Prefeitura inicia programação do Todos por São Luís na Vila Nova República

0comentário

6411_programa_todos_por_sao_luis_200315_foto_mauricioalexandre23
Os moradores do bairro Vila Nova República e adjacências já estão recebendo as primeiras ações do Programa “Todos por São Luís”, que ocorre até o próximo dia 21. Nesta semana, como parte da programação promovida pela Prefeitura de São Luís, foi iniciada a oferta de cursos para a comunidade, conduzidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Entre os cursos ofertados à comunidade estão o de panificação, doces e salgados, hortas caseiras, fabricação de sorvetes, de bolos e de piscicultura, que acontecem até o dia 26 com uma programação definida para cada dia.

Os cursos estão sendo ministrados pela mestre em Alimentos, Fabiana Brito. Segundo o titular da pasta, Aldo Rogério, o objetivo dessa ação é proporcionar o aprendizado utilizando o reaproveitamento dos alimentos, bem como ampliar a renda dos moradores dessa localidade através da comercialização dos produtos.

A proposta do programa, que é coordenado pela primeira-dama do Município, Camila Braga, é aproximar os serviços da Prefeitura da população e abrir interlocução direta com as comunidades. Esta é a segunda edição do programa, que conta com a parceria do governo do Estado e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

No próximo sábado (18), ainda como programação prévia do projeto, acontecerá roda de conversa com a comunidade sobre os problemas ambientais dos bairros e sobre a violência doméstica. O encontro será realizado na União dos Moradores da Vila Nova República, a partir das 15h30. A primeira roda de conversa será promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a segunda, pela Secretaria de Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenadoria da Mulher.

As rodadas de conversa, segundo informou um dos coordenadores do programa, Arivaldo Martins Sousa, é uma das novidades desta segunda edição do Todos por São Luís. “Ao todo serão quatro rodas, as outras duas são sobre direito da pessoa idosa e limpeza pública. Estamos fazendo este recorte, tendo o idoso como foco. Além da roda de conversa, teremos também uma palestra sobre a importância da família no envelhecimento saudável da pessoa idosa”, contou Arivaldo.

Além da Vila Nova República, estão envolvidos na ação moradores dos bairros Poeirão, Maracanã, Guará, Residencial 2000, Tinaí, Vila Magnólia, Maracujá e Cinturão Verde. “É um conjunto de bairros integrados na ação e há uma motivação natural na comunidade, até por conta do aniversário da Vila Nova República que é dia 21. Todas as lideranças destes bairros estão envolvidas nas ações que com certeza serão de grande sucesso”, destacou Arivaldo.

PROGRAMAÇÃO

A programação do “Todos por São Luís”, na Vila Nova República, culminará com a grande ação social que acontece dia 21 de abril durante todo o dia. Os serviços serão iniciados às 9h e se estenderão até as 22h.

Ao longo do dia, serão ofertados à população serviços na área de saúde como consultadas médicas, ginecológica, exames preventivos, saúde bucal, orientação nutricional e psicológica, aferição de pressão, teste rápido de HIV e aconselhamento, entre outros.

Também serão disponibilizadas ações de capacitação, educação, atividades de esporte e lazer, culturais e religiosas, além de atividades diversas como distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, exposição de artesanato, informações dos serviços de CRAS e CREAS; Informações e orientações dos Programas Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Cadúnico.

Entre as atividades promovidas pela Secretaria de Desportos e Lazer (Semdel) estão torneios de futebol masculino e feminino, torneios de dama e xadrez e projeto Brincando nos Bairros, com brincadeiras tradicionais como jogos de peteca, pula-corda, corridas de saco e queimado, animação com palhaço, dança e pintura, além do esporte, com campeonatos de vôlei, basquete e travinha. Também será levado para o bairro o projeto São Luís Saudável, com a promoção de atividades físicas e recreativas direcionadas a terceira idade.

Haverá corte do bolo, em comemoração ao aniversário do bairro, e apresentação do bumba-meu-boi do Maracanã, que compõe a programação cultural que conta ainda com aulão de ginástica, grupo de pagode Os Boleiros e apresentação da Banda Aliança de Sangue.

Ainda como parte da programação, serão promovidas oficinas de Informática Básica e Internet, entre os dias 27 e 30 de abril, na União dos Moradores da Vila Nova República, sob a responsabilidade da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem).

Sem comentário para "Prefeitura inicia programação do Todos por São Luís na Vila Nova República"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS