Reconhecimento do TRE-MA

0comentário
Eleições 2014. Foto: Reprodução Internet.

Eleições 2014. Foto: Reprodução Internet.

SÃO LUIS- As três melhores práticas adotadas pelas zonas eleitorais do Maranhão foram premiadas nesta quarta-feira, 26 de novembro, durante o III Encontro de Chefes de Cartório.

O reconhecimento fez parte do prêmio “Boas Práticas de Eleições”, instituído pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão em 2014.

Os prêmios (3 celulares modelo galaxy note) foram doados pelo desembargador Guerreiro Júnior (corregedor) e entregues pelo desembargador Froz Sobrinho (presidente), que compareceu ao Encontro para agradecer pessoalmente ao empenho dos servidores durante o período eleitoral.

“O êxito do TRE-MA deve-se ao esforço de cada um de vocês, muitas vezes dedicando-se além do exigido para tornar o exercício da cidadania possível aos eleitores. Que bom tê-los como servidores capacitados e comprometidos. Desejo que façam uma boa avaliação, pois ela servirá para o melhoramento de nossas ações”, ressaltou o presidente.

As três práticas vencedoras foram: “Controle Contingências de Votação” da servidora Rosana Santos Chaves (chefe de cartório da 4ª ZE – Caxias); “Etiqueta para MR” de Maicon Mendes Pereira (chefe de cartório da 82ª ZE – Estreito) e “Orientação para o segundo turno” inscrita por Rafael Vitor Oliveira Rodrigues e Santília Resende Sobrinha (ambos da 21ª ZE – Barão de Grajaú).

Histórico

O prêmio “Boas Práticas de Eleições” foi lançado em 16 de setembro, com inscrições entre os dias 17 de setembro e 31 de outubro.

Ele permitia que servidores efetivos e requisitados lotados nas zonas eleitorais inscrevessem trabalhos individualmente ou em grupo, optando por tema como: fechamento de cadastro; registro de candidaturas; capacitação; carga e lacre; geração de mídias; logística; mesário; mesário voluntário; oficial de justiça; propaganda; segurança; suprimento de fundos; totalização; veículos; comunicação; diplomação e prestação de contas.

As propostas do prêmio “Boas Práticas de Eleições” foram discutidas na 5ª reunião do Conselho Gestor, realizada em 28 de julho. Na ocasião, a coordenadora Karla Abdala (Planejamento, Estratégia e Gestão) ressaltou a necessidade de incentivar o desenvolvimento e o compartilhamento de ações e soluções práticas para as demandas de trabalho da Justiça Eleitoral.

(Ascom TRE-MA)

sem comentário »

Caema: abastecimento cai 50% após nova “quebra” de bomba

0comentário

IMPERATRIZ – Não deu nem mesmo para a população esquecer dos transtornos provocados pela quebra da Bomba 2, da Estação de Captação de Água da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e mais uma vez o equipamento voltou a apresentar defeito.

Na tarde desta quarta-feira (26), a assessoria do Governo do Estado enviou nota em que informa sobre a redução no fornecimento de água da cidade pela metade (50%) após defeito numa das bombas.

Com essa, chega a quatro o número de vezes em que a Bomba 2, apresenta defeito e o abastecimento de água é reduzido. Com isso, a estatal deverá adotar o sistema de rodízio no fornecimento de água para a cidade, como nas vezes anteriores.

Chama a atenção o fato de a empresa não ter informado sobre o prazo para a resolução do problema.

Veja a nota, abaixo:

GOVERNO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Fonte: Caema

26/11/2014

 

COMUNICADO CAEMA

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que técnicos já estão trabalhando para resolver a pane na bomba 2 do sistema de captação de água de Imperatriz, reduzindo em 50% o abastecimento para população.

 

sem comentário »

Monitor da antiga CCPJ assassinado

0comentário

IMPERATRIZ – Quatro tiros no peito e um na cabeça interromperam a vida de José Carlos França de Melo, 41 anos, que há dois meses trabalhava como monitor da Unidade de Ressocialização de Presos de Justiça (URPJ) antiga CCPJ.  A polícia está investigando o crime.

De acordo com informações de testemunhas, repassadas à policia, um desconhecido, que estava em uma bicicleta, desferiu cinco tiros no monitor (quatro tiros no peito e um na cabeça). A vítima, ainda, foi socorrida e levada ao Hospital Municipal (Socorrão), mas já deu entrada sem vida.

O fato de o autor ter esperado José Carlos, sugere que o crime foi premeditado. Alguns familiares da vítima disseram não acreditar em crime de latrocínio, no qual se mata para roubar. Não foi constatado o desaparecimento de nenhum dos pertences da vítima, que estava em uma motocicleta Bros e tinha acabado de sair de um bar.

Animais na pista

Não resistindo aos ferimentos, morreu nessa segunda-feira (26), no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o operário Emanoel Marinho. Ele pilotava uma motocicleta pela rodovia Pedro Neiva de Santana, na noite de 13 de novembro quando atropelou quatro cavalos que perambulavam pela via.

Emanoel trabalhava em Imperatriz e morava na cidade de João Lisboa, a 12 km de Imperatriz.

Ataque fatal em bar

A moradora de Ribamar Fiaquene, Sirlene Fernandes morreu nessa terça-feira (25), no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), onde estava internada desde o dia 23 de outubro.

A mulher estava em um bar na avenida Principal, no bairro Vila Lobão da cidade de Ribamar Fiquene, quando foi baelada  por um homem que acabou sendo preso posteriormente. Naquela oportunidade três pessoas ficaram feridas.

sem comentário »

Vereadores cancelam sessão desta quinta-feira(27)

0comentário

IMPERATRIZ – A terceira e última sessão ordinária da semana, que deveria ser realizada na manhã desta quinta-feira (27), foi cancelada.

O presidente da “Casa”, Hamilton Miranda justificou a medida a necessidade de os vereadores se prepararem para a solenidade de entrega do Titulo de Cidadão Imperatrizense 2014, prevista para as 18h, também, desta quinta.

As matérias da pauta dessa sessão deverão ser remanejadas para a sessão da próxima terça-feira (2).

Veja quem são os agraciados com o Título de Cidadão Imperatrizense 2014:

*Cândido Madeira Filho e João Donizetti Fagundes (vereador Esmerhadson de Pinho)

 

*Isaias Borges Telles e Edvaldo Carvalho Luz (vereador Antonio José Fernandes)

*Maria de Lourdes Silva e Adolfo de Figueiredo Loureiro (vereador Antonio Silva Pimentel)

*Antonio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho e Márcio Jerry Saraiva Barroso (vereador Carlos Hermes)

*Francisca Maria da Conceição e Silva Dominices e Francisco de Assis Chaves Dias (vereadora Edneusa Caetana).

*Cleres Carvalho do Nascimento Silva e Irisnaldo Felix da Silva (vereador Enoc Lima Serafim)

*Janilson Cordeiro Lindoso e  Maria Aparecida Ferreira de Oliveira (vereador Fidelis Uchoa)

*João Maurício Martins e Ivan dos Santos (vereador Francisco Rodrigues da Costa o Chiquim da Diferro)

*Renato José Nogueira Pereira e João Evangelista Costa (vereador Hamilton Miranda)

*Carlos Robério dos Santos e Sergio Victor Tamer (vereador João Francisco Silva)

*Jeassimonne Paulino de Carvalho Rocha (vereador José Carlos Soares Barros)

*Francisco das Chagas Silva e José Carlos Figueiredo Fernandes( vereador José Carneiro Santos, o Buzuca)

*Paulo Roberto Pacífico Martins  e Maria Cícera Bezerra( vereador José Rodrigues da Silva, o Zé da Farmácia)

*Marcos Fábio Belo Matos e Nahyma Ribeiro Abas (vereador Marco Aurélio da Silva Azevedo)

*Rita Maria Coelho Mariano e Clynewton Dias dos Santos (vereadora Maria de Fátima Avelino)

*Francisco Aluisio Coelho Brandão e Romulo Lopes (vereador Raimundo Nonato Gonçalves da Silva, o Raimundo Roma).

*Francisco Morais de Matos e Ricardo Teodoro Martins (vereador Matos Richard Wagner Silva de Mercedes)

*Raimundo Nonato de Oliveira Lopes e Esmeraldo Batista Sousa Junior (vereador Rildo Amaral)

*Marcondes Carneiro Leite (vereador

*Terezinha de Oliveira Santos, conhecida por Teresinha Soares)

*Jaíse Pereira Nunes Miranda (vereador Weudson Feitosa dos Santos)

 

Títulos referentes a 2013 que serão entregues em 2014:

 

*Marlon Reis (vereador Rildo Amaral)

*Esmeraldo Batista Sousa Junior (Medalha) (vereador Rildo Amaral)

sem comentário »

Nova CTPS

0comentário
A Carteira de Trabalho e Previdência Social mudou. Foto/ Imagem Internet

A Carteira de Trabalho e Previdência Social mudou. Foto/ Imagem Internet

BRASÍLIA – A partir do dia 30 de dezembro o Ministério do Trabalho e Emprego coloca em operação, em nível nacional, o sistema CTPS Web 3.0 que vai possibilitar a emissão da Carteira de Trabalho Informatizada em todas as Superintendências do País.

Segundo o coordenador de Identificação Profissional do MTE, Francisco Gomes, para a implantação do CTPS Web 3.0 todas as superintendências vão estar com o sistema de emissão da carteira de trabalho informatizada paralisado no período de 20 a 29 de dezembro próximo.

“A paralisação é necessária para migração dos bancos de dados e de imagens da atual versão”, informou o coordenador, destacando que mesmo com a paralisação do sistema, todas as Unidades do MTE vão continuar emitindo a CTPS manualmente.

“O trabalhador pode ficar tranqüilo que ele poderá solicitar o seu documento normalmente nesse período de suspensão do sistema”, frisou,

Gomes ressaltou que o novo sistema faz parte do processo de modernização porque passa o órgão e “a implantação do CTPS Web 3.0 vai tornar a emissão de Carteira de Trabalho mais ágil, e com isso ganha o cidadão que terá o documento e suas mãos mais rapidamente”, garantiu.

Com as informações o Ministério do Trabalho e Emprego(MTE).

sem comentário »

Whatsapp prepara chamadas de voz

0comentário

Ficou para o fim do primeiro semestre de 2015 o lançamento do serviço de chamadas de voz por meio do aplicativo Whatsapp.  Previsto para o fim deste ano, o novo serviço ficou inviável devido a problemas técnicos, segundo informou a empresa responsável.

Segundo o site Comunique-se, a companhia etá em fase de desenvolvimento da tecnologia que permitirá fazer chamadas via internet.

Na atual fase de estudos, o microfone de alguns dispositivos  e as diferenças de infraestrutura de telefonia e internet em diferentes países são algumas das características que estão sendo avaliadas nesse processo.

sem comentário »

Semáforo da avenida Newton Belo

0comentário
Semáforo, pela ótica de quem segue do Santa Inês em direção ao Centro. Foto: João Rodrigues

Semáforo, pela ótica de quem segue do Santa Inês em direção ao Centro. Foto: João Rodrigues

IMPERATRIZ- Demorou, mas finalmente o cruzamento semafórico instalado na Avenida Newton Belo,  rua Padre Cícero ( em dois sentidos) e na rua Sabiá das Laranjeiras, no Jardim Sâo Francisco começou a funcionar neste fim de semana.

Apesar disso, muitos motoristas e demais usuários das vias reclamaram do cruzamento semafórico. Eles alegam que os semáforos instalados em quatro  vias, está funcionando fora de sincronia, ou que deixa alguns motoristas esperando muito mais que outros e ainda há risco de acidentes. Moradores das proximidades esperam que os semáforos na avenida Newton Belo, em dois sentidos, na rua Sabia das Laranjeiras e na rua Padre Cícero, evirem acidentes, mas disseram que esperavam uma rotatória naquele local.

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“Ver seu time subir para a série A é igual  parente quando sai da cadeia. Você comemora, tem vergonha (sic)”.

(Paulo Kanela/ Divulgação Whastapp).

sem comentário »

Imagem do Dia

0comentário
A frondosa Jorge Tadeu desabou após ventania da chuva mais recente. Foto: Defesa Civil/ Divulgação.

A frondosa Jorge Tadeu desabou após ventania da chuva mais recente em Imperatriz-MA. Foto: Defesa Civil/ Divulgação.

sem comentário »

Agradecimento

0comentário

IMPERATRIZ-MA: O vereador Francisco Rodrigues da Costa (PR), mais conhecido como “Chiquim da Diferro”, usou sua conta numa rede social para agradecer aos eleitores, correligionários e amigos pelo apoio e preces em torno da recuperação de sua saúde.

O parlamentar foi internado às pressas, na última segunda-feira (17), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), após suspeitas de um infarto. No momento em que passou mal, ele estava na Câmara de Vereadores, para mais um dia normal de trabalho.

O problema de saúde de “Chiquim da Diferro” acabou por atrair vários vereadores ao hospital, o primeiro deles foi o presidente da Câmara, Hamilton Miranda (PSD) que prestou socorro ao vereador.

Vereador fez agradecimento em rede social. Imagem reprodução Facebook.

Vereador fez agradecimento em rede social. Imagem reprodução Facebook.

sem comentário »