Justiça afasta prefeita de Açailândia, Gleide Santos

0comentário
Gleide Santos foi afastada   por determinação da Justiça e o vice-prefeito será empossado como prefeito. Foto: Divulghsção/ Internet

Gleide Santos foi afastada por determinação da Justiça e o vice-prefeito será empossado como prefeito. Foto: Divulghsção/ Internet

SÃO LUIS – A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou, por unanimidade, o afastamento da prefeita de Açailândia, Gleide Lima Santos, acusada de uso indevido de bens públicos, conforme o Decreto Lei 201/67.

No mesmo julgamento, foi determinado o afastamento do secretário de Obras, Wagner de Castro Nascimento.

A Câmara também decidiu pelo encaminhamento da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao vice-prefeito da municipalidade, Juscelino Oliveira e Silva.

Os desembargadores João Santana (relator), e os desembargadores Raimundo Melo e José Bernardo Rodrigues acompanharam, parcialmente, o pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), formulado pelo procurador de Justiça, Eduardo Jorge Heluy Nicolau, acatando o afastamento e negando o pedido de prisão.

Ao proferir o voto acompanhando o relator do processo, o desembargador Raimundo Melo citou que a prefeita já responde a outras ações criminais tipificadas no Decreto 201/67.

FATOS –  Consta no processo, que vídeos foram encaminhados à Promotoria de Justiça da Comarca de Açailândia com imagens que mostravam a utilização de profissionais e máquinas do Município na fazenda Copacabana de propriedade da gestora e de seu companheiro, Dalvadisio Moreira dos Santos.

Entre os serviços citados foram incluídos o melhoramento em estrada que somente dá acesso a nova sede da propriedade.

Na Ação de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público também é destacado que os serviços foram utilizados por cerca de 30 dias. Os serviços de mão de obra e das máquinas foram avaliados em R$160 mil. (Processo nº22876/2014) (Tribunal de Justiça do Maranhão/ Divulgação).

sem comentário »

Compare os rastros

0comentário
Imagem/ Reprodução WhatsApp

Imagem/ Reprodução WhatsApp

sem comentário »

Audiência sobre DPCA

0comentário

IMPERATRIZ – Durante a Semana Municipal de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes entidades e instituições publicas cobraram mais politica de atendimentos as vitimas e a intensificação das ações para prender os abusadores. Nessas manifestações, também, estava a incluída solicitação ao Governo do Estado sobre a criação da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA).

A reivindicação da DPCA já foi defendida em entrevista por várias autoridades como o juiz da Vara da Infância, a Promotoria da Infância e lideranças de movimentos e a novidade é que finalmente a proposta será discutida em uma audiência  públicas na Câmara nesta sexta-feira (29).

O pedido para a audiência partiu do Ministério Público Estadual. Devem participar representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão do Conselho Estadual de Direitos das Crianças e Adolescentes (CEDCA) e da Fundação Nacional da Criança (Funac).

sem comentário »

Expediente reduzido no Fórum de Justiça

0comentário

IMPERATRIZ – Encerra às 16h o expediente forense na Comarca de Imperatriz na próxima segunda-feira (25). A medida consta de portaria assinada pelo juiz Delvan Tavares de Oliveira, diretor do Fórum e titular da Vara da Infância e da Juventude da comarca.

Segundo o documento (Portaria 177/2015), a medida se aplica ainda ao Anexo do fórum, aí incluída a Secretaria Judicial de Distribuição.

De acordo com a portaria, a alteração no horário de encerramento se dá em função dos serviços de dedetização, descupinização e desratização a ser efetuados nas instalações do Poder Judiciário da comarca na ocasião. 

No documento, Delvan Tavares recomenda aos magistrados que “designem um servidor para acompanhar os serviços no gabinete e na respectiva secretaria até o encerramento das atividades”.

(Assessoria/ Tribunal de Justiça do Maranhão)

sem comentário »

Frase do Dia – Reflexão

0comentário

“Tudo na vida é o significado que nós damos. A mulher que passou o dia cuidando da beleza no salão, o mototaxista, a criança e o agricultor vão dar significados diferentes para a chuva. Então quando você vive um fato vai dar significado diferente a ele”.

(Marcelo Negreiros, fisioterapeuta e profissional da neurolinguística).

sem comentário »

Praça do abandono

0comentário
Praça de Fátima, Centro de Imperatriz. Foto: Divulgação/João Maurício.

Praça de Fátima, Centro de Imperatriz. Foto: Divulgação/João Maurício.

IMPERATRIZ – Imagem que circulou nas redes sociais neste fim de semana, mostra um ponto da Praça de Fátima, no Centro de Imperatriz (MA), que serve de abrigo para moradores de rua. O risco para transeuntes do local é frequente.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social(Sedes), tem projeto para assistir pessoas de rua. Então por que essas pessoas não foram ou estão sendo assistidas? Cadê a Câmara e outras instituições e entidades que não tomam providência para mudar essa realidade da “praça dos atos públicos” ?

sem comentário »

Cronistas querem criar delegacia da Aclem

0comentário

IMPERATRIZ – A cidade de Imperatriz poderá ganhar uma delegacia da Associação de Cronistas Esportivos do Maranhão (Aclem) e o endereço seria uma das salas do Estádio Frei Epifânio. Essa foi a pauta principal do encontro/reunião realizado nesse sábado (23) pelo filiados da entidade em Imperatriz.

A proposta apresentada no encontro pelo delegado da entidade, o jornalista Willian Marinho faz parte de uma especie de pacote de ações para este inicio de 2015. O dirigente lembrou que as ações precisam ser colocadas em prática no menor tempo possivel levando em conta que o time do Imperatriz participar de competições nacionais, começando pelo Brasileirão série D, evento que atrairá a cidade, cronistas esportivos de outros Estados.

Os participantes do encontro, também, puderam apresentar sugestões  como foi o caso do veterano cronista Mariano Neto e Carloto Junior, que sugeriram que os portões do Estádio Frei Epifânio sejam abertos mais cêdo, em relação ao horário adotado no Campeonato Maranhense 2015.

Mariano e Carloto, também sugeriram que seja definido um portão exclusivo para os cronistas credenciados  a Aclem/Abrace, principalmente os visitantes que trabalharão no Estádio Frei Epifânio durante as competições nacionais as quais o Cavalo de Aço vai disputar.

As informações são do cronista esportivo Carloto Júnior.

sem comentário »

Diretor do Imperatriz recebe comenda da CBF

1comentário

comenda2

IMPERATRIZ –O diretor de futebol da Sociedade Imperatriz de Desportos (SID) Alexandre Santos foi homenageado com a comenda João Havelange, conferida pela Confederação Brasileira de Futebol(CBF) a personalidades que contribuem para o crescimento do futebol brasileiro.

A homenagem foi durante um congresso da CBF realizado em Maceio (AL), na última quinta-feira (21/05).

comenda3

Alex Santos foi indicado a honraria pelo presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), José Américo pela conquista do titulo de Campeão Maranhense de 2015 pelo time do Cavalo de Aço.

“Quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, ao presidente da Federação Maranhense, Dr. Antonio Américo pela indicação e dividir essa comenda com o presidente, o vereador Buzuca, o vice-presidente, Vicente Júnior, aos diretores Paulinho e De Assis, a todos os jogadores, comissão técnica e a essa torcida apaixonada! Não poderia, também, esquecer dos que começaram comigo essa batalha, Edivaldo Cardoso, Veronildo Lima Ferreira, Regivaldo e o João Silveira” Vamos todos levar o Cavalo de Aço ao lugar que (ele) merece, pensar grande e conquistar mais titulos! Um abraço a todos e que Deus nos abençoe”, escreveu Alex Santos em rede social. Fotos enviadas ao blog por Alex Santos.

comenda5

comenda1

1 comentário »

Suspeitos de assalto fora de circulação

0comentário

IMPERATRIZ -Francisco Moreno da Silva e Julimar Viana de Deus, ambos naturais do município de Imperatriz, foram presos nessa sexta-feira (22), por policiais civis da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

Segundo o delegado Tiago Bardal, coordenador da ação, a dupla é suspeita de integrar quadrilha especializada em assaltos a banco. A ação da Polícia Civil deteve os dois quando eles se preparavam para assaltar um banco na cidade de Brejo Grande do Araguaia, no Estado do Pará.

A ação da Polícia Civil deteve os dois quando eles se preparavam para assaltar um banco na cidade de Brejo Grande do Araguaia, no Estado do Pará. Com a dupla foi apreendidos uma pistola ponto 45, carregadores e munições calibre 7,62 e 5,56.

A Polícia Civil procura outros integrantes da quadrilha, que fugiram com a chegada das equipes policiais, segundo informou o delegado Bardal.  As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

 

sem comentário »

Memorial para desaparecidos políticos

0comentário

SÃO PAULO – Os nomes de algumas pessoas desaparecidas ou mortas pelo regime militar, logo após o golpe de 1964 que depôs o presidente João Goulart, foram lidos hoje (23), no pátio da 36ª Delegacia da Polícia Civil de São Paulo, na Rua Tutoia, 921, no bairro do Paraíso.

Foi uma tentativa teatralizada de ouvir do outro lado das paredes a resposta de um ente querido e quem sabe salvá-lo da tortura. Mas nenhum ruído foi ouvido. O silêncio foi quebrado, minutos depois, por uma salva de palmas da plateia, na apresentação dos atores da Cia de Artes do Baque Bolado.

O grupo artístico foi um dos vários a se apresentar no 2º Ato Unificado Ditadura Nunca Mais, com o objetivo de reivindicar do governo paulista a substituição da delegacia por um espaço destinado à preservação da memória das vítimas da ditadura militar.

O prédio foi sede do antigo Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi). Hoje é um imóvel tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico.

Um dos organizadores do ato, o ex-preso político José Luiz Del Roio defende a transformação do local em um espaço para peças teatrais, músicas e outras formas de manifestação cultural. “A melhor forma de combater o fascismo é a cultura”, resumiu ele. Segundo Roio, não há dados precisos, mas acredita-se que no prédio tenham morrido entre 60 e 80 pessoas.

A manifestação foi organizada por entidades de direitos humanos e movimentos sociais e teve a presença de ex-presos políticos e parentes das vítimas da ditadura militar. Entre eles, Ary Normanha que, ao ser detido por duas vezes em 1969, era um estudante secundarista de 20 anos filiado à Aliança Libertadora Nacional.

Na plateia estavam parentes de alguns dos desaparecidos ou mortos, que seguravam os retratos das vítimas, entre os quais de Henrique Ernesto Ruggia e Pedro Alexandrino de Oliveira Filho. Ao final do encontro, os participantes foram orientados a colocar em caixas de correio das residências vizinhas a cópia da carta aberta ao governador Geraldo Alckmin para que as pessoas no entorno tomem conhecimento da campanha.

Na carta, as entidades argumentam que no item 28 do relatório das conclusões e recomendações da Comissão Nacional da Verdade consta a intenção de “preservar, restaurar e promover o tombamento ou criação de marcas de memória em imóveis urbanos ou rurais onde ocorreram graves violações de direitos humanos”. No documento, as entidades explicam que o que se busca é “honrar nossa democracia e os mártires que morreram lutando por ela”.

(Agência Brasil).

sem comentário »