Frase do Dia

0comentário

“Viver é responder as perguntas que a vida nos faz.  Hoje, a vida lhe faz inúmeras perguntas e você se define como pessoa à medida em que responde as perguntas”.

(Padre Fábio de Melo, em mensagem, em seu programa de TV, falando sobre as consequências do pecado).

sem comentário »

Ibope: veja nova pesquisa ao Governo do MA

0comentário
Flávio  Dino e Lobão Filho   candidatos ao Gov. do MA. Imagens internet.

Flávio Dino e Lobão Filho candidatos ao Gov. do MA. Imagens internet.

SÃO LUÍS- Divulgada no JMTV 2ª edição, da TV Mirante, na noite deste sábado (20)., a segunda pesquisa Ibope/ TV Mirante para o Governo do Maranhão,  mostra Flávio Dino (PC do B) com 48%  e Lobão Filho (PMDB) com 27% das intenções de voto.

Na pesquisa realizada entre os dias 15 e 20 de setembro foram ouvidas 1.204 eleitores.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na primeira pesquisa do Ibope, realizada no início de setembro, a  diferença entre os dois candidatos  era de 12 pontos  percentuais.

Nesta consulta atual, a vantagem do comunista subiu para 21 pontos. De acordo com o instituto, se a eleição fosse hoje, Flávio Dino venceria em primeiro turno, com 48% dos votos. Lobão Filho seria o segundo colocado, com 27% dos votos.

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, significa dizer que Dino pode ter entre 45% e 51% e Lobão Filho entre 24% e os mesmos 30% da pesquisa anterior.

Outros- Antonio Pedrosa (PSol), Josivaldo Correa (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluis Lago (PPL) -, juntos, chegaram apenas a 1% das intenções de votos. Outros 8% disseram votar em branco, ou nulo, e, ainda, 16% não sabem em quem votar ou não responderam.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº MA-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00696/2014.

A edição de O Estado deste domingo( 22), apresenta reportagem completa sobre a pesquisa e as eleições no Maranhão.

Com as informações o Jornal O Estado do Maranhão.

sem comentário »

Imagem do Dia

0comentário
Uma a ambulância do Samu e um automóvel Pálio colidiram na rua Piauí com Santa Teresa, Centro. Duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas ao Hospital Municipal, claro, por outra ambulância do Samu. Foto: Antonio Pinheiro/ Divulgação.

Uma a ambulância do Samu e um automóvel Pálio colidiram na rua Piauí com Santa Teresa, Centro. Duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas ao Hospital Municipal, claro, por outra ambulância do Samu. Esse foi o segundo acidente com ambulância do Samu, o primeiro foi em abril de 20113.Foto: Antonio Pinheiro/ Divulgação.

sem comentário »

Dor nas costas

0comentário

 

Imagem reprodução internet.

Imagem reprodução internet.

SÃO PAULO – A lombalgia, doença conhecida popularmente como dor nas costas, é um sinal de alerta para a saúde.

De acordo com  a Organização Mundial da Saúde cerca de 80% da população mundial vai sofrer pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida.

Segundo o especialista em coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Antônio Eulálio,  ao primeiro sinal da doença a pessoa precisa procurar um médico. A prevenção pode evitar um problema maior.

“O paciente que tem aquela dor na coluna que não passa logo dentro de sete, dez dias, tem que procurar um especialista, fazer exames e não se automedicar porque é um perigo muito grande de tomar um remedinho e, em vez de ser aquela dor muscular, é um problema mais sério, um tumor ou uma infecção”, disse o especialista.

Antônio Eulálio acrescentou que a dor nas costas tem causas variadas, entre elas se destacam a má postura, inflamação e hérnia de disco.

O especialista recomenda, no entanto,  a prática de atividades físicas, ginásticas e alongamentos em casa e no trabalho, além de manter a coluna na postura correta.

Com as informações a Agência Rádio.

sem comentário »

Começa faltar água em Imperatriz; problema deve durar seis dias

0comentário
Estação de Captação de Água Bruta da Caema localizada nas margens do Rio Tocantins, próximo ao Yate Club. Foto: João Rodrigues.

Estação de Captação de Água Bruta da Caema localizada nas margens do Rio Tocantins, próximo ao Yate Club. Foto: João Rodrigues.

IMPERATRIZ – O diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) confirmou que o abastecimento de água em Imperatriz, na região sudoeste do Estado.  foi reduzido em 50% desde a noite dessa quarta-feira (17).

O executivo veio à cidade para ver de perto os problemas mecânicos no motor-bomba nº 2, que compõe o Sistema de Água Bruta da cidade.

De acordo com a gerência da unidade regional da Caema em Imperatriz, o diretor- presidente da companhia, João Reis Moreira Lima vai, ainda, conceder entrevista aos meios de comunicação da cidade nesta sexta-feira (19) para detalhar sobre o problema e sobre a previsão de conclusão dos reparos. Inicialmente a previsão é que os problemas de abastecimentos dure, no mínimo, seis dias a contar dessa quarta.

Durante a manhã desta quinta-feira (18), moradores de vários bairros mais distantes do Centro começaram a perceber a falta de água nas torneiras, entre eles Vila João Castelo, Vila Cafeteira, Mutirão e Asa Norte/ Bonsucesso.

OPERAÇÃO: A direção da Caema não informou, mas deverá adotar um sistema de revezamento na distribuição de água, assim como fez em outubro de 2013, quando a cidade teve problema semelhante. Naquela época enquanto parte da cidade ficava sem água a outra parte era abastecida de vice-versa até que o fornecimento fosse regularizado.  O diretor-presidente da estatal deverá explicar sobre esse assunto.

A equipe de técnicos que vai fazer os serviços chega a Imperatriz nesta sexta-feira (19), procedente de São Luís.

Notícias relacionadas:

Falta d´água castiga Imperatriz

Motivo do rompimento da adutora

MP cobra plano de contingência

A água voltou. E agora?

sem comentário »

Eleições: carga e lacre começam dia 22 no MA

0comentário

TRE/ Divulgação

SÃO LUIS – As 111 zonas eleitorais que formam o Estado do Maranhão começam no dia 22 de setembro a realizar as audiências de geração de mídia, carga e lacre das 15.463 urnas eletrônicas que serão usadas durante as eleições 2014. A ação faz parte dos preparativos finais para o pleito, que ocorre em todo o país no dia 5 de outubro.

“Os partidos políticos e coligações devem acompanhar as atividades desenvolvidas durante as audiências de carga e lacre, isto para que tenham certeza dos atos que estão sendo praticados pelos juízes, servidores e profissionais de apoio às eleições”, alertou o desembargador Froz Sobrinho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Dar carga e lacre significa inserir nas urnas todas as informações dos candidatos que estão concorrendo. Após este procedimento, elas são lacradas e o seu uso fica programado para acontecer apenas no dia da eleição, a partir das 8h.

Cronograma

De acordo com o cronograma, as audiências ocorrerão entre os dias 22 de setembro e 2 de outubro, conforme prevêem as Resoluções 8.553 e 8583 do TRE-MA.

sem comentário »

Crise em Pedrinhas

0comentário

NOTA – SEJAP

 

O secretário de Estado de Segurança Pública e de Justiça e Administração Penitenciária (interino), Marcos Affonso Junior, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, falaram à imprensa, na tarde desta quarta-feira (17), sobre as providências que o Governo do Estado do Maranhão está tomando em relação ao sistema penitenciário do Maranhão.

“Eu fui convocado pela governadora Roseana Sarney para assumir a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, após a saída do secretário Sebastião Uchôa. Já estamos tomando todas as providências e medidas necessárias para restabelecer a normalidade”, disse o secretário.

Marcos Affonso confirmou que a fuga de 13 presos, na manhã desta quarta-feira (17), do Presídio São Luís I (PSL I). Quanto à tentativa de fuga da Casa de Detenção (Cadet), os presos que pularam o muro foram todos contidos e a evasão evitada.

O secretário afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para o retorno da normalidade e que a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) está trabalhando conjuntamente com as polícias Civil e Militar no sentido de concentrar forças para maximizar as ações.

Entre as medidas, Marcos Affonso ressaltou o início do processo de transferência de presos da Penitenciária de Pedrinhas para o novo presídio São Luís, localizado na comunidade de Muruaí, na zona rural de São Luís.  “Não detalhamos números, nem datas por questão de segurança (…) Essas transferências, segundo temos informações, estão promovendo as movimentações estranhas nos presídios”, afirmou.

O Presídio São Luís III é uma nova unidade que dispõe de 479 vagas. Ele detalhou, ainda, que serão abertas mais 737 vagas até o fim deste ano com a entrega do Presídio de Coroatá, que já está pronto; e dos Presídios de Timon e Imperatriz, cujas obras estão em fase de conclusão.

Ao final, o secretário informou que o Comitê de Gestão Integrada, composto por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, se reunirá nesta quinta-feira (18), às 15h, no Palácio dos Leões.

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.

(Immanuel Kant).

sem comentário »

Militar defende retorno da “Operação Tigre”

0comentário
Ex- diretor da Ciretran de Imperatriz postou em sua conta no Facebook que é a favor do retorno da "Operação Tigre", que matou dezenas de pessoas nos anos 1980.  Imagem reprodução Facebook.

Ex- diretor da Ciretran de Imperatriz postou em sua conta no Facebook que é a favor do retorno da “Operação Tigre”, que matou dezenas de pessoas nos anos 1980. Imagem reprodução Facebook.

sem comentário »

Cursos de graduação são reconhecidos pelo MEC

0comentário

Da Agência Brasil

Cursos de graduação reconhecidos. Foto: Divulgação Internet.

Cursos de graduação reconhecidos. Foto: Divulgação Internet.

BRASÍLIA — O Ministério da Educação (MEC) reconheceu 150 cursos superiores entre licenciaturas, bacharelado e de tecnologia, conforme portarias publicadas na edição de hoje (16) do Diário Oficial da União.

Do total, 11 são cursos na modalidade de educação a distância (EaD).

Os cursos reconhecidos estão principalmente em instituições privadas. O número de vagas em cada curso varia entre 20 e 250.

As portarias esclarecem que, no caso dos cursos presenciais, o reconhecimento é válido exclusivamente para os endereços citados no Diário Oficial da União.

As listas completas com os cursos presencias reconhecidos, instituições e número de vagas autorizadas estão nas portarias 544, 545, 546 e 547 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação. No caso dos cursos EaD, a portaria é a 558.

sem comentário »