Mundo de fantasia ajuda no amadurecimento infantil

0comentário

Fantasiar faz parte do repertório da infância. Assim com as brincadeiras, a imaginação na infância tem um papel importante de estimular o desenvolvimento cognitivo, sendo um meio de expressão sentimentos e vontades. Além de saudável, esse universo mágico faz com que os pequenos consigam organizar as percepções de si mesmos e do mundo.

Instalado no Rio Anil Shopping desde o início de março, o Playground da Peppa Pig simula a casa da famosa porquinha, que é um sucesso entre a criançada. Além de propiciar lazer, esse universo estimula a imaginação. É comum vê-los no lugar deslumbrados e contentes de entrar na casa da personagem, que fica no local até o dia 7 de maio.

E esse encantamento ficou maior desde quinta-feira, 27, com a presença da Peppa e seu irmão George, que estão no shopping tirando fotos com os pequenos. A sessão de fotos gratuita acontece hoje, sexta-feira, das 17h às 20h, e no fim de semana e no feriado de segunda-feira, das 14h às 20h.

Segundo a psicóloga clínica do Hapvida, Carla Cristini, é importante para o desenvolvimento infantil passar por essa fase da fantasia. “Esse mundo imaginário irá auxiliar na construção psíquica”, afirma. Até uma certa idade, essa confusão entre a imaginação e realidade é saudável e necessária.

A psicóloga explica que não existe uma idade certa para que eles percam esta inocência, o “corte” tem de ser feito de forma natural, cada criança em seu tempo. “Depois de um tempo, se faz necessária a intervenção dos pais para começar a desconstruir esse imaginário mágico aos poucos. Os pais precisam ser os facilitadores desse amadurecimento emocional da criança. Por isso, é importante o diálogo”, diz.

Sem comentário para "Mundo de fantasia ajuda no amadurecimento infantil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS