Pesquisa mostra risco de morte em infartados

0comentário

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) acaba de divulgar uma pesquisa inédita que pode abrir caminho importante sobre a prevenção de infartos. Esse estudo sobre infarto será apresentado durante o 35º Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, em novembro e os pacientes do instituto deverão começar a ser beneficiados pelo estudo no início do ano que vem.

De acordo com a pesquisa realizada pelo conceituado cardiologista  Fernando Bassan e equipe, é possível ficar sabendo se um paciente infartado tem maior risco de morrer nos próximos dez anos.

Graças a análises da dosagem da substância peptídeo natriurético tipo B no sangue, é possível identificar a possibilidade de morte em uma pessoa infartada que aparentemente não apresenta risco, descoberta que é definida pelo autor como a “bola de cristal da Cardiologia”.

O pesquisador disse que uma pessoa infartada, e que tem maior dosagem da substância peptídeo natriurético tipo B no sangue, vai poder mudar a estratégia de tratamento e, com isso, aumentar a expectativa de vida.

Com isso, a pesquisa conclui que o paciente infartado deverá ser orientado a adotar medidas  mais rigorosas, que leva em conta o tratamento da doença com mais seriedade em busca do cumprimento das metas.  Isso leva em conta, por exemplo, que o paciente terá de tentar melhorar (baixar) mais o colesterol, melhorar a pressão arterial, ter uma alimentação mais adequada e praticar atividade física frequente, medidas que podem sim mudar o  prognóstico desse paciente.

Do Blog com informações da Agência Rádio.

sem comentário »

Enem: acesso ao cartão de confirmação

0comentário
Imagem reprodução site do Enem 2014.

Imagem reprodução site do Enem 2014.

BRASÍLIA- O número de acessos ao cartão de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 3.005.172, às 17h15 de hoje (29), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número corresponde a cerca de um terço dos 8,7 milhões de inscritos.

No cartão está, entre outras informações, o local em que o candidato fará a prova, nos dias 8 e 9 de novembro. Ele está disponível na internet, na página do Enem.

Para acessar pela internet é preciso informar o CPF e a senha cadastrada na hora da inscrição. Aqueles que tiverem esquecido a senha, podem recuperar o número no próprio site.

Além de poder acessar pela internet, os candidatos receberão o cartão pelo correio. As entregas começaram a ser feitas nesta semana. Quem não receber o cartão, não conseguir imprimí-lo pela internet ou constatar erro no documento, poderá entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800 616161.

Os cartões apresentam nome, CPF, número de inscrição no Enem, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especial e local de realização das provas.

Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Para não correr o risco de se atrasar para o exame, a recomendação é que se faça o caminho com antencedência para verificar quanto tempo se leva para chegar. As provas do Enem serão no segundo final de semana de novembro, às 13h de Brasília.

Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem.

O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reúne itens de 2009 a 2013, com os quais o estudante pode treinar para o exame. O acesso é gratuito.

(Agência Brasil)

sem comentário »

Mais um indicado do Governo Flávio Dino

0comentário
Imagem reprodução Facebook.

Imagem reprodução Facebook.

sem comentário »

Polícia investiga duplo homicídio em Davinópolis

0comentário

DAVINÓPOLIS- A polícia começa oficialmente nesta terça-feira (28) a ouvir as testemunhas e familiares das vítimas do duplo homicídio acontecido por volta das 19h30 do último sábado (25), nas proximidades da Praça Davi Alves Silva, no Centro de Davinópolis.  A polícia mantém a linha de investigação de crime por acerto de contas ou vingança.

De acordo com as informações obtidas pela Polícia Militar, Robson Sousa Carvalho e Marcelo Teixeira Gomes, ambos maiores de 18 anos, foram mortos, a tiros, por ocupantes de um automóvel cor prata.  Alvejados dentro de um carro, estacionado próximo a praça, Robson e Marcelo não tiveram chances de defesa e morreram na hora.

Segundo o capitão Rodrigo, os dois homens já têm passagens pela polícia por envolvimento com crimes.  Marcelo, por exemplo, havia deixado há pouco tempo a penitenciária e estava na cidade.

sem comentário »

Secretários do Governo Flávio Dino

0comentário

IMPERATRIZ – O delegado de carreira Jefferson Portela foi anunciado, nesta segunda-feira (27) como sendo o novo secretário de segurança pública do Maranhão. O anúncio foi feito em entrevista à uma emissora de rádio da capital, pelo governador eleito, Flávio Dino(PCdoB), que depois confirmou a decisão com um post numa rede social.

De acordo com nota, também, distribuída pela assessoria do futuro governo, Jefferson Portela será responsável pela implantação de políticas para prevenção de crimes, combate ao tráfico e à criminalidade no Maranhão. O primeiro programa nessa área será denominado de “Pacto pela Vida”.

Governador Flávio Dino anuncia novo secretário. Foto: Imagem reprodução Facebook.

Governador Flávio Dino anuncia novo secretário. Foto: Imagem reprodução Facebook.

Secretários anunciados até agora:

Casa Civil – Marcelo Tavares

Articulação Política – Márcio Jerry

Transparência – Rodrigo Lago

Infraestrutura – Clayton Noleto

EMAP – Ted Lago

EMTU – José Artur Cabral Marques

Chefe de Gabinete – Joslene da Silva Rodrigues

Segurança Pública – Jeferson Portela

 

sem comentário »

PM encontra “os piratas” da Beira Rio

0comentário

IMPERATRIZ- A Polícia Militar apreendeu, na tarde desta segunda-feira(27), em Imperatriz, quatro adolescentes como suspeitos de praticar ato infracional correlato a assalto na área da Beira Rio, especialmente a Avenida Beira Rio.

O grupo, que foi “batizado” pela polícia como “os piratas” numa alusão aos piratas do período das Grandes Navegações,  foi apresentado no Plantão Central da Delegacia Regional de Segurança.

Grupo foi apreendido pela PM sob suspeita de praticar ato infracional correlato a assalto na área da Beira Rio. Foto: A.Pinheiro/Divulgação.

Grupo foi apreendido pela PM sob suspeita de praticar ato infracional correlato a assalto na área da Beira Rio. Foto: A.Pinheiro/Divulgação.

A apreensão se deu após denúncia feita à polícia por uma das vítimas de assalto na Avenida Beira Rio. A pessoa reconheceu um dos suspeitos e por meio dele a PM foi até o povoado de Bela Vista em busca de uma arma e acabou por encontrar os outros três adolescentes. Lá  foi encontrada uma arma e alguns telefones celulares.

Na noite de domingo o grupo, segundo a polícia, havia promovido um “arrastão” na Avenida Beira Rio onde fez pelo menos três vítimas.

sem comentário »

Dilma Rousseff é reeleita Presidente

0comentário

Dilma Roussef, candidata do PT, foi reeleita a Presidência da Republica. neste domingo (26), com  51,64% dos votos contra 48, 36% dos votos do candidato Aécio Neves, do PSDB.

Dilma durante o discurso da vitória no segundo turno. Foto: G1..com.br/ Divulgação.

Dilma durante o discurso da vitória no segundo turno. Foto: G1..com.br/ Divulgação.

A disputa foi uma das mais acirradas da história da politica brasileira.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o primeiro resultado  quando 98% das urnas do pais tinham sido apuradas. Mesmo faltando 2% das urnas, não havia mais risco de mudança no resultado do pleito eleitoral e quase no fim do Fantástico foi anunciado o resultado geral (com 100% das urnas apuradas) que reafirmou a vitória da petista .

Dilma obteve votação expressiva em estados dos Norte e Nordeste, como no caso do Maranhão onde ela conseguiu 78% dos votos, uma expressiva votação.

Em Imperatriz Dilma também levou a melhor sobre o candidato Aécio Neves.

Dilma obteve 60,8% dos votos enquanto que Aécio 39,92%. A abstenção foi de 21%, bem menor do que no primeiro turno quando 22% dos eleitores não foram às urnas.

sem comentário »

Dilma 52% e Aécio 48% diz Datafolha

0comentário

BRASILIA -Pesquisa Datafolha divulgada ontem (25) mostra a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, com 52% das intenções de votos, e Aécio Neves, do PSDB, com 48%, considerando os votos válidos (excluindo-se os brancos, nulos e indecisos).

Como o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro, segundo o Datafolha. Na pesquisa anterior, divulgada na última quinta-feira (23), Dilma tinha 53% e Aécio, 47% dos votos válidos.

Considerando os votos totais, Dilma tem 47% das intenções de voto (eram 48% na pesquisa anterior) e Aécio tem 43% (tinha 42%). Votos brancos e nulos somam 5%. Além disso, 5% dos eleitores não sabem ou não responderam.

Contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa Datafolha ouviu 19.318 eleitores ontem (24) e hoje (25) em 400 municípios brasileiros. O nível de confiança do levantamento é 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01210/2014.

(Agencia Brasil).

sem comentário »

Números das eleições no Maranhão

0comentário
Imagem divulgação internet.

Imagem divulgação internet.

SÃO LUIS – O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) divulgou os números relativos ao segundo turno das eleições no Estado.

Neste domingo (26) mais de 4 milhões de eleitores estão aptos a votar nos 217 municípios maranhenses, no período das 8h às 17h, assim como ocorre em todo o país.

A oficialização atesta a inexistência de votos computados no sistema e a partir dela não é mais possível inserir qualquer arquivo que não provenha de urnas eletrônicas oficiais, programadas para funcionarem somente no domingo, às 8h do horário local.

Neste sábado (25), os desembargadores eleitorais José de Ribamar Froz Sobrinho (presidente), Clodomir Sebastião Reis e Eduardo José Leal Moreira participaram do ato de validação do sistema para as eleições deste domingo.

Também participaram desse ato representantes do partidos políticos, do Ministério Público Eleitoral e da imprensa,

Veja os números do Maranhão

 

- 217 municípios;

- 111 zonas eleitorais;

- 51 juntas especiais;

- 4.495.864 eleitores;

- 619.407 eleitores só de São Luís;

- 720 eleitores aptos a votar em trânsito;

- 5.609 locais de votação;

- 266 locais de votação só em São Luís;

- 15.465 seções de votação;

- 18.437 urnas eletrônicas (sendo 2.972 de contingência)

- 162 juízes;

- 162 promotores;

- 103 postos avançados de transmissão;

- 3 centrais de transmissão em São Luís (CSU Cohab, Dom Bosco e Juizado UEMA);

- 61.860 mesários;

- 615 técnicos terceirizados;

- 700 servidores do TRE-MA (entre efetivos, cedidos e requisitados).

sem comentário »

Reação da Fenaj

0comentário

Com a ideia de beneficiar um dos candidatos, muitos veículos de comunicação deixaram de lado o jornalismo durante a cobertura eleitoral deste ano. Essa é a crítica da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que escreveu nota oficial para alertar as pessoas quanto às notícias tendenciosas.

Para a entidade, muitos fazem “proselitismo eleitoral disfarçado”. “Poderiam fazer a opção de declarar apoio a uma candidatura, o que é prática comum em outros países do mundo. Ainda assim, não deveriam abdicar dos princípios teóricos, técnicos e éticos”.

A Federação acredita que alguns veículos participam de uma farsa no momento em que a informação é ainda mais indispensável para o público. “Estamos num momento importante de consolidação da democracia brasileira, em que a informação é um bem público indispensável aos cidadãos e cidadãs para a definição do voto”.

De acordo com a Fenaj, notícias tendenciosas, denúncias sem provas, análises esvaziadas e cheias de opiniões estão sendo veiculadas pela imprensa. A crítica da entidade serve para todas as mídias, como revistas, jornais, TV e rádio.

Ainda na nota, a entidade aproveitou para repudiar as ações de intimidação e pressão contra jornalistas. “Conclamamos os jornalistas e o conjunto da sociedade brasileira a dizer não ao autoritarismo e a todas as formas de cerceamento à liberdade de expressão e à liberdade do voto”.

(Portal Comunique-se).

Nota da Fenaj

Proselitismo eleitoral disfarçado de jornalismo

Diante da cobertura jornalística realizada neste segundo turno das eleições presidenciais e de casos de censura e pressões a jornalistas, a Federação Nacional do Jornalistas (FENAJ) vem a público alertar a sociedade brasileira sobre a farsa praticada por muitos veículos de comunicação, que fazem proselitismo eleitoral disfarçado de Jornalismo.

 

Estamos num momento importante de consolidação da democracia brasileira, em que a informação é um bem público indispensável aos cidadãos e cidadãs para a definição do voto. Infelizmente, com o objetivo indisfarçável de beneficiar um dos candidatos, muitos veículos de comunicação – entre eles os principais jornais e revistas de circulação nacional e os principais grupos de rádio e TV – abdicaram do Jornalismo como atividade de produção e veiculação de informação isenta, plural e ética.

 

Como entidade maior de representação dos jornalistas brasileiros, a FENAJ alerta para o perigo das notícias tendenciosas, das denúncias sem provas, das análises esvaziadas de dados e cheias de opiniões, das reportagens que buscam nexos inexistentes e das pesquisas eleitorais que, lembramos, tiveram sua credibilidade abalada pelos resultados do 1º turno das eleições.

 

Reafirmamos, mais uma vez, a importância do Jornalismo e sua possibilidade de realização tendo em vista o interesse público. Ressaltamos que os veículos de comunicação poderiam fazer a opção de declarar apoio a uma candidatura, o que é prática comum em outros países do mundo. Ainda assim, não deveriam abdicar dos princípios teóricos, técnicos e éticos do Jornalismo para beneficiar um candidato. A opção, entretanto, é por afirmar uma falsa neutralidade e por abrir mão do Jornalismo para enganar a sociedade.

 

Por fim, a FENAJ repudia as ações de pressão, intimidação e repressão aos jornalistas, que são penalizados justamente por defenderem o Jornalismo como atividade garantidora do direito da sociedade à informação. Igualmente, esta Federação repudia a postura dos que não diferenciam a prática e linha editorial das empresas de comunicação do exercício profissional e responsável do jornalismo.

 

Conclamamos os jornalistas e o conjunto da sociedade brasileira a dizer não ao autoritarismo e a todas as formas de cerceamento à liberdade de expressão e à liberdade do voto.

 

Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas.

Brasília, 20 de outubro de 2014.

 

sem comentário »