Um grande líder, mas um terrorista

12comentários

O Theodoro, comentarista do meu Blog, me mandou um artigo escrito por Avraham Tsvi Beuthner. Nele há um trecho que acredito ser bastante relevante, tanto que meu texto de hoje será baseado nele. Uso-o como contraponto. Espero que apreciem.

“(…) O Corão ensina que quando Maomé quis conquistar Meca e não conseguiu, ele fez um acordo de não agressão de dez anos com a tribo de kuraysh (que dominava Meca) e assim entrou pacificamente na cidade. Dois anos depois, quando sentiu que as defesas de kuraysh baixaram, ele os atacou impiedosamente massacrando-os e conquistando Meca.
Quando seus fiéis lhe perguntaram como um profeta podia mentir, pois ele assinou um acordo com eles de não-agressão, Maomé lhes disse [preste atenção, pois esta é uma pérola da filosofia e mentalidade árabe que todos os pobres ocidentais incultos deveriam aprender.

Você pode massacrar os kuraysh mesmo depois de assinar um acordo de paz com eles pois “um acordo com infiéis (=aqueles que não são muçulmanos) não é um acordo. (…)”.

Pois Bem! Alguém poderia me dizer quem foi um dos maiores terroristas que já existiu?

A grande maioria dirá Osama Bin Laden e estarão corretos, pois ele é realmente um dos maiores, se não for o maior. Muitos falarão de Hitler, de Gengis Khan, de Átila… Existiram muitos bárbaros sanguinários e infames. Mas haverá um importante personagem histórico o qual ninguém falará, porque a história sempre o tratou como herói, e ele foi mesmo um grande herói, um grande líder, mas de certa forma também foi um grande terrorista.

Estou falando de Moisés. É isso mesmo! O grande Moisés, aquele que quando bebê foi tirado das águas do Nilo e criado como um príncipe, filho da filha do faraó do Egito.

Libertador, segundo os estudiosos da religião de mais de um milhão de judeus. Segundo alguns arqueólogos seriam apenas uns 200 mil. Esse homem, Moisés, foi um dos maiores terroristas de todos os tempos.

Não entendeu ainda como!? Por que!? Eu explico!

Moisés fez cair sobre o Egito dez pragas até que o faraó libertasse seu povo da escravidão. Pelo menos é isso que dizem as escrituras. As pragas aconteceram como se fossem atentados contra o estado que escravizava o povo judeu. Uma a uma elas se sucederam causando danos às pessoas e ao país, implantando o caos, até que não mais suportando o faraó autorizou a partida dos escravos que estavam ali desde quando José os trouxe séculos antes, para que não morressem de fome durante os sete anos de privação. José os livrou da fome e acabou permitindo que eles fossem escravizados. Coisas da história que se repete ciclicamente.

Pois bem, Moisés mandou as pragas. Fez as águas do rio Nilo se transformarem em sangue causando um verdadeiro caos para toda a população que dependia dela. Depois, mandou que as rãs invadissem as cidades. Puro terrorismo. Depois foi o surto de piolhos. Deve ter sido horrível. Imaginem um surto incontrolável de piolhos em Nova York!? Seria um pandemônio. O mesmo aconteceu com as moscas. Depois ele mandou doenças sobre os animais, liquidando com os domésticos e destruindo os rebanhos, trazendo com isso a fome. Depois, foi a vez das sarnas que se transformavam em úlceras horríveis e doloridas. Uma peste. Como o faraó não cedia, ele mandou uma grande chuva de granizos. As pedras dos meninos palestinos não são nada perto disso. Depois foi a vez dos gafanhotos comerem o que restou das plantações. Até aqui, Moisés se preocupará em quebrar a economia e destruir a vida diária do Egito e de seu povo. Foi o equivalente a uma bomba que destruísse Wall Street. Em seguida, ele fez cair as trevas em pleno dia. Tentou incutir no povo o medo da falta de seu Deus maior, o Sol. Foi quase o ápice de seu terror. Mas o pior ainda estava por vir. No final Moisés fez morrer todos os primogênitos de todas as famílias, a não ser daquelas que sacrificassem um cordeiro e manchassem as portas de suas casas com o sangue do animal, ou seja, só os primogênitos judeus sobreviveram. O assassinato de crianças já acontecera antes, no mesmo Egito. Moisés escapou porque sua mãe ao invés de jogá-lo no Nilo como mandava a lei, o colocou num cesto de vime e o fez chegar nas mãos da princesa. Séculos depois, crueldade similar aconteceria novamente, perto dali, desta vez na Judéia, quando Herodes, no afã de destruir o Messias, mandou que todos os meninos recém-nascidos fossem assassinados. Tudo isso é puro terrorismo de Estado.

Agora você concorda ou não comigo que Moisés foi um dos maiores terroristas que já viveu sobre a terra? Não importa se seus motivos eram justos, pois os imbecis radicais do Hamas e do Hezbollah acreditam que sejam justos os seus motivos e os do infame Osama Bin Laden e de seus homens-bomba.

Não importa que Moisés tenha sido um grande líder de seu povo, o que importa é que ele usou de todos os meios ao seu alcance para atingir seu objetivo, e é isso que caracteriza um terrorista.

O tempo passou e naquelas terras tudo continua como antes, a única coisa que mudou em mais de 3.000 anos foi a posição dos contendores. Antes, um era o escravizado, o oprimido, agora é ele o opressor.

Que Deus, que Alah, lhes dê sabedoria e que ela traga consigo a tolerância e a paz.

12 comentários para "Um grande líder, mas um terrorista"


  1. maria

    Joaquim,

    Nunca tinha visto sobre este prisma e prefiro não comentar, pois acredito que religião não se discute.
    Porém, se formos ver por outro lado, apesar de ser um tema redundante, você conseguiu nos mostrar uma visão
    completamente nova. E, sem temores, se permitiu a ousadia de explorá-lo de uma forma como ninguém jamais fez antes,
    conseguindo fazer um paralelo com nossa história atual.
    Parabéns pelo texto impecável.

  2. Ana Martins

    Oi Joaquim,
    passei aqui para uma espiadinha básica. Adorei o post. Concordo! Moisés foi um grande terrorista!!!! rs
    Abraços
    Ana

  3. Marco Antonio Moura

    Nunca havia pensado nisso!
    É incrível como uma coisa tão simples como essa, que está bem na cara de todos nós e não conseguimos enxergar.
    Como na história das guerras, a história das religiões e das civilizações é sempre contada pelo ponto de vista do sobrevivente ou do vencedor, a história de Moises sempre nos foi contada pelo ponto de vista dos judeus ou dos cristãos, nunca pelo ponto de vista dos egípcios, e do ponto de vista desses Moises era realmente um terrorista.
    As dez pragas nada mais são que dez atentados terroristas. Perfeito! Genial!
    Pode quem quiser se chatear com você por motivos religiosos, mas sua análise histórica comparativa é impecável. Parabéns!

  4. NAGIB

    Bem sou estudante de ciencias socias, gosto muito de estudar as diversificações culturais…gostei do contexto mencionado no Blog, isso faz com que possamos refletir melhor sobre essa época remota com os nossos dias atuais. O fato é que, ás pessoas não buscam realmente fazer uma leitura critica, fazem apenas uma leitura superficial…assim é a biblia cada um tem sua interpretação. Porém, ao meu ver o individuo não deverias deixar se levar por oratorialidade de muito que uzuflui. Nagib Buzar.

  5. Arcanjo Miguel

    Meu Deus, quanta falta de respeito!
    Você não tem medo de ser castigado por Deus? Dizer que Moises foi um terrorista é uma blasfêmia nas três maiores religiões do mundo, o judaísmo, o cristianismo, e o islamismo.
    Moises é um enviado de Deus, um profeta do Senhor.
    Bem se vê que você é homem de pouca fé, um fariseu, um político, não se poderia esperar mesmo nada de bom de alguém como você.
    Que Deus Pai tenha piedade de ti.

    Resposta: Você se diz ser o Arcanjo Miguel, imagino que pelo menos saiba quem os livros dizem quem é ou foi essa figura. Se não quiser ir aos livros, vai ao Google!
    Mas vamos ao que interessa. Não vejo nenhuma blasfêmia no que escrevi. Moises é um personagem histórico sobre o qual não temos nenhuma comprovação de sua existência, da mesma forma que Abraão, Isaac ou Jacó, entre muitos outros. Acredita-se na existência desse tipo de personagem através de nossas crenças religiosas e a analise que fiz da figura de Moises não é religiosa, é meramente histórica. Falo do Moises enquanto líder de um povo escravizado.
    Para libertar os judeus do cativeiro no Egito, Moises fez cair sobre aquele país dez pragas que no dia de hoje seriam considerados atentados terroristas, igual aos praticados por diversos fanáticos que existem por ai.
    Não tive e não tenho nenhum interesse de atacar nenhuma religião, mas acho que posso e devo trazer a essa discussão alguma luz comparativa para que as coisas não fiquem pensas, pendendo só para um lado.

  6. Evandro Araújo

    Prezado deputado Joaquim, deixo este material para Vossa Excelência fazer as adptações necessárias para todo aquele governo que deseja realizar uma gestão eficiente e eficaz. É uma Lei Federal mas que pode muito bem adequar-se ao estado. Assim como, já fopi imaplantado em outro estado do Brasil. E Vossa excelência pode muit dizer mas existe o Diário Oficila, Mas, este diário não chegar até a sede do Time de Futebol, da associaçõa de costureiras, dos comerciários do interior, da escola, etc…. Transparência JÁ.

    Lei Federal 9452/97 – Determina que as Câmaras Municipais sejam obrigatoriamente notificadas da liberação de recursos federais para os respectivos Municípios e dá outras providências.

    Art. 1º – Os órgãos e entidades da administração federal direta e as autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista federais notificarão as respectivas Câmaras Municipais da liberação de recursos financeiros que tenham efetuado, a qualquer título, para os Municípios, no prazo de dois dias úteis, contado da data da liberação.

    Art. 2º – A Prefeitura do Município beneficiário da liberação de recursos, de que trata o art. 1° desta Lei, notificará os partidos políticos, os sindicatos de trabalhadores e as entidades empresariais, com sede no Município, da respectiva liberação, no prazo de dois dias úteis, contado da data de recebimento dos recursos.
    Art. 3º – As Câmaras Municipais representarão ao Tribunal de Contas da União o descumprimento do estabelecido nesta Lei.

    Art. 4º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Art. 5º – Revogam-se as disposições em contrário.

    Brasília, 20 de março de 1997; 176º da Independência e 109º da República.

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

  7. Joaquim Nagib Haickel

    Recebi o e-mail abaixo em minha caixa de mensagens e quero compartilhar com vocês, até porque posso através dele esclarecer algumas duvidas.

    “Nobre Deputado Estadual e membro da Academia Imperatrizense de Letras, Joaquim Nagib Haickel.

    Venho através deste email comentar sobre o que Vossa Senhoria escreveu no artigo Um Grande Líder, mas um Terrorista . No Jornal Estado do Maranhão, no dia 25 de janeiro do ano corrente.

    Caro Deputado embora respeite sua opinião não concordo com a mesma!

    Veja o que diz a palavra de Deus no capitulo 11 do livro de Êxodo.
    Recomendo que o Senhor Leia todo capitulo 11 do livro de êxodo, entretanto abaixo vão marcadas algumas partes que marquei!

    11- E o SENHOR disse a Moisés: Ainda uma praga trarei sobre o Faraó e sobre o Egito; depois vos deixará ir daqui; e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui.

    12 – E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.

    23 – Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.

    Podemos observar que Moisés foi usado por Deus, para avisar o povo do Egito sobre seus costumes e sua rebelião! Não foi Moisés que mandou as pragas foi Deus, para livra os filhos de Israel da opressão! Deus é pai, por isso ama seus filhos!

    Olhe Deus fala no Livro de Lucas 11
    11- E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
    12- Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
    13- Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

    Desde já, Muito obrigado.
    Em DEUS, com Amor,

    RLSNETO”

    Caro Neto, era exatamente disso que eu estava falando! Em momento algum em meu texto me referi a Deus, pois se o fizesse estaria justificando todo o terrorismo praticado em nome de Alah. Quis exatamente mostrar que não importa quem usa o nome de Deus para fazer política, pois foi o que Moises fez ao libertar os judeus do cativeiro do Egito há mais de 3000 e é o que Osama faz hoje mundo afora tentando impor seus conceitos. O uso do nome de Deus para matar as pessoas não absolve ninguém. Ninguém tem o direito de arvorar-se de Deus e decidir quem deve ou não deve morrer.
    Se você tentar tirar a culpa de Moises dizendo que ele obedecia ordens de seu santo Deus, estará obrigatóriamente fazendo o mesmo quanto ao abominável Osama Bin Laden e quanto a qualquer terrorista que diz estar agindo em nome de Deus.
    Deus é amor, é paz, é tolerância, é harmonia. Deus não é religião.

  8. IVANA TEREZA AMÉLIA AQUINO FARIAS

    Deus não escreveu a bíblia, nem o Alcorão e nem a Torá. O homem escreveu. Da mesma forma que todos os livros que existem no mundo, onde cada autor coloca o conhecimento que tiver, a imaginação que tiver, a criatividade que tiver, as expectativas que tiver, os desejos que tiver e todos os sentimentos que tiver.

    Cabe aos leitores entrarem com a inteligência, que é característica de cada célula, incluindo as do cérebro, que foram fornecidas por Deus, para pensarem racionalmente, o que é outro talento fornecido por Deus aos seres humanos. E, com o uso do que foi fornecido por Deus, gratuitamente, a todos, igualmente, encontrar a sabedoria, isto é, separar o joio do trigo, separar Deus dos deuses que foram criados pelo homem à imagem e modos do homem.

    Se Deus é amor, Deus não pode, em hipótese alguma, ser uma entidade cheia de ódio e de desejo de vingança. Deus no mínimo tem que ser um pouquinho melhor que o homem e no máximo um ser provido de toda a sabedoria, de todas as ciências, de todos os conhecimentos e de todas as artes, pois sem isso Deus não teria criado o universo, esse planeta onde todos moram, com todas as sementes, com todos os rios e mares, com um sol a nutrir a todas as criaturas, de todos os reinos, indistintamente e um céu da noite onde uma lua serve de farol. E criou tudo isso antes que o homem existisse, antes que o homem inventasse o judaísmo, o cristianismo ou islamismo.

    Antes de se fazerem passar por anjos e/ou arcanjos, de usarem o nome e o significado desses seres, queiram por gentileza verificarem se vocês estão à altura de tais seres, se vocês estão no mesmo nível.

    Antes de ficarem usando citações da bíblia que foi escrita por homens, como qualquer homem, de 3000 anos atrás ou de hoje, com seus respectivos contextos históricos, para agredirem raivosamente o Joaquim, queiram por gentileza lerem, pensarem profundamente sobre o que estão lendo, buscando a lógica, para poderem entender e visualizarem as conseqüências do bem pensar e do erro de pensamento, na história do homem, na vida prática, no passado longínquo, no passado recente, no presente e, em especial no dia de amanhã, que é o futuro.

    E não se esqueçam a liberdade de pensamento e de expressão é um direito constitucional.

  9. John Doe

    Caro Joaquim.

    Comentarei somente a parte sobre Maomé e de como ele não honrou o acordo com a tribo que controlava a cidade, me faz pensar que talvez esteja aí a chave para entender porque os árabes perderam importância ao longo dos séculos e porque as famílias de origem árabe tem dificuldade em manter a riqueza. A Mentira.

    Para os árabes mentir é natural, faz parte da cultura, logo não se pode confiar num árabe. Isto dificulta fazer negócios com árabes, lá e cá.

    Pense nisso antes de partir para responder e defender com vigor como sempres fazes. Observe como as famílias de origem árabe que eram empresários e comerciantes e chegaram a dominar boa parte do comércio em Slz perderam importância e hoje restam poucas. Parece que as virtudes da frugalidade, humildade e honestidade faltam aos empresários árabes. Preferem viver de aparência e dilapidam toda a fortuna que um dia chegaram a amelhar.

    Resposta: Caro John Doe (para quem não sabe John Doe é o mesmo que João Ninguém),
    Primeiramente quero lhe dizer que quanto a “partir para responder e defender com vigor”, essa é uma característica pessoal minha, contra a qual algumas vezes já me debati. Você tem razão, não devo agir assim, mas meu amigo, isso é da minha natureza, porem fique tranqüilo, pois também é da minha natureza reconhecer meus enganos, ser coerente, e ser leal.
    “Segundamente”, pergunto-lhe, você acredita piamente em tudo que dizem do governador Jackson Lago? Ou da senadora Roseana Sarney, Ou do presidente Lula? Ou do comandante Fidel Castro? Você acredita em tudo que dizem a respeito de Jesus ou de Maomé? Me diga, você daria crédito às coisas que dizem sobre você? Pois bem, para mim o que alguém disse que Maomé disse, só importa no contexto em que isso foi dito, porque foi dito e com qual finalidade o foi. Só me interessa historicamente. O mesmo serve para o que dizem de Moises ou de quem quer que seja.
    Em terceiro lugar, saiba que árabe é todo aquele nascido ou proveniente da Península Arábica, uma vasta península localizada na junção da África e da Ásia, a leste da Etiópia e ao norte da Somália, ao sul da Palestina, da Jordânia e da Mesopotâmia, e ao sudoeste do Irã. É formada por Arábia Saudita, Omã, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein e os Iémen. Já as famílias às quais você se refere, muito deselegantemente, diga-se de passagem, são em quase sua totalidade de libaneses. Há apenas uma pequena quantidade de sírios. Árabes mesmo são raros por aqui, nem mesmos iranianos ou iraquianos que podem ser confundidos com árabes, há por aqui. Essa aula de geopolítica é para lembrar-lhe que esse assunto é muito confuso e vira e mexe as pessoas se confundem chamando libaneses de árabes, coisa que não são.
    Mas vamos logo ao que interessa. Você quis mesmo foi ofender a colônia libanesa de nossa terra, quis foi insinuar que não se pode fazer negócios com os árabes, e que a mentira é a causa das famílias “árabes” não conseguirem manter suas riquezas é a mentira. Desculpe, mas você é um bobão! Você quis mesmo foi tentar ofender a mim. Não conseguiu viu!
    Veja só! As três grandes religiões ocidentais acreditam no livro do Gênesis, no Jardim do Éden, em Adão e Eva e segundo os historiadores esse tal Éden, que ao contrario do que você imagina, não ficava na Rua Grande, mas sim em algum lugar na faixa fértil entre os rios Tigre e Eufrates. Logo foram árabes os primeiros humanos, pelo menos os primeiros filhos de Deus, e foram eles que inventaram tudo que existe, o amor, a paz, a ecologia, o fratricídio, o sexo e por isso foram expulsos do paraíso (graças a Deus!) e até a mentira, coisa que não é prerrogativa unicamente dos árabes. Você por exemplo, esta mentindo sobre o seu nome, seu e-mail é falso e penso que você não seja um árabe. Satisfeito? Não!?
    Então ta! Você sabe que as grandes indústrias que existiram no Maranhão, a maior delas, pertenceu a uma família de libaneses. Mas o que você se esquece é que havia outras, muitas outras e grandes, e todas pertenciam a famílias de portugueses (a menos que você esteja querendo contabilizar os portugueses como neo-árabes, pelo fato dos mouros e sarracenos terem dominado a península ibérica durante oitocentos anos), então essa sua teoria de que a mentira acabou com as fortunas dos árabes é meio furada! Todas as organizações empresarias de origem familiar, em todo mundo, não apenas aqui e não apenas de famílias árabes, perderam importância e muitas importâncias. Lembra dos Matarazzo!?
    Espero que você esteja satisfeito.

  10. José Maria Queiroz Filho

    Deputado Joaquim, como sempre as suas respostas aos comentários em seus textos aqui em seu Blog, são tão boas ou até melhores que os próprios textos. Parabéns mais uma vez, o senhor é o melhor, o mais culto, o mais objetivo e mais coerente de todos os cronistas de nosso estado. Grande abraço. José Maria Queiroz Filho.

  11. Leitora

    e eu acredito apenas em anjos por toda parte, são amigos que nos dão abraços de urso qdo precisamos, que leem nossas mente, eu acredito em coisas tão mais tolas e simples, abraços e flores lilazes, colo de amigo, corações que nos sentem em sintonia… coisas simples… (não é pieguismo)

    fugi totaaaaaalmente do tema mas senti vontade de te escrever isso
    todo mundo só quer colo, assim tipo surpresa… COISAS SIMPLES

    boa noite JOKA
    anjos anônimos te circudam e te guardam, sem trocas, sem cobranças
    bjos

  12. Jonatas

    Que texto horrível. Isso vindo de uma pessoa que se acha culta. Na verdade você não sabe é de nada. Esses que colocaram comentários tolos são iguais a você – não sabem de nada. Você não entende as escrituras. Seus olhos estão fechados. Existe um véu sobre eles. Se não consegue compreender as coisas dos homens, como compreenderá as coisas de Deus. Você é mais um que constrói um deus particular. A seu bel prazer e satisfação.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS