Candidatos nas eleições de 2014

0comentário

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou hoje (21) no sistema de registro de candidaturas das eleições os nomes de todas as pessoas que pediram registro para concorrer ao pleito. De acordo com o levantamento, 24,9 mil candidatos devem disputar vagas de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da República. O número inclui suplentes de senador e vices aos governos estaduais e à Presidência da República.

Segundo informações do DivulgaCand, sistema do TSE que centraliza as candidaturas, o número maior de candidatos é para o cargo de deputado estadual (16,2 mil). Para deputado federal, são 6,7 mil.

No Distrito Federal foram registradas mil candidaturas ao cargo de deputado distrital e 181 candidaturas foram recebidas para senador, primeiro e segundo suplentes. Nos estados, são 171 candidatos a governador e vice. Onze candidatos vão disputar as vagas de presidente da República e 11, de vice-presidente.

Em outubro estarão em disputa 1.059 vagas para deputado estadual. Na Câmara dos Deputados serão eleitos 513. Vinte e sete (um terço) das 81 cadeiras no Senado estão em disputa. A Casa renova alternadamente a cada eleição um terço e dois terços dos parlamentares. Para deputado distrital, são 24 cadeiras.

O número poderá ser atualizado até o dia da eleição, pois os pedidos de registro ainda serão julgados pelos juízes eleitorais e novas informações devem ser recebidas nos tribunais regionais eleitorais.  Após a decisão da Justiça Eleitoral, os candidatos estão aptos a concorrer. Além disso, as coligações podem mudar os candidatos que escolheram.

A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se as formalidades foram cumpridas.

Até o momento, o MPE já impugnou 1.850 registros de candidaturas às eleições em todo o país. Cerca de 20% (367) foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça. O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final, previsto para o fim deste mês.

Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, além de não se enquadrar na Lei da Ficha Limpa, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

O primeiro turno do pleito deste ano será em 5 de outubro. O segundo está marcado para o dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado não obtiver 51% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

(Agência Brasil).

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“País que não valoriza médicos, professores e policiais precisa realmente ser repensado”.

(Fausto Silva, apresentador de TV em programa desse domingo(20).)

sem comentário »

Acidentes em rodovias da Região Tocantina

0comentário
Descontrolo, automóvel saiu da pista a cerca de 1 km da sede de Montes Altos. Foto: Aldo Manoel/ Divulgação

Descontrolo, automóvel saiu da pista a cerca de 1 km da sede de Montes Altos. Foto: Aldo Manoel/ Divulgação

MONTES ALTOS – Quatro acidentes automobilísticos foram registrados nas últimas 48 horas na MA-280 e estradas secundárias na região de Montes Altos, município distante 65 km de Imperatriz.

Três sinistros resultaram em danos materiais e feridos leves e num deles um vereador teria morrido, mas essa informação não foi confirmada pelas autoridades.

Por volta das 5h30 desse sábado (19),  um automóvel tombou na MA- 280  a 1 km e chegar na sede de Montes Atos.

Partcipantes da cavalgada de Montes Altos se depararam com veículo acidentado. Foto: Aldo Manoel.

Partcipantes da cavalgada de Montes Altos se depararam com veículo acidentado. Foto: Aldo Manoel.

De acordo com populares, o motorista perdeu o controle da direção ao fazer um desvio.

Nesse carro estavam três pessoas que foram socorridas e levadas ao Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão). A ocorrência não foi registrada na Delegacia de Polícia de Montes Altos.

Na estrada de acesso ao Assentamento Palmares, ainda em Montes Altos,  também, foi registrado um acidente.

Nas redes sociais (principalmente grupos de WhatsApps) correu a notícia de que um vereador de Governador Edison Lobão teria morrido nesse acidente, mas o Instituto Médico Legal(IML) e a polícia não confirmaram. Em contato com autoridades nenhuma delas confirmou o caso da suposta morte do vereador.

Na madrugada de sexta-feira foram registrados o tombamento de uma Savero, próximo a entrada do balneário “Porão” e , também, uma camionete D-20 na mesma região, mas com danos materiais.

sem comentário »

Imperatriz sem Plano de Gerenciamento Costeiro

0comentário

IMPERATRIZ – A vazante do Rio Tocantins nos últimos dias fez surgir os bancos de areia popularmente chamados de praia.

O ressurgimento da Praia do Cacau em Imperatriz, e começou a atrair banhistas esta semana e deverá ser o point neste domingo(20), mesmo sem qualquer infraestrutura e segurança.

Oficialmente a Praia do Cacau não existe, em razão da falta do Plano de Gerenciamento Costeiro. Ainda no dia 8 de maio o comando da Agência Fluvial da Marinha sediada em Imperatriz  pediu uma audiência na Câmara de Vereadores para colocar a necessidade de criação desse plano e alertar que a responsabilidade é da prefeitura e dos vereadores.

A proposta não foi apresentada devido a um acidente com um carro da agência fluvial. Depois disso, outra data não foi agendada. Caso não ocorra imprevistos, a expectativa é que essa proposta seja apresentada na Câmara pelo comandante da Agência Fluvial, capitão-tenente Raimundo Ribeiro Sampaio neste segundo semestre.

O comandante explicou que a cidade já deveria ter criado esse Pano de Gerenciamento Costeiro que tem por base a  Lei Federal nº 7.661/88.

“Essa lei vai dizer para os banhista e para a sociedade em geral onde é praia, ode é porto. Então esses perímetros serão dentro dessa lei e definindo responsabilidades, porque definido em lei fica bem melhor para a gente”, justificou o comandante Sampaio em entrevista ao Jornal O Estado do Maranhão.
Caso seja criado e aprovado, o plano vai possibilitar que a Marinha e o município firmem parceria que vai refletir numa fiscalização ampla sobre o tráfego aquaviário.

sem comentário »

Ministério da Saúde lamenta tragédia

0comentário

BRASÍLIA- O Ministério da Saúde (MS), enviou nota aos meios de comunicação nesse sábado (19), em que lamenta o trágico acidente com o avião da Malaysia Airlines, ocorrido na  quinta-feira (17).

Na nota o MS diz que a tragédia ceifou a vida de mais de 290 pessoas e, ainda, provocou prejuízos porque muitas delas eram pesquisadores que participariam de um evento internacional sobre a luta contra o HIV/Aids no mundo.

Sem citar nomes de pesquisadores ou estudos por eles realizados, o Ministério da Saúde  ressaltou, com base em notícias de agências internacionais, que mais de  cem cientistas e representantes de entidades e de movimentos sociais envolvidos com o controle da doença estavam a bordo do voo.

“Trata-se de um cenário perturbador para as milhares de vidas perdidas todos os anos para essa epidemia”, um trecho da nota.

Ainda na nota o Ministério da Saúde do Brasil informou que é um dos participantes do congresso internacional sobre aids, que acontece na Austrália, para onde iam os cientistas e ativistas.

“No mundo, avançamos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das pessoas infectadas pelo HIV. Neste momento, sofremos uma grave derrota. Sem essas referências mundiais, o debate será menos rico e cada instante que contamos sem novas perspectivas para a doença, milhares de vidas se vão”, arremata o comunicado.

sem comentário »

Cuidado para não cair no “golpe do Enem”

0comentário

BRASÍLIA-  Mais um e-mail criado por golpistas circula na internet com o provável intuito de roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores.

Os golpistas, desta vez, procuram, prioritariamente, enganar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email @radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para ProUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população”, consta no e-mail.

Reprodução e-mail falso, imagem publicada pela  Agência Brasil.

Reprodução e-mail falso, imagem publicada pela Agência Brasil.

No caso em questão, algumas divergências podem causar estranhamento ao destinatário do e-mail, como o uso do endereço eletrônico da Radiobrás, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007.

Além disso, a assessoria do Ministério da Educação negou que tenha enviado a nota oficial nº 12838-2014, como consta na mensagem, e confirmou que trata-se de um e-mail falso.

Como em diversos e-mails, cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes.

O texto mostra isso claramente: “Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro.”

Golpes parecidos como esse são frequentes na internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos.

(Agência Brasil).

sem comentário »

Polícia fecha desmanche em Davinópolis

0comentário

DAVINÓPOLIS-MA:  A Polícia Militar prendeu, no fim da manhã desta sexta-feira (18), em Davinópolis,  dois homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em desmanche de carros.

Caminhonete S-10 estacionada em frente ao Plantão Central com peças e moto, também, apreendidos na carroceria. Foto: João Rodrigues.

Caminhonete S-10 estacionada em frente ao Plantão Central com peças e moto, também, apreendidos na carroceria. Foto: João Rodrigues.

Com Dorian dos Santos Lopes, 27 anos, e Felipe Gregory Santos, 23 anos, foram apreendidos quatro veículos dentre eles duas caminhonetes, uma  S-10 de cor preta sem placas e uma Hilux de placa OFQ-3689, de Belém (PA), uma motocicleta, várias peças de veículos.

O sargento “De Oliveira”, lotado no Destacamento da PM em Davinópolis, informou que há vários dias o comando do 3º Batalhão vinha investigando sobre o desmanche de carros naquele município.

Na tarde de hoje os policiais monitoraram os dois homens e os prenderam no momento em que entravam na casa, situada na rua da Assembleia,  onde funcionaria o desmanche. O cerco a casa teve a participação de policiais do Destacamento de Davinópolis e Grupo de Operações Especiais (GOE).

Caminhonetes apreendidas foram estacionadas em frente ao Plantão Central. Foto: João Rodrigues.

Caminhonetes apreendidas foram estacionadas em frente ao Plantão Central. Foto: João Rodrigues.

“Quando  eles estavam chegando o pessoal surpreendeu eles (Dorian e Felipe) na casa, onde estavam  uma caminhonete SW4, um Focus, uma S-10, um Corsa Sedan e uma moto. Aparentemente os veículos já estavam sendo modificados”, disse o sargento “De Oliveira”, acrescentando que uma das caminhonetes estava sendo pintada.  O militar disse que ´há indícios que os veículos são produtos de furto, mas um dos homens presos alegou que os carros são de financiamentos.

Homens são presos pela PM em Davinópolis. Fotos: JR

Homens são presos pela PM em Davinópolis. Fotos: JR

Dorian já tem passagens pela polícia, mas o militar não soube explicar o motivo. A dupla foi recolhida a uma das celas da carceragem da Delegacia Regional onde será ouvida por um delegado. A reportagem apurou que será o delegado Praxisteles Martins.

sem comentário »

Show no teatro Ferreira Gullar

0comentário
Reprodução

Reprodução

 

IMPERATRIZ – A Música Popular Maranhense (MPM) é o destaque desta sexta-feira (18), à partir das 21h, no teatro Ferreira Gullar.

Em apresentação única, o cantor e compositor maranhense Nosly  promete repertório diversificado para marcar os imperatrizenses.

Com o nome “Parador”, o show tem a participação especial do guitarrista Jayr Torres e pretende divulgar e fortalecer a música maranhense de qualidade.

Antes de Nosly subir ao palco tem a apresentação de Karleyby Allanda ( cantora e compositora). As informações são de Eró Cunha, da equipe de divulgação do evento.

sem comentário »

Brasil cai no ranking da Fifa

0comentário

RIO DE JANEIRO – O fracasso na Copa do Mundo custou a  Seleção Brasileira a queda em quatro posições no ranking da  Federação Internacional de Futebol (Fifa) e agora é a sétima.

Campeão do Mundo, a Alemanha apareceu pela primeira, em cerca de 20 anos, vez no topo da lista.

O ranking divulgado nesta quinta-feira (17), traz ainda, a Argentina, que perdeu para a Alemanha na final e a Holanda, que venceu  Brasil, como as melhores posicionadas após a Alemanha.

Além de cair para a sétima posição, a Seleção Brasileira viu entrar na lista dos dez melhores colocados as seleções da Bélgica e França. Saíram desse grupo as seleções de Portugal, Itália e Inglaterra.

O ranking é elaborado levando em conta os resultados dos 111 jogos de seleções “A”, sendo que 64 foram disputados na Copa do Mundo no Brasil, 46 foram amistosos e um valeu pelas eliminatórias da Copa Ouro 2015.

Com as informações a Agência Brasil.

sem comentário »

Maranhão recebe recursos para saúde

0comentário

Divulgação/ Ministério da Saúde

BRASÍLIA- O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 67,27 milhões para a realização de cirurgias eletivas, em todo o país. São cirurgias de média complexidade que podem ser agendadas com antecedência nos serviços de saúde, como catarata, tratamento de varizes e retirada de amígdalas.

Ao todo, 285 municípios de 22 estados contarão com um reforço financeiro do governo federal para atender a população. Para o estado do Maranhão, foram destinados R$ 1,4 milhão para nove municípios. A Portaria 1.467, que estabelece o recurso, foi publicada na sexta-feira (11), no Diário Oficial da União e já está em vigor.

 

De acordo com a portaria, o recurso será repassado para os três componentes das cirurgias eletivas. Do total estabelecido para todo país, R$ 24,68 milhões serão aplicados no Componente I das cirurgias eletivas, grupo no qual estão as cirurgias de catarata.

Outros R$ 11,95 milhões vão financiar os procedimentos do Componente II, que incluem atendimentos das áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, vasculares e oftalmologia. Além disso, R$ 30,63 milhões serão destinados ao Componente III – procedimentos eletivos definidos pelo gestor de saúde, conforme a necessidade da região.

 

Para o estado do Maranhão, serão R$ 687,3 mil para o Componente I, R$ 62,2 mil para o Componente II e mais R$ 679,7 mil investido no Componente III. A Portaria do Ministério da Saúde estabelece que o recurso seja repassado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC).

 

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, explicou que o repasse vai contribuir para ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera para a realização do procedimento. “Com o repasse desses recursos, estamos proporcionando uma melhor qualidade de vida às pessoas que esperam por esses procedimentos”, ressaltou o ministro.

 

ATENDIMENTOS – De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2013, foram realizadas mais de 2,2 milhões de cirurgias eletivas no país, ao custo de R$ 1,2 bilhão. Deste valor, R$ 712,7 milhões foram transferidos para o Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade dos estados e municípios e R$ 498 milhões por meio do FAEC. O total repassado para o estado do Maranhão em 2012 e 2013 foi de R$ 58,6 milhões.

sem comentário »