Eleições: aviso da Justiça Eleitoral do MA

0comentário

 Prazo para informar sobre membros de comissão de transporte e alimentação encerra dia 26

 

A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão lembra que os partidos políticos têm até o dia 26 de agosto para informar aos juízes das zonas eleitorais os membros integrantes da Comissão Especial de Transporte e Alimentação que funcionará, exclusivamente, no dia 5 de outubro e no segundo turno, caso haja (Resolução TSE n.º 23.390).

Fonte: Assessoria de Imprensa do TRE-MA.

 

sem comentário »

Sisu 2014.2: Sexta Lista de Espera

0comentário

IMPERATRIZ-MA:  A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino, divulgou a Sexta Lista de Espera referente ao Sisu 2014.2 e respectivamente a convocação dos candidatos para matrícula.  A lista traz apenas 13 nomes, um deles de Imperatriz.

O  prazo para a matricula termina nesta sexta-feira (22). Se as vagas não forem preenchidas, uma nova lista será divulgada a partir de segunda-feira:

Lista de Espera

sem comentário »

Coronéis homenageados

0comentário

 Secretaria de Comunicação do Gov. do Estado/ Divulgação

 

Coronéis são homenageados. Foto: Secom do Gov. Estado do Ma.

Coronéis são homenageados. Foto: Secom do Gov. Estado do Ma.

SÃO LUIS -O coronel Raimundo Nonato Santos Sá, comandante de Policiamento de Área Metropolitana II, foi um dos homenageados do projeto “Homenagem aos Coronéis da Polícia Militar do Maranhão”, na manhã desta quinta-feira (21), na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias.

O projeto propicia aos coronéis da ativa, da reserva remunerada e reformados o devido reconhecimento pela contribuição prestada à Instituição.

O comandante da Academia, tenente-coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, informou que além de ovacionar os oficiais, o projeto propicia referências e ensinamentos aos cadetes.

“Sendo a homenagem sempre uma via de mão dupla: gera tanto reconhecimento e motivação a quem o recebe, como aponta um espelho para aqueles que estão começando a trilhar seu próprio caminho”, enfatizou.

O projeto iniciou no primeiro semestre deste ano e todas as quintas-feiras homenageia um coronel da ativa e um da reserva. A solenidade é presidida pelo coronel da ativa e coordenada pelo comandante da Academia de Polícia Militar.

O homenageado da reserva desta semana foi o coronel Carlos Roberto de Sousa Lima, que dentre muitas funções exercidas, foi secretário de Estado da Casa Militar do Governador.

Durante a solenidade, foi feita a leitura da síntese do projeto; de uma mensagem religiosa; entoado o Cântico da Canção da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias; e realizada a entrega de certificados e lembranças aos homenageados.  Ao final do evento, a tropa desfilou em continência aos Oficiais ovacionados.

O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira Costa, também marcou presença na solenidade com uma comitiva de pró-reitores da instituição de ensino superior.

sem comentário »

Travessia: nova audiência será dia 3 de setembro

0comentário

IMPERATRIZ – MA: O projeto que prevê a construção da Travessia Urbana de Imperatriz continua sendo alvo de discussões no âmbito do Ministério Público.

Pela proposta, a área que será beneficiada seria do Conjunto Nova Vitória ao povoado Lagoa Verde, mas o projeto está atrasado.

Na última quarta-feira (20) a Promotoria de Justiça Especializada do Meio Ambiente promoveu uma reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), e Prefeitura de Imperatriz para tratar sobre a Tavessia Urbana de Imperatriz, mas o encontro não foi conclusivo e a audiência foi adiada.

O promotor do Meio Ambiente  Jadilson Cirqueira disse, por exemplo, que o procedimento legal  prevê que o Município faça a convocação para a audiência para tratar sobre a Travessia Urbana. Já ao DNIT, por meio da empresa vencedora da licitação, cabe  apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima).

De acordo com o representante do MP,  a Secretaria Municipal de Meio Ambiente  só estará habilitada para conceder as licenças necessárias para o início da obra após a apresentação do EIA-Rima.

As licenças em questão: licença prévia, licença de instalação e licença ambiental, conforme assegura a Constituição Federal, em resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente, na Lei Federal nº 6.368/81 e nas leis municipais nº 1.423/11 e nº 1.424/11.

O MP ,também, alerta que em razão da grande dimensão da obra e seus respectivos impactos ambientais, a realização da audiência pública será  obrigatória para a concessão das licenças.

“Sem a apresentação desses relatórios, bem como a realização da audiência, a obra não poderá ser iniciada”, alerta o promotor.

SONRE A  OBRA

O  projeto de duplicação da BR-010, no perímetro urbano de Imperatriz, é de 12,8 quilômetros de extensão, 80 metros de largura e 300 metros de área de influência direta.

O secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Seplan), Richard Sebba Caldas explicou que a nova data acorda , na reunião com o MP. foi 3 de setembro, às 9h no auditório do Palácio do Comércio. Com isso, ficou estabelecido o prazo necessário para o cumprimento de todas as exigências legais para emissão das licenças.

Com as informações o Ministério Público em Imperatriz.

sem comentário »

Frase do Dia

0comentário

“Nós não vendemos qualquer coisa. Vendemos o sonho que o próprio cliente (aluno) é quem vai fazer o produto. Ainda por cima, o produto tem a garantia de ser único, porque cada dissertação tem que ser única”.

(João Barreiro, professor e representante no Brasil, do Instituto Atlântico, que em parceria com a Fundação Sousândrade e Simproesema oferece curso de Mestrado em Educação para professores maranhenses, em agosto de 2014)).

sem comentário »

Câmara cancela sessão e decreta luto

0comentário

IMPERATRIZ -MA: O presidente da Câmara Hamilton Miranda Andrade cancelou a sessão ordinária desta quinta-feira (21), a terceira da semana.

A medida se deu após a morte de  Midrejason de Oliveira Santos mais conhecido por Jasin Oliveira, filho da vereadora Terezinha Soares (PSDB), em um acidente na BR-316 em Santa Inês.

Além de cancelar a sessão, Hamilton Miranda decretou luto oficial por três dias. Todos os servidores foram liberados para ir ao velório, que está acontecendo na rua 13 de Maio com Pará, no Centro.

Nota publicada no site da Câmara de Vereadores. Foto: Reprodução.

Nota publicada no site da Câmara de Vereadores. Foto: Reprodução.

sem comentário »

Acidente mata filho de vereadora de Imperatriz

0comentário
Jasin Oliveira, como era mais conhecido, morreu em acidente automobilístico. Foto: Divulgação.

Jasin Oliveira, como era mais conhecido, morreu em acidente automobilístico. Foto: Divulgação.

IMPERATRIZ- O jovem Midrejason de Oliveira Santos, mais conhecido na cidade como Jasin Oliveira, filho da vereadora de Imperatriz, Terezinha Soares (PSDB), morreu em um grave acidente automobilístico acontecido por volta das 22h desta quarta-feira (20), na BR-316, próximo a entrada da cidade de Santa Inês.

De acordo com as primeiras informações, a caminhonete Hilux em que estava o jovem perdeu o controle e capotou numa ribanceira.

No carro estavam, ainda, duas mulheres, uma delas identificada como sendo a enfermeira Patrícia Félix. Os três faziam trabalho para um político, candidato a deputado federal em Santa Inês.

Com a confirmação do acidente e a morte do jovem, várias pessoas, muitos deles políticos, estão indo à casa da vereadora, nas imediações do templo central da Assembléia de Deus, no Centro de Imperatriz, em busca de mais informações e para prestar solidariedade a parlamentar.

Patrícia Felix  morreu em acidente automobilístico. Foto: Divulgação internet.

Patrícia Felix morreu em acidente automobilístico. Foto: Divulgação internet.

Um dos primeiros a tomar conhecimento do caso foi o prefeito Sebastião Madeira, que determinou o enviou de ambulâncias do Samu à casa da vereadora para prestar apoio a ela e familiares.

O jornalista Gil Carvalho,amigo pessoal de Jasim ficou muito abalado com a tragédia. Ele ressaltou que o jovem era muito alegre, comunicativo e um grande amigo.

Histórico

A vereadora Terezinha Soares vem sofrendo bastante com fatalidades envolvendo membros de sua  família.

Quando assumiu o atual mandato ela discursou na Câmara emocionada pela perda de uma filha, Mildreia de Oliveira Santos, vítima de um acidente fatal em área urbana de Imperatriz e pediu Justiça.

Outro filho dela,também, sofreu um acidente na BR-010, mas felizmente não foi grave. Infelizmente na noite dessa quarta-feira a família da parlamentar foi chocada com mais um acidente grave e uma perda irreparável.

caminhonete ficou irreconhecível após acidente na BR- 316 em Santa Inês. Foto: Antonio Pinheiro/ Divulgação.

caminhonete ficou irreconhecível após acidente na BR- 316 em Santa Inês. Foto: Antonio Pinheiro/ Divulgação.

 

DO BLOG: Também nos solidarizamos com a vereadora Terezinha Soares e seus familiares neste momento de dor. Que Deus a conforte.

Última atualização às 13h45, desta quinta-feira (21), para ajuste de nome das vítimas.

Post relacionado:

Filho de vereadora de Imperatriz sofre acidente

sem comentário »

Acusados em morte de cinegrafista podem ir a júri

0comentário

A defesa anunciou que deve ingressar com Ação na Justiça contra a decisão de levar a júri popular dois dois três acusados na morte do cinegrafista da TV Bandeirantes,  Santiago Ilido de Andrade, atingido por um rojão, em fevereiro deste ano, durante manifestação, no Rio de Janeiro.

O advogado Antonio Melchior deverá entrar com recurso em favor do cliente Caio Silva de Sousa e Fábio Raposo Barbosa.

O advogado Wallace Martins, que defende o terceiro, Fábio Raposo, ainda não sabe vai recorrer da decisão do juiz  da 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, Murilo Kieling.

Em entrevista a Agência Brasil, o advogado Melchior (que defende Caio) disse que não vê ão vê surpresa na decisão de mandar o processo ao tribunal do júri.

No entanto ele disse que a apresentação de provas, ainda, na primeira fase do processo faria o magistrado mudar de decisão.

No entendimento de Melchior, os dois acusados já deveriam estar respondendo pelo crime em liberdade.

O advogado disse, ainda, que o juiz da 3ª Vara Criminal do Rio, proferiu a sentença de pronuncia ao tribunal do juri quando os acusados vem sendo mantidos presos de forma ilegal.

sem comentário »

Luto oficial na cidade de Montes Altos

0comentário

MONTES ALTOS – A morte trágica do delegado Guilherme Monteiro, em um acidente de carro na BR-222 próximo a Bom Jesus das Selvas, levou o prefeito de Montes Altos (MA) a decretar luto na cidade por três dias.

Em nota, o prefeito Valdivino Rocha Silva (PV) explicou que a morte do delegado, que respondia pela delegacia da cidade, foi uma grande perda para a segurança pública e para  a cidade que tinha em Guilherme Monteiro a referência de um grande profissional.

O prefeito conclui a nota se solidarizando-se a família do delegado. Valdivino, também, lamentou a morte do delegado num evento do qual participava.

Com as informações o jornalista Gil Carvalho.

 

sem comentário »

Corpo de delegado será levado para o RJ

0comentário

IMPERATRIZ- MA:  O velório do delegado de Polícia Civil  está sendo realizado desde o início da madrugada desta quarta-feira (20),  nas dependências da Delegacia Regional de Imperatriz, no Centro.  Familiares estão sendo aguardados na cidade para providenciar os procedimentos de translado do corpo para a cidade do Rio de Janeiro onde será realizado o enterro.

A previsão na delegacia regional é que o translado do corpo para a capital fluminense seja feito, ainda, nesta quarta-feira.

Carro que levava delegado ficou parcialmente destruído em acidente. Foto: Antônio Pinheiro/ Divulgação.

Carro que levava delegado ficou parcialmente destruído em acidente. Foto: Antônio Pinheiro/ Divulgação.

O velório na delegacia é algo raro em Imperatriz. Um dos casos em que o velório foi no complexo de segurança foi o do Agente de Polícia Civil Lima, por volta do fim dos anos 1990.

O corpo foi velado na Delegacia Especial da Mulher (DEM), na época, local de trabalho do agente que foi assassinado numa briga e o corpo foi levado para enterro em São Luís.

No caso do delegado, a morte se deu na tarde de terça-feira (19), no Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), após o agravamento de um traumatismo craniano, em decorrência de um acidente automobilístico.

Carro da DRI após acidente. Foto: Antônio Pinheiro/ Divulgação.

Carro da DRI após acidente. Foto: Antônio Pinheiro/ Divulgação.

De acordo com superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Paiva, a viatura em que estava o delegado, um escrivão e um investigador, seguia de Imperatriz para São Luís, quando sofreu um acidente. O carro capotou várias vezes e ficou parcialmente destruído.

O escrivão e o investigador sofreram ferimentos, mas o delegado infelizmente não teve a mesma sorte.

Texto relacionado:

Delegado morre em acidente na BR-222 

sem comentário »