Prefeitura de São Luís inicia atividades do Trabalho Técnico Social no Residencial Santo Antônio

2comentários

O projeto Trabalho Técnico Social, que já beneficiou mais de sete mil pessoas nos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida como Ribeira e Piancó, chegou no último final de semana ao Residencial Santo Antônio, no bairro Maracanã. A partir do projeto, as famílias beneficiárias do programa “Minha Casa, Minha Vida” terão a chance de aprender e se integrar com os cursos oferecidos pela Prefeitura de São Luís. Estão previstas mais de 30 atividades entre capacitações, oficinas, palestras e ações de entretenimento promovidas por meio do Centro de Capacitação e Atendimento do residencial.

O Trabalho Técnico Social segue o direcionamento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida que, além de moradia digna, garante e apoio social aos moradores, oferecendo orientação e capacitação. Esta é a primeira etapa das duas etapas do projeto no Residencial Santo Antônio.

O secretário Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Madison Leonardo Andrade Silva, destaca a importância dessas oportunidades para os beneficiários. “As atividades focam na capacitação e geração de renda. O projeto trabalho Técnico Social foi implantado na gestão do prefeito Edivaldo e tornou-se referência, reconhecido pelo Ministério das Cidades. As ações fortalecem a relação com os beneficiários, além de garantir oportunidades de profissionalização e geração de emprego e renda por meio do estímulo ao empreendedorismo”, disse o gestor.

Os cursos são escolhidos a partir de consultas à comunidade, que, de acordo com suas demandas, fazem a solicitação. “As experiências em outras áreas do programa habitacional são levadas em consideração para o oferecimento das oportunidades. Pretendemos que os beneficiários tenham moradia digna e possam promover o sustento seu e de suas famílias”, pontuou o gestor da Semurh.

CENTRO DE CAPACITAÇÃO

O inicio das atividades do Centro de Capacitação e Atendimento foi marcado por uma programação especial para a criançada, com a presença de palhaços, música e muita brincadeira. Para o pequeno Mailson Junior da Silva, 9 anos, o momento foi de descontração. “Gostei muito de brincar e me divertir. Tem muita brincadeira legal e o palhaço é muito engraçado”, disse o menino.

Para a dona de casa Patrícia Dias, 32 anos, a oportunidade é única e deve ser aproveitada por todos os moradores. “Vou fazer quantos cursos puder, pois quero poder montar algum negócio aqui e ter um dinheiro a mais na renda da família. No momento estou desempregada e vou aproveitar essa chance para me capacitar”, disse.

Nesta primeira fase, serão oferecidos cursos de Informática Básica, Decoração de Sandálias e Corte e Costura. A dona de casa Rita de Cássia de Oliveira, 37 anos, quer se capacitar na área de artesanato e trabalhos manuais. Ela parabenizou as ações do trabalho social da Prefeitura. “Ótima iniciativa e uma oportunidade importante para quem está fora do mercado e precisando. Muito bom!”, ressaltou.

SOBRE O TRABALHO

O Trabalho Técnico-Social tem ainda como foco sensibilizar e mobilizar a comunidade acerca do programa Minha Casa Minha Vida, de iniciativa do Governo Federal e executado pela Prefeitura de São Luís. Nesta área de atuação, o programa oferece palestras que tratam da organização comunitária, preservação ambiental, identidade de gênero, raça e regionalismo. As famílias recebem acompanhamento e orientação de equipes socioassistenciais, além de atividades de arte-educação.

As ações do programa de habitação da Prefeitura de São Luís são coordenadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e estão pautadas no interesse social – desde a contratação até a entrega dos empreendimentos. O projeto integra o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) e é voltado para contemplados no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

CAPACITAÇÃO

Uma série de atividades estão previstas para serem realizadas para os moradores do Residencial Santo Antônio I e II, ao longo do ano. Na listagem estão palestras abordando temas diversos como organização e mobilização comunitária, igualdade racial e gênero, violência contra a mulher e sustentabilidade ambiental. Entre os cursos e oficinas previstos estão os de secretariado, design de sobrancelha, reciclagem de papel, salgados fritos, jardinagem (hortaliças), pintura em vidro, biscuit, garçom e outros.

O Residencial Santo Antônio é dividido em duas etapas totalizando 720 casas construídas no Maracanã, zona rural de São Luís, beneficiando 2.629 famílias. As casas em condomínio fechado possuem seis compartimentos – sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os moradores contam com transporte público por linha própria e coleta de lixo. O residencial tem ainda em sua infraestrutura ruas pavimentadas, abastecimento de água, drenagem pluvial e energia elétrica.

2 comentários para "Prefeitura de São Luís inicia atividades do Trabalho Técnico Social no Residencial Santo Antônio"


  1. LUIZA

    Esses cursos são essenciais para o complemento de renda dessas familias. Além de habitação a prefeitura também ajuda na qualificação de mão de obra, parabéns pela iniciativa.

  2. Jandira

    A prefeitura vem fazendo um excelente trabalho! Não tenho do que reclamar!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS