Renda de Imperatriz x Sampaio

0comentário

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou a renda da partida entre Imperatriz e Sampaio, pela quinta rodada do Campeonato Maranhense 2015, no Estádio Frei Epifânio, no último domingo (1º/03).

 

Público: 5.130

Pagantes/ Renda: R$ 53.945,00

Borderô da FMF

O borderô diz que o público presente foi de 7.021 pessoas

Obs: A capacidade do Esta´dio atualmente é de pouco mais de 10 mil torcedores. Cronistas esportivos acreditam que o estádio reuniu perto de 9 mil torcedores, o que é uma contagem que, também, acho possível.

 

 

sem comentário »

Imagem do Dia – Solidariedade

0comentário

A Imagem do Dia escolhida pelo Blog é um exemplo de solidariedade na natureza.  O flagrante do fotógrafo Lee May mostra a carona que um Pica-Pau deu para um furão de uma árvore até o chão.

Foto de Lee May, com cortesia de Waci Freitas.

Foto de Lee May, com cortesia de Waci Freitas.

sem comentário »

MP investiga gaúcha por postagem preconceituosa contra maranhenses

0comentário
Reprodução/ Internet

Reprodução/ Internet

Os promotores de justiça Joaquim Ribeiro Junior, Alessandro Brandão e Ossian Bezerra, da Comarca de Imperatriz, instauraram nesta segunda, 2, Procedimento de Investigação Criminal para apurar as circunstâncias em que ocorreram as afirmações proferidas, em 1º de março, no Facebook, pela gaúcha identificada como Isabela Cardoso, de 24 anos, contra o Estado do Maranhão, os maranhenses e sua cultura.

No último domingo, Isabela divulgou publicamente no seu perfil, a seguinte afirmação: “Finalmente em casa, depois de 1 ano e 7 meses na Suzano de Imperatriz eu e meu esposo retornamos a nossa cidade. Estado pobre, kkkkkkkkkk. A cultura maranhense é horrível. O carnaval é um lixo. Tal de bumba meu boi, tambor de crioula. A maioria das Mulheres são piriguetes e os Homens malandros. Mais da metade das pessoas são semi-analfabetas”.

A afirmação teve repercussão em diversos portais e blogs.

No final do domingo, a assessoria da empresa Suzano Papel e Celulose informou que desconhece a jovem e que o caso foi encaminhado ao seu setor de Recursos Humanos. A empresa pediu desculpas pelo ocorrido e destacou que se trata de opinião particular.

“A Constituição Federal repudia discriminação de qualquer natureza. O que torna o povo brasileiro especial é justamente sua diversidade. O Ministério Público do Maranhão adotará posições firmes com o objetivo de coibir práticas dessa natureza”, afirma o promotor Joaquim Ribeiro Junior.

CRIME

De acordo com os representantes do MPMA, o art. 20 da Lei 7.716/89, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, estabelece como crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, religião ou procedência nacional”.

Os promotores destacam, ainda, que se qualquer dos crimes previstos é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, os condenados estão sujeitos à pena de reclusão de dois a cinco anos e ao pagamento de multa.

O MPMA também solicitou à Justiça a notificação do responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa Suzano em Imperatriz para prestar esclarecimentos. (Texto: Ministério Público do Maranhão).

sem comentário »

MP organiza Encontro Regional de Segurança, em Imperatriz

0comentário

IMPERATRIZ – MA:  A criminalidade em alta, cidadãos assaltados na rua ou em casa, roubo de motos e carros todos os dias, um clima de insegurança no ar e uma pergunta: Quem será a próxima vítima?

Será diante desse cenário, no mínimo, preocupante que o Ministério Público resolveu reagir e convocar para terça-feira (3), na Câmara de Vereadores, um evento denominado 1º Encontro Regional de Segurança Pública, para tentar encontrar uma saída para a situação que assusta a população da segunda maior cidade do Maranhão.

Pela programação, o evento será realizado a partir das 9h30, o horário em que geralmente começam as sessões semanais,  e a organização é do Centro de Apoio Operacional de Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-Ceap) e as Promotorias de Justiça de Imperatriz.

Em nota divulgada em seu site o  MP informa que o encontro integra o programa institucional Controle e Fiscalização do Sistema de Segurança Pública do Estado, que tem como objetivo exigir o cumprimento do direito à segurança pública, assegurando à população uma segurança com qualidade, por meio da apuração dos crimes e combate à criminalidade. Outra finalidade é assegurar a presença da força policial militar e civil nos 217 municípios do Maranhão

Em Imperatriz o evento está sendo organizado pelo promotor de Justiça Joaquim Ribeiro de Souza Júnior. A procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha não estará presente, mas será representada pelo promotor Justiça e coordenador do referido CAOp, Cláudio Cabral Marques.

Entre os assuntos na pauta estará o “Combate às Drogas em Imperatriz: ações urgentes e eficazes”, tema que será abordado pelo promotor de Justiça, Antonio Coelho Soares Júnior, da Comarca de Imperatriz.

sem comentário »

Duplo homicídio no Povoado Olha d´Água

0comentário

IMPERATRIZ – Dois homens tiveram morte violenta na noite desse sábado (28), no Olho d´Água, povoado que fica a cerca de 30 km do centro de Imperatriz. As mortes quebraram o clima de tranquilidade do povoado.

O “banho de sangue” no povoado começou, ainda, cêdo da noite quando um homem armado de faca matou seu rival com dezenas de golpes.  Em ato contínuo o autor fugiu para o matagal, mas acabou sendo perseguido e morto por populares revoltados com o crime que teve como vítima um homem que sofria de doença mental.

 

 

sem comentário »

Juiz sofre acidente de trânsito em Imperatriz

1comentário

IMPERATRIZ – Encontra-se internado em estado grave no Hospital Santa Mônica, da rede particular, o juiz de direito Armindo Reis.  O acidente foi na tarde deste sábado, no Centro.

As primeiras informações dão conta que o magistrado estava seguindo pilotando uma motocicleta pela avenida Dorgival Pinheiro de Sousa quando foi atingido por um automóvel que seguia pela rua Rio Grande do Norte e teria avançado a preferencial.

Com o choque, o magistrado teve fratura nas costelas, perfuração do fígado e pulmões. Ele foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) até o Hospital Municipal (Socorrão) onde recebeu atendimento e foi transferido para o hospital particular.

O estado de saúde do juiz é preocupante. Uma amiga do magistrado postou em um grupo de do aplicativo Whatsapp que Armindo doi submetido a uma cirurgia e está em coma, numa UTI do hospital.

1 comentário »

Se tiver no Brasil uma cidade sem buracos, quero morar lá

0comentário
Vereador João Silva, líder  do governo municipal, nesse caso administração Sebastião Madeira, na Câmara. Foto: João Rodrigues/ Imirante.

Vereador João Silva, líder do governo municipal, nesse caso administração Sebastião Madeira, na Câmara. Foto: João Rodrigues/ Imirante.

IMPERATRIZ – MA: Buracos, lama, riachos cheio de mato e lixo entre outros problemas são enfrentados pela população de Imperatriz, situação que tende a se agravar com a chegada do período das chuvas que vai de novembro a março, com algumas variações.

Ainda no segundo semestre de 2014 a  prefeitura prometeu recuperar as ruas da cidade, mas o tempo passou e a situação só ficou pior.

Diante do quadro em tela a  Câmara de Vereadores realizou eleição que definiu José Carlos Soares (PTB) como presidente da Mesa Diretora e o cargo de líder do governo municipal, que era dele, ficou vago por alguns dias até o vereador João Francisco Silva ser nomeado e empossado, pessoalmente pelo prefeito Sebastião Madeira (PSDB).

Atualmente no terceiro mandato ( foi vereador de 1993/1996 e suplente tendo assumido de 1997/2000) João Silva tem uma característica bem peculiar de criar polêmicas pelo “estilo trator”.

O homem, que teve a carreira política iniciada no então governo Davi Alves Silva, o qual apoiava, criou polêmicas em alguns momentos como na atual legislatura, quando deixou a Comissão de Justiça e Redação por discordar dos demais colegas que votaram contra seu posicionamento.

No ano passado o parlamentar voltou a criar polêmica ao apresentar um projeto de lei para a concessão de Título de Cidadão Imperatrizense ao então empresário Damião Benício dos Santos, que responde a processo por envolvimento no assassinato do prefeito  Renato Moreira.  A matéria foi aprovada, mas o Titulo de Cidadão não foi concedido porque a informação vazou para a imprensa que a divulgou e a família Moreira reagiu.

A repercussão da reportagem divulgada inicialmente pelo portal Imirante Imperatriz e depois a ida da família a Câmara fez os vereadores recuarem. Não só foi derrubado o projeto de lei como os vereadores pediram desculpas à família. Como saída o então presidente Hamilton Miranda acabou encontrando uma falha na apresentação do projeto e divulgou que tecnicamente a matéria não tinha valor.

Como novo líder do governo na Câmara o vereador João Silva mantém o bom e velho estilo. Sobre a relação interinstitucional entre a Câmara e prefeitura ele disse que segue normal, mas ao ser perguntado sobre a falta de infraestrutura da cidade reagiu com a ironia de sempre:  A função do líder é esclarecer sobre o Executivo e defendê-lo quando for conveniente. Se for algo incoerente nem eu defendo, só defendo o que é lícito, agora falar sobre buracos  que são encontrados na cidade, se o senhor encontrar um lugar no Brasil onde não tiver buraco, me diga que quero morar lá”.

sem comentário »

Onda de assaltos atinge o time do Imperatriz

1comentário
Alguns pertences de jogadores ficaram espalhados pela casa. Foto: Divulgação/ Imperatriz.

Alguns pertences de jogadores ficaram espalhados pela casa. Foto: Divulgação/ Imperatriz.

IMPERATRIZ-  A onda de assaltos que vem atingindo a cidade de Imperatriz nos últimos dias não poupou nem mesmo o time de futebol da cidade. Na tarde deste sábado 928), os jogadores do Cavalo de Aço estavam em concentração, na sede do time, na rua Sergipe, Centro, quando foram assaltados por três homens, apenas um deles teria entrado na casa armado.

Armado, um dos bandidos fez o atacante Júnior Chicão refém por alguns minutos. Chegou  a engatilhar o revólver na cabeça do atleta, que ficou bastante abalado emocionalmente após a saída dos bandidos e chorava muito. O meia Kelson sofreu uma coronhada na cabeça, mas os ferimentos foram leves.

Durante a ação criminosas foram levados celulares, notebooks e até alianças dos atletas. Os objetos e pertences das vítimas ficaram espalhados no interior da “Casa do Atleta”.

A situação criou um clima de desespero entre jogadores, muitos deles ameaçaram ir embora.

No início da noite o presidente do time do Imperatriz, José Carneiro Santos, o Buzuca, lamentou o caso e disse que está dando o maior apoio aos atletas. Todos os jogadores foram levados, da casa, para o New Anápolis Hotel, onde permanecerão até a hora da partida deste domingo (1º) contra o Sampaio Correia, no Estádio Frei Epifânio.

O dirigente se disse surpreso e estranhar com o assalto. Ele lembrou que o assalto aconteceu num momento em que os atletas se concentravam para uma partida importante e não em um dia de pagamento, ou seja, os jogadores não dispunham de dinheiro. “Seja o que Deus Quiser, amanhã”, disse Buzuca, que não escondeu a preocupação com o estado emocional dos jogadores.

O comandante do3º BPM, tenente-coronel Markus Lima disse que a PM atendeu a ocorrência e repassou as informações sobre o caso à Delegacia de Roubos e Furtos(DRF). O oficial disse que não há informações sobre a identidade dos bandidos e um dos fatores que dificulta isso é o fato de não haver câmeras de segurança nas imediações da casa onde os atletas estavam hospedados.

O presidente Buzuca não falou porque não havia, antes, levado os jogadores para um hotel, como acontece nos dias de concentração para partidas importantes.

Assaltos contra delegado e PM

Mesmo com o esforço concentrado da Polícia Militar, a cidade está atravessando uma onda de assaltos. Em média são tomadas de assalto duas motocicletas por noite.

No período entre a noite de quinta-feira e a tarde de sexta-feira (26/27), foram várias ocorrências de assalto, das quais quatro roubos a pessoa no bairro Boca da Mata, o assalto contra um policial militar na Avenida Getúlio Vargas, próximo a praça Brasil onde o militar ficou baleado ao reagir e o roubo contra um delegado de policia, na Avenida Beira Rio.  O delegado, identificado por Jackson, responde pela delegacia da cidade de João Lisboa.

1 comentário »

Autores de tentativa de assalto aos Correios são fugitivos de Pedrinhas

0comentário
Sebastião foi quem fez a negociação com a polícia. Foto: Antonio Pinheiro/ Divulgação.

Sebastião foi quem fez a negociação com a polícia. Foto: Antonio Pinheiro/ Divulgação.

IMPERATRIZ-  Sebastião e Samuel, dois fugitivos da Penitenciária de Pedrinhas, em São Luis, se entregaram após mais de 2 horas no interior da agência dos Correios do setor “Quatro Bocas”, onde mantinham 14 pessoas reféns, durante tentativa de assalto na tarde desta quinta-feira (26). Eles foram apresentados pela PM na Delegacia da Polícia Federal.

Samuel foi o segundo a se entregar.  Foto: Divulgação/ Whatsapp

Samuel foi o segundo a se entregar. Foto: Divulgação/ Whatsapp

A ocorrência de assalto, que mais tarde se revelou uma tentativa, teve inicio por volta das 15h30. A dupla e não trio, como foi informado inicialmente, fez o assalto, mas ao tentar sair do estabelecimento foi surpreendida pela chegada de uma viatura da Polícia Militar. Um dos reféns havia conseguido avisar o pai por meio do aplicativo Whatsapp, que por sua vez, acionou a PM por telefone.

Curiosos foram mantidos a distância do local, mas as pessoas, insistiam, em se aproximar. Fotp: Divulgação/ Whatsapp

Curiosos foram mantidos a distância do local, mas as pessoas, insistiam, em se aproximar. Fotp: Divulgação/ Whatsapp

Acuados, eles retornaram para o interior da agência.  Centenas de curiosos lotaram parte da Avenida Bernardo Sayão, e um grande cerco foi montado pela PM.

Só depois de muita negociação, feita pelo comandante do 3º BPM,. tenente-coronel Markus Lima, por meio de um telefone é que finalmente os homens passaram a libertar os reféns e depois se entregaram.

HISTÓRICO: A ação criminosa na agência dos Correios do setor “Quatro Bocas” não foi um caso isolado. Esta foi a segunda vez este ano que o estabelecimento foi alvo de ladrões, mas a primeira em que os funcionários e clientes foram feitos reféns. No ano passado foram três ocorrências de assalto contra esta mesma agência dos Correios.

Sobre a audácia dos autores,  é importante ressaltar que esta é a segunda vez que bandidos fazem reféns em estabelecimento comercial na Avenida Bernardo Sayão, região das “Quatro Bocas”. Há pouco tempo uma dupla tentou assaltar uma loja de venda de telefones celulares numa situação parecida com essa dessa quinta-feira nos Correios, que, também teve final feliz.

Posicionados de forma estratégica, policiais tentam acabar com ação criminosa e libertar reféns Foto: Divulgação/ Whatsapp

Posicionados de forma estratégica, policiais tentam acabar com ação criminosa e libertar reféns Foto: Divulgação/ Whatsapp

sem comentário »

Assalto com reféns na agência dos Correios das Quatro Bocas

0comentário
Polícia Militar fecha cerco a assaltantes na agência dos Correios no setor "Quatro Bocas". Foto: Gil Carvalho/ Divulgação

Polícia Militar fecha cerco a assaltantes na agência dos Correios no setor “Quatro Bocas”. Foto: Gil Carvalho/ Divulgação

IMPERATRIZ- Cerca de três homens mantém reféns dentro da agência dos Correios localizada na Avenida Bernardo Sayão, no setor “Quatro Bocas”, em Imperatriz, há aproximadamente 1 hora.

As primeira informações do local dão conta que os homens entraram no estabelecimento para promover o assalto, mas a Polícia Militar chegou a tempo e fez um cerco. Toda a área foi isolada. O comandante do 3º Batalhão da PM, tenente-coronel Markus Lima, que especialista em negociação da PM, está tentando convencer os assaltantes a se entregarem.

16h40- Libertados três reféns, um homem e duas mulheres.

sem comentário »