Presos por morte de professores de Sen. La Rocque

0comentário
Suspeitos descendo a escada da Delegacia Regional de Segurança em Imperatriz. Foto: Imirante Imperatriz.

Suspeitos descendo a escada da Delegacia Regional de Segurança em Imperatriz. Foto: Imirante Imperatriz.

IMPERATRIZ –  Terminou a caçada aos autores do duplo assassinato a paulada que teve como vítima os professores Maria Iris, 54 anos, e Francisco Costa, acontecido na noite de 6 de agosto de 2013, na estrada vicinal que liga o Povoado Centro do Toinho a sede de Senador La Rocque.  O crime, que está sendo investigado como latrocínio ( em razão do roubo da moto em que as vítimas estavam) chocou a pacata cidade de Senador La Rocque e repercutiu em todo o Estado.

Os suspeitos como autores, Tiago Nava Cruz, 22 anos, e a companheira dele, Raniely Conceição Moraes, de aproximadamente 25 anos, haviam sido presos na última sexta-feira (17) em Tucurui, no sudeste do Pará, mas somente nesta terça-feira (21) foram  trazidos a Imperatriz .,onde estão à disposição da Justiça.

O casal foi preso em Tucurui quando se preparava para fazer um assalto e ao fazer uma consulta ao Infoseg, o sistema que registra Mandados de Prisão em aberto em todo o País, os policiais paraenses descobriram que Thiago e a mulher tinham mandados em seu desfavor por crimes no Maranhão.

Durante depoimento, segundo informou o delegado regional de Imperatrim, Assis Ramos, Tiago confessou a autoria do latrocinio contra um idoso em Buritirana, um jovem na Avenida JK, em Imperatriz, que teria o apelido de “Tomate”, um homem no município de Maranhãozinho,um indivíduo em Tucurui e, ainda,  participação na morte dos professores de Senador La Rocque.

Após tomar conhecimento das prisões, o delegado Assis Ramos foi ao Pará e recambiou os suspeitos a Imperatriz. Ramos disse que há meses os investigadores da Regional de Segurança procuravam Thiago e havia suspeita de participação da mulher nos crimes.

Casal alo ser preso no Pará. Foto: Polícia Civil.

Casal alo ser preso no Pará. Foto: Polícia Civil.

Quando chegaram em Imperatriz, os suspeitos ficaram o tempo todo de cabeça baixa. Thiago trato os jornalistas de forma hostil.

Veja mais:

Preso no Pará, suspeito de matar professores em Senador La Rocque

Casal é procurado por morte de professores em Senador La Rocque

 

sem comentário »

Votação no Maranhão será em horário local

0comentário

SÃO LUIS – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) anunciou, nesta segunda-feira (20), às autoridades, o planejamento para a votação no 2º turno no Estado, que ocorrerá no próximo domingo (26).

Neste 2º turno serão empregadas as mesmas estratégias do 1º turno, que visam assegurar, acima de tudo, a tranquilidade do processo eleitoral no dia 26 em São Luís e nos demais 216 municípios maranhenses.

Durante reunião  presidida pelo desembargador eleitora José Eulálio Figueiredo (ouvidor do TRE) e juízes auxiliares foi anunciado que a votação obedecerá ao horário local do Maranhão, ou seja das 8h às 17h. Portanto, o horário de verão, em vigor, não atinge o Maranhão.

Homens do Exército garantirão a segurança dos eleitores de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. As demais cidades maranhenses contarão com o reforço das polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública antecipa que a Lei Seca no 2º turno valerá das 18h do sábado (25) às 18h do domingo (26).

O TRE lembra ainda que é proibido o registro do voto via celular, a popular selfie. Quem transgredir a regra pode ser preso, conforme prevê a legislação eleitoral porque a ação significa a quebra do sigilo do voto pelo eleitor. Com informações do TRE-MA.

sem comentário »

Corpo de Bombeiros faz alerta

0comentário

IMPERATRIZ – O 3º Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar fez um alerta a população.  Em nota enviada à imprensa, a assessoria de imprensa da unidade pediu que as pessoas que tiverem árvores que ofereçam riscos de acidentes, durante temporais, liguem para a Central 193  e solicitem uma vistoria.

“O comandante do 3º GBM, coronel Figueiredo alerta a sociedade para o risco de acidentes com vidas humanas, uma vez que essas árvores podem vir a cair causando ferimentos ou até mesmo a morte de pessoas, e visando evitar esse tipo de acidente, o comandante informa que as pessoas que tiverem árvores em suas casas ou mesmo próximo de suas residências, e que estas árvores ofereçam risco de queda, podem se dirigir ao corpo de bombeiros, ou mesmo ligar para o 193, e solicitar uma vistoria de árvore, a equipe de vistoria irá comparecer no local e constatando o risco de queda, realizará o corte imediatamente”, diz a nota.

A nota foi divulgada durante balanço das ocorrências registradas durante temporal que atingiu a cidade durante o fim de semana. Durante o temporal de sábado (18) houve queda de árvores e os bombeiros trabalharam a noite toda cortando árvores para desobstruir vias públicas.

“No total foram 05 ( cinco ) cortes efetuados pelos militares do 3º GBM, o número de cortes só não foi maior porque algumas árvores estavam em contato com a rede elétrica, e não puderam ser cortadas, pois colocava em risco a vida dos militares. Todos os anos no início das chuvas na Região Tocantina, esse tipo de ocorrência se torna corriqueira(…)”, diz a nota, assinada pelo tenente Ricardo Castro, relações públicas do 3º GBM.

sem comentário »

Saiba como escolher o curso do Enem

0comentário
Imagem reprodução site do Enem 2014.

Imagem reprodução site do Enem 2014.

IMPERATRIZ-  Falta menos de um mês para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e muitos candidatos correm contra o tempo para absorver o máximo de conteúdo que possa lhe garantir uma boa prova.

O Enem pode garantir ao candidato o acesso a um curso superior, a uma vaga no Prouni ou conclusão do ensino médio.

Mesmo diante desse cenário de expectativa muitos estudantes, ainda, não definiram a carreira que pretendem seguir, qual o curso ideal.

Definir a carreira profissional, o que logicamente passa pela escolha do curso superior, é uma tarefa dificil que precisa de muita cautela como alertam especialistas. Esse assunto ganhou destaque numa reportagem especial na página da Veja, nesse sábado (17) e ,também, foi motivo de uma reportagem especial da Agência Brasil.

Nas duas publicações os especialistas destacam a mesma coisa: Os jovens devem conhecer a atividade profissional da área de seu interesse e conhecer pessoas que trabalham nela.  “Busque conhecer o que esse profissional faz, onde ele pode atuar, quem são as pessoas beneficiadas pelo trabalho dele, em que área a atividade o que ele faz vai impactar”, aconselha o  coach (treinador) Márcio Micheli.

Outro ponto que ele chama a atenção é para que os estudantes fiquem atentos aos  critérios usados no momento da escolha e que nem sempre procurar a carreira que é mais lucrativa e não a a aptidão. (…)”E o que é interessante é ganhar dinheiro. Aptidão é fazer o que você gosta”.

A psicóloga  Gilvanise Gulicz compartilha dessa opinião.

Segundo ela, os pais devem encontrar um meio termo, ou seja, ajudar os filhos, sem fazer qualquer imposição, deixando que eles façam a escolha sozinhos.  Para ler a matéria completa clique aqui.

sem comentário »

Imagem do Dia

0comentário
O 2º Passeio Ciclistico Pedala Imperatriz foi realizado neste domingo (18), pela manhã. O evento foi promovido pelo Sistema Mirante em parceria com o Imperial Shopping e a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Foto: Carla Kassis/ Assessoria.

O 2º Passeio Ciclistico Pedala Imperatriz foi realizado neste domingo (18), pela manhã. O evento foi promovido pelo Sistema Mirante em parceria com o Imperial Shopping e a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Foto: Carla Kassis/ Assessoria.

sem comentário »

Câmara prepara concurso público

0comentário
Imagem Reprodução internet.

Imagem Reprodução internet.

MONTES ALTOS – O plenário da Câmara de Vereadores de Montes Altos, cidade distante 65 km de Imperatriz na região sudoeste do Estado, aprovou   um projeto de lei em que cria o quadro de pessoal de seu próprio quadro administrativo.

Esse é o primeiro passo para a realização do concurso público recomendado pelo Ministério Público Estadual.

A matéria tem como base o artigo 169 da Constituição Federal e em acordo, também, com a Lei Complementar nº 101/ 2000, mas conhecida popularmente como “Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”.

Pelo projeto serão  oferecidas cinco cargos para provimento efetivo no quadro de pessoal da Câmara Municipal de Montes Altos. São eles:auxiliar de serviços gerais (ASG); uma vaga de vigilante; uma vaga de auxiliar legislativo; uma vaga de assessor contábil e uma vaga de assessor jurídico parlamentar.

No caso de cargos de auxiliar de serviços gerais e vigilante o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e aprovação em concurso público de provas [e/ou provas e títulos], o cargo de auxiliar legislativo exigirá ensino médio completo, idade média de 18 anos; o de assessor contábil deve ter graduação superior em ciências contábeis e registro no conselho de classe e o de assessor jurídico parlamentar graduação superior em Direito e registro no conselho de classe.

A realização do concurso, atualmente em andamento, atende a um  Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o promotor Ossian Bezerra Filho, e o presidente da Câmara Municipal, Aldefran Barbosa Azevedo.   Ossian Bezerra era, na época, promotor de Montes Altos, mas atualmente está lotado nas Promotorias de Justiça de Imperatriz.

Não há, pelo menos, por enquanto informações complementares sobre quando será publicado edital do concurso público para o quadro de pessoal da Câmara de Vereadores de Montes Altos.  Com informações da Assessoria da Câmara.

sem comentário »

PRF apreende munições na BR-010

0comentário

IMPERATRIZ – Durante uma abordagem de rotina a um automóvel na BR-010, no Povoado Lagoa Verde, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu um carregador de pistola  Ponto 40 municiado (com nove munições). Não foi encontrada a arma.

O carregador com munições estava no interior do automóvel Gol, que tinha como motorista Vanderly de Oliveira Santos e como passageiro Francivan de Oliveira Araújo.

A ocorrência se deu às 0h30 desse sábado (18), e as duas pessoas foram apresentadas pela PRF no Plantão Central da Delegacia Regional de Segurança, em Imperatriz.

As informações foram prestadas pela Central de Informações Operacionais (Ciops) da 18ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal do Maranhão.

sem comentário »

Preso no Pará, suspeito de matar professores em Senador La Rocque

0comentário
Tiago Nava foi preso em Tucurui, nesta sexta-feira (17). Foto: Polícia Civil/ Divulgação.

Tiago Nava foi preso em Tucurui, nesta sexta-feira (17). Foto: Polícia Civil/ Divulgação.

IMPERATRIZ – Preso em Tucuruí, no sudeste do Pará, nesta sexta-feira (17), Tiago Nava será transferido para a cidade de Imperatriz nas próximas horas.

Em consulta ao sistema nacional sobre foragidos de Justiça, os policiais paraenses descobriram  que existia um mandado de prisão, em aberto contra Tiago Nava, que havia sido expedido pela Justiça do Maranhão.

Tiago tem uma extensa ficha de crimes, com várias passagens por delegacias de Imperatriz, onde ele é “velho conhecido”.

Também nesta sexta-feira o delegado regional de segurança, Francisco de Assis Ramos informou ao portal Imirante Imperatriz que, ao tomar conhecimento da prisão, se deslocou pessoalmente à Tucuruí para buscar Tiago e irá apresentá-lo a imprensa, assim que retornar a cidade.

Tiago é suspeito e confessou aos policiais ter matado a pauladas o casal de professores Maria Linhares, 54 anos, e Francisco Costa, no dia 6 de agosto de 2013, ocasião em que a motocicleta em que as vítimas estavam foi roubada.

Para cometer o duplo homicídio os bandidos estenderam um arame na estrada vicinal que liga o Povoado Centro do Toinho a sede de Senador La Rocque e, quando os professores retornavam para a sede do município foram atacados e, ainda, tentaram fugir, mas foram alcançados pelos criminosos.

O duplo homicídio teve grande repercussão no Estado, na época.

Tiago,também, confessou segundo os policiais, a autoria do assassinato de um idoso dias depois, no município de Buritirana.

sem comentário »

Acidente com van na BR-010

0comentário
Van foi parar em despenhadeiro. Foto: Nardele Oliveira/ Divulgação.

Van foi parar em despenhadeiro. Foto: Nardele Oliveira/ Divulgação.

IMPERATRIZ – Susto na estrada.  Uma van que fazia a linha Imperatriz a Estreito e municípios vizinhos caiu num despenhadeiro, nas margens da BR-010 no perímetro urbano da cidade de Estreito. Não houve mortes.

De acordo com as primeiras informações, o acidente aconteceu no fim da manhã desta sexta-feira (17), após o motorista tentar fazer uma ultrapassagem indevida a uma carreta que seguia no mesmo sentido.  Para não se chocar contra um carro que seguia em sentido contrário, o motorista teve que fazer uma manobra e acabou perdendo o controle e a van que caiu no abismo.

A Polícia Rodoviária Federal confirmou que algumas pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levadas a hospitais da cidade.

Van foi parar a vários metros da pista. Foto: Nardele Oliveira/ Divulgação.

Van foi parar a vários metros da pista. Foto: Nardele Oliveira/ Divulgação.

 

sem comentário »

Servidores federais expulsos

0comentário
 Jorge Hage,  ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU). Foto: Divulgação.

Jorge Hage, ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU). Foto: Divulgação.

BRASÍLIA-O envolvimento em corrupção ou improbidade administrativa resultou na expulsão de 3.370 servidores federais de 2003 até ontem (16). Os dados foram divulgados hoje (17) pela Controladoria-Geral da União (CGU). Abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos são motivos que vêm a seguir, com 1.107 dos casos.

Também aparecem entre os motivos que mais afastaram servidores o não comprometimento em cumprir a atividade que exerce e a participação em gerência ou administração de sociedade privada, o que configura conflito de interesses. Levando em conta todas essas razões o número de afastados chega a 5mil no período.

“Não é que esteja aumentando o número de ilícitos, o que ocorre é aumento de eficiência do sistema. O aprimoramento dos procedimentos da capacidade do pessoal que vem sendo treinando para conduzir os processos. A criação de unidades de corregedorias nos diversos órgãos também contribui para esse resultado”, explicou à Agência Brasil o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage.

Ao todo no período de 2003 até essa quinta-feira, foram registradas 4.199 demissões de servidores efetivos; 451 destituições de ocupantes de cargos em comissão e 350 cassações de aposentadorias. Esses números se referem apenas aos servidores públicos propriamente ditos, ou seja, regidos pela Lei 8.112/90. Não inclui aqueles dispensados ou demitidos de empregos públicos em empresas estatais, como Correios e Caixa, por exemplo, que são contratados sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Os ministérios da Previdência Social, Justiça e da Educação foram os que mais tiveram servidores expulsos.

“Se nós acrescentarmos os empregados públicos das estatais aí o numero é muito maior. Mas como [nesses casos] não há obrigatoriedade de publicação no Diário Oficial da União, nós não temos essa informação completa”, explicou o ministro que aposta que esses dados estivessem disponíveis, no mínimo, dobraria o total de expulsões.

Percentualmente, considerando o total servidores ativos, Amazonas (2,13%), Mato Grosso (1,86%) e Rondônia (1,81%) foram os estados que registraram o maior número de servidores expulsos. Numericamente, Rio de Janeiro, com 859 casos, Distrito Federal (638) e São Paulo (507), foram as unidades da federação que mais registraram casos desse tipo nos últimos 11 anos.

Os processos que resultam em demissões têm as mais diversas origens. A maioria decorre dos trabalhos da própria CGU em auditorias, de denuncias de cidadãos ou da imprensa. Inquéritos da Polícia Federal são em menor número.

O servidor, conforme o tipo de infração cometida, não poderá ocupar cargo público pelo prazo de cinco anos e pode ficar inelegível por oito anos, nos termos da Lei da Ficha Limpa. Nos casos mais graves, os direitos políticos ficam suspensos; os bens, indisponibilizados e o culpado deverá ressarcir ao Erário o prejuízo causado, além de poder ficar impedido de retornar ao serviço público.

As denúncias de irregularidade podem ser feitas por diversos canais, como o site da CGU, o portal da transparência, além das ouvidorias federais dos próprios órgãos de origem do denunciado e das unidades regionais da controladoria.

O Cadastro de Expulsões da Administração Federal (Ceaf), disponível no Portal da Transparência do governo federal, permite consulta, de forma detalhada, à punição aplicada ao servidor, ao órgão de lotação, à data da punição, à Unidade da Federação (UF) e a fundamentos legais. A fonte das informações é o Diário Oficial da União.

(Agência Brasil).

sem comentário »