Voluntários das Eleições 2014

0comentário

Da Agência Brasil

BRASÍLIA-  Estão disponíveis para consulta nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs) o nome das pessoas que comporão as Juntas Eleitorais.

O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a divulgação terminou neste domingo (27). Esse órgão colegiado provisório é constituído por dois ou quatro cidadãos e um juiz de direito, que o presidirá e poderá nomear escrutinadores e auxiliares extras para realizar os trabalhos.

Os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas são publicados em tempo hábil para que qualquer partido político possa pedir a impugnação das indicações.

Com a composição anunciada até 60 dias antes das eleições pelos tribunais regionais eleitorais (TREs), as Juntas Eleitorais têm a obrigação de apurar, em até dez dias, as eleições realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdição, expedir os boletins de apuração e diplomar os eleitos para cargos municipais.

A partir desta segunda-feira (28), os eleitores que pediram inscrição ou transferência já podem ir buscar, no cartório eleitoral mais próximo de sua residência, o título de eleitor.

O prazo final para que a Justiça Eleitoral estivesse com essa documentação pronta para entrega também terminou nesse domingo (27).  Para outras informações acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

sem comentário »

Tire dúvidas sobre Propaganda Eleitoral

0comentário
E-book contém informações sobre o que pode e o que não pode na propaganda eleitoral. Foto: Reprodução.

E-book contém informações sobre o que pode e o que não pode na propaganda eleitoral. Foto: Reprodução.

BRASÍLIA – Você conhece as regras para as eleições de outubro? Uma empresa acaba de lançar o E-book Propaganda Eleitoral na Internet: o guia definitivo.

A iniciativa da plataforma Suite de Gerenciamento Político (SGP) é auxiliar marqueteiros e demais profissionais de comunicação que trabalham com campanhas políticas.

O E-book tem por base a Resolução 23.404 do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), que define as regras sobre o pleito de outubro. No material estão direitos e deveres de candidatos e eleitores. Com informações do portal Comunique-se.

Baixe o arquivo em PDF, gratuitamente.

Detalhe: Para baixar o arquivo completo é preciso preencher um formulário em que são informados o nome da pessoa interessada em receber o e-book, o e-mail e a empresa ou político para quem trabalha. O arquivo é enviado por e-mail.

 

sem comentário »

Índios e brancos em ‘pé de guerra’ no MA

0comentário

MONTES ALTOS -MA: Representantes da sociedade civil organizada e produtores rurais de municípios que integram a área da reserva indígena dos povos Kricati estão em estado de alerta e travam uma luta judicial com os indígenas.

Adormecido há vários anos, o processo patrocinado pela Fundação Nacional do Indio (Funai),  que reivindica demarcação da área indígena veio a tona há cerca de dois anos e provocou alvoroço entre moradores dos municípios de Amarante do Maranhão e Montes Altos, os mais prejudicados caso a área seja demarcada.

Em Amarante, os produtores, liderados pela prefeita Adriana Ribeiro fizeram atos  na cidade e em  Brasília e conseguiram frear o processo no ano passado.

Recentemente o processo foi retomado e os produtores voltaram a se reunir, desta em Montes Altos, para tentar encontrar  uma saída jurídica para o caso.

O principal argumento dos “brancos” é que, se a nova demarcação for realizada, vai  tomar praticamente toda a cidade de Amarante e grande parte de Montes Altos. Com isso,  muitas família terão de deixar terras que pertenceram a seus ancestrais e não terão para onde ir.

No último domingo (20) foram os índios quem se reuniram para tratar sobre o assunto numa reação a decisão de uma juíza da Comarca de Imperatriz. A história, ainda, promete muitos capítulos.

Veja, abaixo, a carta aberta dos povos indígenas sobre a decisão judicial publicada nessa sexta-feira (25), no site do Conselho Indiginista Missionário (CIMI), Ong que apoia os indígenas:

Carta aberta do Povo Krikati sobre suspensão dos atos de desocupação de sua Terra indígena

Inserido por: Administrador em 25/07/2014.
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação – Cimi

O retrocesso continua predominando. Fomos surpreendidos recentemente com a liminar judicial da Dra. Diana Maria Wanderley da Silva que suspende os atos de desintrusão da TI Krikati, que está em processo de desocupação desde 2002.

Domingo dia 20 de julho, a APIB, COAPIMA, Wyty Caté, Pep Cahac Cimi, caciques e lideranças do povo Krikati reunimos na Aldeia São José, para definirmos estratégias de ação referente a mais esse caso de violação de direitos. Segue abaixo a Carta Aberta.

 

Aldeia São José – Terra Indígena Krikati, 20 de julho de 2014.

 

Às Organizações Indígenas: Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil; Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira); Coapima (Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão); Wyty-Cateh; Pep’cahyc Krikati

Às Organizações Indigenistas: Cimi (Conselho Indigenista Missionário); CTI (Centro de Trabalho Indigenista); ISA (Instituto Socioambiental)

Aos Órgãos Públicos: Funai; Ministério Público Federal; Tribunal Regional Federal

Nós, do Povo Krikati viemos através desta Carta Aberta contestar e pedir providências às instituições acima mencionadas quanto a decisão da Juíza Federal da 2ª Vara de Imperatriz, que respondeu pela 1ª Vara Drª Diana Maria Wanderlei da Silva, que decide pela suspensão dos atos de desocupação da Terra indígena Krikati (Processo nº 5370-56.2014.4.01.3701).

Diante dessa decisão, solicitamos a revogação imediata da referida liminar com base nos seguintes argumentos:

1 – São reconhecidos aos índios (…) os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

2 – Nulidade dos títulos de propriedade em terras indígenas (C.F 1969 § 1º Art. 198) Constituição Federal de 1988 (Art. 231 § 6)

3 – A inalienabilidade, indisponibilidade e imprescritibilidade das terras indígenas (Art. 231 § 4).

4 – Da perícia antropológica solicitada pelo Juiz Federal Dionizio Nunes Rodrigues solicitada em 1989 (realizada pela antropóloga Maria Elisa Ladeira), que define como de posse permanente a área correspondente a 144.675 ha, ocupada tradicionalmente pelo Povo Krikati;

5 – Do Parecer do Juiz da 2ª Vara no Maranhão, em 1991, Candido Artur Medeiros Filho que julgou improcedente a ação de demarcação movida por Leon Delix Milhomem em 1980;

6 – Esclarecemos que somos de acordo que os moradores de boa fé sejam assentados de forma justa como consta no decreto 1775/1996. Ação que é de competência exclusiva da Fundação Nacional do Indio (Funai), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e ao Emater e que devido a morosidade desses órgãos no processo de regularização da desintrusão, contribuiu para a entrada de pessoas de má fé, queimadas, extração ilegal dos recursos naturais, situação a qual estamos expostos hoje referente a decisão da Juíza e a insegurança física e cultural do povo Krikati.

7 – Solicitamos aos órgãos e entidades que receberem esta carta, enviar uma comissão para visualizar a realidade de invasão da Terra Indígena Krikati, principalmente na região da Arraia, visto a decisão da Juíza de suspensão dos atos de desocupação; visto a sensibilização da mídia local de colocar o povo Krikati como insensível a causa dos pequenos agricultores, quando somos sabedores que as causas dos pequenos agricultores são de competência do Incra e Emater.

8 – O desdobramento da aldeia São José em várias outras aldeias é decorrente do plano de gestão de ocupação do território pelo povo. Ressaltamos que várias famílias estão no processo de reocupação de espaços de origem de suas famílias.

9 – A região da arraia tem uma importância para o modo de vida tradicional do povo Krikati, onde realiza-se a caça e a pesca coletiva e a retirada de matérias primas (imbé, coleta de frutas, azeite de coco, batin, medicina tradicional).

Ressaltamos que a referência da região da Arraia, é por ser o último bloco de desintrusão da terra indígena Krikati, portanto ainda, a mais intrusada, necessitando por parte da FUNAI que realize, com a urgência que o caso requer, o pagamento dos moradores de boa fé e a retirada dos ocupantes de má fé.

A suspensão da desocupação, conforme decisão da Juíza,vai acarretar uma série de conflitos entre indígenas e fazendeiros, já que convivem numa área separada apenas por uma estrada vicinal e comungam de modos de vida e culturas diferentes o que dificulta uma relação harmoniosa.

Solicitamos aos órgãos competentes que dêem continuidade ao processo de desintrusão da Terra indígena Krikati que foi demarcada em 1997 e homologada em 2004 e que agora ao invés de avançar no sentido de concluir esse processo, nos deparamos com o maior retrocesso de nossa história na efetivação de nossos direitos.

Chega de espera! Não suportamos mais conviver com essa situação de insegurança dentro da nossa própria terra e ainda sermos tratados como invasores.

Reafirmamos que o nosso território é um bem sagrado e dele dependemos para a nossa reprodução física e cultural, sem a terra livre e protegida não é possível reproduzir o nosso modo de vida.

sem comentário »

Suspeitos de assaltar equipe do Fantástico presos

0comentário
Polícia Civil do Maranhão apresenta presos pelo assalto a equipe do Fantástico. Foto: Secretaria de Segurança Pública

Polícia Civil do Maranhão apresenta presos pelo assalto a equipe do Fantástico. Foto: Secretaria de Segurança Pública

SÃO LUÍS-A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apresentou na tarde de sexta-feira (25) mais três acusados do roubo dos equipamentos da equipe da TV Globo no município de Anapurus, ocorrido na última quinta-feira (17). Jairo Lisboa de Sousa, Manoel Francisco Monteles, o “Fominha” e Agnaldo Henrique Alves, o “Risca Faca” são apontados como autores do roubo.

De acordo com o superintende de Policia Civil do Interior (SPCI), Jair Paiva, eles se apresentaram espontaneamente, porém já havia sido expedido mandado de prisão preventiva e eles permanecerão presos após prestar depoimento.

Ainda segundo o superintendente, em conversa informal com o trio, Manoel Neto teria dito que é secretário de Administração e Jairo Lisboa Tesoureiro do município de Anapurus.

Já estava preso o policial militar Raimundo Monteles, acusado de dar cobertura ao assalto. Os três foram encaminhados a uma unidade prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

(Secretaria de Comunicação do Governo do Estado)

sem comentário »

Banda Calypso em Amarante

0comentário
Banda Calypso está de volta à Amarante do Maranhão, após vários anos. Foto: Divulgação internet.

Banda Calypso está de volta à Amarante do Maranhão, após vários anos. Foto: Divulgação internet.

SÃO PAULO- Neste fim de semana, a banda Calypso, consagrada por ser a maior banda da atualidade no gênero e que acaba de completar 15 anos de carreira, retorna aos Estados do Pará e Maranhão para realizar duas apresentações.

Hoje, dia 25, o show será realizado na Festa do Camarão em Afuá/PA. E amanhã, dia 26, a cidade de Amarante do Maranhão/MA vai receber a banda Calypso na VI Exposição Agropecuária de Amarante.

No repertório do show, os artistas vão apresentar músicas do mais recente álbum ‘Banda Calypso – Ao Vivo no Distrito Federal’ como ‘A Festa Começou’, ‘Eu Me Rendo’, ‘O Lado Bom do Amor’, e o single ‘Vibrações’, atual canção de trabalho, entre outras; além dos grandes sucessos da carreira como ‘A Lua Me Traiu’, ‘Me Beija Agora’, ‘Acelerou’, Dançando Calypso’, ‘Entre Tapas e Beijos’ e muito mais!

“Estamos muito felizes em voltar a nossa terra Pará e ao Maranhão para esses shows. Preparamos um repertório super especial, esperamos por vocês!”, comenta Joelma, que ao lado de Chimbinha e da banda Calypso, lançará um CD só com músicas inéditas em breve nas lojas de todo o Brasil.

Vale lembrar que Banda Calypso formada em 1999, já se apresentou para milhares de pessoas pelos quatro cantos do mundo e, realizou turnês internacionais pela África, Europa, Américas do Norte e do Sul. Influenciada por vários ritmos como Carimbó, Salsa, Cúmbia, Tecno, Rock, Lambada, entre outros, a banda é a única da história da música brasileira a receber o prêmio de DVD de Diamante Quintuplo, além de emplacar quatro CDs entre os mais vendidos.

(Assessoria)

sem comentário »

Reconhecimento

0comentário
Reprodução/ Facebook.

Reprodução/ Facebook.

sem comentário »

Faixa de pedestre vermelha

0comentário
Imagem divulgação Blog Trânsito online Imperatriz.

Imagem divulgação Blog Trânsito online Imperatriz.

IMPERATRIZ -MA:  A tradicional faixa de  pedestre nas cores branca e preta poderia ganhar novas cores.

Que tal vermelho e branco? A novidade aí seria a substituição da cor preta pela vermelha com a proposta de chamar, ainda, mais a atenção dos motoristas e dos próprios pedestres.

A proposta foi levantada pela primeira vez pelos agentes de trânsito de Imperatriz, em um blog da categoria, com base na Faixa da Vida, existente na cidade de Vitória (ES).

A meta é a mesma da faixa atual, porém, argumentam os agentes que a faixa com o fundo vermelho chama mais  atenção e claro, é aceita conforme o Código de Trânsito Brasileiro e as politicas públicas de mobilidade urbana, por ampliar a defesa do ser humano. Em Vitória a sinalização integra o projeto “Faixa da Vida”.

“A faixa se adequaria perfeitamente à cidade de Imperatriz, que precisa se modernizar na questão trânsito, por exemplo entre os dois Shoppings Timbira e Tocantins, próximo ao Bazar Ipanema no calçadão, ao lado do Armazém Paraíba na praça de Fátima, seria bastante útil a faixa de pedestre pintada nestas cores”, encerra o post.

A proposta é boa, mas antes disso, ainda é preciso ressaltar que o trânsito em Imperatriz precisa de muitos avanços. Com raras exceções algumas faixas demoram para ser pintadas o que acaba prejudicando os pedestres.

sem comentário »

Mirante FM pronta para o sistema digital

0comentário
Técnico Adriano Nogueira Timóteo durante ajustes do transmissor da Mirante FM de Imperatriz. Foto: João Rodrigues.

Técnico Adriano Nogueira Timóteo durante ajustes do transmissor da Mirante FM de Imperatriz. Foto: João Rodrigues.

IMPERATRIZ – A Rádio Mirante FM (95,1) de Imperatriz começou a operar com um novo transmissor e antena que garantem maior qualidade de som e alcance de sinal em mais de 200 quilômetros em linha reta na Região Tocantina.

Com a instalação do novo equipamento, a direção da emissora aguarda a autorização do Ministério das Comunicações para operar o sistema digital. Atualmente, nenhuma emissora de rádio do país tem autorização para emitir o sinal digital, que será obrigatório a partir de 2018.

O técnico em eletrônica Adriano Nogueira Timóteo, que é responsável pela instalação do transmissor, informou que o equipamento é atualmente o mais moderno do segmento. “Viajo o Brasil todo instalando transmissores nas grandes emissoras de ponta e a Rádio Mirante acabou de adquirir um transmissor de alta qualidade, todo transistorizado, com fontes chaveadas de alto rendimento”, ressaltou Adriano Timóteo, que trabalha para a empresa Tectronic, sediada em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.

O transmissor instalado há uma semana na emissora do Sistema Mirante é semelhante ao instalado há pouco tempo na Rádio Mirante FM de São Luís (96,1). O especialista disse que já instalou transmissores do mesmo modelo em emissora de rádio de grupos de comunicação afiliados da Rede Globo, como a Rádio Clube, de Teresina (PI), Centro América (MT), Verdes Campos e da TV Morena, em Campo Grande (MS).

“São mais de 60 transmissores nessa potência instalados. Temos os de baixa potência. São mais de 5 mil equipamentos instalados no Brasil”, disse o técnico.

 SOM- Adriano Timóteo ressaltou que a qualidade do som da Rádio Mirante FM de Imperatriz, com o novo transmissor, melhorou em 50% se comparado com o anterior. O maior benefício do novo transmissor só poderá ser percebido com o sistema digital. “Esse transmissor já é preparado para o sistema digital, que em 2018 será liberado para as emissoras de rádio. Futuramente, só se terá que acoplar a ele um modulador digital, que atingirá o sinal normalmente”, observou o técnico.

O ouvinte não terá a necessidade de uso de conversor e antena para a recepção do sinal digital. “Nos sentimos felizes em ser a primeira emissora de Imperatriz a operar com um transmissor como esse, pronto para o sinal digital. Isso nos enche de orgulho em saber que nosso trabalho está indo mais longe e com boa qualidade”, comemorou o coordenador Artístico da emissora, Gil Rodrigues.

Lançada em abril, a programação 2014 passou a ser acompanhada com mais qualidade pelos ouvintes, segundo o coordenador. Gil Rodrigues adiantou que a emissora também vai receber investimentos no visual dos estúdios.

AM – O técnico em eletrônica Adriano Nogueira Timóteo disse que a direção do Sistema Mirante tem planos para a Rádio Mirante AM de Imperatriz. Em breve, a emissora também vai receber um transmissor pronto para operar o sistema digital.

“Nenhuma emissora AM migrou para o digital, mas daqui há alguns dias a Mirante AM vai receber também o transmissor novo, teletronic”, disse o técnico.

Dona de grande audiência na Região Tocantina, a Rádio Mirante AM de Imperatriz opera com transmissor analógico de 10 mil kilohertz (Khz), mas atualmente a potência foi reduzida. (O Estado)

sem comentário »

Adeus Ariano Suassuna

0comentário

Da Agência Brasil

RECIFE- Morreu hoje (23), de parada cardíaca, o escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna. Ele estava internado, desde segunda-feira (21) no Real Hospital Português, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
Suassuna, que tinha 87 anos, morreu às 17h15, de parada cardíaca, provocada pela hipertensão intracraniana. A família ainda não informou os detalhes do funeral.

Nascido em João Pessoa, quando a capital paraibana ainda se chamava Nossa Senhora das Neves, em 1927,  ainda adolescente, Ariano Vilar Suassuna foi morar no Recife, onde terminou os estudos secundários e deixou seu nome marcado na cultura literatura brasileira, especialmente no teatro e na literatura.

Em 1946, na capital pernambucana, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco, junto com o amigo Hermilo Borba Filho. No ano seguinte, escreveu sua primeira peça teatral, Uma Mulher Vestida de Sol, seguida de Cantam as Harpas de Sião Os Homens de Barro. Em 1955, escreveu sua obra mais popular, Auto da Compadecida, que conta as aventuras de dois amigos, Chicó e João Grilo, no Nordeste brasileiro. A peça foi adaptada duas vezes para o cinema, em 1969 e 2000.

Suassuna continuou criando, escrevendo peças de teatro, romances e poesias. O Santo e a Porca, Farsa da Boa Preguiça e Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta são algumas das dezenas de obras dele. A maioria delas foi traduzida para outros idiomas, como francês, alemão, espanhol, inglês e holandês. Em 1989, passou a ocupar a Cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras.

Carismático, Suassuna esbanjou simpatia por onde passou. Mais recentemente, apresentou sua “aula-espetáculo” por todo o Brasil, onde ensinou formas de arte para o público e mostrou a riqueza da cultura do país, contando histórias, “causos” e piadas. Suassuna mostrou ao povo brasileiro como ele é inventivo, engraçado, esperto e interessante e provou que não existe nada do lado de lá das fronteiras que possamos invejar.

Em uma de suas últimas passagens por Brasília, Suassuna encerrou a aula-espetáculo valorizando, não sua obra, mas a de outro brasileiro. O escritor citou o filósofo Matias Aires como exemplo da qualidade nacional, mas também como um resumo da sua própria trajetória, “e da de todos nós”, neste mundo.

“Quem são os homens mais do que a aparência de teatro? A vaidade e a fortuna governam a farsa desta vida. Ninguém escolhe o seu papel, cada um recebe o que lhe dão. Aquele que sai sem fausto, nem cortejo, e que logo no rosto indica que é sujeito à dor, à aflição, à miséria, esse é o que representa o papel de homem. A morte, que está de sentinela, em uma das mãos segura o relógio do tempo. Na outra, a foice fatal. E, com esta, em um só golpe, certeiro e inevitável, dá fim à tragédia, fecha a cortina e desaparece”, disse, então, Ariano Suassuna.

sem comentário »

UFMA divulga segunda Lista de Espera do Sisu

0comentário

IMPERATRIZ-  A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Proen) divulgou às 18h47, desta quarta-feira (23), a segunda Lista de Convocação dos Candidatos para Matrícula, da Lista de Espera, SiSU 2014.2.

Os convocados terão o prazo de dois dias (24 e 25) para comparecer aos campi da instituição de ensino munido de documentos pessoais e certificado de conclusão do Ensino Médio para confirmar o interesse pela vaga.

A terceira Lista de Espera deverá ser publicada no dia seguinte ao fim do prazo de matrículas desta lista divulgada hoje.

Veja a segunda Lista de Espera do Sisu 2014.2

 

sem comentário »