Dispositivo faz diagnóstico sobre diabetes

0comentário

BRASILIA – Um sistema desenvolvido pelo Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), vai possibilitar o diagnóstico pré-sintomático do diabetes mellitus tipo 2, doença que afeta o metabolismo da glicose, a principal fonte de energia do corpo.

Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes, baseado em dados do Ministério da Saúde, há 14 milhões de diabéticos no Brasil, 90% deles com o tipo 2 da doença e o restante, o tipo 1.

O diabetes não insulinodependente ou do adulto – tipo 2 – ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos. Por ser pouco sintomáticp, o portador do diabetes tipo 2, na maioria das vezes, permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento, o que pode provocar complicações no coração e no cérebro.

O dispositivo foi criado pelo Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC/USP com o objetivo de identificar alterações hormonais, de forma rápida e fácil, que possam indicar a possibilidade de surgimento do diabetes tipo 2 no futuro.

A pesquisa foi feita pela aluna de doutorado Laís Canniatti Brazaca, com a orientação do professor Valtencir Zucolotto. “Não é um sistema para diagnóstico de diabetes tipo 2 e nem para diagnóstico precoce da doença. O que desenvolvemos é um sistema de detecção de um hormônio específico chamado adiponectina”, explicou Zucolotto, em entrevista à Agência Brasil.

“Quando o organismo começa a produzir menos esse hormônio, há uma relação com o aparecimento de diabetes tipo 2 lá na frente. Obviamente não são todos os casos em que a diminuição [do hormônio] leva ao diabetes, mas há uma correlação. Se existe uma maneira rápida e barata de detectar esses hormônios, pode-se pensar até em um diagnóstico preditivo. Sabendo que há uma disfunção [hormonal], a pessoa pode até pensar em uma mudança de hábitos alimentares e de vida, que podem evitar ou postergar o aparecimento da doença, acrescentou.

O sistema funciona por meio de um biossensor, descartável e de baixo custo, que detecta a baixa concentração do hormônio adiponectina, relacionado com a doença. Há diversas pesquisas que relacionam o aparecimento do diabetes mellitus tipo 2 à baixa produção de adiponectina, mas o método utilizado para detectá-lo, chamado de Enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA), costuma ser muito caro e pouco realizado em laboratórios.

“Já existem métodos padrões e convencionais para detectar esse hormônio, mas são mais caros e precisam de grandes equipamentos, além de serem feitos em laboratórios de análises clínicas. Nosso sistema é um biossensor, descartável, um eletrodo pequeno para que se possa tentar tornar mais fácil esse monitoramento da adiponectina”, explicou o professor.

Exames feitos em laboratório com o novo sistema, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, obtiveram resultados bastante semelhantes aos feitos com o método tradicional Elisa. Mas a ideia é que o novo dispositivo não substitua a análise feita convencionalmente com o Elisa, mas seja um exame complementar. Após o desenvolvimento dessa tecnologia, o grupo espera encontrar empresas interessadas em produzir o aparelho e comercializá-lo.

(Agência Brasil).

sem comentário »

Pagamentos pelo smartphone

0comentário

BRASÍLIA – Depois de desbancar o cheque na preferência dos consumidores, o cartão de plástico começa a ser ameaçado. Chegou ao Brasil a tecnologia que permite o pagamento de compras em lojas físicas por meio de smartphones.

Em vez de inserir ou passar o cartão na máquina, o cliente aproxima o celular de um leitor com a tecnologia Near Field Communication (NFC). Inicialmente disponível apenas para telefones com o sistema Android, a novidade foi lançada nesta semana pelo Banco do Brasil e vale tanto para operações de crédito quanto de débito.

Diferentemente de outros países, onde os pagamentos por telefones móveis utilizam créditos de celulares, a solução adotada pelo Banco do Brasil (BB) usa cartões virtuais atrelados ao cartão físico. Por meio do aplicativo Ourocard-e, disponível no sistema Android, o correntista pode criar quantos cartões virtuais desejar, todos atrelados ao cartão de plástico do cliente e sem a cobrança de anualidade, que vale apenas para o cartão principal.

O vencimento da fatura, os benefícios e os atributos dos cartões virtuais seguem o cartão principal. “Essa é uma tecnologia pioneira em todo o mundo”, diz o vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, Raul Moreira. Desde o ano passado, o banco oferece cartões virtuais para compras em sites eletrônicos. A ferramenta agora foi estendida às lojas físicas.

A compra por meio da tecnologia NFC funciona da seguinte forma: o lojista informa o valor da compra na máquina. Em vez de entregar o cartão com seus dados ao vendedor, o cliente abre o aplicativo, escolhe o cartão virtual que deseja usar e a forma de pagamento (crédito ou débito). Para concluir a transação, o comprador aproxima o celular do leitor, digita a senha do cartão e espera a emissão do comprovante. Compras abaixo de R$ 50 dispensam a senha.

Segundo Moreira, a tecnologia não oferece risco de clonagem. Ao fazer um pagamento, o sistema emite para a máquina uma chave de segurança que elimina qualquer possibilidade de captura do número do cartão do cliente. “A segurança é a mesma dos chips instalados nos cartões de plástico. Para o lojista, a tecnologia NFC reduz as filas nos caixas porque as transações são mais rápidas que no sistema tradicional”, explica.

 

Para evitar contratempos em caso de perda do celular, o usuário deve seguir os procedimentos padrões para o extravio de smartphones. Basta inserir uma senha segura para o aparelho, de modo que o ladrão não consiga desbloqueá-lo, ou programar a desativação remota do smartphone.

 

Na primeira etapa, a novidade está disponível apenas para clientes com cartões Ourocard Visa. Em maio, os clientes do Banco do Brasil com cartões Elo também poderão criar cartões virtuais. Apesar de a tecnologia estar em fase inicial, o vice-presidente do BB diz que 70% dos terminais nos pontos de venda estão preparados para a tecnologia NFC. “Nos Estados Unidos, apenas 15% das máquinas estão adaptadas ao NFC”, compara.

 

Raul Moreira diz que o banco pretende estender a tecnologia aos smartphones com os sistemas iOS (da Apple) e Windows Phone. No entanto, ainda não existe data para que a funcionalidade seja incorporada a esses aparelhos. “Decidimos dar prioridade ao Android, que responde por 80% do mercado brasileiro de smartphones. A utilização da ferramenta nos iPhones exige a definição de que solução a Apple pretende adotar para o NFC”, justifica.

Há uma semana usando o cartão virtual no smartphone, o engenheiro Guilherme Rodrigues, 31 anos, aprova a tecnologia. “Além de agilizar o pagamento, acho mais seguro que o cartão tradicional porque o risco de clonagem é menor”, diz. Segundo ele, a maior dificuldade, até agora, tem ocorrido com lojistas que não sabem operar o NFC: “É uma questão temporária, que vai ser resolvida quando os comerciantes se habituarem ao sistema”.

Para usar a tecnologia, é necessário ter um celular Android com função NFC. O telefone deve ter ainda sistema operacional mínimo Kit Kat 4.4.2 e acesso à internet móvel ou ao wi-fi.

(Agência Brasil).

sem comentário »

Boa atuação contra Cordino rende elogios a Valderrama

0comentário
Diego Valderrama foi jogo bem na partida entre Imperatriz e Cordino. Foto: Divulgação/ OProgresso

Diego Valderrama foi jogo bem na partida entre Imperatriz e Cordino. Foto: Divulgação/ OProgresso

IMPERATRIZ – Quem é o jogador que tem mais apelido do Campeonato Maranhense 2015?

A resposta é uma icógnita, mas não para o treinador Vinicius Saldanha, do time do Imperatriz.

Em tom de brincadeira após a vitória de 2 a 0 sobre o Cordino, na noite desse sábado (28), o veterano treinador fez uma avaliação do time de revelou que Diego Valderrama é o atleta que mais apelidado da competição.

“Eu seria um louco se dissesse que (Diego Valderrama) não surpreendeu, claro que surpreendeu porque ele nunca tinha jogado um jogo inteiro (…). Eu já conhecia, inclusive é o jogador que mais tem apelido no Brasil porque me apresentaram como Sabonete, tem um outro apelido que é o Passarinho e aqui, quando entrou em campo todo mundo gritando Valderrama (risos)”, ressaltou o treinador.

Vinicius Saldanha disse que já conhecia o potencial de Diego Valderrama jogando num time de São Paulo e, acima de tudo, chama a atenção por sua personalidade.

“As vezes na vida você tem que ter personalidade para abraçar sua causa. E a oportunidade apareceu, eu já o tinha visto na segunda divisão de São Paulo, e já tinha conversado com ele uma vez em São Luís, e nunca tinha visto treinando. O jogador tem muita força, muita habilidade, um domínio muito forte, múltipla função, se tu adiantar de meia ele joga, se trouxer para volante ele joga, e principalmente, esse é que é o diferencial: ter personalidade, e ele tem personalidade”, avaliou Vinicius Saldanha em entrevista à FM 102,7.

O treinador, também, elogiou a personalidade e força de vontade do meia Rubens, que reconheceu não estar em noite inspirada, mas pediu para permanecer no time como um voto de confiança.  E com isso, conseguiu, no ponto de vista de Saldanha, organizar o time.

sem comentário »

Imperatriz vence e mantém chances de classificação

1comentário
União foi decisiva para a conquista da primeira vitória do Imperatriz em casa no Estadual 2015, após três sem sucesso no Frei. Foto: Arquivo.

União foi decisiva para a conquista da primeira vitória do Imperatriz em casa no Estadual 2015, após três sem sucesso no Frei. Foto: Arquivo do Blog.

IMPERATRIZ – Acabou o jejum de vitórias do Imperatriz em casa. Com gols de Cris (23 minutos) e Kelson (43 minutos), ambos, no segundo tempo, o Cavalo de Aço conquistou na noite deste sábado (28/03), contra o Cordino, a primeira vitória no Estádio Frei Epifânio, pelo Estadual 2015.

A vitória fez jus a uma partida considerada regular, porém com eficiente aproveitamento em comparação com partidas anteriores, na reestreia do treinador Vinicius Saldanha, no comando do elenco colorado.

O atacante Cris, que fez seu primeiro gol no campeonato, disse que o time entrou desligado no primeiro tempo, mas conseguiu acertar na etapa final, após conversa com o treinador. “Vamos jogar contra o Araioses que vai ser mais uma final”, anunciou o atleta após a partida.

Com a vitória, o Imperatriz retorna ao G4, do Estadual.

Sem nenhum jogo e com nove pontos, o Cordino está praticamente rebaixado para a Segunda Divisão. Só uma combinação de resultados poderia livrar o representante de Barra do Corda da segundona em 2016.

NOME DO JOGO

Com atuações discretas em outra partidas, neste sábado o atacante Cris mostrou toda sua qualidade e raça e tornou-se o nome do jogo.  O atleta aproveitou-se bem de um passe para abrir o placar e participou do lance que terminou com o gol de Kuelson.

Quis o destino que o primeiro gol dele fosse exatamente no momento em que  o time mais precisava, diante da pressão da torcida pela primeira vitória em casa e a ameaça de encerrar precocemente hoje a busca pela classificação.

Não por acaso todos (do Imperatriz) amam o Cris, que não só salvou o time, com o primeiro gol, como, também, a pele do meia Rubens que não foi bem na partida e perdeu um penalty aos sete minutos do primeiro tempo. Com a vitória, todas as atenções se voltam agora para a partida decisiva contra o Araioses, na casa do adversário no dia 8 de abril.

Em entrevista à imprensa o treinador Vinicius Saldanha fez uma leitura da partida em que mostrou conhecimento do elenco cavalino.

Para a partida contra o Araioses ele disse que pretende conversar com a diretoria do Imperatriz para agendar viagem com antecedência.

Como a distância geográfica entre Imperatriz e Araioses é grande a meta será o time ir para uma cidade próxima como São Luis, por exemplo, para ter tempo de descanso e entrar em campo com força máxima.

A torcida compareceu ao Frei Epifânio, mas o estádio andou longe de ficar lotado, mas foi decisiva no apoio ao elenco para esta primeira vitória.

Classificação após os jogos deste sábado(28/03):

1 – Moto Clube-14 pontos

2-Santa Quitéria- 12 pontos

4-Sampaio- 12 pontos

3-Imperatriz -11 pontos

4-São José – 11 pontos

5-Araioses – 6 pontos

6- Cordino – 6 pontos

7-Balsas – 5 pontos

8- Expressinho – 1 ponto.

PRÓXIMOS JOGOS:

Dia 5/abril:

Em São Luis: Sampaio x São José

Em São Luis: Expressinho x Araioses

 

Dia 8/abril:

Em Araioses: Araioses x Imperatriz

Em São José de Ribamar: São José x Santa Quitéria

Em São Luis: Sampaio x Moto

 

Dia 9/abril:

Em São Luis: Expressinho x Balsas.

1 comentário »

PEC do Diploma deve ser votada dia 7

0comentário

BRASÍLIA- Quem diria!  A Proposta de Emenda a Constituição nº 386/09, mas conhecida como “PEC do Diploma”, que se aprovada pode restabelece a exigência da formação superior para o exercício do jornalismo, poderá ser votada pela Câmara dos Deputados no Dia do Jornalista.

segundo o portal Comunique-se, após mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e dos sindicatos da classe, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da proposta na Casa, informou que o assunto será discutido em 7 de abril.

Segundo as entidades que fizeram recente ato em prol da matéria, a aprovação da PEC já conta com o apoio das bancadas de partidos como PMDB, PSOL e PPS.

“O jornalismo é garantidor da liberdade de expressão coletiva. É por meio dos jornalistas que a sociedade pode ter acesso à diversidade e pluralidade de opiniões”, disse a vice-presidente da Fenaj, Maria  José Braga.

sem comentário »

Imperatriz recebe Município em Foco, nesta sexta

0comentário
Imperatriz recebe projeto. Foto Divulgacao Assessoria

Imperatriz recebe projeto. Foto Divulgacao Assessoria

IMPERATRIZ – Imperatriz recebe nesta sexta-feira (27), prefeitos de vários municípios maranhenses e deputados federais, estaduais e representantes da Caixa Econômica Federal em mais uma edição do projeto “Município em Foco”. No evento, programado para iniciar as 8h não auditório do Aracati Officer, na rua Urbano Santos, Centro, gestores e políticos, em geral, pretendem discutir alternativas para vários problemas que atingem os municípios do Estado como a alocação de mais recursos públicos.

O “Município em Foco 2015”, é um projeto desenvolvido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com o objetivo de encontrar soluções para problemas do cotidiano das cidades e estabelecer uma agenda permanente de diálogo entre todos os agentes da classe política maranhense e de acompanhamento das proposições de interesse dos municípios que estão tramitando no Congresso Nacional.

Mais de  cem prefeitos, alguns deputados federais e senadores, confirmaram presença ao evento, segundo a coordenação.

Um tema que promete dominar a reunião será a palestra de representantes da Caixa Econômica Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), principalmente em razão do atual projeto de construção da Travessia Urbana de Imperatriz, um projeto que vem se arrastando há mais de um ano sem perspectivas concretas de realização.

A Famem é presidida pelo prefeito Gil Cutrim.

 

 

 

 

sem comentário »

Justiça manda prender PMs por desaparecimento de jovem

1comentário

IMPERATRIZ –Dois policiais militares lotados no 14º Batalhão da PM em João Lisboa, foram presos nessa quinta-feira (26), por determinação judicial no caso do desaparecimento do jovem João Filho Brito dos Santos, 21 anos.

Os militares, identificados como sendo o sargento Francisco de Assis Moraes Carneiro e cabo Luciano Mota Lago, ambos do 14º BPM estavam na barreira da PM, na  rodovia Pedro Neiva de Santana, na entrada de João Lisboa no dia do desaparecimento do rapaz, no dia 14 de fevereiro, o sábado de Carnaval.

Os dois policiais foram recolhidos as dependências do quartel onde estão à disposição da Justiça. O Mandado de Prisão foi expedido pelo juiz Glender Malheiros, a pedido do Ministério, ambos da cidade de João Lisboa.

 

1 comentário »

Morte de juiz comove a cidade de Imperatriz

0comentário

IMPERATRIZ -Familiares e amigos deram adeus, nesta quinta-feira (26), do juiz Armindo Nascimento Reis, 40 anos, que morreu na UTI de um hospital particular de Imperatriz cerca de um mês depois de ter sido internado em estado grave em decorrência de um acidente de trânsito no Centro. Armindo Reis foi diretor do Fórum de Justiça de Montes Altos e filho do desembargador aposentado do TJ-MA, Mário Reis.

A morte do magistrado foi anunciada no meio da manhã. Horas depois teve início ao velório na Associação Médica de Imperatriz, no Centro. Muitas pessoas compareceram para prestar solidariedade à familia.

O enterro foi no fim da tarde, também, desta quinta, no Cemitério Campo da Saudade, no bairro Santa Inês.

Pilotos e amigos do Clube de Motociclismo o qual Armindo Reis fez parte participaram do cortejo. As motos seguiram à frente do caminhão do Corpo de Bombeiros, que levou o caixão. O clima foi de muita comoção.

A corregedora da Justiça do Maranhão, desembargadora Nelma Sarney, manifestou seu pesar pelo falecimento do juiz Armindo Nascimento Reis. A corregedora está em Teresina, onde participa do Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça do Brasil, entidade da qual é presidente. O evento teve início na noite de quarta-feira (25) e segue até esta sexta. Durante a abertura, a corregedora, emocioanda, pediu ao colegiado um minuto de silêncio em homenagem e memória do juiz.

Nelma Sarney destacou a trajetória do juiz pelas comarcas onde ele passou, tendo sempre uma atuação destacada.

HISTÓRICO

O juiz Armindo Reis foi titular da Vara das Execuções Penais da comarca e diretor do Fórum de Justiça de Montes Altos. Ele ingressou na carreira da magistratura em 26 de novembro de 2001, na Comarca de Montes Altos.

O magistrado era filho do desembargador aposentado Mário Henrique Reis e irmão do também juiz Mário Henrique Mesquita Reis, titular da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha.

sem comentário »

Partido começa preparar eleição do diretório municipal

0comentário
Evento do PSDB foi realizado na Câmara de Vereadores de Imperatriz. Foto: Divulgação/ Claudir Porcínio.

Evento do PSDB foi realizado na Câmara de Vereadores de Imperatriz. Foto: Divulgação/ Claudir Porcínio.

IMPERATRIZ-MA: Realizada na noite dessa quarta-feira (25), no plenário da Câmara de Vereadores de Imperatriz, a filiação conjunta de filiados, o primeiro passo para a realização da eleição do Diretório Municipal do Partido da Social Democracia (PSDB), prevista para o dia 24 de abril.

Segundo o jornalista Elson Araújo, 180 pessoas, entre lideranças comunitárias, médicos, empresários e professores assinaram a ficha de filiação ao PSDB. Entre os nomes mais conhecidos estavam o médico Mário Cortez, a esposa dele, a empresária Glória Cortez, presidente da Ampare e o advogado Daniel Souza, atual secretário de Regulação Fundiária Urbana (Serf).

“Esta é uma festa da democracia em que reunimos pessoas de todas as classes, desde os líderes comunitários até médicos, empresários e professores”, argumentou Elson Araújo, que é secretário de Comunicação de Imperatriz.

Conforme Elson Araújo, o PSDB em Imperatriz possui aproximadamente dois mil filiados e seu Diretório Municipal é composto por 24 pessoas.

Em Imperatriz o PSDB é o partido da base da administração do prefeito Sebastião Madeira, que detém apoio da maioria dos 21 vereadores, inclusive o vice-presidente da “Casa”, Esmerhadson de Pinho, que deseja ser presidente do diretório da sigla. Madeira aposta na melhoria de seu governo para lançar, sem mêdo, o seu sucessor na prefeitura.

Novos filiados

Glória Cortez

Mário Cortez

Daniel Souza

Líderes comunitários Laudecyr (São José)e Miltão (Cafeteira).

Integrantes do Gupoo de Hip Hop do Filhos de Rei.

Luciano, da Banda Pilantropia.

Bispo Hermínio Martins.

Professor Ed Loyla.

sem comentário »

PF desarticula quadrilha de assaltantes de banco

0comentário
Armamento apreendido pela PF em operação. Foto: PF/Divulgação.

Armamento apreendido pela PF em operação. Foto: PF/Divulgação.

CAXIAS-MA: A Polícia Federal apreendeu em Caxias e municípios próximos, um arsenal e cumpriu três mandados de prisão, durante a segunda fase da Operação Canção do Exílio de combate a assaltos a banco no Estado do Maranhão. A ação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, se estendeu as cidades de Parnarama(MA) e São Pedro do Piauí (PI), onde foram cumpridos seis mandados de buscas e apreensão.

Foram apreendidos documentos, coletes balísticos, algemas, rádios de comunicação, munições de calibres variados e os seguintes armamentos: revólveres, pistolas, espingardas calibre 12 e espingarda tipo rifle.

A primeira fase dessa operação havia sido  realizada no dia 13/03, com o apoio da Polícia Militar de Gonçalves Dias(MA) e da Polícia Civil de Presidente Prudente(MA), quando foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, além da oitiva de um menor, também participante de assaltos.

A base de articulação da quadrilha era a cidade de Gonçalves Dias (MA), tendo sido apreendidos vários documentos, motos e veículos. Com as informações a Polícia Federal.

 

sem comentário »