INTEGRANTE DE QUADRILHA AUTORA DE VÁRIOS ASSALTOS NO BAIRRO DO COHATRAC É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL

0comentário

Um homem, morador do bairro Alto da Paz, em São Luís, foi alvo de um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Civil do Maranhão, na manhã desta quarta-feira(27). Com base nas investigações, o indivíduo é suspeito de integrar um bando criminoso autor de vários assaltos contra estabelecimentos comerciais situados principalmente no bairro do Cohatrac.

A prisão partiu da investigação do 13º Distrito Policial sobre um caso de roubo a uma loja de roupas e calçados, localizada no Cohatrac, no dia 08 de fevereiro deste ano, onde na ocasião, o preso e seus comparsas subtraíram vários itens de roupas e acessórios de elevado valor.

De posse da identificação do suspeito e das ordens judiciais, os policiais civis do 13° DP e da Delegacia de Roubos e Furtos(DRF), conseguiram prender o indivíduo, além de cumprir o mandado de busca domiciliar. As investigações seguem no intuito de identificar e prender os demais integrantes da quadrilha.

O 13º Distrito Policial do Cohatrac disponibiliza do número WhatsApp (98) 98474-4229, para realização de denúncias de crimes ou para relatar a localização de criminosos. A Polícia Civil garante o sigilo.

sem comentário »

Justiça autoriza a saída temporária de 811 apenados na Semana da Páscoa

0comentário

O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Rommel Cruz Viégas, encaminhou ofício à Secretaria de Administração Penitenciária, autorizando a saída temporária de 811 apenados do regime semiaberto para visita aos familiares na Semana da Páscoa de 2024. Os beneficiados foram autorizados a sair às 9h desta quarta-feira (27), devendo retornar aos estabelecimentos prisionais até as 18h do dia 02 de abril (terça-feira).

O magistrado também determinou que os diretores dos estabelecimentos prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís comuniquem à VEP, até as 12h, do dia 05 de abril, o retorno dos internos e/ou eventuais alterações.

Por preencherem os requisitos dos artigos 122 e 123 da Lei de Execução Penal, os apenados, se por outros motivos não estiverem presos, foram autorizados a sair das unidades prisionais, para visita aos seus familiares. Os beneficiados devem cumprir várias restrições como fornecer o endereço onde reside a família a ser visitada ou onde poderá ser encontrado durante o gozo do benefício; recolhimento à residência visitada, no período noturno; não frequentar festas, bares e similares; entre outras determinações.

De acordo com o artigo 123, “autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária e dependerá da satisfação dos seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena”.

sem comentário »

Justiça anula nomeações de parentes no serviço público do Maranhão

0comentário

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A sentença se estende a cargos de natureza política. foto/divulgação

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís declarou nulas todas as nomeações de marido, esposa ou parente de autoridade ou de servidor para cargo de direção, chefia ou assessoramento, em comissão e função gratificada, inclusive para cargos de natureza política, na administração pública do Estado do Maranhão.

A medida atendeu a pedido do Ministério Público estadual e atinge a administração direta e indireta, em todas as esferas de Poder do Estado do Maranhão, nos casos em que as nomeações violarem os princípios da administração pública estabelecidos no artigo 37 da Constituição Federal.

Na Ação Civil Pública, de 2006, o Ministério Público estadual (MP) pediu a nulidade de todas as nomeações para cargos em comissão, mantidas ou efetuadas no âmbito do Poder Executivo e do Poder Legislativo do Maranhão, que caracterizassem prática de nepotismo, direto ou cruzado, em relação aos parentes até o terceiro grau do governador, do vice-governador, secretários estaduais e demais gestores, bem como dos deputados estaduais.

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Quanto aos fatos que fundamentam os pedidos, o MP alegou ser comum, no Maranhão,  a nomeação de parentes próximos dos chefes e membros dos poderes estaduais para cargos importantes da estrutura desses mesmos poderes, diretamente ou de forma cruzada.

A ação do MP é baseada no artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece os  princípios constitucionais da administração pública: moralidade administrativa, impessoalidade e isonomia nas nomeações.

Na sentença, o juiz Douglas de Melo Martins, titular da vara, citou o entendimento do Supremo Tribunal Federal, para o qual a proibição  do nepotismo constitui regra constitucional que decorre da aplicação, especialmente, dos princípios da moralidade e impessoalidade.

“O princípio da impessoalidade, nesses casos, também é violado, pois a prática do nepotismo representa um favoritismo ou protecionismo sistemático à família”, destacou.

TRIBUNAL DE CONTAS

Conforme o entendimento do juiz, a situação questionada não deve se limitar apenas a nomeações para cargos de natureza administrativa, mas também a cargos de natureza política, por ser essa conduta “um claro desrespeito aos princípios da moralidade e impessoalidade, tendo em vista que diversas pessoas são investidas em cargos públicos apenas em razão de sua relação pessoal com agentes públicos”.

O juiz ressaltou que merece atenção o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que não se encaixa na categoria de função política, uma vez que desempenha o papel de auxiliar do Poder Legislativo na supervisão da administração pública.

“Assim sendo, a seleção e designação de um Conselheiro para o Tribunal de Contas, assim como qualquer outro ato administrativo, deve ser orientada por critérios de elevados padrões morais e ético”, declarou.

O juiz concluiu que o Poder Judiciário não pode, em um Estado Democrático de Direito, no qual se prega a igualdade de todos (artigo 5º, I da Constituição Federal), permitir que inúmeras pessoas sejam beneficiadas com provimento em cargos públicos em favor de seus familiares.

sem comentário »

O CAPS-AD Estadual promove atividade na paia como forma de ressocialização dos pacientes

0comentário

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Estadual todo mês promove atividades fora dos muros da unidade, para que os pacientes em tratamento possam se ressocializar e aprendendo a ter atividades saudáveis sem a necessidade do uso de substâncias. A atividade de hoje (27) foi realizada na Avenida Litorânea.

O time de futebol do CAPS-AD Estadual acompanhado por toda uma equipe de Terapia Ocupacional, Educação Física e Nutricionista .

“Todo mês nosso serviço de Terapia Ocupacional leva por duas vezes nossos usuários para atividades extra muro, em parques , praias, centros culturais. Utilizamos os espaço públicos como forma de ressocializar nossos pacientes que enfrentam as drogas , o que eu como especialista acredito que só tomar medicação não funciona, precisamos trabalhar prevenção e sobretudo a inserção comunitárias”, destacou o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.

“Agradeço sempre a parceria do nosso secretário de segurança pública que nos cede o ônibus quando solicitamos, o que também é uma forma de contribuição para segurança pública”, completou o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.  

sem comentário »

Páscoa: Golden Shopping Calhau com programação voltada ao público infantil

0comentário
Os Coelhinhos, da Paty Produções estarão na programação especial do Golden Shopping Calhau nesta reta final de Páscoa

Nesta semana, reta final da Páscoa, o Golden Shopping Calhau, mais uma vez, realiza uma programação especial para o público infantil. Entre os dias 28 e 31 de março, na campanha Vila da Páscoa, as crianças poderão desenvolver habilidades e se divertir bastante!

Na quinta-feira (28/03), a partir das 16h, o shopping oferece na Praça de Eventos II uma “Oficina de Pintura de Ovos”. Na sexta-feira (29/03) não vai faltar criatividade e muito sabor com “Aulas de Cake Pops” (pirulitos feitos com massa de bolo). A primeira turma começará às 15:30h e, a partir das 17h, tem a segunda turma.  Para se inscreverem nas atividades dos 3 dias, basta chegar um pouco mais cedo. As vagas são limitadas.

Já no sábado (30/03), às 17h, o coelhinho Pipo (da Paty Produções) fará um cortejo pelo mall do empreendimento distribuindo chocolates para a garotada. No domingo (31/03) é a vez da Nina e Chokito fazerem um “Pocket Show”.

E atenção: no domingo (31/03), o Golden Shopping Calhau fará o sorteio do Ovo de Páscoa de 70 quilos da Cacau Show. A promoção aconteceu nas últimas semanas em parceria com os lojistas e se estende até o sábado (30) para os clientes que fizerem compras no valor de R$ 300. Na oportunidade, o Golden Shopping também sorteará um Ovo de Páscoa de 2 quilos, a promoção intitulada “Doce Páscoa” foi realizada exclusivamente no perfil oficial do shopping no Instagram @goldenshoppingcalhau e é por lá que os sorteios serão transmitidos Ao Vivo!

sem comentário »

OS PERIGOS OCULTOS DOS TRAVESSEIROS ANTIGOS PARA A SAÚDE PULMONAR

0comentário

MÉDICOS RECOMENDAM A COMPRA DE NOVOS TRAVESSEIROS A CADA 1 OU 2 ANOS NO MÁXIMO

FOTO – POTIGUAR: Para garantir a boa saúde pulmonar o recomendado pelos médicos é trocar de travesseiros a cada 1 ou 2 anos no máximo, e nas lojas Potiguar há diversos tamanhos e modelos de travesseiros, com preços acessíveis

Os travesseiros, companheiros de todas as noites, podem se transformar em vilões para a saúde pulmonar se não forem substituídos periodicamente. Especialistas alertam para os riscos associados à manutenção prolongada dos mesmos travesseiros, destacando a importância de sua renovação para prevenir problemas respiratórios.

Os ácaros do pó doméstico, minúsculos aracnídeos que prosperam em ambientes quentes e úmidos, encontram nos travesseiros um habitat ideal para sua proliferação. Estes organismos se alimentam de células mortas da pele humana, que se acumulam nos tecidos dos travesseiros ao longo do tempo. A presença desses ácaros e seus excrementos pode desencadear ou agravar alergias, asma e outras condições respiratórias.

Pesquisas indicam que a exposição contínua a alérgenos de ácaros pode levar a uma resposta inflamatória nos pulmões, comprometendo a função pulmonar. Portanto, a higienização e a troca regular dos travesseiros surgem como medidas preventivas essenciais.

Segundo médicos e especialistas, o tempo ideal de vida de um travesseiro varia entre 1 a 2 anos. Após esse período, mesmo com a lavagem regular, os travesseiros podem perder suas propriedades de suporte, além de acumularem quantidades significativas de alérgenos.

Em todas as lojas do Grupo Potiguar há uma ampla variedade com diversos tipos e tamanhos de travesseiros para atender às necessidades específicas dos usuários e minimizar os riscos para a saúde. Os travesseiros antialérgicos, por exemplo, são fabricados com materiais que dificultam a colonização por ácaros, fungos e bactérias. Além disso, travesseiros com tecnologias de ponta oferecem recursos adicionais, como tecidos com tratamentos antibacterianos e capas removíveis e laváveis que facilitam a manutenção da higiene.

Existem também opções de travesseiros feitos com materiais como látex, que possuem propriedades hipoalergênicas intrínsecas e outros com tecidos mais frios, que prometem uma melhoria na qualidade do sono e na saúde respiratória.

A escolha do travesseiro ideal deve levar em conta não apenas o conforto, mas também a saúde. Investir em um travesseiro de qualidade, com as devidas certificações de saúde e segurança, pode representar um passo importante na prevenção de doenças respiratórias e na garantia de um sono reparador.

Como medida de prevenção, além da substituição periódica, recomenda-se a exposição dos travesseiros ao sol e a ventilação adequada dos quartos, práticas que ajudam a minimizar a umidade e a presença de ácaros. Ao adotar essas medidas e estar atento às inovações do mercado, os consumidores podem proteger sua saúde respiratória e melhorar significativamente a qualidade de seu sono.

sem comentário »

LIÇÕES DE RESILIÊNCIA, GARRA E FORÇA PARA ALCANÇAR RESULTADOS E CONQUISTAR SONHOS

0comentário

RODA DE CONVERSA COM ATLETAS DO TIME FEMININO DO SAMPAIO BASQUETE NA OPERADORA MAXX

FOTOS – DANIELLE VIEIRA: As atletas do time feminino do Sampaio Basquete em visita à operadora Maxx, onde participaram de uma roda de conversa junto às colaboradoras da empresa sobre as lições do esporte aplicadas ao mundo corporativo

A operadora de telefonia e tecnologia Maxx, empresa genuinamente maranhense, além de oferecer os melhores e mais completos serviços de internet 100% Fibra, telefonia e TV HD / Streaming, também tem como missão promover conexões transformadoras. Seja através dos serviços ofertados que empoderam pessoas e profissionais, seja através de apoios e patrocínios, projetos sociais e ações internas para colaboradores.

Um bom exemplo da atuação Maxx junto à comunidade é o patrocínio da operadora ao time feminino do Sampaio Basquete, que atualmente tem feito uma campanha exitosa na Liga de Basquete Feminino. O time conhecido como Tubarão segue na liderança da competição de forma invicta até o momento. E não é apenas dentro das quadras que as atletas do Sampaio Basquete se destacam. Elas brilham e inspiram outras mulheres. Entre uma partida e outra, as atletas participaram como convidadas especiais de um evento de endomarketing, na sede da operadora Maxx.

A roda de conversa entre as atletas e as colaboradoras da Maxx fez parte da agenda de celebrações desse mês dedicado às mulheres. E as jogadoras foram compartilhar com as mulheres da Maxx algo que todas têm em comum: Os desafios para conciliarem os diversos papéis que exercem como mães, profissionais, filhas ou esposas.

Durante a visita, as jogadoras falaram sobre experiências pessoais, e a difícil arte de equilibrar a vida pessoal com a intensidade e o alto desempenho exigidos no esporte. Esses relatos não apenas ressaltaram a resiliência necessária para competir em alto nível, mas também lançaram luz sobre as habilidades essenciais que podem ser levadas do esporte para a vida e para o ambiente corporativo, tais como foco, disciplina, trabalho em equipe e resiliência.

“Ser mulher já é desafiador só por existirmos. Temos sempre que nos dedicar a mais, mostrar que somos capazes e lutarmos para ocupar os espaços na sociedade. Mas quero dizer a vocês que seja no mercado de trabalho, assim como no esporte, a resiliência é a chave para nós mulheres vencermos e conquistarmos tudo o que queremos. O esporte nos ensina a saber ganhar e perder, mas nunca desistir. Somos muito cobradas como profissionais do basquete, precisamos entregar sempre grandes resultados e vitórias e nem sempre é fácil. Mas garra e resiliência nos levam às vitórias” enfatizou Sassá, a ala/ pivô do time.

Ela contou ainda às colaboradoras da Maxx que também é mãe, e que teve um duplo desafio em conciliar a carreira no basquete com a maternidade:

“Não foi fácil eu conseguir voltar a jogar logo depois de ser mãe, confesso que foi desafiador. Mas não desisti e aqui estou ocupando meu lugar na quadra. A mensagem que deixo para todas vocês, vale também para mim é nunca desista dos seus sonhos, lute por eles pois vale a pena. Nós podemos conquistar tudo o que sonharmos” declarou Sassá.

A ala / armadora Kaká também reforçou as lições de força e persistência que ela aprendeu no esporte e que leva para toda a vida:

“As mulheres no mercado de trabalho enfrentam muitos desafios, assim como nós atletas, que somos sempre muito cobradas. Nunca foi fácil pra nós conquistarmos um lugar de destaque, mas já avançamos muito na sociedade e no esporte também. Outra lição valiosa do esporte que se adequa ao mundo corporativo é saber trabalhar em equipe, apostar no coletivo e conviver com todos em harmonia. As mulheres quando se sobressaem em alguma área, também ajudam a dar mais visibilidade ao talento e ao potencial feminino, então todas precisamos sonhar e lutar para conquistar o que desejamos. Não desistir nunca, essa é a regra” lembrou a jogadora Karine.

A iniciativa da Maxx em promover esse encontro vai além do simples patrocínio esportivo; representa um compromisso com o empoderamento feminino e a igualdade de oportunidades. Ao trazer essas atletas para compartilhar suas histórias, a empresa não só valoriza o elenco do time que patrocina; mas também fortalece a mensagem de que mulheres são capazes de superar barreiras e alcançar excelência, seja nas quadras, seja nos escritórios. E podendo é claro, sempre contar com as ferramentas de tecnologia e telefonia da empresa para deixarem sua marca pessoal de sucesso por onde passarem.

Yohanna Feitosa, Gerente de Relacionamento da Maxx é uma mulher em cargo de liderança. Ela elogiou essa oportunidade de trocar experiências com as jogadoras e saiu mais inspirada desse encontro:

“Foi importante ouvirmos esses relatos e aprendermos lições de força, garra e resiliência que elas nos trouxeram. As mulheres estão cada vez mais ocupando importantes espaços na sociedade e precisamos reforçar esse espírito de liderança e companheirismo para irmos ainda mais longe. E a Maxx tem como missão oferecer ferramentas como a internet por exemplo, que ajudam a empoderar e a fortalecer mais mulheres. Com a internet a mulher pode aumentar a sua visibilidade no mercado de trabalho, derrubar fronteiras e ampliar suas conquistas. As mulheres são capazes de grandes resultados e muitas vezes só precisam de uma oportunidade para provar seu talento em qualquer área. E a internet é fundamental para garantir mais espaços para todas nós” lembrou a executiva.

sem comentário »

18 ANOS DO ESCRITÓRIO-ESCOLA “PROF. EXPEDITO ALVES DE MELO” DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTA TEREZINHA – CEST

0comentário

PALESTRA DO PRESIDENTE DA OAB-MA KAIO SARAIVA EM DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Com um histórico de relevantes contribuições à comunidade acadêmica, o Escritório-Escola “Prof. Expedito Alves de Melo” chega a sua maioridade neste mês de março ao completar 18 anos. E a data foi celebrada com uma programação de eventos alusivos ao aniversário, a exemplo da inauguração do auditório Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim que abriu as comemorações. O espaço, que leva seu nome, presta uma homenagem à Vice – Reitora do CEST, em reconhecimento à suas contribuições como jurista, educadora e pesquisadora, e acima de tudo, uma entusiasta da defesa das pessoas com deficiência e do empoderamento dos seres humanos através da educação de qualidade; legados que herdou do seu pai, também jurista renomado e fundador da APAE de São Luís e do CEST.

E foi no auditório Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim que aconteceu nesta última quarta – feira (20) mais um evento alusivo às celebrações do Escritório-Escola. Na oportunidade, foi realizado um momento de intensa reflexão sobre os desafios enfrentados pelo sistema judiciário brasileiro com a palestra “A Concretização do Direito ao Acesso à Justiça e Advocacia Social”, proferida pelo Dr. Kaio Saraiva, Pres. da OAB-MA, para docentes, estagiários e alunos da instituição.

Com sua vasta experiência, o Dr. Kaio Saraiva enfatizou a necessidade de uma advocacia mais inclusiva e socialmente engajada, capaz de atuar como ponte entre o cidadão e a justiça. Em um país onde o acesso à justiça ainda é um desafio para uma grande parcela da população, o engajamento da comunidade jurídica em busca de soluções inclusivas e efetivas é prioritário. A advocacia social emerge, portanto, como um campo de atuação vital, capaz de promover transformações significativas na garantia de direitos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“É sempre uma alegria para a Ordem poder contribuir para com a Academia, trazendo a nossa visão da advocacia, do sistema judiciário e do acesso à justiça. Na palestra falamos sobre o acesso à justiça e o papel do advogado dentro do sistema de justiça. Este momento também foi especial por conta do aniversário de 18 anos deste Escritório-Escola e do Núcleo de Prática Jurídica do Cest, uma instituição que tem sido exemplar na formação de profissionais do Direito e outras áreas. O Cest e a Ordem dos Advogados mantêm uma estreita parceria com diversos convênios e eventos realizados de forma conjunta. Para a OAB-MA é sempre muito importante estreitar esses lados entre a Ordem e a Academia. Parabenizamos o Cest por toda a sua relevante contribuição para o Direito”, declarou o Presidente da OAB-MA.

Dra. Joana Damasceno, Coordenadora do Escritório-Escola “Prof. Expedito Alves de Melo”, agradeceu a parceria da OAB-MA: “Esse evento foi de suma importância para o nosso Escritório- Escola e ficamos muito honrados com a presença do Pres. da OAB-MA Dr. Kaio Saraiva que nos brindou com sua palestra, nesse tema que é fundamental para a sociedade. Aqui focamos sempre nessas vertentes – qualificação dos nossos estagiários e atendimento à população que nos demanda. A palestra tratou do tema que de fato se realiza aqui. Nós oferecemos serviços de tutela jurídica em várias áreas, com forte ênfase no Direito de Família; e somos voltados ao atendimento daqueles que não podem pagar por serviços jurídicos”, ressaltou a Coordenadora Joana Damasceno.

Inserido no projeto pedagógico do Curso de Direito, o Escritório-Escola “Prof. Expedito Alves de Melo” do Cest está vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica, para atendimento do estágio curricular supervisionado de prática jurídica, desenvolvida através do atendimento gratuito à população carente do Anil e entorno. E tem como saldo mais do que positivo, além da formação qualificada dos futuros advogados, o registro de 17 mil ações ajuizadas em benefício da coletividade.

Ressaltou ainda a Vice-Reitora: “A presença do Presidente da OAB-MA Dr. Kaio Saraiva, nos enriquece e estão de parabéns todos os docentes e equipe do Curso de Direito e do Núcleo de Prática Jurídica do Cest, pois graças ao trabalho de todos, recebemos com orgulho os elogios recentes feitos pelo Pres. do Tribunal de Justiça Dr. Paulo Velten, quando afirmou que o nosso Escritório-Escola, atualmente possui uma das melhores estruturas da cidade”, enfatizou a Vice – Reitora Dra. Conceição Rolim.

sem comentário »

MARÇO AZUL-MARINHO ALERTA PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL

0comentário
FOTO – DIVULGAÇÃO: A médica gastroenterologista da Natus Lumine Maternidade e Hospital Dra. Keila Matos orienta sobre a prevenção e detecção do câncer de colorretal

O mês de março é conhecido pela cor Azul-Marinho em conscientização ao Câncer Colorretal, o segundo tipo de câncer mais frequente no país, tanto em homens como em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Para evitar a doença, especialistas alertam para os hábitos saudáveis e, principalmente, para o exame de rastreamento da doença.

A médica gastroenterologista da Natus Lumine Maternidade e Hospital Keila Matos explica que a adoção de hábitos saudáveis e o início do rastreamento na idade recomendada são as principais ferramentas para prevenir o câncer colorretal. “Ele é um câncer silencioso, o paciente pode não apresentar nenhum sintoma. Por isso, é recomendado que todas as pessoas acima dos 45 anos façam uma colonoscopia” explica ela.

Mas em alguns casos há sinais de alerta que merecem ser investigados assim que identificados. Quando os pacientes apresentam esses sinais como a presença de sangue nas fezes, alterações no hábito intestinal, dor abdominal, emagrecimento sem causa aparente, anemia, fraqueza e cansaço, é recomendado procurar um médico e fazer uma colonoscopia.

Outro ponto a ser considerado para a prevenção da doença é o histórico familiar. Neste caso, o rastreamento deve ser iniciado 10 anos antes do diagnóstico do parente. “Pessoas que apresentaram pólipos nos exames prévios também precisam fazer a colonoscopia com uma presença mais regular”, alerta a gastroenterologista da Natus Lumine – Maternidade e Hospital. A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino. As pessoas também devem evitar álcool em excesso e o fumo.

O tratamento varia conforme o estágio em que o câncer for diagnosticado. Muitas vezes, a colonoscopia pode diagnosticar e retirar o pólipo – que é uma lesão pré-maligna que poderia evoluir para um câncer. As chances de cura aumentam em mais de 90% se o câncer for diagnosticado precocemente.

sem comentário »

Equatorial Maranhão inaugura nova linha de distribuição e ampliação da Subestação Timon II

0comentário

A obra contou com o investimento de R$9 milhões e traz melhorias para os municípios de Timon, Caxias, Matões e Parnarama

Para garantir a melhoria da distribuição de energia elétrica no município de Timon e região, a Equatorial Maranhão inaugurou nesta quinta-feira (21) a obra de ampliação da Subestação Timon II e a construção de uma nova linha de distribuição de alta tensão. A região passa a contar com dupla alimentação, sendo uma do Maranhão e outra de Teresina, no Piauí. Foram investidos R$9 milhões em melhorias para garantir mais segurança energética para a área.

Segundo o Governo do Maranhão, o município de Timon sobe cada vez mais no ranking de cidades em desenvolvimento no ramo empresarial, sendo a 4ª cidade que mais abriu empresas em 2023. Além disso, houve um crescimento expressivo no setor da indústria, onde o número de empresas ativas cresceu 10,3%, só no primeiro semestre do ano passado. Neste sentido, a obra atende a nova demanda empresarial e industrial que surge no município e proporciona maior segurança operacional e confiabilidade no fornecimento de energia.

O Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Renan Accioy, afirma que o empreendimento vai proporcionar maior capacidade de condução e transmissão de energia para Timon e região. “Um ponto importante é que, nesta obra, não foi entregue apenas a ampliação da subestação, mas também a capacidade de ampliação de fontes de energia. Se uma das fontes de energia falhar, a subestação vai continuar operando”, explica.

A obra beneficia cerca de 100 mil famílias dos municípios de Timon, Caxias, Matões e Parnarama. Além disso, a duplicação da potência da subestação deve diminuir o registro de intercorrências com energia elétrica na região.

Para a prefeita de Timon, Dinair Veloso, a entrega da subestação é um marco para a ampliação energética do município. “Esse investimento gera mais oportunidades, empregos, renda e desenvolvimento econômico para Timon, além de trazer mais segurança para os investidores do nosso município” comemora.

De acordo com Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão, a obra duplica a capacidade de atendimento da cidade e viabiliza o crescimento da indústria e comércio na localidade. “Estamos aqui, em Timon, na região dos Cocais, para entregar um investimento de 9 milhões de reais, trazendo para o município a ampliação da Subestação Timon II, duplicando a capacidade de atendimento da cidade, permitindo a instalação de novos empreendimentos, novas indústrias. É mais confiabilidade, é mais energia de qualidade”, afirma ele.

A ampliação do Subestação TIMON II faz parte do conjunto de investimentos da distribuidora, que visa principalmente o aumento da capacidade de distribuição de energia elétrica, assegurando o desenvolvimento do Maranhão.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS