Prefeitura e Uema firmam parceria para oferta de estágios na área de ciências agrárias

3comentários

A Prefeitura de São Luís e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebraram, nesta sexta-feira (26), Acordo de Cooperação Técnica para abertura de campo de estágios a alunos da instituição, na área de Ciências Agrárias. O convênio instituindo a colaboração mútua foi assinado pelo prefeito Edivaldo e o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, em solenidade realizada no Palácio La Ravardière. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com a Divisão de Estágios e Monitoria da Uema. O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro prestigiou a solenidade.

“Uma importante parceria na qual a Prefeitura de São Luís coloca à disposição da Uema toda a sua expertise na área agrária, com o propósito de contribuir com a formação prática dos acadêmicos, abrindo novos campos para a experimentação científica, fomentando o conhecimento e o crescimento desses estudantes. A Prefeitura e a Uema sempre mantiveram um excelente relacionamento institucional e, com essa parceria, consolidamos ainda mais esse espírito colaborativo entre ambas as instituições”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O convênio prevê a abertura de campos de estágios nas modalidades obrigatório e não obrigatório, voltados aos alunos dos cursos da área de Ciências Agrárias, como agronomia, zootecnia, engenharia de pesca e medicina veterinária. A parceria tem como objetivo proporcionar aos estudantes que estiverem regularmente matriculados na universidade a atuação prática nos setores ligados à Semapa, nas ações, projetos e programas desenvolvidos pela Prefeitura de São Luís no setor agrícola.

“Com essa parceria, a Prefeitura contribui de forma significativa para a formação desses estudantes, pois abre novas portas e expande as possibilidades de estágios para conhecimento prático dos universitários, nessa etapa tão fundamental da experimentação científica que eles precisam vivenciar”, disse o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro.

Os estágios terão duração de um ano com possibilidade de prorrogação máxima para mais 12 meses. A finalidade é proporcionar a complementação da aprendizagem, constituindo-se em um instrumento de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, visando propiciar ao estagiário o desenvolvimento na prática de sua futura profissão. Os estágios serão planejados e acompanhados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares da instituição.

PARCERIA

O reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, destacou como uma honra para a universidade poder contar com a colaboração da Prefeitura nesse processo tão importante da vida acadêmica dos alunos da instituição. “A relação entre a Prefeitura de São Luís e a Uema sempre foi de muita colaboração, o que agora se materializa ainda mais na efetivação dessa importante parceria que beneficiará nossos estagiários da área de Ciências Agrárias, abrindo seus campos de trabalho no setor para o treinamento de nossos estudantes e contribuindo com sua formação profissional”, disse o reitor.

Ainda conforme o reitor, inicialmente, o acordo de cooperação entre a Prefeitura e a Uema contempla os cursos da área de Ciências Agrárias, mas a perspectiva é expandir a parceria para a oferta de estágios em outras áreas acadêmicas, como biologia, geografia e administração, por exemplo.

“A Prefeitura vai colocar à disposição da Uema toda a sua expertise no setor agrícola, para proporcionar aos estudantes da área a expansão do seu conhecimento, contribuir com o seu processo de ensino-aprendizagem visando à melhor formação dos futuros profissionais”, afirmou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Participaram também da solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Tati Lima (Informação e Tecnologia), a chefe da Divisão de Estágios e Monitoria da Uema, Lígia Tchaika; técnicos da Uema, entre outras autoridades municipais e da instituição de ensino de superior.

3 comentários para "Prefeitura e Uema firmam parceria para oferta de estágios na área de ciências agrárias"


  1. Daniele

    Uma notícia muito boa para os alunos.

  2. Raul

    Bom para nossa agricultura. Parabéns!

  3. Janaina

    Mais uma grande parceria da prefeitura.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS