Tragédia a caminho do trabalho

0comentário

IMPERATRIZ –  Não resistindo aos ferimentos, morreu no Hospital São Rafael, a técnica de enfermagem Vanessa Kelli Costa Ribeiro, de 38 anos.  Ela sofreu um grave acidente de trânsito, no início da manhã, desta segunda-feira (29), no cruzamento da rua Amazonas com a Gonçalves Dias, Bacuri, quando coincidentemente seguir de moto para o trabalho, que é no Hospital São Rafael.

A profissional, também, era lotada no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), conhecido por “Socorrão”.

Colegas de colegas de trabalho disseram à imprensa que a moto pilotada por Vanessa se chocou contra um carro. Socorrida, ela morreu não resistiu e  em seguida

sem comentário »

Começam inscrições de Enem para presos

0comentário

Agência Brasil/ Divulgação

 

Reprodução internet.

Reprodução site do Enem.

BRASÍLIA- A partir de amanhã (30) estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 das pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet a partir das 10h. O prazo final é 30 de outubro. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro nos estabelecimentos prisionais ou socioeducativos indicados.

O responsável pedagógico da instituição deve fazer a inscrição dos detentos, internos e acompanhar o processo até a divulgação do resultado do exame.

No primeiro dia de prova, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia). No segundo dia, eles terão uma hora a mais de exame, que abordará  linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática. A aplicação das provas começa às 13h.

No ano passado, o Enem teve  30 mil inscritos,  28% superior ao registrado em 2012. A nota do exame pode ser usada para o acesso aos cursos de educação superior e obter a certificação do ensino médio.

Os órgãos da administração prisional e socioeducativa dos estados e do Distrito Federal que desejarem indicar unidades para aplicação do exame deverão firmar termo de adesão junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, pela internet, até o dia 20 de outubro. As unidades indicadas precisam firmar um termo de responsabilidade.

O edital com informações sobre o Enem para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa foi publicado na edição do Diário Oficial da União de quinta-feira (25).

 

sem comentário »

Lula Almeida

0comentário

IMPERATRIZ- Familiares e  amigos e participaram, na tarde deste domingo (28), da celebração da missa do Sétimo Dia ( da morte) daquele que em vida de chamou José Raimundo Silva de Almeida, o popular Lula Almeida, 50 anos.

Advogado, político e empresário, Lula Almeida era um nome muito conhecido em Imperatriz, onde morava há 30 anos e fez uma carreira profissional de sucesso. Teve destacada participação na política do Maranhão.

A celebração foi às 17h, na Igreja de São Francisco, na rua Luís Domingues, em frente a Praça Brasil.  Do Blog: Vá em paz Lula e que Deus o tenha.

Convite da Missa de Sétimo Dia foi publicado na edição deste domingo (28) do Jornal O Estado. Imagem reprodução.

Convite da Missa de Sétimo Dia foi publicado na edição deste domingo (28) do Jornal O Estado. Imagem reprodução.

sem comentário »

Dia do Rádio

0comentário

Nesse sábado (27) de setembro é comemorado o Dia do Rádio/ Dia da Radiodifusão Brasileira. A data é cheia de simbologia por se tratar de um dos maiores ( se não o maior )veículos de comunicação de massa já criado pelo homem.

Quem gosta ou conhece, ou as duas coisas, sabe do poder e da importância desse veículo e sua respectiva contribuição para a sociedade. Particularmente gosto muito desse veículo e não me imaginaria sem ele, até mesmo porquê ele faz parte de minha vida profissional.

Infelizmente nos últimos dez anos o rádio vem passando por transformações forçadas pelo mercado e falta ou escassez de investimentos, principalmente no nordeste.

A chegada de outras mídias no lastro da internet , também, tem  uma parcela de contribuição para este cenário digamos “um pouco desanimador” do rádio, mas mesmo assim, ainda, acredito nessa mídia.

Não entendo que vai acabar, como  pregam alguns estudiosos (e fazem isso mais com os jornais).

O rádio vai continuar sim. Pode sofrer mudanças, mas vai se adequar, se ajustar ,como vem acontecendo com a mudança de AM no FM, e o FM com o som de CD , e por aí vai, medidas paliativas enquanto o tão sonhado rádio digital não é liberado.

Há, ainda, o webrádio, ou o rádio convencional na internet. Ajustes, sempre vão existir, mas a fórmula do rádio é única: credibilidade, prestação de serviços, agilidade e tantas outras qualidades, que se resumem em calor humano e companheirismo.

Parabéns a todos os profissionais de rádio e a este veículo tão importante.

Como diz José Carlos Araújo, famoso narrador esportivo, ” Brasileiro não vive sem rádio, o seu maior companheiro”.

Viva o rádio!!

sem comentário »

Eleições: eleitor pode consultar locais de votação

0comentário

Agência Brasil/ Divulgação

BRASILIA - Os eleitores que não sabem onde vão votar no dia 5 de outubro já podem fazer uma consulta rápida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa pode ser feita a partir do nome completo do eleitor ou com o número do título eleitoral.

O site também informa onde pessoas que votarão no exterior ou solicitaram voto em trânsito deverão comparecer.

Nesses casos a votação será só para o cargo de presidente da República. Para receber os votos em trânsito 216 seções foram criadas. Quem preferir também poderá fazer a consulta por meio de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente em smartphones que utilizam sistema iOS ou Android.

Segundo a Justiça Eleitoral, as seções no exterior funcionarão nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais onde existam serviços do governo brasileiro. As missões diplomáticas ou repartições consulares comunicarão aos eleitores votantes no exterior o horário e o local da votação. Apenas os eleitores que estiverem com nome no caderno de votação da seção eleitoral poderão votar.

O eleitor deve apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor. No caso de não comparecimento, deve justificar a ausência. Para isso é preciso preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. O formulário preenchido deve ser entregue nos locais destinados pelo eleitor, que precisará apresentar um documento oficial de identificação com foto.

sem comentário »

Pesquisa Datafolha

0comentário

Agência Brasil/ Divulgação

BRASIL – Pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (26), mostra a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, com 40% das intenções de voto, Marina Silva, do PSB, com 27%, e Aécio Neves, do PSDB, com 18%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

A vantagem de Dilma sobre Marina no primeiro turno aumentou em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 19, na qual Dilma aparecia com 37% e Marina com 30%. Aécio estava com com 17% das intenções de voto.

No levantamento de hoje, os candidatos Pastor Everaldo, do PSC; Luciana Genro, do PSOL, e Eduardo Jorge, do PV, aparecem cada um com 1% das intenções. Os demais candidatos, Zé Maria, do PSTU; Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Mauro Iasi, do PCB; e Rui Costa Pimenta, do PCO, têm, juntos, 1%. Votos nulos ou brancos somam 5% e são 6% os indecisos.

De acordo com a pesquisa, na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT alcançaria 47%, contra 43% da candidata do PSB, o que configura empate técnico considerada a margem de erro de 2 pontos percentuais. Na semana passada, Marina tinha 46% e Dilma, 44%.

Em uma possível disputa entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 50% a 39%. Na semana passada, Dilma tinha 49% e Aécio, 39%.

Dilma tem 31% de rejeição; Marina, 23%; Pastor Everaldo, 22%; Aécio, 20%; Zé Maria, 17%; Levy Fidelix, 17%; Eymael, 16%; Luciana Genro, 15%; Rui Costa Pimenta, 14%; Eduardo Jorge, 13%; e Mauro Iasi, 13%.

Foram feitas 11.474 entrevistas, ontem (25) e hoje, em 402 municípios. Com margem de erro de 2 pontos percentuais (para mais ou para menos) e nível de confiança de 95%, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00782/2014.

sem comentário »

Travessia Urbana de Imperatriz

0comentário

IMPERATRIZ-MA:  Depois de duas audiências públicas, com a participação do Ministério Público Estadual, finalmente a obra da Travessia Urbana de Imperatriz começa a ganhar forma.

Pelo menos é essa a impressão que se passa aos usuários da BR-010 têm ao passar pela rodovia e avistar a placa da obra instalada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Denit). As fotos são de Gil Carvalho.

placa da travessia

 

dnit coloca placa

sem comentário »

Aberto concurso para a PF

0comentário
Imagem Reprodução internet.

Imagem Reprodução internet.

RIO DE JANEIRO – Boa oportunidade para os concurseiros de plantão.

O Diário Oficial da União, em sua edição desta sexta-feira (26), publicou edital de concurso para 600 vagas de agentes da Polícia Federal(PF). Trinta vagas serão reservadas para candidatos com deficiência e 120 para negros e índios.

O período de inscrições será de 6 a 26 de outubro, no site do Cesp/ UnB, a taxa de inscrição é no valor de R$ 150 e não haverá cadastro de reserva.

Durante o período de inscrições serão aceitos os pedidos de isenção do pagamento da taxa.

O cargo exige ensino superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria “B” em diante.

As vagas, para escolha de lotação, serão disponibilizadas, preferencialmente, para os  Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima.  O salário inicial é de R$ 7.887,33, incluído o auxílio-alimentação, de R$ 373.

A partir de janeiro de 2014, o valor será alterado para  R$ 9.074,59, graças ao reajuste já autorizado pelo governo.

Os novos funcionários serão contratados pelo regime estatutário, que prevê estabilidade.

PROVAS:  As provas objetiva e discursiva estão marcadas para o dia 21 de dezembro e serão aplicadas em todas as capitais de Estado e Distrito Federal.  A primeira etapa compreende a prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame média e avaliação psicológica.  A etapa complementar (segunda etapa) consiste no curso de formação profissional.

sem comentário »

Pesquisa Vox Populi para Presidente

0comentário
Dilma aumentou vantagem sobre Marina. Foto: Internet.

Dilma aumentou vantagem sobre Marina. Foto: Internet.

BRASÍLIA- Pesquisa Vox Populi/Carta Capital divulgada hoje (25) mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) na liderança com 38% das intenções de voto para a Presidência da República.

A candidata do PSB, Marina Silva, aparece com 25% e Aécio Neves (PSDB) com 17%.

A pesquisa foi divulgada pela revista Carta Capital.

Na última pesquisa, do dia 10, Dilma tinha 36% das intenções, Marina tinha 28% e Aécio, 15%.

Votos nulos e brancos eram 7% e o percentual de indecisos estava em 13%.

Na pesquisa divulgada hoje (25), Pastor Everaldo (PSC) teve 1% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram juntos 1%. Votos brancos e nulos somam 7% e os eleitores indecisos, 11%.

O Vox Populi fez duas simulações de segundo turno. Em uma disputa entre as candidatas Marina Silva e Dilma Rousseff, o empate técnico persiste.

A petista tinha 41% e foi para 42%, enquanto a candidata do PSB passou de 42% para 41%. Em uma disputa entre Dilma e Áecio, a candidata do PT venceria com 45% das intenções de voto contra 37% do candidato tucano.

Na pesquisa anterior Dilma venceria por 44% a 36%. Foram feitas 2 mil entrevistas em 147 cidades.

O levantamento foi feito na terça (23) e ontem (24). A margem de erro é 2,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00757/2014.

(Agência Brasil).

sem comentário »

MP discute sobre apreensão de armas

0comentário

IMPERATRIZ – O Ministério Público Estadual, em Imperatriz, vai discutir com as polícias Militar e Civil sobre as estratégias para aprimorar o controle,a apreensão e destinação das armas.

De acordo com nota distribuída à imprensa, a reunião será nesta sexta-feira, às 14h30, na sala de reuniões das Promotorias de Justiça e contará com a participação dos promotores Ossian Bezerra Pinho Filho, Raquel Chaves Duarte Sales, Domingos Eduardo da Silva, Uiuara de Melo Medeiros e Nahyma Ribeiros Abas e os comandantes do 3º e 14º Batalhões de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Civil e diretor do Instituto de Criminalística (Icrim).

O MP não antecipou quais seriam as propostas para discussão e nem quando as medidas serão postas em prática.

Ao justificar a iniciativa da reunião a nota do MP lembra que as armas de fogo constituem é um dos principais instrumentos  utilizados para a prrática de crimes violentos (homicídios) e no Brasil e no mundo.

“Tal fato levou a ONU a tratar da questão do controle das armas de fogo no IX Congresso da ONU sobre Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente, ocorrida em Cairo/Egito, no ano de 1995, onde se recomendou o controle de utilização das armas de fogo com o fim de prevenir os delitos e garantir a segurança nacional”, reforça a nota.

sem comentário »