Assunto Extremamente Importante

1comentário

Já faz algum tempo desde a publicação da última pesquisa sobre a intenção de votos para a Prefeitura de São Luís, mas eu gostaria de voltar a esse assunto, uma vez que acredito que ele não tenha perdido sua atualidade.

Ao reanalisar a tal pesquisa constato que definitivamente há algo de muito errado nela, e que pouco podemos fazer quanto a isso, pois o que está verdadeiramente errado nela é a lista de candidatos nela listados!

Não consegui identificar um único nome dentre os citados pelos eleitores ou pela empresa pesquisadora, em que eu desejasse realmente votar. Existem até pessoas de quem gosto nessa lista, mas votar é algo diferente. Não há ninguém capaz de fazer proposições que me empolguem e que me façam vibrar. A escolha vai acabar sendo feita da pior maneira que pode existir: por eliminação. Pode ser que com o passar do tempo e a melhor apresentação dos candidatos algum deles desponte e ganhe minha preferência, mas até agora…

O fato é que nem eu, nem ninguém conhece alguma proposta palpável por parte dos candidatos. Só o que se vê é jogo de cena e só o que se escuta é conversa mole… Uma mise-en-scéne antiga em um discurso desgastado.

Mas em meio a essa reflexão, por um instante, pensei na dificuldade que é ser candidato e resolvi relacionar algumas propostas, caso me desse a louca e eu também resolvesse me candidatar a prefeito do lugar que mais amo neste mundo, minha São Luís. Talvez minha lista de propostas sirva para algum candidato mais humilde, que as aceite e as possa incluir em suas metas.

Meu primeiro pensamento foi no tocante ao nosso maravilhoso Centro Histórico, o Casco Antigo, como dizem os espanhóis, que como poucos sabem conservar e manter funcionando áreas como estas.

Acabo de chegar de uma viagem a Portugal e Espanha, onde pude rever lugares plenamente preservados em sua originalidade e utilizados na vida cotidiana da cidade, por sua gente e para o desfrute dos visitantes provenientes de todo o mundo.

Não que as ruelas do centro de Barcelona pareçam com as de São Luís, isso não. As daqui se parecem com as de Lisboa e do Porto, só que as de lá estão em condições impecáveis de uso e tem uma efetiva utilização funcional e comercial, seja para uso das pessoas do cocal ou para o deleite dos turistas.

Cafeteira, quando prefeito, cometeu um crime quando tirou os bondes das ruas de nossa cidade, mas se redimiu quando, governador, executou o Projeto Reviver, que transformou nossa cidade em Patrimônio Mundial. Agora precisamos que outro governante faça esse patrimônio ser bem utilizado, ou melhor, realmente utilizado. O candidato que não colocar isso em seu plano de metas e não realizar um trabalho efetivo quanto a isso, não merece meu voto agora e não merecerá meu respeito depois.

Vou listar a seguir algumas propostas, mas vou me fixar apenas nas que estejam de alguma forma relacionadas ao Centro Histórico.

Implantaria todas as repartições municipais nessa área e conclamaria as administrações Estadual e Federal a transferir suas atividades para o Centro Histórico, visando à ocupação dessa importante região que se encontra em avançado estado de abandono, dando vida diurna a ela e efervescência noturna através de bares, restaurantes, casas de shows…

Criaria incentivos mais efetivos para a abertura de pequenas e micro empresas nessa região; implantaria um sistema integrado de estacionamentos no Aterro do Bacanga com minivans que pudessem deixar os usuários dos estacionamentos nas portas de seus respectivos locais de trabalho; de comum acordo com os vendedores ambulantes e camelôs radicados na Rua Grande, os recolocaria em um espaço exclusivamente reservado a eles, com toda infraestrutura de um centro comercial, na margem esquerda do Rio Bacanga, na altura da Areinha, onde tanto eles quanto a população seriam grandemente beneficiados; transformaria a Rua Grande em um Shopping Center a céu aberto, entregando a gestão da Rua ao CDL, a ACM e as entidades semelhantes; abriria a possibilidade de PPP (parcerias público privadas) para a construção de estacionamentos embaixo das praças da cidade; convidaria faculdades para usar casarões antigos; reordenaria o trânsito nas ruas centrais como Afogados, Sol, Paz e Santana; aumentaria o efetivo da guarda municipal em toda essa região; incentivaria o uso das casas desta área para moradia…

Posso estar parecendo pouco sensível e pouco realista no que diz respeito ao que realmente dá votos, às coisas que o povão tanto precisa, mas isso os políticos, de modo geral, já o fazem de sobra, pois todos precisamos que o trânsito seja organizado, que a segurança seja reforçada, que a saúde funcione e que a educação realmente possa servir de veículo de acesso à cidadania para os filhos dos cidadãos de nossa cidade.

Ocorre que o político, de um modo geral, o prefeito, o governador ou o presidente da República, cada um em sua esfera de atuação, não deve e não pode deixar de tomar medidas efetivas, eficientes e eficazes no que diz respeito a coisas que podem não dar votos, mas estruturam a vida de toda uma cidade, um estado ou um país.

Medidas como a preservação e a efetiva utilização do Centro Histórico de São Luís são indispensáveis para que a gente de nossa cidade tenha uma vida melhor, pois se esse setor funcionar a contento, a administração poderá dedicar mais atenção a outras áreas e a outros setores.

Quando sei de projetos no sentido de construir centros administrativos fora do centro de São Luís, fico pensando que os administradores de cidades como São Paulo, Barcelona, Lisboa, Praga, entre outras, estão errados em priorizar o uso inteligente dos seus centros históricos com funções administrativas. Pobres tolos!

Muitas outras coisas devem constar em um bom plano de governo e em uma boa plataforma eleitoral para a prefeitura de nossa cidade, mas se nelas não estiver claramente previsto o bom uso do nosso maior patrimônio urbanístico e arquitetônico, este será um projeto aleijado e seu proponente um candidato alijado, pelo menos do meu voto.

 

 

 

 

 

 

1 comentário para "Assunto Extremamente Importante"


  1. Carlos Gustavo

    Isso Joka! Vou te passar o projeto mais massa que é tudo pra ajudar a Praia Grande (como gosto deste nome e não Centro Historico). Aproveitar aquele espaço da antiga Oleama em frente ao Convento não com praça. Mas com praça moderna do capitalismo:Shopping!. Transplante o Atlanta Center da Lagoa pra ali e como ficaria bom! Em ação governo e empresariado e fontes de financiamento – BNB, BASA, BB.

    Resposta: Desculpe amigo, mas não entendi nada!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS