Prefeitura monta estrutura com diversas secretarias para garantir Carnaval tranquilo e seguro

4comentários

Para garantir segurança e muita alegria aos foliões da capital e aos turistas que visitarem a cidade durante as festas carnavalescas, a Prefeitura de São Luís montou um esquema de trabalho envolvendo diversas áreas da admistração municipal, que vão atuar em parceria com o Governo do Estado no “Carnaval de Todos”. Entre as equipes envolvidas no trabalho estão as da Saúde (Semus), Segurança com Cidadania (Semusc), Urbanismo e Habitação (Semurh), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Trânsito e Transporte (SMTT), além da Cultura (Secult).

O secretário municipal de cultura, Marlon Botão, reiterou o compromisso do prefeito Edivaldo com a valorização da cultura popular. Ele reforçou também que a cidade contará com uma grande programação em parceria com o Governo do Estado. “A programação foi montada a partir de diálogo com os grupos que participam do Carnaval de Passarela para garantir mais uma bonita festa para a cidade, mesmo com a crise que afeta os municípios brasileiros. Realizaremos um Carnaval alegre e diversificado, em parceria novamente com o Governo do Estado”, relembrou.

Para garantir um ambiente limpo e asseado, a partir de sexta-feira (24), 250 agentes de limpeza estarão concentrados na manutenção dos corredores da folia. No disciplinamento do trânsito, a SMTT vai dispor de várias equipes, motos e viaturas, com um total de 260 agentes e a Blitz Urbana estará com 100 homens atuando nos locais da folia. Na área da saúde haverá distribuição de preservativos e testagem rápida.

A Semosp organizou um cronograma especial para a manutenção da limpeza pública durante os dias de festa. Os trabalhos tiveram início ainda na semana passada, com a execução dos serviços de capina, varrição, coleta e pintura de meio-fio. As ações contemplam ainda a instalação e substituição de luminárias, limpeza mecanizada e lavagem do circuito com carros-pipa na Avenida do Anel Viário e em vias da Madre Deus, Largo do Caroçudo, nas praças Nauro Machado e Deodoro, na Lagoa da Jansen e no Espigão da Ponta da Areia.

Para o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, os serviços de limpeza e ampliação do sistema de iluminação nas áreas de festa valorizam a brincadeira e também o trabalho dos blocos, garantindo segurança ao folião na maior festa popular do país. “Queremos que as pessoas desfrutem de um espaço limpo e organizado, fazendo de São Luís uma opção segura durante o Carnaval”, ressalta.

A partir de sexta-feira (24), 250 agentes de limpeza estarão concentrados na manutenção dos corredores da folia. Para evitar o descarte de lixo de forma irregular serão distribuídas 200 lixeiras em pontos estratégicos, além de oito caçambas, dois carros compactadores e três caminhões-pipas para realizar a lavagem dos locais.

ILUMINAÇÃO

Desde o ano passado, todo o sistema de iluminação da Passarela do Samba foi substituído por luminárias com tecnologia de LED, que são mais econômicas e eficientes. O principal corredor da folia de São Luís possui ainda sete torres de iluminação e 73 projetores ao longo de toda a passarela, cada um com potência de 2000W. Anualmente, a Semosp realiza revisão de todo o sistema elétrico e ao final do evento, desinstala e guarda o aparato técnico para o ano seguinte. Este ano, além da preparação técnica para o evento, foram feitos reparos no quadro de comando geral, transformador, reatores, refletores e instalação de cabos e fios.

Além dos serviços de limpeza e manutenções da iluminação pública, a Semosp está realizando melhorias nas vias que vão receber a programação do Carnaval de Todos. Na Avenida Beira-Mar e na Madre Deus, está sendo feita a substituição de tampas de bueiros. As ruas do Passeio, do Norte, São Pantaleão, a Avenida do Gavião, a Praça da Saudade e a Avenida Rui Barbosa, onde acontecerá a programação oficial, também estão recebendo serviços.

Em paralelo, a Prefeitura de São Luís também trabalha para garantir a acessibilidade de calçadas, com a substituição e pintura de meio-fio, que garantem conforto para que os brincantes aproveitem a festa com segurança em todo o circuito carnavalesco. Integradas a essas ações, todo o sistema de iluminação está sendo adequado na área do percurso dos blocos.

A Blitz Urbana também estará trabalhando de forma efetiva durante o Carnaval. Cerca de cem homens atuarão no ordenamento do comércio informal e na fiscalização da venda de bebidas em garrafas de vidro (proibida por decreto) nos circuitos oficiais de folia.

O objetivo da ação é garantir a segurança dos brincantes, prevenindo acidentes durante as festas do período carnavalesco. “Nosso trabalho é no sentido de garantir que tudo transcorra de forma organizada e segura, tanto para quem está trabalhando nesse período, quanto para os brincantes”, destacou o secretário de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade Silva.

O trabalho da Blitz Urbana soma-se as ações das polícias Militar e Civil e instituições parceiras. Serão 1.300 policiais nas ruas diariamente durante o período do Carnaval, com monitoramento estratégico em pontos oficiais e áreas onde tradicionalmente correm os eventos. Entre os pontos de atuação está a Madre Deus, Cohatrac, Centro e região da Litorânea. Ações de combate ao uso abusivo de álcool e poluição sonora também integram o planejamento.

SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também traçou estratégias de ação para o Carnaval 2017. A estratégia é aproveitar o período festivo para conscientizar acerca da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Com o tema “Não importa sua fantasia, use camisinha”, ações de prevenção e conscientização sobre DST/AIDS e Hepatites Virais, que iniciaram desde o pré-carnaval, continuarão durante todo o período carnavalesco.

A campanha tem como público-alvo jovens em suas diversidades, na faixa etária entre 15 a 24 anos e sexualmente ativos, conscientizado para o uso de preservativos e estimulando a procura pela testagem e, nos casos necessários, pelo tratamento. Durante o período pré-carnavalesco, foram desenvolvidas ações de promoção e prevenção nos Circuitos Reviver / Madre Deus, Terminais de Integração, Porto do Itaqui (Porto da Espera) e nas unidades de básicas de saúde.

A partir desta sexta-feira (24), as ações irão acontecer na Passarela do Samba, com a entrega de preservativos, materiais educativo-informativos, aconselhamentos e realização de teste rápido de HIV, Sífilis. Hepatites B e C.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também contará com uma estrutura disponibilizada para atendimento das emergências durante o período carnavalesco com ambulância de suporte avançado com equipe médica, na Passarela do Samba; ambulância de suporte básico, composta por socorristas, no Circuito Madre Deus, nas proximidades do Largo do Caroçudo e no Circuito Deodoro – Praia Grande.

Além dessas ambulâncias, continuarão em pleno funcionamento os serviços nas bases descentralizadas do Socorrinho, do Cohatrac; Unidade Mista do São Bernardo; região do Itaqui-Bacanga e Unidade de Urgência da Zona Rural, todas com ambulâncias de suporte básico de vida. A central do Samu, no Filipinho, contará com duas ambulâncias de suporte avançado, com equipe médica e duas motolâncias. A cobertura do Samu no Circuito de Carnaval iniciará às 18h e se estenderá até as 3h da manhã, dos dias 24 a 28 de fevereiro.

REDE DE URGÊNCIA

As unidades de urgência e emergência também terão atendimento intensificado durante todo o período do Carnaval, funcionando 24 horas, com estrutura de equipes profissionais reforçadas e estoques de insumos abastecidos.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que os atendimentos serão feitos de acordo com a complexidade dos casos. “Temos os Socorrões I e II que vão atender os casos mais graves, e as urgências menores serão direcionadas para as Unidades Mistas do Coroadinho, Bequimão, São Bernardo e Itaqui-Bacanga, os Socorrinhos do São Francisco e Cohatrac e o Posto de Saúde do Anil. Seguindo esse fluxo, será possível disponibilizar um atendimento ágil e eficiente à população, num período em que as demandas aumentam bastante”, afirma.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal de São Luís, órgão ligado a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), vai atuar na segurança preventiva e ostensiva da Passarela do Samba durante o período carnavalesco e também, na apuração dos desfiles das escolas de samba que acontece na quarta-feira de cinzas. Durante o pré-Carnaval, as equipes da Guarda atuaram na região do Centro Histórico durante a programação do final de semana. Durante o Carnaval, a Guarda Municipal deverá atuar na Passarela do Samba, a partir das 15h.

Segundo o secretário da Semusc, Breno Galdino, a Guarda trabalhará com patrulhamento em torno da Passarela, dando apoio às forças de segurança da Polícia Militar. “As pessoas que forem para a Passarela vão encontrar, além de toda estrutura montada e preparada pela Prefeitura de São Luís, um esquema de segurança que para garantir tranquilidade aos brincantes”, pontuou o secretário.

4 comentários para "Prefeitura monta estrutura com diversas secretarias para garantir Carnaval tranquilo e seguro"


  1. Alcino

    Bom saber que podemos brincar tranquilos.

  2. saulo

    A prefeitura está prestando um ótimo serviço, cercando de todos os lados possiveis para fazer do carnaval uma festa excelente em nossa São Luis.

  3. Rosa

    Os carnavais em São Luís tem melhorado muito de qualidade nos últimos anos, nem irei pra Baixada esse ano só pra ver Xico Cesar.

  4. clovis

    o carnaval deste ano promete ser um dos melhores!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS