EMPREGABILIDADE E SONHOS: INÍCIO DAS AULAS DO CURSO TÉCNICO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM ENCANADOR

0comentário

DANIELLE VIEIRA (137)

Para  vinte e cinco moradores das cidades de Paço do Lumiar e São José de Ribamar a última segunda – feira (24.10) foi de muita expectativa e novas esperanças em relação ao futuro profissional. É que eles foram aprovados no Curso Técnico de Capacitação Profissional em Encanador; promovido pela Odebrecht Ambiental em parceria com a FIEMA / SENAI  e AMANCO.

A aula inaugural aconteceu na sede da Odebrecht Ambiental no Maiobão, e além dos alunos, reuniu representantes da FIEMA / SENAI, AMANCO, Prefeituras das duas cidades e o Gerente de Relacionamento da Petrobras no Maranhão, Rogério Ferreira; que palestrou sobre a importância da mão de obra técnica para as empresas.

Mais que um curso técnico, essa capacitação representa a possibilidade de voltar ao mercado de trabalho para a grande maioria dos alunos, que está desempregada. Para outros, representa o sonho de abraçar uma nova carreira em uma empresa sólida e que oferece a oportunidade de crescimento.

É o caso de Antônio Sérgio da Silva Santos, 24 anos, técnico em edificações e que trabalhava na construção civil. Morador de Paço do Lumiar, sempre sonhou em trabalhar na Odebrecht Ambiental desde que a mesma começou a operação no Maranhão, há cerca de um ano. Quando soube dessa capacitação não pensou duas vezes e decidiu mudar de profissão, para entrar na empresa:

“Vou me esforçar muito para conseguir um emprego na Odebrecht Ambiental e poder crescer na empresa. Nem pensei duas vezes e fiquei muito feliz em ter sido aprovado. Percebo que a empresa é um mar de oportunidades para quem quer trabalhar e fazer carreira como eu”, disse Antônio.

Já para Alício Linguini Jr., morador de S. José de Ribamar, desempregado aos 46 anos, essa é uma oportunidade de voltar ao concorrido mercado de trabalho. Ele que atuava na área de vendas, foi atingido pela crise, mas acredita nessa capacitação como um divisor para seu futuro profissional:

“Essa capacitação é fruto da parceria entre instituições muito sólidas, como a Odebrecht Ambiental, SENAI e AMANCO, portanto minha expectativa é a melhor possível nessa nova etapa da minha vida profissional, agora ingressando na área técnica”, disse Alício.

E quem pensa que encanador é um ofício masculino, engana-se profundamente. A professora do SENAI responsável por essa capacitação é Lucinalva Almeida, que está otimista com a nova turma e garante que o ofício de encanador é sim, para ambos os sexos; pois mais que força, exige mesmo é conhecimento e estratégia para resolver as questões hidráulicas.

E na turma, dos 25 alunos aprovados, existem duas mulheres que estão muito animadas para ingressar nessa carreira. A jovem Jaqueline de Sousa Macedo tem 23 anos e mora em Paço do Lumiar. Ex- Operadora de Telemarketing atualmente desempregada, quer voltar a sustentar os 3 filhos com a nova profissão:

“Vou me dedicar muito a aprender tudo sobre esse ofício, que sinto, poderá me dar um grande retorno”, declarou Jaqueline.

Lisiane de Fátima Silva, de 39 anos já pensa além, quer se capacitar na área de hidráulica para conseguir um emprego em uma grande empresa, mas caso isso não aconteça logo, já pensa em montar um negócio no ramo, ao fim do curso:

“Penso em montar meu próprio negócio para atender donas de casas da região. Posso atuar como encanadora e ter uma grande clientela aqui no bairro mesmo, diz animada a moradora de Paço do Lumiar.

       Segundo destacou o Diretor da Odebrecht Ambiental no Maranhão, Helder Dantas na solenidade inaugural, esse curso tem como objetivo capacitar novos encanadores, gerando oportunidade de emprego e renda para a população de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

“Nosso desejo é formar mão de obra qualificada que possa ser empregada pela própria empresa, ou por empresas parceiras. Vocês já são vitoriosos por terem sido aprovados, em uma concorrência maior que os vestibulares de muitas universidades do país. Dediquem-se fortemente, estudem com afinco que as oportunidades virão com certeza”, disse Helder aos alunos.

Para Júlio Sales, Secretário de Educação do Município de Paço do Lumiar, todos lucram com essa iniciativa da Odebrecht Ambiental:

“Fiquei muito feliz quando soube dessa iniciativa da Odebrecht Ambiental. Essa capacitação beneficia não apenas os 25 alunos, mas toda a sociedade que poderá contar em breve com novos profissionais de qualidade, que vão conquistar postos de trabalho e aquecer a economia das duas cidades”, disse o Secretário Júlio Sales.

Cerca de 1.300 pessoas participaram do concorrido processo seletivo do curso, que tem carga horária de 160 horas, e é  realizado em parceria com a Amanco – um dos maiores produtores de tubos e conexões da América Latina.

“Ao fim do curso, o melhor aluno terá oportunidade de emprego garantida pela Odebrecht Ambiental e todos terão seu nome incluso em um sistema da Amanco, com o cadastro de profissionais qualificados para futuras oportunidades profissisonais”, afirmaram Helder Dantas, e Jean Cardoso, da Amanco.

Todos os 25 formandos receberão um certificado emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entidade do Sistema FIEMA que é sinônimo de excelência na formação técnica no país.

Sem comentário para "EMPREGABILIDADE E SONHOS: INÍCIO DAS AULAS DO CURSO TÉCNICO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM ENCANADOR"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS