Biblioteca Municipal recebe alunos de escola comunitária em ação do mês do Livro Infantil

2comentários

Brincadeiras, contação de histórias e muita animação fizeram parte da programação realizada pela Prefeitura de São Luís em alusão ao mês do Livro Infantil, em ação que aconteceu nesta quinta-feira (27), na Biblioteca Municipal José Sarney. Na oportunidade, as crianças de 5 e 6 anos da Escola Creche Comunitária Luís Inácio Lula da Silva, localizada no bairro Cidade Olímpica, ouviram histórias, conheceram os personagens e obras de Monteiro Lobato e brincaram com atividades sobre o livro e seu universo encantador. A primeira-dama Camila Holanda e o secretário municipal de cultura, Marlon Botão, prestigiaram o momento especial para as crianças.

“A Prefeitura desenvolve um importante trabalho de implantar espaços de leitura e bibliotecas nas comunidades, o que é reforçado pelo trabalho diário realizado na Biblioteca Municipal. Por isso, vim participar desta manhã de incentivo à leitura e aproximação das crianças com ambiente literário”, ressaltou a primeira-dama.

Com objetivo de valorizar os escritores locais e interagir o público infantil com os criadores de histórias de São Luís, o escritor Márcio Almeida apresentou seu livro e mostrou como nasce uma obra literária às crianças. Depois contou uma história do livro “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato.

“Este projeto é de suma importância, pois estamos estimulando essas crianças, desde pequenas, a terem familiaridade com o ambiente dos livros, conforme nos orienta o prefeito Edivaldo. A ação é uma forma de estender o trabalho formativo já realizado na Biblioteca diariamente, reforçando que a secretaria de cultura está preocupada em valorizar a cultura em todas as suas instâncias”, disse o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

A programação também contou com a apresentação da peça “Pílula falante de Monteiro Lobato”, com a personagem Emília, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e ao final, as crianças entoaram o Hino Nacional em forma de um coral, ensaiado previamente na escola.

“Nossa escola é comunitária e fica na zona rural e lá não temos ainda uma biblioteca, estamos recebendo doações de livros e futuramente teremos um espaço de estímulo como esse. Trazê-los para a Biblioteca Municipal é uma forma de incentivá-los a serem leitores desde cedo e também dinamizar o cronograma escolar, contagiá-los com o livro de forma divertida e prazerosa como este momento vivido hoje”, destacou a coordenadora pedagógica Escola Creche Comunitária Luís Inácio Lula da Silva, Leonarda Assunção.

INFANTIL

O mês de abril é considerado o mês dedicado ao livro, pois tem datas significativas no campo literário. Também neste mês, a Biblioteca promoveu a Semana do Livro Infantil, com atividades voltadas a dezenas de alunos de escolas públicas e crianças da comunidade. Uma das ações foi realizada na quarta-feira (26), no Hospital da Criança, com atividades na Brinquedoteca do Hospital e destinada às crianças internadas naquela unidade de saúde.

Durante a Semana do Livro Infantil houve lançamento e sorteios de livros, jogos culturais e lúdicos, dinâmicas de leitura com o tema do Sítio do Pica-pau Amarelo e participação de escritores locais. O projeto é permanente da Biblioteca Municipal e acontece todos os anos no mês de abril, em que é celebrado o Dia internacional e Nacional do Livro Infantil em homenagem os consagrados escritores Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato, que aniversariam respectivamente nos dias 2 e 18 de abril; e ainda o Dia da Biblioteca, em 9 de abril; e o Dia Mundial do Livro, em 23 de abril.

2 comentários para "Biblioteca Municipal recebe alunos de escola comunitária em ação do mês do Livro Infantil"


  1. Marcos

    Uma ação interessante da prefeitura de São Luis.

  2. Gisiel

    Essa ação é um bom insentivo para a educação.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS