de valores na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, Glender Malheiros destaca que o ex-prefeito não cumpriu com a obrigação constitucional, uma vez que aplicou 16,93% da receita, quando deveria ter aplicado no mínimo 25%.

“Como se não bastasse o município somente aplicou somente 6,99% dos recursos destinados à educação com o Ensino Fundamental quando deferia ter gasto, nominimo, 15%, nos termos do art. 60 do ADCT. Também os recursos do FUNDEF foram gastos de maneira ilegal uma vez que devendo gastar 60% com magistério e 40% com outras despesas, o fez somente no percentual respectivo de 41,18% e 54,77%.

“Portanto, aqui restou exaustivamente demonstrada a ilegalidade na gestão do orçamento público. Ilegalidade essa que se revela de forma qualificada já que ao deixar de empregar os recursos na educação da forma preconizada pela lei, abriu possibilidade de desviá-lo para outras despesas obscuras e de mais difícil fiscalização, o que revela a má-fé do agente público ordenador de despesas”, ressalta.

Reportando-se ao percentual aplicado na área da Saúde à época (2002), o magistrado afirma que o ex-gestor deixou de aplicar o percentual mínimo constitucionalmente previsto para a área. de 13,86%, quando na verdade foi aplicado tão-somente 5,52%, Para Malheiros, “tal conduta gerou graves prejuízos para a população de João Lisboa, que ficou alijada de um maior fornecimento de medicamentos, adoção de programas de prevenção ou contratação de profissionais de saúde”.

sem comentário »

PM vai reforçar segurança na Região Tocantina

0comentário

IMPERATRIZ–MA: Em obras há mais de um mês, o 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM) está sendo preparado para receber um projeto de segurança pública audacioso e inédito fora da capital, São Luís. Ainda neste semestre, a unidade vai sediar o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops) e uma base do Grupo Tático Aéreo (GTA). Reforços garantirão melhor atendimento das ocorrências e prometem reduzir a criminalidade na Região Tocantina.

Sem alarde, as obras começaram pela reforma e ampliação dos prédios onde funcionam a base do Grupo de Operações Especiais (GOE), Força Tática (FT) e Esquadrão Águia (EA), unidades especiais da Polícia Militar (PM), situadas na área em frente ao pátio do quartel. No mesmo prédio, também estão instalados a capela e o canil do batalhão.

Também foi iniciada a construção de uma pista de atletismo que liga os prédios em obras ao da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Quando estiver pronta, a pista medirá 600 metros e terá delimitações e demarcações, conforme os moldes oficiais para esse tipo de espaço. Assim como a pista, toda a estrutura interna do quartel será asfaltada.

“Nós atenderemos não só o público interno, nossos policiais, mas também, a comunidade do bairro Bacuri e adjacências. O núcleo residencial já vem utilizando o campo de futebol society e a quadra de esportes”, anunciou o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Antonio Markus Lima.

Operários trabalham ainda na ampliação e construção de prédios para refeitórios, alojamentos e o Ciops, considerado um dos principais pilares do reforço da segurança na Região Tocantina.

Em praticamente todas as vezes que esteve em Imperatriz o então secretário de Segurança, Aluísio Mendes, falou sobre o reforço da segurança, e em janeiro de 2011 anunciou a instalação de uma unidade do GTA e de uma regional do Ciops, para agilizar o atendimento às ocorrências na Região Tocantina.

Ciops – O comandante Markus Lima explicou que o Centro Integrado de Operações Policiais terá uma função estratégica para o combate a criminalidade por unificar o atendimento de ocorrências de várias instituições de segurança.

Quando as pessoas ligarem para instituições como o 3º BPM, 14º Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e o Esquadrão da Cavalaria a ligação será atendida pelo Ciops e a ocorrência será distribuída conforme a instituição a qual ela esteja relacionada.

“Será um centro integrado, como diz o nome, que vai atender todas as unidades de segurança de Imperatriz. Será um ganho de 100%. Vamos ter oito atendentes”, ressaltou o comandante, acrescentando que o Ciops terá um comandante. Atualmente, a Central de Operações da PM (Copom) tem quatro atendentes.

A previsão do oficial é de que as obras de reforma e ampliação e do Ciops sejam concluídas até novembro deste ano.

Base do GTA está quase concluída

 

O quartel de Imperatriz, também, vai sediar uma base do Grupo Tático Aéreo (GTA), que contará com um helicóptero e duas viaturas que atenderão as ocorrências por terra. Caberá ao GTA o atendimento de ocorrências de vulto como assalto a banco, roubo a carro forte e explosão de banco.

“Com o GTA vamos ter atendimento com mais rapidez. Vem o helicóptero com mais duas unidades de terra que são as viaturas, cada uma com quatro homens”, detalhou o comandante Markus Lima.

Pelas previsões do oficial, o início das atividades do GTA vai melhorar e agilizar o trabalho policial em prol de mais segurança para a sociedade.

A unidade do GTA de Imperatriz será composta por 15 homens sob comando de um major. Desse total, em torno de 10 serão de unidades da Polícia Militar na Região Tocantina, entre eles quatro militares de Imperatriz e dois de Açailândia. Toda a tropa está passando por treinamento em São Luís.

“Eu acredito que nos próximos dias o secretário de Segurança e o nosso comandante, coronel Zanoni, estarão divulgando a implantação final do GTA aqui na região”, disse Markus Lima.

Entre as providências já tomadas para garantir a vinda da base do GTA está a locação de um hangar para o helicóptero, graças a uma parceria com uma empresa da cidade.

Tropa

Localizado na Rua Leôncio Pires Dourado, no bairro Bacuri, o 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tem tropa superior a 400 homens, sem incluir os policiais que participaram do último concurso público, que foram incorporados.

14º BPM

Além do 3º BPM , o município de Imperatriz conta, ainda, com o 14º BPM, que atualmente funciona com sede provisória próximo ao Conjunto Habitacional Dom Gregory.

Abrangência

A área de abrangência do 14º BPM inclui os bairros e povoados a partir da BR-010, sentido João Lisboa. Compõem, ainda, a área de jurisdição desse quartel os municípios de Davinópolis, João Lisboa, Senador La Rocque, Buritirana e Amarante do Maranhão. (Matéria publicada na edição de domingo (24/08) em O Estado do Maranhão).

sem comentário »

Preso suspeito de homicídio

0comentário

Ascom do Gov. do Estado/ Divulgação

Izequiel Rodrigues Ribeiro foi preso pela Polícia Civil em Imperatriz. Foto: Polícia Civil.

Izequiel Rodrigues Ribeiro foi preso pela Polícia Civil em Imperatriz. Foto: Polícia Civil.

IMPERATRIZ-MA: Uma equipe de investigadores da 10ª Regional de Imperatriz com o apoio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Assuntos Estratégicos (Saie), sob o comando do delegado Francisco de Assis Ramos, deu cumprimento a um mandado de prisão prendendo Izequiel Rodrigues Ribeiro, 31 anos, neste domingo (24), na cidade de Imperatriz.

A ordem judicial foi expedida pela 2ª Vara Cível, daquela cidade, e diz respeito ao crime de homicídio.

Segundo o delegado regional de Imperatriz, Francisco de Assis Ramos, no dia 4 de agosto, o indivíduo teria tirado Werlis Nascimento de Sousa de dentro de uma residência, no intuito de executar a vítima. Na ocasião, Werlis Nascimento foi alvejado por vários tiros a queima roupa.

A motivação do crime teria sido uma dívida de tráfico de drogas.  Após a ação criminosa, o suspeito se evadiu do local.

Iziquel foi detido, na Rua Natal, no bairro Vila Brasil, naquele município, após denúncias anônimas que delataram o local do esconderijo.

Após a prisão, o criminoso foi encaminhado para a delegacia regional de Imperatriz. Posteriormente aos procedimentos policiais, foi recambiado a Unidade de Prisional da cidade e ficará à disposição da Justiça.

sem comentário »