LICENCIATURA OU BACHARELATO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O MERCADO DE TRABALHO

123comentários

LICENCIATURA OU BACHARELATO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O MERCADO DE TRABALHO

 LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ

 A graduação em Educação Física possibilita formações distintas, uma em licenciatura e outra em bacharelado.[1]

 A licenciatura se destina a formação de professores capazes de identificar o conhecimento presente na área da Educação Física, e saber planejá-lo e aplicá-lo com uma visão de compromisso social, buscando a dignidade do educando enquanto um ser humano produtor de cultura e de história, ao mesmo tempo em que essa história e essa cultura produzidas modificam suas ações.

Para tanto, o aluno da licenciatura deverá ter a oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar o mais rápido possível, cumprindo momentos de mapeamento da realidade, corregência e regência de turmas, ao longo de sua formação acadêmica, servindo esta estratégia como um dos momentos de avaliação da estrutura curricular de seu curso, procurando identificar coerência, pontos de convergência e divergência entre o conteúdo programático das disciplinas e a realidade escolar encontrada pelo acadêmico em suas práticas de ensino.

Licenciatura de Graduação em Educação Física (“antiga”): Curso de formação profissional de professor, realizado sob a égide da Resolução CFE nº 3/1987, com duração de quatro anos. Essa legislação possibilitava o oferecimento da Licenciatura plena que habilitava para todos os nichos do mercado de trabalho, por exemplo: educação física em escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, clubes, academias, clínicas, spas, acampamentos, hotéis, empresas e todo e qualquer segmento de mercado que abrisse espaço para atuação do Profissional de Educação Física.

Licenciatura de Graduação em Educação Física (“nova”): Curso de formação profissional de professor que habilita unicamente para o Magistério do Ensino Básico, ou seja, aulas de Educação Física para o 1º e 2º Graus (Resolução CNE/CP nº. 1/2002), com tempo de duração de três anos e carga horária de 2.800 horas.

 Bacharelado de Graduação em Educação Física: Curso de formação profissional de Educação Física que habilita para todos os segmentos do mercado de trabalho no campo das atividades físicas e esportivas, exceto no Magistério da Educação Física no Ensino Básico (Resolução CNE/CES 7/2004), por exemplo: clubes, academias, clínicas, spas, acampamentos, hotéis, empresas. Com tempo de duração de 4 anos e carga horária de 2.880 horas – aguardando pela aprovação de Parecer que significaria alteração para 3.200 horas.

Por exemplo, o bacharelado em Treinamento Físico e Esportivo se destina à formação de profissionais competentes na área de treinamento físico e práticas esportivas. Nesse sentido, durante o processo de formação profissional são discutidos os problemas da super valorização do rendimento quando leva o corpo humano ao estresse ou a utilização de procedimentos dopantes que, em curto prazo, causarão problemas sérios para esse corpo. Também serão discutidos os benefícios dos programas de treinamento físico-esportivo.

O bacharel deverá estar comprometido com o conhecimento produzido na área de esportes, sabendo aplicar esse conhecimento tanto para equipes quanto para atletas individualmente, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da ciência do esporte no Brasil.
O MERCADO DE TRABALHO[2]

Com a preocupação cada vez maior dos brasileiros em relação ao corpo e à saúde, o mercado de trabalho está em alta. Por esse motivo, ainda tende a crescer o número de freqüentadores de academias de ginástica, umas das principais empregadoras dos bacharéis dessa área. Existe no país pouco mais de 17.400 academias registradas e 230 mil profissionais de Educação Física, segundo o Conselho Federal de Educação Física (Confef). É possível também trabalhar como personal trainer, oferecendo treinamento individual.

Embora ainda de maneira inicial, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – que dão suporte ao time do Programa Saúde da Família (PSF), do governo federal – incluem esse profissional incluem esse profissional em suas equipes.

Pode-se ingressar na carreira por meio de empresas, como Coca-Cola, Furnas e Pão de Açúcar, que promovem projetos de atividade física para seus funcionários. Clínicas e hospitais também estão em busca desses especialistas para alocá-los em projetos de manutenção do condicionamento físico dos pacientes. ”

O panorama hoje é muito mais amplo para o formado. Há alguns anos, ele só tinha como opção ser professor. Hoje pode escolher outras áreas, como as empresas de marketing esportivo e de equipamentos e moda esportiva, no teste de produtos, como tênis, bolas e outros”, explica Wilson do Carmo Junior, coordenador do curso da Unesp de Rio Claro.

Mas ainda é na área de ensino (Fundamental e Médio) que mais se concentram as oportunidades de trabalho formal. Para isso, é obrigatório fazer licenciatura. Como as grandes e médias cidades comportam as maiores escolas e academias, elas apresentam mais chances de trabalho.

Existe, também, um aumento na procura do educador físico para atuar em recreação e estilos de vida saudáveis em estâncias, hotéis e academias de cidades menores.

O turismo de aventura, segmento que cresce no país, abre mais oportunidades para o educador físico na coordenação e organização de práticas de esportes na natureza, como rapel, escalada, trekking e outros.

O que você pode fazer

Licenciado – No ensino pré-escolar, no ensino fundamental, médio e superior dos setores, público e privado, prioritariamente.

Ensino – Dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.

Bacharel

      Estabelecimentos de ensino público e privado;

      Clubes sociais, esportivos e recreativos;

      Centros esportivos e de recreação;

      Academias;

      Clínicas de reabilitação;

      Centros comunitários;

      Arbitragem desportiva;

      Escolinhas de esporte;

      Atividades físico-recreativas para 3ª idade;

      Centros esportivos e cultura física;

      Consultoria e assessorias técnicas;

      Administração esportiva;

      Animador de programas de lazer em hotéis, praias, praças, condomínios, etc;

      Atividades Físicas e domicílio.

Condicionamento físico – Auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer e também em clubes, academias de ginástica ou empresas para melhorar as condições de saúde das pessoas.

Grupos especiais – Instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde.

Performance – Orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas competitivas olímpicas e não olímpicas.

Recreação – Entreter hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.

Terceiro setor – Gerenciar, implementar e desenvolver projetos sociais de inclusão esportiva.

Turismo ecológico – Coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

 O mercado de trabalho para o professor de Educação Física na escola ainda parece ser o mais estável. Acaba sendo esta, mesmo com o pouco interesse, a opção de trabalho de muitos profissionais, pois o mercado extra-escolar, apesar de amplo e diversificado em possibilidades, tem se mostrado extremamente competitivo.

 Em conseqüência da diversidade de campos de atuação, os cursos de graduação acabam se compartimentalizando em pequenas subáreas onde o esporte de rendimento é restrito a poucos profissionais, sendo estes “aprovados” no mercado pelo resultado que objetivaram durante sua carreira, ou seja, somente ingressa nesta área aquele profissional que já tinha um certo vínculo com o esporte durante seu curso de graduação.

 De outro lado, temos a área da atividade física e qualidade de vida que é o grande mercado do momento, onde a grande maioria dos estudantes de educação física pretende ingressar nesta área, que fala a linguagem da segurança, das companhias de seguro e das políticas publicas e privadas de saúde.

 Porém, nem sempre falando a mesma linguagem, nas academias presenciam-se os modeladores de corpos, onde em alguns momentos o bem-estar é deixado de lado em busca de um corpo esteticamente bonito.

    Portanto, a Educação Física tem se caracterizado por um amplo e atrativo campo de trabalho. O esporte ainda parece ser o grande incentivador para a opção profissional de muitos jovens. Por outro lado, o treinamento físico e a atividade física voltada para a saúde têm sido alvos de muito interesse atualmente. Contudo, a carreira escolar ainda parece ser a opção de trabalho mais estável de emprego. Em meio a tudo isso, muitos jovens estão às portas do mercado de trabalho e, outros tantos em situação mais difícil, são obrigados a escolher já no vestibular sua opção acadêmica e profissional.

 ALGUMAS QUESTÕES:

 FORMAÇÃO

Bacharelado e Licenciatura

- Licenciatura (Resoluções CNE/CES nº 1 e CNE/CES nº 2 de 2002): o curso de licenciatura tem por objetivo formar professores para a Educação Básica, ou seja, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

 Com licenciatura onde posso atuar: a Licenciatura: forma o profissional a atuar como docente da educação básica, ou seja, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

 Com Curso de Licenciatura e pós-graduação posso atuar em outras áreas: não, pois os cursos de Pós-graduação a qualquer nível (especialização, mestrado ou doutorado) não têm caráter de formação, portanto não habilitando para outra intervenção profissional.

 – Graduação/Bacharelado em Educação Física (Resoluções CNE/CES nº 07 de 2004 e CNE/CES nº 04 de 2009): tem por objetivo formar Profissional com conhecimento para atuar na manutenção e promoção de saúde, no treinamento e ensinamento esportivo, no condicionamento físico, elaborando, executando, avaliando e coordenando projetos e programas de atividades físicas para diferentes populações. Atuar em clubes, academias, hospitais, condomínios, bem como exercer a função de “personal trainer” São atribuições do Bacharel, não sendo, portanto habilitado para intervenção na Educação Básica.

ESTÁGIO

Estudante de Licenciatura pode estagiar em academia:

Não. De acordo com a Lei 11.788/2008, o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. Deve ser compatível com a programação curricular estabelecida para cada curso.

A partir de que período: a lei não relata sobre período, descreve que estudantes que estiverem freqüentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, há a obrigatoriedade do estágio.

No entanto para as Licenciaturas a Resolução CNE/CP nº 1/02 em seu artigo 13 § 3º preve que seja a partir do início da 2ª metade do curso, assim como para a Graduação/Bacharelado a Resolução CNE/CES nº 7/2004 em seu artigo 10 § 1º também tem tal previsão.

É obrigatório a remuneração do estagiário:

para o estágio não obrigatório é compulsória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a concessão do auxílio-transporte.

Para o estágio obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação e auxílio-transporte é facultativa (art. 12 da Lei nº 11.788/2008). Cabendo à concedente do estágio definir o valor e forma de pagamento.

Supervisão de estagiários:

o estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7o desta Lei e por menção de aprovação final. (Lei 11788/2008).

Lembrando que estagiário não pode atuar sem a presença do supervisor, para evitar interpretação de atuação profissional que neste caso, por não ser habilitado, incorrer em exercício ilegal de profissão.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Atestado médico obrigatório:

Desconhecemos legislação federal que tenha tal exigência. Alguns estados/municípios podem ter legislação própria a respeito

Dispensa/isenção/facultativa:

a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica. A LDB em seu artigo 26, parágrafo terceiro, casos de prática facultativa estão previstas na Lei nº 10793/03, porém não dispensa ou isenta da aula. É bom lembrar, que o aluno quando faz a opção pela não participação da prática, deve estar presente na aula, pois terá que ser avaliado. Os alunos só ficam isentos ou dispensados de frequentar, quando for impossibilitado de estar no âmbito da unidade escolar.

Número de aulas:

a LDB não indica quantitativo de aulas para nenhuma disciplina, consequentemente a Educação Física também não. Alguns estados/municípios, tem legislação determinando o quantitativo.

Quem ministra 1ª a 4ª:

Os habilitados a atuar, no ensino da sua especialidade é o Profissional de Educação Física, em qualquer etapa da educação básica.

Lei de obrigatoriedade: a Lei Nº 10.328/01, altera a redação do art. 26, § 3o, e do art. 92 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, e dá outras providências.

REGISTRO PROFISSIONAL

Como fazer: Preencher e imprimir Boleto para Inscrição no Conselho Federal de Educação Física – CONFEF no valor de R$ 95,00 (Noventa e Cinco Reais), efetuar o pagamento em qualquer agência bancária e juntar aos demais documentos exigidos.

Preencher formulário de solicitação e dirigir-se pessoalmente a sede do CREF ou encaminhar pelo CORREIO, se for possível e aceito pelo regional, junto com os documentos necessários, abaixo discriminados. È fundamental contato com o CREF ao qual vai se registrar para sanar possíveis dúvidas.

A inscrição dos Profissionais de Educação Física junto ao Sistema CONFEF/CREFs será feita mediante requerimento, em formulário próprio, devidamente preenchido e acompanhado dos seguintes documentos:

I – 2 (duas) fotos 3×4 iguais, recentes e de frente, para documento oficial;

II – Comprovante de pagamento de inscrição ou cópia do comprovante de depósito identificado; (Alterada pela Resolução CONFEF nº 154/2008)

III – Cópia autenticada do diploma do Curso de Educação Física;

IV – Documento da Instituição de Ensino Superior indicando a data de autorização e reconhecimento do curso, a data de ingresso e conclusão do referido curso, bem como a base legal do respectivo curso de Educação Física, qual seja:

a) Licenciatura – se instituído pela Resolução CFE nº 03/1987 ou Resolução CNE/CP nº 01/2002;

b) Bacharelado – se instituído pela Resolução CFE nº 03/1987;

c) Graduação/Bacharelado – se instituído pela Resolução CNE/CES nº 07/2004 e CNE/CES nº 4/2009;

V – Cópia do CPF e Identidade, devidamente autenticados em cartórios ou pelo respectivo CREF;
VI – Comprovante de residência. (resolução na íntegra: Resolução CONFEF nº 094/2005).

Pode ser feito só com declaração: no caso dos recém-formados, cuja data de colação de grau não seja superior a 12 (doze) meses, a cópia do diploma poderá ser substituída pelo certificado de conclusão do curso onde conste, obrigatoriamente, a data da colação de grau e histórico escolar.

Estudante:o Sistema CONFEF/CREFs, não faz registro de estudantes, somente dos formados em curso


[1]http://praticandoeducacaofisica.blogspot.com/2009/01/licenciatura-ou-bacharelado.html

 [2] http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/educacao-fisica-601784.shtml

PINHO, Sílvia Teixeira de; COSTA, Marcelo Zanusso; PEREIRA, Flávio Medeiros; AZEVEDO JUNIOR, Mario Renato de. Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física? Opção de curso entre os últimos acadêmicos do currículo generalista. IN http://www.efdeportes.com/ Revista Digital – Buenos Aires – Año 12 – N° 108 – Mayo de 2007

123 comentários para "LICENCIATURA OU BACHARELATO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O MERCADO DE TRABALHO"


  1. José de Oliveira Ramos

    Olá Professor, sei que depois de ler a “minha” opinião, tem gente que vai tirar as calças pela cabeça ou falar bobagem. Vida que segue.
    Na Educação física ou em qualquer outra profissão o mercado de trabalho está desestruturado. Tem gente de mais em alguns lugares e de menos em outros. Na ocupação dese mercado, entendo que estamos na contra-mão.
    Como nunca achei que Universidade ensinasse porcaria nenhuma – e não ensina mesmo! – por conta da incompetência de muitos que estão lá como administradores e como professores, haja vista que só procuram status social e ganhar dinheiro (sim, nunca se fez greve para os alunos tentarem aprender mais, para se interessarem mais, para se dedicarem mais – só fazem greve por melhores salários, cargos e planos de carreira pensando em aposentadoria). Aqueles que entendem que a Universidade “ensina” alguma coisa, deveriam trabalhar para que os graduados fossem os responsáveis – SEMPRE – pelos iniciantes nas escolas primárias, maternais e desse nível. Tudo isso por conta da iniciação. É ali que começa tudo e é ali que o ensinamento e o aprendizado tem que ser completo, de qualidade. Alguns pensam e fazem o contrário: quem cuida dessa faixa etária é sempre algum profissional que tem apenas Curso Técnico, o que, convenhamos, imagina-se que não seja a mesma coisa.
    É por conta de coisas assim que o mercado de trabalho está essa bagunça e, hoje, está sendo exigido Mestrado e Doutorado, o que acaba não dando em nada. Graduado em universidade particular, via de regra, faz Mestrado ou doutorado em instituição pública. Há o confronto, haja vista que, via de regra (e não é possível que apareçam aqui alguns idiotas e hipócritas para contestar essa verdade), o aluno graduado em universidade particular sequer comparece às aulas. É, ou não é?
    Os Conselhos Regionais têm grande responsabilidade nisso. Nosso país é continental. O Ministério da Educação disponibiliza verbas para as universidades púbicas federais. A UFMA, por exemplo, recebe sua verba. Implanta um curso de Educação Física e forma estudantes provenientes do Acre, da Conchinchina. Esse aluno é graduado e retorna para o Acre. Vai trabalhar lá. E aqui, como fica? Isso só deveria aconteceer se no Acre não tivesse cursos universitários para a especialização focada. Mas, fazer o que? Esse é o país do Lula!

    • leopoldovaz

      Meu caro José…
      Assim é… mas o aluno da particular que não comparece, é aquele filhinho do papai/mamãe que não consegue passar na Federal; aquele que dá um duro danado, trabalhando o dia todo e depois indo a ‘dificurdade’ a noite, esse não falta porque sabe quanto esta custando…
      O filhinho do papai/mamae que entra na Federal, sabe que não precisa, um dia ele sai… e ja tem o seu emprego garantido pelas relações do papai… mesmo nos concursos publicos… veja o caso da OAB – quantos passam no exame da Ordem? mas vejz quem são os que passam… geralmente os das classes trabalhadoreas, que utilizaram dso PROUNI para se formar…
      Assim é…

  2. luiz formigoni

    em uma faculdade estadual do paraná, havia o oferecimento do curso em bacharelado, e a partir de 2002, por opção da coordenadora do curso (pedagoga), resolveram mudar a titularidade do curso passando-o para licenciatura, mantendo os quatro anos (carga horaria de 3368 horas) em período integral. Aí a pergunta, juridicamente os alunos formados nesta instituição não teriam direito a efetuar o registro no crefi com bacharel, utilizando-se dos argumentos que a sua formação é pertinente a bacharelado?

    • Leopoldo Vaz

      Luiz, precisa ver como esta o parecer de aprovação; se o documento diz que a autorização para funcionamento é de bacharelato, e não houve mudança, pode sim se inscrevr, com base nesse documento. Aqui no Maranhão tivemos o mesmo problema; o curso aprovado é de licenciatura, a faculdade diz ser bacharelato, os alunos so descobnriram na hora de registro prpofissional; a confusão esta armada, inclusive com mandato de segurança contra a Universidade (particular…)

  3. lucivania

    Professor, estou cursando licenciatura em Pedagogia, meu sonho era fazer ed. fisica, mais infelismente onde moro não é possivel depois que eu fazer pedagogia posso fazer uma especialização em Educação Fisica?

    • Leopoldo Vaz

      Pode… existem inumeras especializações, que não exigem um conhecimento especifico de modaliddes esportivas, como as do campo do lazer, por exemplo.

  4. Rebecca Ayres

    O sistema CREF/CONFEF nunca me representou!!!! As aulas de hidroginástica são administradas por fisioterapeutas e o CREF sequer se pronunciou. Além disso, estão perdendo várias ações judiciais pois não podem obrigar o professor a se filiar para exercer a profissão, seja na academia ou em âmbito escolar, isso é competência da Universidade. Os juízes finalmente entenderam e emitem o parecer favorável ao professor de Educação Física exercer a profissão em qualquer espaço sem a OBRIGAÇÃO de se filiar a NENHUM conselho, quando os profissionais esclarecidos entram com ações junto ao ministério público.

  5. Jéssica

    - Oi, eu me chamo Jéssica tenho 17 anos e queria que alguém me ajudasse, estou querendo fazer faculdade de licenciatura e depois fazer o bacharelado queria muito ser uma personal trainer, gosto de esportes e gostaria muito em dar aula em academia mais estou muito em duvida do que fazer estou com medo de fazer esses 4 anos de faculdade e não ver retorno, ficar sem emprego, muitos dizem que a Educação Física não é uma área boa mesmo por que não tem vagas mesmo com um Currículo muito bom, e agora oque eu faço ?

    • Leopoldo Vaz

      Jessica, para atuar em academia ou como personal, o curso deve der de bacharelato; licenciatura é p-ara quem vai atuar no ensino, como professor.
      O Mercado está aberto, especialmente nesses proximos dois anos, com os campeonatos de futebol e olimpiadas… e deve haver muita procura, apos esses eventos, pela propaganda que se fará. Mesmo assim, tem muito espaço para bons profissionais, em todas as areas de atuação do profissional.

  6. Flavia

    Olá. Estou com uma super dúvida, é todos artigos que leio não tem nada explicando. Vamos lá…Quero cursar o bacharel, pois minha pretensão é ser personal ou dar aula em academia.. Se por acaso eu fizer o Bacharel eu não poderei dar aula em escola correto? Mas, e se mais pra frente eu tenha vontade de atuar em escolas? Como funcionará?

    • Leopoldo Vaz

      Flavia, o Profissional de Educação Fisica – uma das fun ções, Personal – é formado em curso de bacharelato… o Professor de Educação Física, em curso de Licenciatura; cada um em sua especificidade profissional. Caso faça o Bacxharelato, ~poderá atuar em escola, sim, mas como Tecnico esportivo, professor de escolinha esportiva, em atrividade extra-curricular. Não como Professor de Educação Física – atividade curricular…
      O licenciado não pode atuar no esporte – tecnico – nem em academias; somente em escolas de educação basica… como professor de educação fisica!!!

      Leopoldo

  7. Roberto

    Estou cursando a licenciatura, mas minha pretensão e trabalhar como personal e a coordenadora da instituição me garantiu que eu poderia atuar nessa área, mas agora se eu terminar o curso de licenciatura oque devo fazer para poder dar aulas como personal ou trabalhar em academias?

    • Leopoldo Vaz

      Primeiro0, ela não poderia garantir algo, contrario à legislação pertinente. O sistema CONFEF/CREF poderá autuar, caso o encontre no exercício irregular da profissão – atuando em academia ou como profissional… A solução, com a legislação atual, é a de novo ingresso na Universidade/Faculdade, e nova graduação. Na legislação anterior, você poderia curar complementação, e sair com dois diplomas – licenciado e bacharel; hoje, não é mais possível… a solução, seria uma pós-graduação na área profissional, como as que existem, de personal ou preparador físico, e o consequente registro no sistema…

  8. tati

    oi eu queria muito saber por favor me responda
    eu ganhei uma bolsa de educação física licenciatura, mais eu queria mesmo era ser personal treiner, mais tbm queria dar aula em escolas
    se eu me formar em licenciatura,eu preciso fazer mais 4 anos de educação física bacharelado? ou seja,preciso fazer outra graduação?
    ou tem algum tipo de especificação para eu poder atuar nas duas áreas?
    desde já obg

    • Leopoldo Vaz

      Em principio, sim! Para dar aulas, exige-se formação na área pedagógica – Licenciatura, curso de formação de professores!!!; para trabalhar em educação física fora da escola, exige-se formação específica, que só o Bacharelato pode dar. Assim, com a nova legislação de ensino, são habilitações diferentes; deve-se ter duas entradas na IES… mas após a graduação, você pode se especializar ou mesmo fazer pós-graduação – mestrado e doutorado – que poderá habilitá-la a atuar em uma e em outra área… mas vai depender dos critérios adotados pelo sistema CONFEF/CREF, no caso de licenciado com um especialização em outra área…

  9. tati

    :D

  10. Thaylene

    Olá, professor. Ganhei a bolsa de estudos para licenciatura em ed. física na UNIP, pois pretendo atuar como preparados físico ou trainador. Quando terminar a licenciatura, posso me inscrever no curso de bacharelado e usar meu diploma para eliminar algumas matéria. Se sim, em quanto tempo terei os dois diplomas, de bacharel e licenciada?

    • Leopoldo Vaz

      Vai depender da grade curricular dos dois cursos…

  11. Luan

    Ola… tudo bom? eu vou começar fazer licenciatura ed física… e queria saber se durante o curso eu posso substituir aula… dar meu nome em escolas… posso? ou tenho que termina primeiro?

    • Leopoldo Vaz

      Pode, se estiver no periodo de pratica de ensino, e for atividade curricular, acompanhada por professor, ou estagio

  12. weslem

    ola gostaria de saber se uma pessoa que ta cursando em bacharel em academia ja pode atuar na area, ou se tem um tempo para começar atuar

    • Leopoldo Vaz

      Pode, se estiver no periodo de pratica de ensino, e for atividade curricular, acompanhada por professor, ou estagio

  13. Lucas

    Olá professor, boa tarde!

    Irei ingressar no curso de Ed. Física e farei bacharelado, li todas as perguntas e resposta acima, e confesso que nenhuma esclareceu minha dúvida. Parei para analisar e na IES onde irei estudar, o curso de licenciatura tem duração de 3 anos, podendo fazer a complementação em bacharelado de mais 1 ano, sendo assim o aluno sairá com dupla habilitação podendo atuar em todas as áreas. No meu caso que irei cursar bacharelado para poder atuar como magistério terei que fazer complementação em licenciatura de mais 1 ano totalizando 5 anos. Ambos terão a mesma formação porém quem iniciou no curso de bacharel terá estudado 1 ano a mais. Isso realmente está correto? Ou é opção da IES? Desde já agradeço e parabenizo pelo excelente blog.

    • Leopoldo Vaz

      Lucas, é isso mesmo… creio que sua IES ainda não atualizou a grade curricular, ou se adaptou as novas exigencias, o que é bom para voce, pois permite sair com duas graduações em um unico ingresso.
      O que voce pode fazer é ver as disciplinas que faltam para complementar o curriculo da licenciatura – provavelmente so as ‘gias’ – pedagogia, sociologia, psicologia, didatica, metodologia de ensino, estagio currcular… e cursa-las paralelas, através de matricula isolada – ver junto a Coordenação o procedimento; algumas IES oferecem um rol de disciplinas que o aluno pinça para ir cursando, até complementar o curriculo desejado, ou ominimo… veja como proceder, mas se ainda não houve a adequação, poderá fszsr desta forma, sob a legislação anterior.

      Parabéns, pela escolha.

      Obrigado.

      Leopoldo

    • Marcia da Silva

      sou bacharel em filosofia ministro aulas no estado ,passei no concurso publico posso quado for chamada para efetivação estar cursando licenciatura

      • Leopoldo Vaz

        Sim, e o que quer saber? esta cursando licenciatura em que? educação física? se fez concurso para professor de educação fisica, e não tiver ainda concluido a licenciatura, não poder´pa tomar posse, mesmo temdo outro curso superior…

  14. Severino barbosa

    Boa tarde parabéns pelo blog, estou com uma dúvida terrível, tenho vontade de trabalhar com esporte de alto rendimento na parte de preparação física eu sei que tenho que me forma em bacharel pra isso acontecer porém os cursos estão muito caros achei um curso de licenciatura dentro do meu orçamento vou cursar mas gostaria de saber se depois existe a possibilidade de trabalhar com alto rendimento será que existe uma especialização pra eu trabalhar como preparador físico

  15. Severino Barbosa

    boa tarde professor, estou com uma duvida terrível,tenho vontade de trabalhar com esportes de alto rendimento na funcao de preparador fisico porem o valor do bacharel é um pouco elevado pra minha situaçao financeira no momento,entao estive pensando em fazer licenciatura e depois fazer algum curso de especialização em treinamento esportivo sera que assim consigo trabalhar com esportes de alto rendimento,agradeço desde já pela atencão.

    • Leopoldo Vaz

      Poder, pode… se fizer uma pós na áea de treinamento esportivo, ou treinamento fisico… mas terá alguma dificuldade com as disciplinas da área médica – fisiologia, por exemplo; na licenciatura algumas disciplimas trem o curriculo voltado para noções e não são aprofundadas… faça um esforço, agora, para não ter que passar muitos anos em formação e não ter condiçõeds de exercicio…

  16. Beatriz

    Vou fazer 3 anos de licenciatura e 1 ano de bacharel ,eu poderia fazer uma pós -graduação de fisioterapia ou suplementação e nutrição? já que minha preferencia é a musculação ,gostaria de ter um curriculum bem atrativo que me possibilita trabalhar em qualquer área e dá aulas em escolas é minha última opção . Obrigada professor

    • Leopoldo Vaz

      Poderá, sim…Bacharelato esta na area da saude… pode fazer inclusive pos graduação em Medicina, Fisiologia do Esforço…

  17. Henrique

    Bom dia, Lepoldo é o seguinte eu sou concursado como Técnico Esportivo e a minha secretaria de esportes esta me obrigando a dá aulas de educação fisica dentro de escolas do municípios, nos horários de aula, ela disse que seria um projeto, enquanto eu estou ministrando a aula o professor regente fica la sentando, um projeto não seria no caso extra-curricular,ou seja fora da sala de aula? eu me vejo em desvio de função será que posso entrar com algum recurso em relação a isso? Obrigado.

    • Leopoldo Vaz

      Henrique,
      Se configura como atividade extra-curricular… precisa ver o que diz o projeto proposto, em coparticipação das Secretarias de Esporte – seria de uma Escolinha dentro da escola? – e a Secretaria de Educação… o que ocorre é que as aulas de educação fisica curriculares, ministradas pelo professor regente de classes, não podem nem devem ser interrompidas… se as aulas são no mesmo horário de aula, e ministardas por voce, alguma coisa esta errada… faça uma consulta ao sistema CONFEF/CREF sobre a situação; vá ao CREF de seu estado/região e faça uma consulta/denuncia… ao Conselho Estadual de Educação, expondo a distorção dentro da escola, em consonancia com a Lei e a parceria SEDEL/SEDUC…. veja se outros estão na mesma situação
      De onde voce é?

      • Henrique

        Eu, moro em Mato Grosso, na verdade eu nunca vi esse projeto, e nem a escola possui, as aulas são ministradas em horário de aula sim, não é uma escolinha, a secretaria me disse pra começar a trabalhar iniciação esportivas com crianças de 4 e 5 anos, como eu vi que não viraria nada comecei a trabalhar atividades lúdicas e recreativas coordenativas, no meu caso eu fui obrigado a trabalha nessa escolinha, por está em estágio probatório, porém me sinto em desvio de função.

        • Henrique

          É O Seguinte no meu município, não existe professor de educação física no ensino infantil, ai a secretaria de esportes resolveu me dispor para a escola, porém meu concurso é de Técnico esportivo para a Secretaria de esportes.

          • Leopoldo Vaz

            Henrique,

            No meu ponto de vista, uma otima oportunidade… Voce pode criar uma massa critica, entre os alunos, depois entre os demais professores e chegar à direção da escola.
            O teu curso é de que? Licenciado em Educação Física ou Bacharel em Educação Física?
            a) se for licenciado, então contrato como tecnico de esportes sim é desvio de função…
            b) se for bacharel, está na função certa; desvio de função na escola, se não for para atividades extracurriculares – escolinha de esportes e/ou treinamento esportivo para as equipes representantes da escola em jogo…

            Voce falou em convenio entre as Secretarias: voce conhece o conteudo? quais as ovrigações de cada ente? comece por ai…

            Voce conhece o MiniAtletismo? entre no sitio da CBAt e baixe o material… e come a trabalhar Iniciação Esportiva… vou mandar a voce o Planejamento de Barreirinhas…

            Voce conhece o PPP da escola em que está trabalhando? o que diz sobre a Educação Física e Esportes?

            Se não tiver, elabore a Proposta para a Educação Física… faça aquilo que voce tem competencia… de uma olhada no livro OsJogos de minha Escola, dos Castellani – Lino e Alexandre, da Autores Associados… é uma boa forma de trabalho… estenda para as demais series, crie os Jogos da Escola… mobilize, apresente um trabalho…

  18. Henrique

    Leopoldo,
    Seguinte eu sou licenciado e bacharel de formação, o meu concurso é Para Tecnico esportivo apenas, eu estou desviado para dá aulas de educação fisica dentro de uma escola infantil, e fui contra a minha vontade, e achei maior falta de respeito comigo, por não está de acordo, essa a questão de que pega entende, eu fiz curso de mini atletismo área ótima de trabalho.

    • Leopoldo Vaz

      Excelente, que tenha o curso de miniatletismo… trabelhe com ele, então…haja como técnico esportivo, e não como professor de educação física… eu, particularmente, acho uma boa oportunidade…

  19. Sarah Mendes

    Leopoldo,

    A minha dúvida é a seguinte: Em qual semestre já poderei estagiar em academias, fazendo o curso de bacharel em Educação física?!
    Pois já treino há alguns anos, sou fisiculturista e tenho pretensão de atuar na área. Sei que terei que ser acompanhada por um profissional.

    • Leopoldo Vaz

      Sarah,

      é preciso saber que tipo de estagio voce se refere; se for o curricular, verificar quando é exigido pelo regulamento do curso… esse é obrigatório e faz parte do curriculo, e, sim, deve ter um planejamento e acompanhamento;
      Se por para treinamento em serviço, consulte o coordenador do curso, paraque possa ser incluido em seu curriculo, como experiencia profissional, e sempre com o acompanhamento de ummprofissional habiloitado, não só em educação física, mas pela coordenação do curso;
      há uma outra modalidade, aberta para academisocs, que são os ‘treinamentos em serviço’, e que depende de cada acasdemia, a sua oferta…

      Leopoldo

  20. Maria Renata

    Caro Leopoldo Vaz,

    Diante de diversas perguntas e respostas,a respeito da atuação entre Licenciatura e Bacharelato, gostaria de saber, se possível, qual seria a resposta mais objetiva do ponto de vista legal, se de fato há algum tipo de especialização que capacite o licenciado em Educação Física a atuar em alguma das áreas de competência do bacharel. Aquí onde moro,acaba de chegar o curso de Licenciatura em Educação física por uma faculdade que trabalha com o PROEX-Programa de Extensão. Com duração de 4 anos e 16 Hrs ao mês.
    A turma já teve sua primeira aula,particularmente gostei muito, o problema é que, por falta de informação ou esclarecimento geral ou simplesmente por informações aleatórias, constatei que há nesta turma alguns alunos que já atuam em academias e que farão o curso com o intuito de se legarizarem,que após o término do curso só precisarão fazer uma especialização em fisiologia ou algo parecido.Eu pergunto isso procede? E será que o fato do curso não ser presencial distanciará ainda mais o objetivo destes futuros graduados? De já agradeço a atenção…

    • Leopoldo Vaz

      Maria Renata

      A legislação atual permite, de ora em diante, duas graduações na área: licenciatura, para os que vão atuar no ensino; bacharel, para os que vão atuar fora da área do ensino – escola, educação física curricular.
      Pela legislação anterior, dirreito adquirido, quando apenas os cursos de licenciatura, permetia-se que o professor atuasse em todas as áreas; com a graduação nivel de bacharelato, houve a separação; e quem entrasse em uma das duas – licenciatura ou baccharelato, poderia atuar em cada uma das áreas, mas havia a possibilidade de se fazer complementação, com um unico ingresso, sainhdo com as duas graduações/;
      Atualemnhte, isso não é mais possivel; exige-se, para atuação, em cada uma das áreas, habilitação especifica. E o pessoal ‘das academias’ pensam que fazendo a licenciatura estarão se regularizando, estão enganados; licenciatura apenas para quem vai exercer a função de professor, em escolas, como regentes da dsciplina educação fisica…
      Caberá, então, aos mecanismos de controle do exercicio profissional coibirem dos desvios de função profissional – Sistema CONFEF/CREF. Para os que sairam há mais tempo, dentro da legislação antiga, é possivel o registro profissional, com a licenciatura; na legislação mais recente, com as duas saidas, também… mas na ultima, apenas os bachareris poderão atuar na área profissional Educação Fisica… em academias, escolas de esportes, treinadores, preparadores fisicos, personal…

  21. Bruno de Sales Vieira

    Caro Leopoldo,
    Estou tentando ingressar na Universidade Estadual de Maringá, a UEM.
    Mas por ter que trabalhar de dia, teria que fazer o curso de noite, onde é 4 anos de licenciatura e 1 de bacharelato. Eu pretendo me tornar um técnico de futebol, se eu fizer os 4 anos de licenciatura e 1 de bacharelado daria certo? Tenho uma duvida enotme nisso.
    Eu sei que precisa do bacharelado, mas se eu fizer os dois seria melhor ainda, não é?
    E por fazer mais tempo de licenciatura iria me prejudicar?

    • Leopoldo Vaz

      Bruno, procure o Prof. Giuliano Pimentel, ai na UEM… ele poderá te orientar melhor; pode falar em meu nome… Bacharelato é o ideal, se pretende ser Tecnico de Futebol; depois um curso na Federação, sem esquecer do registro no CREF… mas se desejar ampliar mais os horizontes, inclusdive como tecnico escolar, e/ou professor de educação fisica, a Licenciatura…

  22. ricsandra

    olá
    minha duvida é mais ou menos parecido com que ja foi perguntado.
    qual fica melhor para atuar em escolas publicas e academias.
    devo fazer 3 anos de licenciatura e 1 de bacharel, ou pos?
    ou ao contrario 4 de bacharel e um d licenciatura
    me ajude quero economizar tempo e dinheiro me ajude obgd leopoldo
    att

  23. Adriane

    Quem faz lincenciatura ñ pode ser personal? Ou só quem faz bacharel?

    • Leopoldo Vaz

      Adriane, legalmente, não… licenciatura é para formação de professor do ensino básico; bacharelato é -ara a formação do profissional – inclusive o personal… são metodologias e técnicas diferentes, conhecimentos diferentes, atuações diferentes…

  24. kelly

    eu estou querendo fazer o curso de educaçao fisica mas a intituiçao q vou prestar vestibular so tem o curso de licenciatura ,eu gostaria que me explica qual seria a funçao a se exercida,quais as areas que poderia atuar no caso de licenciatura pois poderia me exclarecer esta duvida,

    • Leopoldo Vaz

      Kelly
      Licenciatura é para formação de professores do Ensino Básico – Fundamental e Médio; exercicio da função de professor especializado em educação física… dar maulas em escolas…

  25. kelly

    o mercado de trabalho hoje busca mais qual o bacharel ou licenciatura qual o mais requerido,

    • Leopoldo Vaz

      Kelly

      Em Educação – escola – sempre vai haver mercado; concurso público; escolas particulares… o Bacharel vai trabalhar com esportes, academias, administração, personal, e até mesmo na escola como tecnico esportivo… de uma olhadinha do sitio do sistema CONFEF/CREF e veja as atribuições de cada profissional…

  26. Carlos Eduardo

    Olá, estou começando o curso de Licenciatura em Educação Física e após ler as dúvidas postadas anteriormente, encontrei um documento que trata da atuação dos egressos do curso de Educação Física no endereço eletrônico: “http://www.prgo.mpf.mp.br/images/stories/ascom/educacao-fisica.pdf”. Esse documento, porém, me deixou com algumas dúvidas na atuação dos licenciados. Se possível, gostaria que analisasse o documento. Parabéns pelo blog, ótima iniciativa!

    • Leopoldo Vaz

      Carlos Eduardo, estou em Fortaleza, passando uns dias com minha filha e neto no. 2… quando retornar vou ver se ainda dará tempo de responder…

      • Carlos Eduardo

        Aguardo, por favor, sua análise sobre o documento.

        • Leopoldo Vaz

          Qual documento?

          • Carlos Eduardo

            O documento o qual peço que analise, por gentileza, está no seguinte endereço eletrônico: http://www.prgo.mpf.mp.br/images/stories/ascom/educacao-fisica.pdf . Veja este também: http://www.prgo.mpf.mp.br/direitos-do-cidadao/noticias/1692-mpf-recebe-esclarecimento-do-mec-sobre-atuacao-do-licenciado-em-educacao-fisica.html. (refere ao mesmo assunto)

          • Leopoldo Vaz

            OK, vou dar uma olhada…

          • Leopoldo Vaz

            Carlos, quanto ao primeiro documento, é entrendimento do CFE que não há distinção na formação, exceto naquilo que é especifico em cada um deles; a Licenciatura deve obedecer à formação de professores da educação básica – no caso as ‘logias’…. as disciplinas necessarias para o conhecimento pedagogico…. no resto, a formação é a mesma. O Licenciado vai atuar em mescolas, ministrando a disciplina curricular Educação Fisica; o Bacaharelo, atua fora do ambiente escolar… em clubes, acsdemias… O que a Douta Conselheira diz é que, nos Conselhos Profissionais, pode haver o registrro do licenciado, se atuando fora da área de ensino formal – como professor!!! no caso, tecnicos de uma equipe escolar, representsativa da escola… atividade extra-curricular…
            No segundo , diz a mesma coisa: O licenciado em Educação Física pode atuar em sala de aula e outros espaços profissionais não-escolares, como academias e clubes. Já o bacharel não pode atuar na educação. São com esses termos que o Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação (MEC), esclareceu ao Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) sobre o questionamento de resolução do Conselho Federal de Educação Física (Confef), que limitava o campo profissional do licenciado.
            Com a declaração judicial de inconstitucionalidade, o artigo 3º da Resolução Confef n° 182/2009 torna-se inválido e inaplicável em todo o País. A ação do MPF foi motivada por reclamações apresentadas pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, pelas Faculdades de Educação Física da Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás e por estudantes formandos no curso de Educação Física da PUC/GO e da UFG.

  27. Heraldo Freitas

    Olá, eu gostaria de saber se posso atuar como professor de Educação Física, apanas com a declaração de conclusão de curso, pois sou recém formado e ainda não tenho meu diploma em mãos? existe alguma lei que me ampare? explique-me por favor.

    • Leopoldo Vaz

      Pode, se já concluiu o curso. A declaração diz o tempo máximo para a expedição do Diploma… é um documento legal, que o substitui enquanto não é registrado. Não sei se voce conseguiria registro no CREF apenas com a declaração… mas para atuar como docente – professor – não há necessidade de registro no CREF…

  28. Amanda Laís

    Faço Educação Física licenciatura , após formada posso fazer uma complementação em fisioterapia e atuar na área ? Quanto tempo?

    • Leopoldo Vaz

      Creio que não; são duas áreas diferentes… lembrando: licenciatura é destinada ao exercicio profissional de Professor no Ensino Básico – fundamental e médio – ensino da educação fisica e educação esportiva… Embora existam algumas disciplinas comuns, as da área médica-biológica, são cursos bem distintos… mesmo o Bacharelato. Teria que fazer uma segunda graduação, em Fisioterapia, para atuar em … Fisioterapia… mesmo o Conselho profissional seriam distintos, dois registros, e não haveria aceitação por ambos.

      Nada impede que faça uma segunda graduação, em Fisioterapia; aconselho mesmo, se desejar a área da educação fisica, o bacharelato em educação física…

  29. Mariana

    Olá! Sou bacharel em administração, porém, meu sonho é ser personal trainer. Adoro essa área. Tenho noções de fisiologia e anatomia, pois fiz um curso técnico que tinha essa disciplina. Treino musculação faz mais de 20 anos e tenho uma empresa que fabrica acessórios de ginástica, então tenho bastante experiência na área. Sei que não é o suficiente, mas gostaria de saber se posso fazer uma pós graduação na área para atuar como personal. Grata. Abraço!

    • Leopoldo Vaz

      Mariana, infelizmente não; não conseguiria registro no sistemaq CONFEF/CREF; apenas graduados na área de educação física podem atuar como profissional. Como administradora, sim, com um curso de pós-graduação em Gestão Esportiva, talvez conseguisse registro profissional

      • Mariana

        Vou pesquisar para verificar essa possível opção. Fico muito grata pela sua atenção. Deus o abençoe! Um abraço.

  30. Adriano

    Leopoldo boa tarde. Gostaria de saber se alguém graduado em Nutrição pode fazer pós graduação em FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO e PERSONAL TRAINING? E se pode atuar como profissional na área de PERSONAL TRAINING?

  31. Adriano

    Sim gostaria de saber tbm, se o cara graduado em Edução Física Licenciatura, fazendo pós graduação de PERSONAL TRAINING e FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO ele pode atuar nessa área?

    • Leopoldo Vaz

      Adriano,

      Existem duas graduações em educação fisica: licenciatura, para ensino na educação básica – professor de educação fisica, disciplina curricular; e bacharel em educação fisica, para atuar nas áreas fora do ensino – academias, por exemplo, clubes esportivos, personal, gestores… claro que se fizer uma pos, na área do profissional de educação fisica, o sistema CONFEF/CREF pode vir a aceitar o registro profissional.

  32. bruna

    olá gostaria de saber se posso fazer pedagogia e depois ed. fisica licenciatura ??

  33. bruna

    olá gostaria de saber se ao se formar em pedagogia posso fazer ed.fisica ??

  34. Fenix

    Senhor Leopoldo, não estou muito bem informada, mas ví por aí, que há uma lei que possibilita a pessoa formada em Educação Física – Licenciatura, à atuar como Bacharel também. Essa lei está realmente em vigor em todo o Brasil?
    Agradeço sua resposta, obrigado.

    • Leopoldo Vaz

      Não; o que existe é uma decisão de alguns tribunais, da não exigencia do regostro no sistema confef/cref para o licenciado atuar fora da a´rea do ensino. O Professor, atuando no ensino basico não precisa do registro profissional. Isso possibilita, em havendo o registro profissional, do licenciado atuar na area profissional, isto é, fora da escola

  35. Belly

    Vou cursa Educação Física Licenciatura plena,depois que acaba o curso eu posso cursar mais um ano é poder ter as duas modalidades, será que isso é possível

  36. Belly

    vou cursa Educação Física Licenciatura Plena, Depois que eu acabar o curso,posso fazer mais um ano é exercer as duas modalidades, será que isso é possível

  37. Amanda

    Olá, estou prestes a fazer vestibular e estou com algumas dúvidas. Sou formada no magistério, e portanto vou fazer Licenciatura, porém tenho imensa vontade de também ser bacharel. Gostaria de saber como funciona para ter as duas. Li algo sobre, que fazendo os 3 anos da licenciatura, depois faço mais 1 ano de bacharelado, gostaria de saber se é concreto afirmar isso, como também se é válido em todas as instituições. Desde já agradeço.

    • Leopoldo Vaz

      Com a nova legislação, não é ´possivel; duas graduações, duas entradas, agora, com a nova lei…

      Leopoldo

  38. Bruna Dayla

    Professor gostaria de saber se em qualquer faculdade que eu va fazer ed. fisica eu poderei fazer 3 anos de licenciatura e 1 em bacharelado? Pois vou fazer e gostaria de trabalhar em academias e tambem em colegios como professora de natacao por exemplo, ai gostaria de saber se devo fazer licenciatura ou bacharelado? desde ja agradeço

  39. ELZA BORGES

    Olá professor poderia me tirar uma dúvida? sou Pedagoga e já atuo na área a bastante tempo se eu fizer um curso de especialização em Educação Física posso atuar nesta área também dentro do Ensino Fundamental?

    • Leopoldo Vaz

      Não… educação fisica exige formação especifica… o que voce pode fazer é, vestibular (novo ingresso…) ou aproveitar as seleções para graduados. Ai pode solicitar aproveitamento de estudos em todas as disciplinas da área pedagogica, e só cursar as da a´rea bio-medica e as profissionalizantes… pode fazer isso em metade do tempo da graduação, dependendo da dedicação. Aconselhável, pois o CREF pode não aceitar – pode, não, não aceita – registro, apenas para greaduados na área…

  40. Nathalye Carneiro

    Boa noite professor,
    Sou licenciada em Educação Física e estou terminando uma pos graduação em Personal trainer. A minha dúvida é: será que depois da Pos posso atuar como Personal mesmo sem o Bacharelado?

    • Leopoldo Vaz

      Depende do CREF de onde voce mora… se ele aceitar o registro profissional, pode…

  41. Marcia P. R.

    Olá Professor, sou formada em Educação Física licenciatura, curso de 3 anos, em 2004 só havia vestibular para bacharel ou licenciatura, escolhi licenciatura(para dar aulas ensino Fundamental e Médio), mas ao fazer carteira do CREF falaram que só posso atuar até o ensino fundamental, procede?

    • Leopoldo Vaz

      Veja no CREF de sua região; requeira o registro mprofissional… Voce pode atuar no ensino básico – fundamental e médio; alguns Conselhos dão a carteira, podendo atuar na area de acsdemias… de qual região voe é? Basicamente, licenciafo so pode atuar no ensino – escola…

      • Marcia P. R.

        Hoje moro em Campinas pertenço ao CREF4… me deram a carteira só com Licenciado e no campo atuação em branco, mas informaram que só posso atuar como professor PEBI(Ensino Infantil e Ensino Fundamental). E passei em um concurso PEBII onde exige Licenciatura Plena. o que devo fazer acionar CONFEF ?!? desde já obrigada.

        • Leopoldo Vaz

          Vá à ouvidoria do CONFEF!!! ai em Campinas, procure o Prof. Lino castellani Filho, na FEF, que ele pode te dar uma ajuda mlhor, inclusive acionando a Promotira Publica…

          Leopoldo

  42. Patrícia Moreira

    Leopoldo…Eu sou de São Paulo Licenciada passei no concurso do Estado que exige Licenciatura Plena…e aí ? Eles podem me barrar? Qdo fiz faculdade 2003 só tinha opção licenciatura ou bacharel.

    • Leopoldo Vaz

      Patricia, mudou a Lei, mas voce esta amparada. Licenciatura equive a gradução…Licenciatura que voce fez., é Plena; havia antes Licenciatur Curta, de 1,6 anos… no teu caso, foi Plena. Sem problemas…

  43. Marcia P. R.

    Obrigada Leopoldo pelas orientações, consegui falar no CONFEF do Rio no qual fui muito bem amparada pelo Conselheiro Walfrido que me tranquilizou. Mas ainda ficou uma dúvida e espero que vc possa me ajudar de novo:Em 2004 os cursos de Ed. F. era de 3 anos Licenciatura e 4 anos bacharel, eu fiz Licenciatura tem colegas meus que obtiveram Licenciatura Plena no CREF6, falaram de uma resolução que favoreceu os acadêmicos de 2004 e que formaram até 2007. Por acaso sabe se é verídico ? Abraços.

    • Leopoldo Vaz

      Sim, há amparo legal. Pode sim requerer; Na legislação anterior – essa que se refere – era possivel, com um unico ingresso, sair com as duas habilitações, com complementação de estudos; agora, não. Mas vovr rdts smpsrsds perls lei. Pode requerer…

  44. Andre Pascoal

    Gostaria de saber, moro em uma cidade pequena e Professores conhecidos por saberem que estou cursando Licenciatura em Ed. Física mim convidaram para retornar a um determinado Colégio Municipal que a um tempo atrás dei aulas de modalidade esportiva (voleibol) para que possa estagiar, com uma boa remuneração, posso assumir esse compromisso estando no 2º semestre, posso retornar mesmo sem comunicar a Faculdade, para a mesma função.

  45. Andre Pascoal

    Gostaria de saber, moro em uma cidade pequena e por saberem que estou cursando Licenciatura em Ed. Física mim convidaram para retornar a um determinado Colégio Municipal que a um tempo atrás dei aulas de modalidade esportiva (voleibol) para estagiar, com uma boa remuneração, posso assumir esse compromisso estando no 2º semestre, posso retornar mesmo sem comunicar a Faculdade, para a mesma função.

    • Leopoldo Vaz

      Pode… estagio extra-curricular; depois peça um documento da escola para que conste de teu curriculo; mais tarde poderá usar como documento, expericnia profissdional…

  46. Antonio Silva De Souza

    gostaria de fazer estagio remunerado, estou no terceiro semestre de Educação Fisica Licenciatura

    • Leopoldo Vaz

      Procure uma escola…

  47. natalia silva

    Estou no segundo semestre de educação física licenciatura, e gostaria de saber como posso valorizar meu currículo com essa informação? E se já posso fazer estágio?

  48. Danilo caran

    Boa noite! Moro em Bh, e optei por fazer ed. fisica.
    Estou financiando o curso pelo fies, e por esse motivo
    me informaram que na minha faculdade eu poderia fazer somente licenciatura durante tres anos e logo em seguida bacharelado durante um ano, tendo assim as duas classificacoes licenciado e bacharel em um total de quatro anos. gostaria de saber se O nivel de aprendizado cursando licentura e depois bacharelado seria o mesmo se eu estivesse cursando bacharelado durante quatro anos? posso fazer estagio em academia cursando licenciatura? obrigado

    • Leopoldo Vaz

      Para o Bacharelato, após a licenciatura, só com novo ingresso – vestiblar, segundo a legislação vigente. Na anterior, voce podia cursar oa duas modalidades; na atual, não; são cursos diferentes!!!
      Licenciatura destina-se a formar professor de educação física!!! para atuar como profissional – academia – somente com o bacharelato.
      O que voce tem que ver é, se ao ingressar, qual a legislaçãop que estava em vigor, em sua faculdadse, à epoca…

  49. Neuma

    Ola!estou fazendo o curso bacharelado gostaria de saber com quanto tempo posso da aluas mesmo que com um proficional do lado

  50. Silvia

    Olá, vou começar licenciatura em geografia agora esse mês, queria saber quando posso começar a lecionar.
    Obrigada

    • Leopoldo Vaz

      Silvia,
      pela legislação atual, já a partir do 1o periodo, mas como atividade orientada pelo curso, pelo seu orientador academico; a relação teoria-prática preve a participação de alunos em atividades curriculares, atuação junto a escolas, desde o primeiro periodo dos cursos de licenciatura, culmimando com o estagio supervisionado – 400 horas de atividade prática!!!

      Mas como academico, apenas com a supervisão/orientação de professor de seu curso e do titular da cadeira em que voce vai auxiliar…

      Leopoldo

  51. Marcos

    Olá Professor, como vai?Entrei no Curso de Educação Física(Bacharelado).Gostaria de saber se lá pelo 3º semestre seria possível estágio em escola ou academia?Pretendo ser Personal.

    Desde já agradeço.
    Abraços.

    • Leopoldo Vaz

      Sim… a Prática Curricular permite atuação desde o primeiro semestre, desde que sob supervisão de professor; voce terá que fazer 400 horas, ao logo do curso, de Prática; mais 400 horas de estagio supervisionado… assim, dependendo do PPP de sua Faculdade, já no primeiro periodo voce pode, sim, atuar, mas não como profissional!!!

  52. Daniela Guarato

    Gostaria de esclarecer uma dúvida. A rede Sarah de Hospitais abriu um processo seletivo em 2010, que foi cancelado devido ao pré-requisito que constava no edital, e que o CONFEF pediu a correção: http://www.confef.org.br/extra/conteudo/default.asp?id=450

    Sou formada pela UFU, e no meu diploma diz:
    “Curso: Graduação em Educação Física – Licenciatura
    Reconhecimeto: Decreto n. 75.714 de 12/05/1975
    Publicação D.O.U.: 13/05/1975

    Renovação de Reconhecimento: Portaria n. 775 de 07/11/2008
    Publicação D.O.U.: 10/11/2008″

    Sempre nos foi dito durante o curso, que seria possível atual tanto na áreas da educação quanto fora da educação. Minha dúvida é: é possível trabalhar na rede Sarah com esse diploma? Ele atente a esse requisito que o CONFEF corrigiu?
    Obrigada!

  53. Daniela

    Gostaria de esclarecer uma dúvida. A rede Sarah de Hospitais abriu um processo seletivo em 2010, que foi cancelado devido ao pré-requisito que constava no edital, e que o CONFEF pediu a correção: http://www.confef.org.br/extra/conteudo/default.asp?id=450

    Sou formada pela UFU, e no meu diploma diz:
    “Curso: Graduação em Educação Física – Licenciatura
    Reconhecimeto: Decreto n. 75.714 de 12/05/1975
    Publicação D.O.U.: 13/05/1975

    Renovação de Reconhecimento: Portaria n. 775 de 07/11/2008
    Publicação D.O.U.: 10/11/2008″

    Sempre nos foi dito durante o curso, que seria possível atuar tanto na áreas da educação quanto fora da educação. Minha dúvida é: é possível trabalhar na rede Sarah com esse diploma? Ele atente a esse requisito que o CONFEF corrigiu?
    Obrigada!

    • Leopoldo Vaz

      Em princípio, sim; desde que voce tenha obtido o registro no CONFEF/CREF…
      Mas sua graduação é na modalidade Licenciatura; formação de professor para o ensino básico; vai depender de quem vai analisar os documentos, o seu curriculo, sua experiencia…
      Pormação de professor é para atuar em escola, disciplina curricular Educação Física; essa a sua formação…

  54. Marcos

    Ola bom dia ! Estou cursando Educação Física ,Licenciatura e quando entrei na faculdade não tive muitas informações a respeito das áreas que posso atuar.Acontece que estou na metade do curso e só agora eu soube que estou me formando para professor .Na verdade meu foco seria trabalhar na área da saúde e não na educação.Quando eu terminar meu curso eu posso fazer alguma especialização que me permita trabalhar na saúde ,tipo ,academias NASF, Personal , ou terei que fazer Bacharelado ?Obrigado desde já!

    • Leopoldo Vaz

      Licenciatura = professorc-> trabalha em escola -> ensino básico
      Bacharelato = profissional -> trabalha fora da escola -> acdemia, clube, NASF
      Para atuar como profissional, vai precisarm fazer novo vestibulwr (Movo ingresso…) e novo curso

  55. Emerson Aparecido Pereira

    Olá,

    Por favor me esclarecem uma dúvida; Sou bacharel em economia e atualmente estou cursando licenciatura em ciências biológicas, tentei eliminar algumas matérias porem fui informado que não posso, pois a
    (LDB), não autoriza a eliminação de matérias, de bacharel para licenciatura, esta informação procede na forma da lei, ou a faculdade que estou estudando no momento que esta criando caso?

    • Leopoldo Vaz

      Economia é área diferente de Biologia… são áreas diferentes; a menos que haja disciplina comum – como Planejamento, por exemplo, mesmo assim, são objetos diferentes, voce poderá nãoeliminar, mas incorporar disciplina, e trabalha em Politicas Publifcas …
      Mas… Licenciatura é para formar professor…

  56. Neto

    Sou formado pela UFPI conclui o curso de licenciatura plena em educação física em 2004 . Com duração de 4 anos. MEC portaria 125 de 9 de março de 1972 reconhecimento do curso portaria n°323 DOU em 23/5/1980. Tenho interesse em me registtar ao confef/cref. A dúvida é a seguinte com esse registro poderei atuar em escolas e academias também. Visto que o curso é de licenciatura plena.

    • Leopoldo Vaz

      SE o Cref 5 aceitar o registro, poderá…

    • Leopoldo Vaz

      SE o Cref 5 aceitar o registro, poderá…

  57. Neto

    Sou formado no curso de licenciatura plena em educação física desde 2004, pela UFPI o mesmo teve duração de 4 anos. Tenho interesse em me registrar ao confef/ cref. Tenho dúvidas se com tal registro poderei atuar em academias também. Registro MEC portaria 125 de 9/4/1972. Reconhecimento portaria n°323 DOU em 23/5/1980.

  58. Mariana Nogueira

    Ola parabéns pelo blog.
    Quero fazer o curso sendo licenciatura, estou com uma dúvida, sendo prrofessora somente darei aulas teóricas aos alunos?? Não poderia dar aulas práticas, pois antigamente tinha a recreação nas escolas e não tinha a teórica iam todos para o pátio ou campo da escola e jogavamos futebol ou carimba. Quero saber não vou poder dá essas aulas práticas??

    • Leopoldo Vaz

      Mariana, é um grenade equivoco o qwue se faz hoje, em que as aulas de educação fisica são ‘apenas’ teóricas… é preguça mde professor que não quer trabalho!!! 1/3 das atividades poderão ser teoricas… educação fisica é essencialmente mprática!!! e tem seu componente teorico, sim, mas dar profundidadadeao conhecimento9 doa luno, para que eloe saiba o porque, como e para que está realizando a atividade… não se preocupe, com isso, pois voce poderá ser, sim, um professor completo: teoria e pratica não são excludentres, muito pelo contrario… va em frente!!! e seja diferente dessa mediocridade que está em nossas slas de aula.

  59. ARIANE MONTEIRO

    Olá professor! Tenho a graduação de Licenciatura em Educação Física e quero muito fazer pós graduação… Quais são as opções de pós para um licenciado! Desde já agradeço a resposta!

  60. ARIANE MONTEIRO

    Olá professor!Tenho a graduação de Licenciatura em Educação Física e gostaria muito de continuar com uma pós graduação. O senhor poderia me esclarecer quais as opções de pós graduação nesta área? Desde já agradeço!

    • Leopoldo Vaz

      Voce tem opções de mestrado, doutorado, especialização… deve começar pela mais baixa – especialização – que ainda é oferecida em algumas faculdaes…veja junto às escolas de seu estado… ou entre no http://www.cev.org.br e de uma olhada…

  61. Pollyana

    Olá , boa tarde!
    Estou prestes a engressar em uma faculdade , sendo que termino o terceiro ano do ensino médio este ano . Tenho interesse em cursar bacharelado em educação física , porém creio que me falta um pouco de habilidade em alguns esportes . Minha duvida é , se isso me prejudicará dentro da avaliação prática , se existir uma , e se um bacharel em educação física precisa saber praticar todos os esportes .Me ajuda ?
    Desde já , obrigada pela atençao !

  62. Pollyana

    Olá Leopoldo , boa tarde!
    Estou prestes a engressar em uma universidade , e tenho interesse em cursar o bacharelado em educação fisica! Porém tenho algumas restrições em determinados esportes , então preciso esclarecer algumas duvidas .
    Um bacharel em educação fisica precisa ser habilidoso em todas as modalidades esportivas quanto a pratica ? Ele é avaliado quanto a pratica ? Posso me prejudicar quanto a isso ?
    Desde já , obrigada pela atenção!

    • Leopoldo Vaz

      O Bacharel deve ter conhecimento em várias atividades, inclusive algumas esportivas. Lá voce vai adquirir os conhecimentos. Mas voe pode se especializrar em alguma outra área – como a fisiologia do esfoprço, por exemplo, ou mesmo tecnica de um determinado esporte e so atuar nele.
      Mas durante o periodo de estudos, vai ser exigido vários conhecimentos, inclusive práticos, de variada gama de esportes…

deixe seu comentário