Começa prazo de renovação do Fies

0comentário
Fies: depois de polêmica começam inscrições. Imagem/ Reprodução Internet.

Fies: depois de polêmica começam inscrições. Imagem/ Reprodução Internet.

BRASILIA- Teve inicio nesta segunda-feira (27) o novo prazo para renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As renovações que terminariam no dia 30 de abril poderão ser feitas até 29 de maio.

Publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira, as mudanças têm por justificativa dar mais “segurança e tranquilidade” aos estudantes que buscam aditar seus contratos no sistema.

A prorrogação vale para os aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento e para os casos de transferência integral de curso ou instituição de ensino e de solicitação de dilatação do prazo de financiamento – todos referentes ao primeiro semestre de 2015. Vale também para a prorrogação de prazo de aditamento de suspensão temporária do financiamento referente ao segundo  semestre de 2013 e aos primeiro e segundo semestres de 2014.

De acordo com balanço divulgado pelo MEC, foram firmados 242 mil novos contratos. Quanto às renovações, dos 1,9 milhão de contratos, 1,6 milhão foram aditados. Falta ainda renovar 296 mil contratos.

A mudança não abrange contratos destinados a novas adesões. Para esse caso, fica mantido o prazo de 30 de abril. Em relação aos novos contratos, os candidatos devem obter no mínimo 450 pontos na média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tirarem nota 0 na redação. Quanto aos cursos, estão sendo priorizados para os novos contratos os que obtiveram nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC. (Com informações da Agência Brasil).

sem comentário »

Frase do Dia – futebol

0comentário

“Parte da missão está cumprida, mas só entra para a história quem bota a faixa(faixa de campeão)”.

(Vinicius Saldanha, treinador do time do Imperatriz em entrevista à Rádio FM 102,9, após a primeira partida da final do Campeonato Maranhense em que perdeu por 2 a 1 para o Sampaio, neste domingo (26/04), mas com uma vitória simples fica com o titulo).

sem comentário »

Sampaio 2 x 1 Imperatriz: veja lances da decisão

0comentário

Sampaio 2 x 1 Imperatriz (jogo encerrado).

Local: Estádio Castelão, em São Luis

Horário: 18h30

Juiz: Mayron Frederico ( o mesmo do jogo São José 2 x 4 Imperatriz).

Goools do jogo:

Valber, aos 4 minutos do primeiro tempo, fez Sampaio 1 x 0.

Júnior Chicão empatou para o Imperatriz, aos 6 minutos da primeira etapa.

Edivânio, de cabeça, aos 31 minutos do segundo tempo desempatou. 2 x 1.

Fim do primeiro tempo:

Com esse placar, o Cavalo de Aço mantém a vantagem inicial de dois empates, no placar agregado para conquistar o bicampeonato Estadual.

Cartões: Valderrama, Alberto, Fagundes, Fagundes e Otávio levaram Cartão Amarelo. Otávio foi o terceiro e, com isso, ele está fora da partida de sábado(2) que vem no Frei Epifânio.

No Sampaio: amarelou para  Diones e Valber.

Junior Chicão: “Quero agradecer a Deus por ter me iluminado no gol, agora vamos conversar com o professor para ver o que ele nos tem a dizer para que possamos voltar para o segundo tempo e mantermos nossa vantagem para o segundo jogo”.

Começa o segundo tempo:

A primeira jogada do segundo tempo foi do Sampaio e a bola foi parar nas mãos do goleiro Jean.

Depois do primeiro lance o Imperatriz melhorou e por pouco não fez o gol da virada, com Valderrama.

15 minutos da segunda etapa: o Sampaio passou a dominar a partida e fazendo jogadas de perigo a área do Cavalo de Aço que está explorando os contra-ataques.

Júnior Chicão cai na área do Sampaio colocando a mão na perna esquerda. Retirado pela maca, o artilheiro do Cavalo de Aço.

Troca-troca no Imperatriz:

Sem condições de jogo, Júnior Chicão sai machucado para a entrada de Cris (14), também, atacante.

Júnior Tatu (14) entra no lugar de Cleyton Carioca, no Imperatriz. Tudo isso aos 24 minutos da etapa final.

Troca-troca no Sampaio:

Sai Pimentinha e entra Edson, aos 28 do segundo tempo.

Gooool do Sampaio- Edivanio, aos 31 minutos, da etapa final. 2x 1.

Fim de jogo.  Sampaio 2 x 1 Imperatriz.  Com esse placar, o Sampaio passa a ter a vantagem de empatar, mas o Imperatriz precisará de uma vitória simples para conquistar o bicampeonato Estadual 2015.

sem comentário »

Sampaio quer inverter a vantagem do Imperatriz

0comentário

SÃO LUIS – Com 32 títulos estaduais e atualmente participando do Campeonato Brasileiro e Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa aposta na tradição da camisa e apoio da torcida para inverter a vantagem do adversário, na primeira partida da final do Campeonato Maranhense 2015.

Apesar disso, a Bolívia terá dois desfalques contra o Imperatriz, no Estádio Castelão, as 18h30: Dudu e Robert (torção no joelho).  Os dois já foram substituídos no último treino, mas, o treinador Oliveira Canidé faz mistérios sobre a escalação.

Depois do recreativo, em que foram realizadas jogadas com bola parada, o treinador relacionou os 22 jogadores para a partida contra o Cavalo de Aço:

Goleiros: Ruan e Milton Raphael

Zagueiros: Mimica, Luiz Otávio e Edvânio

Laterais: Gil Mineiro, Daniel Damião, Willian Simões e Renan Oliveira

Volantes: Diones, Curuca, Arlindo Maracanã, Tibiri e Rogério

Meias: Válber, Cleitinho, Raí, Fernandinho e Filipe Sertânia

Atacantes: Pimentinha, Geraldo e Edgar

O centroavante Geraldo, que fez dupla com Pimentinha no treino de sexta-feira (24), pode ser a opção, mas a imprensa de São Luis, diz que há possibilidade do tricolor escalar apenas um atacante diante do Imperatriz, com Mimica de titular na zaga e Edvânio atuando como primeiro volante. Foi assim na Copa do Nordeste.

Provável escalação: Milton Raphael; Daniel Damião, Edvânio, Luiz Otávio e Willian Simões; Diones, Curuca, Válber e Raí; Pimentinha e Geraldo (Mimica).

sem comentário »

Humor – Lei Chico da Penha

0comentário

A criatividade de internautas nas redes sociais e grupos do aplicativo WhatsApp vai longe. Assuntos do cotidiano viram piada e tornam-se virais.

Há muitos casos de agressão a mulherm crime que é punido com a aplicação da “Lei Maria da Penha”, mas existem, ainda, aqueles casos em que o companheiro é quem leva a pior. E aí nesses casos? Os internautas já tem uma sugestão:

Imagem enviada pelo WhatsApp.

Imagem enviada pelo WhatsApp.

sem comentário »

Motociclista é pego pela “Lei Seca” na BR-010

0comentário

IMPERATRIZ – Em fiscalização de rotina realizada neste sábado (25), na BR-010 em Imperatriz, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), deteve o motociclista Gilson da Silva Cruz, 26 anos por crimes de trânsito e desobediência a “Lei Seca”.

Segundo a Central de Operações da PRF, Gilson da Silva Cruz estava pilotando uma motocicleta  NXR 150 Bros, de cor vermelha,quando foi abordado por realizar ultrapassagens perigosas, em faixa dupla e continua amarela e apresentava sinais notórios de embriaguez alcoolica (odor etílico e olhos vermelhos).

Após o teste do bafômetro, segundo a PRF, foi reafirmado o consumo de bebida. Ele apresentou 1,19 miligramas de ar alveolar expelido dos pulmoes, o que corresponde a 23,80 dg/l (decigramas de  de alcool por litro de sangue). A quantidade foi superior ao limite legal, o que caracterizou crime de transito conforme o Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

O motociclista foi conduzido pelos policiais rodoviários para o Plantão Central da Delegacia Regional de Segurança, em Imperatriz.

sem comentário »

Imperatriz está na final do Maranhense 2015

2comentários
Lance de jogo no confronto entre Imperatriz e São José de Ribamar. Foto: Antonio Pinheiro/ Divulgação.

Lance de jogo no confronto entre Imperatriz e São José de Ribamar. Foto: Antonio Pinheiro/ Divulgação.

IMPERATRIZ – O Imperatriz voltou a golear o São José de Ribamar, desta vez por 4 a 2, em partida realizada na noite desta quarta-feira (22), na casa do adversário e garantiu vaga na final do Campeonato Maranhense 2015.  Em 2007 e 2013 o  Colorado teve chances de conquistar o bicampeonato, mas perdeu na final para o Maranhão Atlético Clube(MAC) e agora exatamente dez anos após a conquista do Estadual ele tem a chance de levantar o troféu novamente.

O placar elastico dá impressão que a partida foi fácil, mas não foi bem assim. Empurrado pela sua torcida, que compareceu em grande número ao Estádio Dário Santos, o São José começou a partida arrasador e abriu o placar logo aos 4 minutos por meio de  Juninho Pindaré, em cobrança de pênalti duvidoso.

Atordoado, o Imperatriz teve problemas na zaga e o segundo gol foi aos 18 minutos em jogada rápida e conclusão de Shailison. 2 a 0 para delírio da torcida local e surpresa dos torcedores cavalinos.

A zaga não se entendia e o terceiro gol era questão de tempo. Aos 38 minutos, em cobrança de falta pela esquerda, resultado de uma jogada rápida, o meia Rubens  mostrou toda a sua categoria. Era o primeiro do Cavalo no jogo e o sétimo de Rubens na competição: 2 a 1.

O Peixe-Pedra sentiu o gol e o Cavalo de Aço melhorou. O atacante Junior Chicão recebeu um passe primoroso de Rubens, driblou a zaga e deixou sua marca. 2 a 2.  Após o gol, Vinicius Saldanha trocou Daniel Barros (que tinha entrado jogando) por Diego Valderrama. Sem mais tempo para nada o árbitro Mairon Frederico apitou o fim do primeiro tempo.

O segundo tempo começou com novidade no Imperatriz. Praticamente no último lance do primeiro tempo Junior Chicão sofreu uma falta dura e passou mal. Médicos do time e do Samu socorreram o atleta que teve de ser imobilizado e levado as presas por uma ambulância para um hospital da cidade.  Ao fim da partida ele retorno ao estádio e se dizia bem.

Kuelson foi o substituto de Junior Chicão fez boas jogadas no inicio do segundo tempo. Como fogo de palha, o São José caiu de rendimento e o Imperatiz passou a mandar no jogo. O dominio foi visivel.  Por reclamação o treinador Vinicius Saldanha foi espulso.

O atacante Cris voltou a marcar aos oito minutos em jogada rápida. Ele se deu o trabalho de driblar um zagueiro e o goleiro: 3 a 2.

O treinador Luiz Miguel, ainda, tentou dar um ânimo para o time trocando Fábio Ricardo por Pablo e Gotinha por Fábio Bala, mas os tiros saíram pela culatra. Cadinho saiu para a entrada de Mangaia, mas nada.Otávio, do Imperatriz, perdeu uma oportunidade de ampliar, mas aos 35 minutos Junior Tatu aproveitou-se de um lançamento e fechou o placar: 4 a 2.

Após o fim do jogo os jogadores do Imperatriz se abraçaram e comemoram bastante. Além da vaga na final, o Cavalo de Aço ganhou o direito de participar da Copa do Brasil e Copa Nordeste em 2016 e o Brasileirão série “D”, ainda, este ano.

O Imperatriz foi campeão estadual em 2005. Fora da capital já venceram o Campeonato Maranhense o Bacabal e JV Lideral.

Além da vaga na final o Cavalo de Aço terminou a rodada em primeiro (18 pontos) contra o Sampaio  (17 pontos),  que dá vantagem ao Cavalo de fazer a ultima partida em casa.

O primeiro jogo será  neste domingo (26), no Estádio Castelão. A última partida da série será disputada no Estádio Frei Epifânio e o Imperatriz terá a vantagem de jogar por um empate no placar agregado, já que terminou a primeira fase com uma campanha melhor que a Bolivia.

Em Imperatriz a torcida recebeu o resultado da partida com festa e promete lotar o Frei Epifânio na segunda partida da final. Cerca de 150 torcedores foram a São José de Ribamar, outro grupo torceu em frente ao Estádio Frei Epifânio, onde acompanhou a partida pelo rádio.

2 comentários »

Autônomo vítima de atropelamento se recupera no Socorrão, em Imperatriz

0comentário
Otacilio Gomes Caminho, mais conhecido como Mata Rato se recupera no "Socorrão". Foto enviada enviada via WhatsApp.

Otacilio Gomes Caminho, mais conhecido como Mata Rato se recupera no “Socorrão”. Foto enviada enviada via WhatsApp.

IMPERATRIZ – Vítima de atropelamento, continua internado no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o autônomo Otacílio Gomes Caminho, mais conhecido como “Mata Rato”.  Ele foi colhido de forma violenta por uma motocicleta na manhã da última sexta-feira (17), na rua  Dom Pedro II, entre as ruas Henrique Dias e José Bonifácio, bairro Bacuri.

Conforme as imagens de câmeras de segurança de uma loja próxima do local, “Mata Rato” estava atravessando a rua quando foi atropelado pela motocicleta.

Com o choque o motociclista caiu, mas aparentemente não sofreu ferimentos, enquanto que o autônomo sofreu pancada na cabeça e pernas. ( Veja sequencia de imagens das câmeras de segurança).

cameras1

A vítima permanece internada, mas felizmente consciente e vem tendo sucesso no tratamento. Ele não teria fraturado nenhum membro, apenas a pancada na cabeça e reclamava de dores no tórax.

Otacílio é uma pessoa muito conhecida em Imperatriz, onde foi candidato a vereador e atualmente trabalha vendendo veneno para ratos.

cameras2

camreas3

camreas4

cameras5

sem comentário »

Imperatriz pega São José por final e volta à competições nacionais

0comentário
Jogadores do Cavalo de Aço comemoram gol, na partida de sábado (18)/03) na goleada de 4 a 1 do Imperatriz sopbre o São José. Foto: Divulgação/WhatsApp.

Jogadores do Cavalo de Aço comemoram gol, na partida de sábado (18)/03) na goleada de 4 a 1 do Imperatriz sopbre o São José. Foto: Divulgação/WhatsApp.

IMPERATRIZ – A segunda e última partida da fase de semifinais do Estadual, entre São José e Imperatriz, Moto e Sampaio,  reservam muitas emoções para este meio de semana.

O Cavalo de Aço está a 90 minutos de ir a final da competição para tentar o bicampeoanto dez anos após o primeiro titulo, conseguir uma vaga na Copa do Nordeste, Copa do Brasil em 2016 e quem sabe disputar, ainda este ano, o Brasileirão série “D”.

Para chegar lá, o colorado só precisa não tomar mais de dois gols, no Estádio Dárcio Santos, a partir das 20h.

A julgar pela forma como o treinador português Luiz Miguel, se expressou em entrevista após goleada de 4 a 1 sofrida para o Imperatriz, o Peixe-Pedra vai jogar para ter uma saída digna da competição, mas esse depoimento não convence. Em casa, com o apoio da torcida, o São José pode engrossar.

Mesmo com a vantagem os jogadores e comissão técnica do Imperatriz descartam qualquer favoritismo e dizem que “não está nada ganho”.

A boa campanha que levou o São José a 15 pontos em oito jogos (foi derrotado pelo Moto) é um cartão de apresentação, que merece respeito. Para os supersticiosos um dado curioso: o Peixe-Pedra venceu a maioria de seus jogos em casa, ou seja, em quatro jogos, três foram vencidos no “Caldeirão do Peixe”.  No caso do Imperatriz, também, havia um tabu de nunca ter vencido o São José em 10 anos em casa e não por um acaso essa escrita foi quebrada no jogo passado com o surpreendente 4 a 1.

A apresentação irretocável do Cavalo de Aço e a goleada deixaram boa impressão. Desde então a imprensa passou a dizer que só um milagre salva o São José.

Sem entrar em questões religiosas o elenco do Cavalo Aço terá reforço do atacante Junior Chicão e de Diego Valderrama e, segundo disse o treinador Vinicius Saldanha, respeitará o adversário com a consciência de que “não existe já ganhou”.

sem comentário »

Imposto de Renda: 10 dias para fim do prazo

0comentário
Imagem/Divulgação Internet

Imagem/Divulgação Internet

BRASÍLIA- A dez dias do fim do prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), mais da metade dos contribuintes ainda não acertou as contas com o Fisco.

Até as 17h de hoje (20), 13.361.041 declarações foram encaminhadas à Receita Federal.

O número representa 48,6% do total dos 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, último dia de entrega. Nos últimos três dias, cerca de 1,1 milhão de contribuintes enviaram o documento.

 

Este ano, as pessoas físicas com certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida na página da Receita na internet, na área do e-CAC. Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte que tenha certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão.

 

No ano passado, 26.883.633 de contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo.

O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião, 27 milhões de formulários. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

 

Quanto antes o contribuinte entregar a declaração, com os dados corretos, à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74.

 

Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto da figura para obter mais detalhes. O prazo de entrega vai até 30 de abril. (Agência Brasil).

sem comentário »