Muito além da estética, circunferência abdominal pode ser um sinal de alerta à saúde

0comentário

Excesso de gordura abdominal traz riscos de doenças crônicas, que aumentam em casos de mulheres com cintura acima de 88cm, segundo a OMS

A nutricionista Marcella Tamiozzo destaca que o aumento da circunferência abdominal

Quando se ganha peso, uma das primeiras partes do corpo a apresentar os sinais é o abdômen, uma questão que vai além do incômodo estético e que está ligada diretamente à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a cintura não ultrapasse 88cm nas mulheres. Segundo o órgão internacional, em pessoas de peso considerado normal, o tecido adiposo deve corresponder de 15% a 20% do peso corporal na mulher. A nutricionista Marcella Tamiozzo destaca que o aumento da circunferência abdominal está intimamente relacionado a problemas cardiovasculares, cujas doenças são uma das principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo.

– Esse é um cenário preocupante, porque acarreta declínio na qualidade de vida das pessoas, além de aumentar custos para o governo, a sociedade, as famílias e os indivíduos. As doenças cardiovasculares são responsáveis por uma elevada frequência de hospitalizações, afetando a qualidade de vida e a saúde da maioria da população mundial. Algumas pesquisas indicam que mais de 50% da população apresenta excesso de peso, ou seja, com sobrepeso ou obesidade, – avalia.

Segundo a profissional, que é professora do curso de Nutrição a Estácio, a gordura localizada no abdômen é considerada um fator de risco significativo para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ela está frequentemente associada a níveis elevados de triglicerídeos, níveis baixos de colesterol bom (HDL), resistência à insulina e consequente aumento dos níveis de açúcar no sangue (diabetes).

– A gordura abdominal também causa aumento de gordura no fígado e está frequentemente associada à hipertensão arterial. A concentração de gordura no abdômen promove a proliferação de células produtoras de substâncias inflamatórias que se acumulam nos vasos sanguíneos. As placas de gordura que se formam dificultam a passagem do sangue, podendo acarretar problemas cardíacos e derrames, – adverte.     

Tamiozzo esclarece que a forma como o tecido adiposo se distribui pelo corpo está diretamente relacionada ao aparecimento de doenças crônicas:

– Dois tipos de gordura podem se acumular na região abdominal. A gordura subcutânea, localizada na frente dos músculos abdominais, e a gordura visceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos, como fígado e intestinos, sendo o tipo mais perigoso. 

A solução apontada pela professora de Nutrição da Estácio para melhorar a saúde e fugir de doenças crônicas que podem levar à morte é perder gordura abdominal através de uma dieta saudável e exercícios físicos que podem reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares em até 58%.

Para verificar se está dentro dos parâmetros recomendados pela OMS, é recomendado medir o abdômen a partir da parte mais estreita da cintura ou do ponto situado entre o osso da bacia e a última costela.

– Ao verificar com a medição a cintura que ultrapassou 88cm (recomendação da OMS para as mulheres), a dica é realizar uma avaliação médica adequada. Vale a pena investir em medidas que ajudem a reduzir este excesso de gordura, – orienta Marcella.

O que fazer para reduzir a gordura abdominal?

Segundo a nutricionista e professora da Estácio, as principais dicas são:

– Dieta que limite a quantidade total de calorias para equalizar o déficit energético; 

– Consumir fibras e proteínas, porque impactam diretamente na sensação de saciedade do paciente, ajudando assim a reduzir o consumo de junk food e a manter a dieta alimentar. Além disso, a fibra é essencial para o funcionamento normal do intestino, reduzindo o inchaço local; 

– Exercício físico, buscando benefícios a longo prazo em aspectos como capacidade cardiovascular e respiratória; 

– Controlar o estresse, pois pessoas estressadas acabam comendo em excesso. Atividades que ajudam os pacientes a manter o controle do estresse, como caminhada, meditação, atividades esportivas ou leitura, são elegíveis; 

– Sono de qualidade, pois pessoas mais cansadas e estressadas tendem a consumir alimentos não saudáveis, estimulando assim uma cadeia de efeitos que aumenta a gordura visceral;- Mudanças comportamentais, como eventos, emoções, pensamentos e atitudes de automonitoramento.

sem comentário »

Oculum Ótica inaugura loja no São Luís Shopping

0comentário

Localizada próximo à praça de alimentação do São Luís Shopping, a nova loja da rede de óticas premium Oculum apresenta um layout diferenciado e ainda mais moderno

Rafaela Cabral, do Marketing da Oculum entre os sócios Igor e Leonardo Revoredo, Joás Cruz e Diego Silva

Depois do sucesso da primeira unidade no Shopping da Ilha, aberta há três anos, os maranhenses ganharam agora mais essa opção de loja Oculum, que foi inaugurada em um concorrido coquetel.

Com 39 lojas espalhadas no país e 26 anos de experiência no mercado, a Oculum é muito mais que uma ótica; e oferece conceitos diferenciados de produtos e serviços nessa nova unidade no São Luís Shopping.

O jornalista Evandro Jr. (Grupo Mirante) entre as irmãs Danielle e Adriana Vieira, da InterMídia Comunicação Integrada

Os anfitriões e sócios da Oculum Diego Silva, Joás Cruz, Igor Revoredo e Leonardo Revoredo receberam os convidados e celebraram com a equipe o sucesso da marca na capital maranhense.

sem comentário »

Aparelho mais desejado do momento é usado na Clínica de Estética Polyana Dominici

0comentário
A médica Juliana Britto e Polyana Dominici exibem o Ultraformer MPT, aparelho com alta tecnologia usado na clínica

São Luís – O Ultraformer MPT, máquina mais desejada do momento, já está sendo usado em procedimentos na Clínica de Estética Avançada Polyana Dominici, situada no bairro São Marcos. Nesta quinta-feira (18), a clínica realiza o Ultra Colágeno Day (Ultraformer MPT e Boom de Colágeno).

Outra novidade é que, a partir de agora, quem vai operar essas tecnologias na clínica é a Dra. Juliana Britto, médica que está chegando para atender e integrar o corpo clínico da empresa, levando grandes novidades e procedimentos de alto padrão para o espaço.

Ultraformer MPT

Trata-se de um aparelho da mais alta tecnologia, que pode alcançar profundas camadas do rosto e do corpo, trazendo resultados incríveis e visíveis para as pacientes.

O aparelho ultramoderno é utilizado para realizar diversos procedimentos estéticos, como tratamento da flacidez facial e corporal, celulite, gordura localizada, rugas e linhas de expressão, entre diversos outros.

O Ultraformer MPT tem ponteiras superficiais que permitem melhorar poros, linhas finas, rosácea, trazer colágeno e ainda ajuda no controle e tratamento do melasma.

É a evolução do UltraFormer III. Ele foi desenvolvido para oferecer ainda mais benefícios e resultados aos pacientes, com mais conforto e segurança durante o tratamento.

Produção de colágeno

Por meio da ação térmica (aquecimento entre 65 e 75 graus), o Ultraformer MPT estimula ativamente a produção de colágeno em diferentes camadas cutâneas, desde as mais superficiais até as mais profundas.

Isso resulta em mais firmeza da pele, atenuação das rugas e linhas de expressão, efeito lifting na face, maior definição facial, melhora na textura e expressiva redução da papada (submento).

É recomendado para tratar a flacidez de áreas como a testa, sobrancelhas, pálpebras, região malar, sulcos ao redor dos lábios e pescoço.

A tecnologia também é eficaz na redução de gordura localizada, melhora do contorno corporal e redução da flacidez em áreas como braços, abdômen, glúteos, axilas, quadril, cintura, coxas e costas. Tudo isso de forma não invasiva e capaz de gerar resultados imediatos, já na primeira sessão.

sem comentário »

0comentário

Justiça Eleitoral não cobra custas processuais para julgamento de ações ou recursos

As custas processuais, que são taxas judiciárias devidas pela prestação de serviços públicos de natureza forense para o julgamento de ações ou recursos, não são cobradas na Justiça Eleitoral. Diferente do que acontece em outros tribunais, o tratamento dado nesse ramo da Justiça é peculiar, tendo em vista que a própria Constituição Federal (CF), em seu artigo 5°, que inaugura os direitos e garantias fundamentais, diz que, além do habeas corpus e habeas data, qualquer ato necessário ao exercício efetivo da cidadania deverá ser gratuito, ou seja, não vai ser objeto de custas, nem emolumentos.

Esse entendimento da CF foi adotado pela esfera eleitoral. Em 1996, foi criada a Lei 9.265, a qual tornou gratuitos atos necessários à cidadania, como os pedidos de informações ao poder público, em todos os seus âmbitos, objetivando a instrução de defesa ou a denúncia de irregularidades administrativas na órbita pública; as ações de impugnação de mandato eletivo (AIME) por abuso do poder econômico, corrupção ou fraude e quaisquer requerimentos ou petições que visem as garantias individuais e a defesa do interesse público.

No ano seguinte, a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) criou novas ações, como explica Alessandro Rodrigues da Costa, coordenador de Registros Partidários, Autuação e Distribuição (CPADI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Essas novas ações e representações, entre elas a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), também receberam o mesmo tratamento que a AIME, uma ação constitucional. A partir daí, a própria jurisprudência do TSE estendeu para que, não só as ações eleitorais, mas qualquer feito eleitoral fosse desprovido de cobranças, custas processuais, emolumentos e condenação em sucumbência.” 

sem comentário »

Um país sem luminares

0comentário

Sempre quis ter uma máquina do tempo, para poder constatar a veracidade de alguns fatos históricos, mas hoje eu queria poder viajar para um passado não muito distante e perguntar para Ulisses Guimarães, o senhor constituinte, o que ele pensa sobre tudo isso que está acontecendo em nosso país, sobre as atitudes perpetradas pelos atuais ministros do STF, sobre a conivência do Congresso Nacional.

Por falar nisso por onde andará Fernando Henrique Cardoso, que nada faz para defender nossa Constituição que está sendo dilacerada? Por onde anda o eterno candidato a presidência da república, Ciro Gomes, que nada diz sobre os desmandos do STF? Nem pergunto sobre o paradeiro dos presidentes das casas legislativas federais, pois esses são coniventes com toda essa usurpação de poder.

Sabem o que é pior nisso tudo? É que aqueles que se levantam contra as arbitrariedades que estão sendo cometidas em nosso país, são tidos como bolsonaristas, quando eles são na verdade verdadeiros cidadãos e patriotas que abominam os atos inconstitucionais cometidos pelo STF, e repudiam as idiotices perpetradas por Bolsonaro.

Daqui a algum tempo, olharemos para essa quadra de nossa história e veremos uns envergonhados por não terem dito ou feito nada em defesa do estado democrático de direito e do devido processo legal, veremos outros arrependidos por terem aceitado e até apoiado essa absurda tirania que está sendo praticada em nosso país, mas aqueles que se posicionaram contra essas ações infames que atentam contra a lei constitucional e a justiça, esses serão reconhecidos como defensores do Brasil.

O que se dizer de um país que não tem luminares que possam servir de guia, de parâmetro para seu povo, que possa se manifestar em defesa daquilo que é correto e contra as atrocidades cometidas pelos poderosos de todo e qualquer tipo. Saudade de Ulisses, de Teotônio, de Tancredo… Pelos nomes parece estarmos falando da Grécia Antiga, mas falamos é daqui do Brasil, um país sem líderes que possam se levantar contra as iniquidades que estão sendo cometidas diariamente contra a lei constitucional, o regime republicano e o devido processo legal.

Que líderes nos restaram? Com quais luminares podemos contar? Dois ex-presidentes cassados pelo congresso nacional, um outro, substituto, que depois foi preso, outros dois, acadêmicos nonagenários, no crepúsculo da vida, sem contar com um outro que se alguma luz tiver não alumia nem como um vagalume.

Quem pode servir de guia, de líder de voz, de luz do povo, neste momento?

Um país sem líderes, sem luminares, é presa fácil para o tipo de gente que vem destruindo a nossa democracia, e o que é pior, agem na desculpa de protegê-la.

sem comentário »
Twitter Facebook RSS