Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2016

0comentário

10286929_10152379036584420_313603133119366893_o-620x457
O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) como único centro binacional (Brasil x Estados Unidos) informa que estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores. O programa selecionará 37 estudantes do ensino médio da rede pública em todo o país para intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, em 2016.

O Jovens Embaixadores é um programa de intercâmbio de 3 semanas nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio da rede pública com excelente desempenho escolar, trabalho voluntário e fluência em inglês. As inscrições para o programa de 2016 podem ser feitas até agosto de 2016. O programa é realizado desde 2002 pela Embaixada Americana com o apoio do ICBEU.

Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam em oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados-anfitriões, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

O processo seletivo é bastante competitivo, com instituições parceiras localizadas nas mais diversas partes do país trabalhando no recrutamento e pré-seleção de candidatos para um número limitado de apenas 37 vagas para todo o país. Os interessados podem procurar uma das unidades do ICBEU que funcionam no Centro e Cohatrac.
Em 2015, apenas uma maranhense foi aprovada na seleção do Programa Jovens Embaixadores, Louise Almeida Zamagna, 16 anos, que considerou a experiência incrível. “Conhecer os Estados Unidos e ter a oportunidade de praticar o meu Inglês por três semanas foi uma experiência muito gratificante”, pontuou.

Para participar os alunos devem:
1. Ter nacionalidade brasileira;
2. Ter entre 15 e 18 anos de idade em janeiro de 2016;
3. Ter pouca ou nenhuma experiência no exterior;
4. Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
5. Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
6. Estar estudando no ensino médio da rede pública;
7. Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
8. Ter excelente desempenho escolar;
9. Ter perfil de liderança e iniciativa;
10. Ser comunicativos;
11. Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
12. Estar atualmente engajados em atividades de responsabilidade social/voluntariado e comprovar ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

O programa cobre:
1. Passagens internacional e doméstica (Brasil/EUA);
2. Hospedagem;
3. Alimentação;
4. Seguro-viagem;
5. Kit com roupas de frio;
6. Transporte local;
7. Transporte terrestre (para aqueles que se locomoverão de carro/ônibus até a cidade do embarque para Brasília e seu retorno para casa);
8. Implementação e coordenação do programa nos Estados Unidos.

Sem comentário para "Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2016"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS