Lígia e Eu ou como na música: “Lígia, Lígia, Lígia…”

2comentários

Abaixo publico um bate papo “agradável” que eu e a senhora Lígia Teixeira tivemos nessa quinta-feira.

Se desejarem, leiam e tirem suas conclusões.

 

Joaquim Haickel defende Edinho e diz que o blog “está apelando”

Publicado em 04/09/2014 às 17:24 porligiateixeira

O coordenador da campanha de Edinho Lobão, deputado Joackim Haickel escreveu para o blog  e defendeu o candidato ao governo do Estado pelo PMDB, no caso da postagem com o título ” Edinho aparece no Rio de Janeiro dando bom dia aos maranhenses”. Posto abaixo as considerações de Joaquim e em seguida, a minha  resposta sobre a acusação de que eu “estou apelando” :

” Minha cara Lígia, você não acha que isso já é apelação!? Você Sabe muito bem que Edinho não está hoje no Rio de Janeiro. Pelo visto você o segue na Net e deve ter visto que ele estará hoje em Santo Amaro, Humberto de Campos e Barreirinhas. Parece que a verdade nessa campanha não esta importando. O que importa é esculhambar o cidadão, o candidato, chamá-lo de playboy… Sabe fico satisfeito com essa postura vindo de pessoas como você e o John, pois sei que para pessoas corretas como vocês estarem demonstrando um excessivo estardalhaço, beirando o desespero, é porque a coisa deve tá ficando feia! Se a eleição está ganha, com Flávio 30% na frente, segundo suas pesquisas, pra que fazer de uma foto postada num site um evento? Só nos resta imaginar que as pesquisas não estão assim tão favoráveis, como querem fazer crer!
Abraço,
Joaquim Haickel.”

Meu caro Joaquim, não sei se o senhor tem o exato conhecimento e dimensão do modo como funciona o uso de redes sociais no Brasil,  mas a  foto postada por Edinho hoje  em seus perfis no twitter, facebook e instagram, onde deseja uma ótima quinta- feira aos amigos,é um gesto comum, principalmente, no instagram, rede social usada para postar fotos de lugares e situações onde as pessoas costumam estar no momento em que a foto é publicada. Todo usuário de rede social deduziria que a foto foi tirada no instante da publicação porque é o mais usual nas redes.

De mais a mais, do ponto de vista da realidade da aviação, seria perfeitamente possível  para Edinho –  que postou a foto às oito da manhã –   não apenas estar no Rio de Janeiro, como  fazer os  exercícios físicos que ele tanto gosta , e até almoçar tranquilamente, para em seguida viajar e estar pontualmente em seus compromissos no Maranhão. Basta ver os horários da agenda do candidato e sua já amplamente conhecida opção por helicópteros como principais meios de transporte.

Não vejo onde há ofensa em chamar Edinho Lobão de playbo. Caso o senhor não saiba, há nomes conhecidos da elite que fazem questão de assim serem chamados, cito dois casos: Jorginho Guinle, filho de tradicional família carioca e Chiquinho Scarpa, de tradicional família paulista. Ambos, a exemplo de Edinho são conhecidos por apreciarem a vida boa que o dinheiro pode comprar, a exemplo de Edinho, que também é de família tradicional e tem o nome pronunciado no diminutivo. Com tantas características em comum, porque Chiquinho e Jorginho adoram ser chamados de playboys e Edinho repentinamente passou a ficar incomodado?

Sobre a sua elegante forma de insinuar que John e eu postamos coisas que desagradam a Edinho porque isso supostamente estaria relacionado a resultados de pesquisas, gostaria de informar ao senhor que o único condicionante que uso para escolher o que publicar ou não neste blog é a minha consciência. Pessoalmente e como maranhense que tem vergonha na cara, desejo que seu grupo político seja irreversivelmente derrotado na próxima eleição e trabalho por isso, mas me esforço para não cometer injustiças ou mentir para meus leitores. Já o seu candidato, assim que soube da má repercussão da notícia, apagou os posts da foto, em vez de agir honestamente e dar uma satisfação à sociedade. Mas, que bom que o senhor veio aqui esclarecer as coisas.

Por último e não menos relevante, tanto faz se Edinho tirou ou não a foto hoje. O senhor, como coordenador de campanha, não acha o fim da picada, que seu candidato, conhecido  (ainda que não reconheça) como playboy por toda a sociedade maranhense, poste uma foto com roupas de férias em cartão postal do Rio de Janeiro quando estamos no meio de uma campanha onde o debate maior é discutir propostas para tirar a maior parte do nosso povo da situação de pobreza e exclusão social?

No mais, aconselho o senhor a usar a sua experiência política e a herança herdada da sabedoria do vosso pai, para convencer seu candidato a, pelo menos, construir uma saída honrosa para ele nessa eleição, mudando a conduta cotidiana marcada por  bizarrices como essa foto e as  estratégias criminosas de campanha que ele vem adotando e que são testemunhadas por todos nós.

Abraços,

Lígia

 

Joaquim Haickel disse:

4 de setembro de 2014 às 20:04

Ligia, onde foi parar a tal postagem ”Edinho aparece no Rio de Janeiro dando bom dia aos maranhenses”??? Ela não está mais em seu Blog! Por que?
Amiga, a sua explicação sobre os usos e costumes das redes sociais não podem e não devem subverter as práticas do bom jornalismo e da coerência que as pessoas devem ter. Muito menos ceder as especulações e as suposições
Primeiramente, já disse antes, mas posso repetir pra você que não sou coordenador da campanha de Lobão Filho. O coordenador da campanha, todo mundo sabe é o advogado Márcio Coutinho.
Veja só, você reclama que Edinho tirou os posts onde aparece a tal foto no Rio de Janeiro, mas você também tirou seu post onde fazia alusão incorreta ao fato. Não só você, mas também meu amigo John Cutrim retirou seu post tratando do mesmo assunto. Acredito que como Edinho, você e John descobriram que haviam pisado na bola. Edinho tendo dado motivo para seus adversários falarem as bobagens que mais adoram, de chamá-lo de playboy na intenção de diminuí-lo. Por que não chamá-lo de empresário ou senador ou economista? Não! Chamá-lo assim não ajudaria em nada na sua campanha para tentar diminuí-lo e desconstruir sua imagem. Você e John, quando sentiram que a reação das pessoas, mesmo alguns contrários a Edinho era negativa, viram que a postagem era uma clara apelação, vocês resolveram não insistir no erro e tiraram o post.
Errou Edinho em postar a foto errada. Erraram vocês no afã de bombardeá-lo e esqueceram que seus leitores sabem muito bem quando existe um claro abuso, uma apelação braba.
Quanto à historinha de comparar Lobão ao Guinle e ao Scarpa é outra baita apelação, minha amiga!
Não falei propriamente em defesa de Edinho, falei na tentativa de mostrar a seus leitores como está sendo usado o poderoso instrumento de comunicação que são as redes sociais. Neste caso, torcendo a verdade a favor de um interesse político claro: desconstruir a imagem de um candidato em benefício de outro.
Respeito o seu desejo de ver o grupo ao qual faço parte, derrotado nesta eleição. O fato de querer isso para todo o sempre já demonstra uma opinião um tanto quanto radical, nem um pouco democrática, muito menos republicana. Aceito o confronto de ideias, respeito os adversários, mas exijo que a verdade e a coerência não sejam reféns de quem quer que seja. Não aceito messianismo, nem demonização. Cobro de meus opositores aquilo que exijo de meus correligionários.
Fico lisonjeado por você achar que como amigo poderia bem aconselhar Lobão Filho e por me fazer lembrar da herança que recebi de meu pai. Tomara que pessoas ligadas a você, não pensem que a herança a qual você se referiu seja relacionada a bens financeiros e patrimoniais, sei que você se referia a boa prática política. Essa herança me é muito cara.
Quanto às bizarrices e estratégias criminosas, seria melhor você olhar em volta e ver que infelizmente essa pratica é muito exercitada pelo grupo que você faz parte. O que me incomoda muito é ver que seu grupo politico não tem a menor autocritica, é incapaz de ver suas próprias bizarrices, estratégias criminosas e apelações.
Obrigado pela oportunidade de comentar em seu prestigiado blog.
Abraço
Joaquim Haickel

 

ligiateixeira disse:

4 de setembro de 2014 às 21:25

Senhor Joaquim,

Me compre um terno de caprino, como diria o falecido jornalista Renato Sousa. Devolvo ao senhor a pergunta: Por que será que o post sumiu da minha página do JP? Reitero absolutamente tudo que disse na resposta que lhe dei e que está neste post. No mais, saiba que não vou ficar batendo boca aqui com o senhor quando há muito o que se fazer de melhor nesta breve vida de meu Deus. Se o senhor acha que conseguirá desmoralizar a mim e a imprensa de oposição com jogos inescrupulosos de chantagem, ameaça e desfaçatez, está muito, mas muito enganado. Esta, senhor Joaquim Haickel, é a última campanha eleitoral que vocês promoverão na base do medo, da censura e do terror. Fique certo.
Abraços

 

 

Joaquim Haickel disse:

O seu comentário está aguardando moderação.

4 de setembro de 2014 às 22:27

Dona Lígia!!! De modo algum estou batendo boca com a senhora…

Acontece que a senhora disse que Edinho tirou a postagem dele do ar e aí tá tudo certo! Quando eu digo que a senhora também tirou a sua, tá tudo errado e eu tenho que comprar um terno de caprino?
Vocês são bons para dizerem o que querem, mas são péssimos para ouvirem o que não querem… Imaginem se chegarem ao governo, onde tudo que acontece sai errado… Vixe Maria!
Será que a senhora acha que foi a “gangue internética” de Edinho que tirou seu post do ar!? Ah! Tenha santa paciência!
Quanto ao resto de minhas colocações a senhora não disse nada. Sabe por que? Não tem nada pra dizer, porque vocês não sabem conversar, debater. Só sabem falar e não sabem ouvir.
Continuo acreditando que a senhora seja uma pessoa correta. Partidária, mas correta. É por isso que eu gostaria muito que a senhora me dissesse em que eu tentei “desmoralizar a senhora ou a imprensa de oposição com jogos inescrupulosos de chantagem, ameaça e desfaçatez”. Defender minhas posições é menos relevante e justo que a senhora defender as suas? Dizer o que eu penso é menos correto que a senhora fazer a mesma coisa? Só a senhora pode dizer o que pensa e eu não? Em nenhum momento eu tentei lhe desmoralizar, nem a imprensa oposicionista. John Cutrim fez o correto, tirou o post equivocado que publicara e colocou em seu lugar a verdade, mesmo que com cores partidárias. Por que a senhora não faz o mesmo? É muito dolorido reconhecer um simples erro!?
Veja, eu critiquei o meu candidato publicamente. Acho que ele errou em publicar aquela foto, mas a senhora não admite seu erro. Imagine uma pessoa com um temperamento desses com o poder nas mãos. Seria explosivo.
Espero que a senhora tenha a decência de postar minha tréplica, nela não há nenhuma ofensa, mesmo que a senhora insinue que eu use do “medo, da censura e do terror” como argumentos. Quem me conhece sabe que esses não são os meus métodos.
Cordialmente,
Joaquim Haickel.

2 comentários para "Lígia e Eu ou como na música: “Lígia, Lígia, Lígia…”"


  1. lauro feitosa rodrigues

    Meu caro Joaquim tenha calma, 05 de Outubro vem ai eu quero ver sua turma falar alto como fala agora.Olha tudo tem seu tempo este império politico do seu Grupo tá chegando ao fim .

    Resposta: O império de quem quer que seja pode desmoronar e chegar ao fim, mas o pequenino sítio em que reside a minha consciência, a minha coerência, o meu caráter, meu código ético e moral, este não jamais chegará ao fim enquanto eu viver, pois ele não depende de ninguém, só de mim. Não depende de nenhum poder, só do meu sopro de vida.
    Talvez seja um pouco difícil para pessoas como você entender isso. Você deve estar acostumado a conviver com seres invertebrados, rastejantes e peçonhentos e não com homens de verdade

    • Joaquim Haickel

      O império de quem quer que seja pode desmoronar e chegar ao fim, mas o pequenino sítio em que reside a minha consciência, a minha coerência, o meu caráter, meu código ético e moral, este não jamais chegará ao fim enquanto eu viver, pois ele não depende de ninguém, só de mim. Não depende de nenhum poder, só do meu sopro de vida.
      Talvez seja um pouco difícil para pessoas como você entender isso. Você deve estar acostumado a conviver com seres invertebrados, rastejantes e peçonhentos e não com homens de verdade

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS