Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam: sucesso de público e crítica, espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” fará temporada única em São Luís nos dias 24 e 25 de abril

0comentário

Com duração de 80 minutos e classificação indicativa de 14 anos, a peça dramática terá sessões gratuitas no Teatro João do Vale

SÃO LUÍS – Com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto e direção de Fabiano Dadado de Freitas, o espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, sucesso de público e crítica por todo o Brasil, terá temporada especial no Maranhão a partir do dia 24 de abril (quarta-feira), no Centro Histórico de São Luís, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Considerado um manifesto artístico contra a homofobia na sociedade moderna, que discute diversas questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTQIA+ em geral, a peça, vinda diretamente do Rio de Janeiro, fará duas sessões especiais no Centro da capital maranhense: nos dias 24 e 25 de abril (quarta e quinta), às 20h, no Teatro João do Vale, localizado na Rua da Estrela, 283.

O teatro conta com capacidade para 215 lugares em cada sessão. O 1º lote foi disponibilizado on-line e 60% dos ingressos já foram retirados. Atualmente, os ingressos estão no 2º lote e podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo. Importante ressaltar que os ingressos retirados on-line deverão ser validados na bilheteria até 15 minutos antes de cada sessão – caso contrário, serão liberados ao público presente.

Destaque nos palcos brasileiros desde 2019, “3 Maneiras de Tocar no Assunto” já foi assistida por mais de 15 mil espectadores – inclusive, recebeu os prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), acumulando quase 20 indicações em premiações.

A montagem reúne três solos escritos e interpretados por Leonardo Netto, colocando em pauta questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTQIA+ em geral.

Os textos do espetáculo fazem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa pode a transformar num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população?

“Homofobia mata todo mundo: o pai que teve a orelha arrancada por beijar o filho, os irmãos que foram linchados por andarem abraçados. Não adianta achar que você está livre porque você não é gay. Vivemos um retrocesso de entendimento sobre isso, um conservadorismo estúpido. A população LGBTQIA+ no Brasil está alijada de quase 70 direitos previstos na Constituição”, ressalta Leonardo Netto, que abordou o tema por três instâncias distintas: a Escola, a Lei e o Estado.

Com classificação indicativa de 14 anos e duração de 80 minutos, o drama irá percorrer, entre abril e julho de 2024, as regiões Nordeste e Norte do Brasil, realizando apresentações com ingressos gratuitos.

Todas as sessões serão 100% acessíveis com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e em locais com estrutura como corrimões, rampas, banheiros adaptados, iluminação adequada e plateia com reserva de espaços para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Trajetória do espetáculo

A peça “3 Maneiras de Tocar no Assunto” estreou em 2019, no Rio de Janeiro, com uma temporada de 3 meses no Teatro Poeirinha – em 2020, entrou em cartaz em São Paulo, no Sesc Ipiranga. Após a pandemia, o espetáculo retomou a estrada com sessões lotadas em dois grandes eventos: no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, no Festival Palco Giratório, em Porto Alegre; e na programação do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, convidado pelo Grupo Galpão.

Em julho de 2020, foi publicado o livro do texto da peça, por meio da Editora Livros Ilimitados, com prefácio escrito por Jean Wyllys e posfácio do diretor Fabiano Dadado de Freitas. O livro está disponível no link: https://www.travessa.com.br/3-maneiras-de-tocar-no-assunto-1-ed-2020/artigo/6fe5e2c7-4555-4c43-8c9c-45f2f06055c0.

Ainda entre 2022 e 2023, a peça foi realizada em mais 10 teatros da capital carioca, transitando por todas as zonas da cidade, além de apresentações na região metropolitana e no interior do RJ.

Elenco e direção

O espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” é estrelado pelo ator Leonardo Netto (que também assina o texto da peça) e dirigido por Fabiano Dadado de Freitas.

Ator, diretor e dramaturgo, Leonardo Netto estreou profissionalmente em 1989, dirigido por Amir Haddad. Integrou o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, companhia dirigida por Aderbal Freire-Filho e trabalhou com diretores como Gilberto Gawronski, Ana Kfouri, Jefferson Miranda, João Falcão, Luiz Arthur Nunes, Enrique Diaz, Celso Nunes e Christiane Jatahy. Como ator, estrelou as peças “Conselho de Classe” (dir. Bel Garcia e Susana Ribeiro), “A Santa Joana dos Matadouros” (dir. Marina Vianna e Diogo Liberano), “Entonces Bailemos” (dir. Martín Flores Cárdenas) e “3 Maneiras de Tocar no Assunto” (dir. Fabiano Dadado de Freitas).

Na TV, Leonardo Netto se destacou nas séries “Magnífica 70”, “Me chama de Bruna” e na minissérie “Assédio” (Rede Globo). Já no cinema, estrelou “Em Nome da Lei”, de Sérgio Rezende, e “Três Verões”, de Sandra Kogut. Escreveu e dirigiu as peças “Para os que estão em casa” e “A ordem natural das coisas”, além de dirigir “Um dia a menos” (monólogo com a atriz Ana Beatriz Nogueira) e “A menina escorrendo dos olhos da mãe”, com Sílvia Buarque e Guida Vianna. Recebeu os prêmios Cesgranrio de Melhor Ator e Texto e o APTR de Melhor Autor por “3 Maneiras de Tocar no Assunto” e o Cesgranrio de Melhor Texto por “A ordem natural das coisas”.

Já Fabiano Dadado de Freitas, diretor, dramaturgo e ator, é mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ e tem sua trajetória artística voltada à pesquisa dos corpos dissidentes e dos regimes de invisibilização. Diretor de “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, foi indicado aos Prêmios Cesgranrio e APTR de Melhor Direção. Dirige no Teatro de Extremos: “O Homossexual ou a dificuldade de se expressar” – com 13 indicações aos Prêmios Shell, Cesgranrio, APTR; e Questão de Crítica – e “Balé Ralé”.

Em 2021, dirigiu “A Doença do Outro” (solo escrito e interpretado por Ronaldo Serruya) e roteirizou e dirigiu as séries de radiodrama “A Mulher do Início do Mundo” e “O Viaduto”, e a série de teleteatro “Tônia, um corpo político”, para o Itaú Cultural. É colaborador do projeto artístico e transdisciplinar “Museu do Meninos” desde 2019; dirigiu “Sem Título para uma Radiocoreografia”, em parceria com o Festival Panorama, e a performance “Arqueologias do Futuro”.

Outros destaques de Fabiano Dadado de Freitas foram: a preparação do elenco da série “Dias Perfeitos” (Globoplay) e a direção do videoclipe da canção “Meu coração é brega”, de Fafá de Belém. Em 2024, celebra nos palcos brasileiros seus 35 anos de carreira.

SERVIÇO

O QUÊ: sessões gratuitas do espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” em São Luís;

QUANDO: nos dias 24 e 25 de abril – quarta e quinta-feira, às 20h;

ONDE: Teatro João do Vale (Rua da Estrela, 283 – Centro, São Luís);

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos;

INGRESSOS: gratuitos;

BILHETERIA: Lote de ingressos retirada presencial: disponível na bilheteria do teatro, 1h antes das apresentações (40% da capacidade do teatro); lotes de ingressos com retirada on-line: esgotado (60% da capacidade do teatro);

CAPACIDADE: 215 (duzentos e quinze) lugares;

CONTATO: (98) 99968-2033 – Gustavo Sampaio.

Siga o espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” nas redes:

• Instagram: https://www.instagram.com/3maneirasteatro/

• Facebook: https://www.facebook.com/3maneirasteatro/

FICHA TÉCNICA

Texto e atuação: Leonardo Netto;

Direção: Fabiano Dadado de Freitas;

Direção de movimento: Marcia Rubin;

Iluminação: Renato Machado;

Figurino: Luiza Fardin;

Cenário: Elsa Romero;

Visagismo: Marcio Mello;

Trilha sonora: Rodrigo Marçal e Leonardo Netto;

Adaptação de luz: Leandro Barreto;

Direção de produção: Luísa Barros;

Gerência administrativa: Amanda Cezarina;

Produção executiva: Thaís Pinheiro;

Produção local: MiraMundo Produções Culturais;

Fotos: Dalton Valerio;

Design: Geraldo Oliveira;

Comunicação social: Lucas Sampaio;

Mídias sociais: Ronny Werneck;

Assessoria de imprensa: Gustavo Sampaio;

Realização: Fulminante Produções Culturais e Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução

sem comentário »

Prefeito Fábio Gentil continua com o padrão elevado: antecipação salarial torna-se referência para prefeituras em todo o Brasil

0comentário

O compromisso com o bem-estar dos servidores municipais é uma prioridade inegociável para o prefeito Fábio Gentil, de Caxias. Mais uma vez, ele demonstra liderança e empatia ao antecipar o pagamento dos funcionários públicos, destacando-se em um cenário onde muitas prefeituras enfrentam dificuldades para cumprir esse compromisso básico.

Hoje, dia 19 de abril, todos os colaboradores municipais já têm acesso aos seus proventos, graças à antecipação do salário promovida pela gestão do prefeito Gentil. Clique aqui e assista ao vídeo.

“Sempre tive um compromisso sólido com a população de Caxias. Antecipar o pagamento dos servidores não é apenas uma obrigação, é um ato de empatia que reflete o compromisso da nossa administração com o bem-estar de todos”, afirma o prefeito.

Caxias vive uma fase de crescimento econômico histórico, e isso se reflete nas diversas obras e iniciativas promovidas pela Prefeitura para melhorar a qualidade de vida na cidade.

Com ações como essa, o prefeito Fábio Gentil não apenas eleva o padrão de gestão pública em Caxias, mas também serve de inspiração e referência para outras prefeituras em todo o Brasil.

sem comentário »

Polyana Dominici reúne-se com grupo de mulheres em comunidade de São Luís

0comentário
Polyana Dominici com grupo de mulheres durante café da manhã surpresa em sua homenagem

São Luís – O mês de abril foi de gratas surpresas para a empresária Polyana Dominici, proprietária da Clínica de Estética Avançada Polyana Dominici, localizada no bairro São Marcos, e que está atraindo todas as atenções desde que abriu as portas.

Polyana foi surpreendida com uma surpresa de um grupo de mulheres de uma comunidade de São Luís com as quais ela mantém um vínculo solidário, por meio do projeto “Semente da Mente no Coração”.

Polyana Dominici recebe o carinho de mulheres da comunidade

“Trata-se de uma iniciativa voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional dessas mulheres, sendo a maioria donas de casa. Nós levamos muito carinho e outras coisas mais que as ajudam a levantar a autoestima e a seguir em frente”, frisou a empresária e futura médica.

Polyana descontrai ouvindo histórias de vida de idosa da comunidade
Polyana Dominici recebe presente durante o encontro

A surpresa foi em forma de um simples e delicioso café da manhã, seguido de muita interação, orações e bate-papo. “Foi uma manhã muito agradável e de troca de energias com aquelas mulheres guerreiras. Saímos de lá renovados”, disse Polyana Dominici.

sem comentário »

0comentário

Justiça Eleitoral não cobra custas processuais para julgamento de ações ou recursos

As custas processuais, que são taxas judiciárias devidas pela prestação de serviços públicos de natureza forense para o julgamento de ações ou recursos, não são cobradas na Justiça Eleitoral. Diferente do que acontece em outros tribunais, o tratamento dado nesse ramo da Justiça é peculiar, tendo em vista que a própria Constituição Federal (CF), em seu artigo 5°, que inaugura os direitos e garantias fundamentais, diz que, além do habeas corpus e habeas data, qualquer ato necessário ao exercício efetivo da cidadania deverá ser gratuito, ou seja, não vai ser objeto de custas, nem emolumentos.

Esse entendimento da CF foi adotado pela esfera eleitoral. Em 1996, foi criada a Lei 9.265, a qual tornou gratuitos atos necessários à cidadania, como os pedidos de informações ao poder público, em todos os seus âmbitos, objetivando a instrução de defesa ou a denúncia de irregularidades administrativas na órbita pública; as ações de impugnação de mandato eletivo (AIME) por abuso do poder econômico, corrupção ou fraude e quaisquer requerimentos ou petições que visem as garantias individuais e a defesa do interesse público.

No ano seguinte, a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) criou novas ações, como explica Alessandro Rodrigues da Costa, coordenador de Registros Partidários, Autuação e Distribuição (CPADI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Essas novas ações e representações, entre elas a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), também receberam o mesmo tratamento que a AIME, uma ação constitucional. A partir daí, a própria jurisprudência do TSE estendeu para que, não só as ações eleitorais, mas qualquer feito eleitoral fosse desprovido de cobranças, custas processuais, emolumentos e condenação em sucumbência.” 

sem comentário »

Um país sem luminares

0comentário

Sempre quis ter uma máquina do tempo, para poder constatar a veracidade de alguns fatos históricos, mas hoje eu queria poder viajar para um passado não muito distante e perguntar para Ulisses Guimarães, o senhor constituinte, o que ele pensa sobre tudo isso que está acontecendo em nosso país, sobre as atitudes perpetradas pelos atuais ministros do STF, sobre a conivência do Congresso Nacional.

Por falar nisso por onde andará Fernando Henrique Cardoso, que nada faz para defender nossa Constituição que está sendo dilacerada? Por onde anda o eterno candidato a presidência da república, Ciro Gomes, que nada diz sobre os desmandos do STF? Nem pergunto sobre o paradeiro dos presidentes das casas legislativas federais, pois esses são coniventes com toda essa usurpação de poder.

Sabem o que é pior nisso tudo? É que aqueles que se levantam contra as arbitrariedades que estão sendo cometidas em nosso país, são tidos como bolsonaristas, quando eles são na verdade verdadeiros cidadãos e patriotas que abominam os atos inconstitucionais cometidos pelo STF, e repudiam as idiotices perpetradas por Bolsonaro.

Daqui a algum tempo, olharemos para essa quadra de nossa história e veremos uns envergonhados por não terem dito ou feito nada em defesa do estado democrático de direito e do devido processo legal, veremos outros arrependidos por terem aceitado e até apoiado essa absurda tirania que está sendo praticada em nosso país, mas aqueles que se posicionaram contra essas ações infames que atentam contra a lei constitucional e a justiça, esses serão reconhecidos como defensores do Brasil.

O que se dizer de um país que não tem luminares que possam servir de guia, de parâmetro para seu povo, que possa se manifestar em defesa daquilo que é correto e contra as atrocidades cometidas pelos poderosos de todo e qualquer tipo. Saudade de Ulisses, de Teotônio, de Tancredo… Pelos nomes parece estarmos falando da Grécia Antiga, mas falamos é daqui do Brasil, um país sem líderes que possam se levantar contra as iniquidades que estão sendo cometidas diariamente contra a lei constitucional, o regime republicano e o devido processo legal.

Que líderes nos restaram? Com quais luminares podemos contar? Dois ex-presidentes cassados pelo congresso nacional, um outro, substituto, que depois foi preso, outros dois, acadêmicos nonagenários, no crepúsculo da vida, sem contar com um outro que se alguma luz tiver não alumia nem como um vagalume.

Quem pode servir de guia, de líder de voz, de luz do povo, neste momento?

Um país sem líderes, sem luminares, é presa fácil para o tipo de gente que vem destruindo a nossa democracia, e o que é pior, agem na desculpa de protegê-la.

sem comentário »
Twitter Facebook RSS