Convento das Mercês recebe exposição “Cadê a Química?”

2comentários
Detalhe da casa animada do projeto "Cadê a Química?", em cartaz no Convento das Mercês a partir desta quinta, 9 (Divulgação)

Detalhe da casa animada do projeto “Cadê a Química?”, em cartaz no Convento das Mercês a partir desta quinta, 9 (Divulgação)

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) vai movimentar sua sede, no Convento das Mercês, com experiência pra lá de curiosa. Trata-se da exposição “Cadê a Química?”, que promete estimular a imaginação de crianças e adolescentes durante visita a uma animada casa onde é possível desvendar a presença da química em nossa vida.

Aberta nesta quinta-feira, 9 de outubro, às 17 horas, a exposição, que já passou por várias capitais brasileiras, traz o formato de uma casa,  desenvolvida para se descobrir, de forma interativa e com muita diversão, os fenômenos químicos presentes em nosso cotidiano, seja em nossa alimentação ou no prazer e desconforto que sentimos quando sonhamos ou temos pesadelos.

São sete ambientes – varanda, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço – onde os visitantes têm oportunidade de conhecer o mundo dos elementos químicos e das moléculas que fascinam os cientistas e tornam nossa vida possível.

“Mais uma vez a Fundação da Memória Republicana Brasileira cumpre sua missão de fomentar a educação do nosso estado trazendo para São Luís esta instigante exposição que aborda de forma lúdica os conteúdos da Química. Uma exposição que faz uso de recursos interativos para estimular a aprendizagem e aproximar os estudantes ainda mais dessa disciplina, que é muitas vezes preterida”, disse a chefe da Casa Civil e presidente interina da FMRB, Anna Graziela Santana Neiva Costa.

A exposição “Cadê a Química” é uma produção da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química, com apoio local da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec). Agendamento de grupos e escolas pode ser feito pelo telefone (98) 3221-3724. As visitações são monitoradas por estudantes do curso de Química, da Universidade Federal do Maranhão e da Faculdade Pitágoras. A entrada é franca. Visitação às segundas, das 14h às 18h; e de terça a sexta, das 9h às 18h.

No quarto, por exemplo, a química entra em ação para você entender o que acontece quando temos um pesadelo ou o que se passa quando estamos apaixonados.  (Divulgação)

No quarto, por exemplo, a química entra em ação para você entender o que acontece quando temos um pesadelo ou o que se passa quando estamos apaixonados. (Divulgação)

 

 

2 comentários »

Hotspotters curtem som de Rodrigo Vieira

0comentário

A volta do DJ Rodrigo Vieira a São Luís, na última sexta (03), foi marcada com um agito daqueles na Pink Elephant. Conhecido do público local de baladas memoráveis, o filho da atriz Suzana Vieira (!) reiterou o faro certeiro para fazer qualquer pista decolar. Dá-lhe música de primeira! Por lá, Ericka Braga e Nelson Piquet, responsáveis de vindas anteriores de Rodrigo ao Maranhão, figuravam entre os mais animados da audiência. Por falar na dupla, eles resolveram reativar a parceria em produções notívagas, e estão trazendo em novembro o projeto Warung Beach Club – assunto que o blog volta a falar em outro momento. Ainda entre os presentes, outra dupla que anda às voltas com uma grande produção: Marco Fecury e sua Daniela, que casam em novembro com grande celebração. Hot Spot traz um petisco de quem ferveu ao som de Rodrigo Vieira.

Rodrigo Vieira com Ericka Braga e Nelson Piquet / Daniela e Marco Fecury / Antônio Macedo / Natália Coelho / DJ Cahio Massuci / Pedro Henrique Moura e Jessica Melo / Fernanda Maluf e Rodrigo Lauande (Fotos: Jader Castro)

Rodrigo Vieira com Ericka Braga e Nelson Piquet / Daniela e Marco Fecury / Antônio Macedo / Natália Coelho / DJ Cahio Massuci / Pedro Henrique Moura e Jessica Melo / Fernanda Maluf e Rodrigo Lauande (Fotos: Jader Castro)

sem comentário »

Diego Moura entre os 50 top DJs do país

0comentário
Diego Moura (Foto/Reprodução: Facebook)

Diego Moura (Foto/Reprodução: Facebook).

Que o DJ Diego Moura está cada vez mais consagrado na cena da música eletrônica nacional, isso baladeiro nenhum discute. Mas agora o maranhense pode figurar oficialmente entre os 50 melhores do país. É o que pretende a votação realizada pela revista House Mag, que o incluiu entre os postulantes ao Top 50. O blog aproveita a ocasião para convidar os leitores que curtem o som do nosso “enfant terrible” a ajudá-lo a figurar no ranking. Para participar, basta seguir os seguintes passos: 1) entre no seguinte link – clique aqui; 2) curta a página da House Mag e clique na imagem do Top 50; e 3) escreva “Diego Moura” no primeiro campo (lembrando que é obrigatório votar no mínimo em 3 Djs!). Agora é cruzar os dedos para vê-los entre os mais votados.

sem comentário »

Noite de Gala 2014 reúne turma de charme

0comentário
Anfitriões da Noite de gala, Nedilson Machado e Nacor Holanda / Entre os casais de charme, Mateus e Angelina Lotufo e Juliana e Pedro Igor Correa / Bruna Maciel e Gustavo Abdalla / Isabella Rodrigues e David Caracas / Paulo Fonseca e Geize Soares / Guilherme Frota entre Rafael Oliveira e Micaelly Rolim. (Fotos: Carlos Brasileiro)

Anfitriões da Noite de gala, Nedilson Machado e Nacor Holanda, que assinou a produção da festa / Entre os casais de charme, Mateus e Angelina Lotufo e Juliana e Pedro Igor Correa / Bruna Maciel e Gustavo Abdalla / Isabella Rodrigues e David Caracas / Paulo Fonseca e Geize Soares / Guilherme Frota entre Rafael Oliveira e Micaelly Rolim. (Fotos: Carlos Brasileiro).

Nedilson Machado foi o grande anfitrião da última sexta-feira (3), quando reuniu uma legião de amigos em torno da sua Noite de Gala 2014, realizada no Hotel Luzeiros. Tendo o jazz como tema da noite, o colunista ainda celebrava 11 anos da coluna Em Cena e 27 anos de colunismo. Motivos que turbinaram o caráter especial da ocasião. O repertório musical da noite, que reuniu uma sequência inspirada de jazz mais o som eletrônico do do DJ Maurício Tuzzolo, foi um dos pontos altos da festa, cuja audiência caprichou nas produções – elas em glamourosos vestidos; e eles, seguindo à risca o passeio completo. Hot Spot traz um petisco de quem prestigiou a festa.

Marina Reis, Guga Fernandes, Hosana Reis e Mariana Sá Brandão / Karol Sampaio ao estilo "Penélope Charmosa" / Thiara Nava e Luana Tavares / Cláudia Vaz e Marcela Simplício / e Amanda Barreto (Fotos: Carlos Brasileiro)

Marina Reis, Guga Fernandes, Hosana Reis e Mariana Sá Brandão / Karol Sampaio ao estilo “Penélope Charmosa” / Thiara Nava e Luana Tavares / Cláudia Vaz e Marcela Simplício / e Amanda Barreto (Fotos: Carlos Brasileiro).

Carol Carvalho e Leonam Rodrigues / Daniela Heluy e Bruno Mendonça / Marina Gaspar e Léo Kilmer (Fotos: Carlos Brasileiro)

Carol Carvalho e Leonam Rodrigues / Hallan Freitas e Macau / Daniela Heluy e Bruno Mendonça / Marina Gaspar e Léo Kilmer (Fotos: Carlos Brasileiro)

sem comentário »

Empresa maranhense é destaque em premiação

0comentário
Daniel Cacaras (Foto: Assessoria)

Daniel Cacaras, do Grupo Phocus (Foto: Assessoria).

Daniel Caracas está com o sorriso largo e não é para menos. O Grupo Phocus, do qual é sócio-diretor, saiu consagrado do 46º Prêmio Colunistas Norte-Nordeste – como já vem acontecendo há pelos menos três anos na premiação – veja a respeito aqui. Realizado em Salvador (BA), o evento reuniu agências que são destaques deste segmento, com atuação nas regiões Norte e Nordeste, para concorrer em três categorias – Propaganda, Promo e Design. Atuante no Maranhão e, também, no Pará, a Phocus conquistou 10 medalhas. Pelo segundo ano consecutivo, a agência é a mais premiada dos estados que representa. Sucesso!

sem comentário »

Sábado é dia de Ana Carolina na Ilha

0comentário
Ana Carolina, de volta aos palcos de São Luís (Foto/Divulgação: Daryan Dornelles)

Ana Carolina, de volta aos palcos de São Luís (Foto/Divulgação: Daryan Dornelles)

A expectativa pelo retorno de Ana Carolina aos palcos de São Luís chega ao fim neste sábado (4), quando a cantora trará ao Ginásio Castelinho o show de sua mais recente turnê, batizada #AC, cuja direção é de ninguém menos que a cineasta Monique Gardenberg (de “Ó Pai, Ó”)Marcada para às 21h30, apresentação é marcada por canções do novo álbum, lançado em 2013, mas sem deixar de lado os inúmeros sucessos de uma das carreiras mais bem sucedidas da MPB. Tudo, é claro, permeado pelas marcas registradas da cantora: voz grave e potente e irreverência – nas canções e em cena. Entre as novidades, além de se experimentar em arranjos e sonoridades novas, Ana Carolina está trazendo um repertório inusitado: versões para as músicas “Fire”, de Bruce Springsteen; “Periguete”, do MC Papo, que vem em um “mash up” com o hit da Calcinha Preta “Você Não Vale Nada”; e “Coração Selvagem”, de Belchior. Animou, hotspotter? Ainda há ingressos disponível nos seguintes pontos: Central da Folia (Jaracati Shopping), Óticas Carol (Rua Grande, Shopping da Ilha, Tropical Shopping e Rio Anil Shopping) e neste endereço eletrônico aqui. A realização é do Marafolia.

sem comentário »

Esquenta na Camarim

1comentário

Em meio às celebrações pelos 8 anos da Camarim, a empresária Bruna Maciel andou movimentando sua multimarca com um “esquenta” em torno da balada que trouxe a dupla holandesa Grow in the Dark para São Luís, no último sábado (27) – a festa, aliás, também fazia parte da programação de aniversário da loja, uma das pioneiras a levar o segmento de moda para a Avenida dos Holandeses. Voltando ao “esquenta”, clientes fiéis da Camarim puderam conferir novidades das araras e ainda curtir uma prévia do que embalaria a pista da Pink Elephant. Hot Spot traz um petisco de quem passou por lá.

Bruna Maciel entre as irmãs Camila e Marcela Goulart / Falando em belas irmãs: lara e Larissa Gratão / Vinícius Beliche e Marcella Moura / Marize Belo / Thiciany Mesquita / Círio Sens, Flávia Bravim e Vinícius Moreira, Larissa Catossi  e Michael Eceiza (Fotos: Marcela Simplício)

Bruna Maciel entre as irmãs Camila e Marcela Goulart / Falando em belas irmãs: lara e Larissa Gratão / Vinícius Beliche e Marcella Moura / Marize Belo / Thiciany Mesquita / Círio Sens, Flávia Bravim e Vinícius Moreira, Larissa Catossi e Michael Eceiza (Fotos: Marcela Simplício)

1 comentário »

Riso e emoção com Falabella no palco do TAA

1comentário
Miguel Falabella com o produtor cultural Moraes Junior (Foto: Facebook)

Miguel Falabella homenageia o produtor cultural Moraes Junior em sua passagem por São Luís (Foto/Ilustração: Facebook).

A plateia que lotou o Teatro Arthur Azevedo na noite do último domingo (28), para assistir à peça “O Que o Mordomo Viu“, foi surpreendida com um relato inusitado de Miguel Falabella após o espetáculo. Ao fazer os agradecimentos de praxe pela acolhida do público, o astro multimídia – também responsável pela adaptação para o português do texto original e pela direção da comédia – não segurou a emoção ao ressaltar o quanto era importante para todos do elenco da peça ter visto a casa lotada durante a temporada em São Luís, ainda mais diante das dificuldades atuais de se fazer teatro no País. Falabella ainda realçou a beleza arquitetônica do Arthur Azevedo, ao qual se referiu como “joia”, e concluiu a fala pedindo aplausos ao produtor local Moraes Junior, por sua trajetória como um dos grandes agitadores da cena cultural ludovicense. Depois de mais de uma hora de muita risada, foi surpreendente o relato com a voz embargada do astro do espetáculo (ao lado de Arlete Salles, que, a propósito, dá um show, literalmente, em cena).

1 comentário »

Noite de Gala 2014 ao embalo do jazz

1comentário
Foto: Ilustração reproduzida da Internet

Foto: Ilustração reproduzida da Internet.

Nedilson Machado foi buscar inspiração em toda a riqueza de elementos do jazz para compor sua próxima produção. O ritmo nascido na região norte-americana de Nova Orleans, no seio do povo afro-americano, que, de tão significativo, acabou transbordando da música para outras manifestações artísticas, foi o tema escolhido como proposta para a Noite de Gala 2014, que acontece nesta sexta-feira (03) às 22 horas, no Hotel Luzeiros. A festa vai celebrar os 27 anos de colunismo social de Nedilson e 12 de circulação da coluna “Em Cena”, dentro do jornal O Estado MA. Para tal, o colunista promete uma programação das mais especiais, assim como pede a ocasião. Os detalhes da organização ficarão a cargo do produtor Nacor Holanda, e a ambientação terá, como sempre, a assinatura de Roberval Braga. Ah, lembrando que o traje pedido é passeio completo.

Nedilson Machado (Foto: Miguel Viégas)

Nedilson Machado (Foto: Miguel Viégas).

1 comentário »

Camarim arma festa na Pink Elephant

0comentário
A dupla holandesa Glow In The Dark, atração deste sábado (27/09) na Pink Elephant (Foto: Reprodução)

A dupla holandesa Glow In The Dark, atração deste sábado (27/09) na Pink Elephant (Foto: Reprodução).

Não bastasse todo o fervo que costuma pairar em torno da Pink Elephant São Luís aos sábados, quando sua pista é tomada pelo melhor da música eletrônica, o desta semana (27) contará com uma turbinada a mais. É que multimarca Camarim escolheu a casa para comemorar seus 8 anos. Sempre à frente de sacadas originais, a empresária Bruna Maciel resolveu pontuar a data com uma festa que unisse moda, música e gente bonita. Combinação sugestiva, não?! Para tal, está sendo trazida, pela primeira vez em São Luís, a dupla holandesa Grow In The Dark, cujo som dispensa maiores apresentações. Basta dizer que os rapazes tem David Guetta como padrinho e maior incentivador da carreira. A noite, portanto, promete!

Bruna Maciel, da Camarim, com o esposo Gustavo Abdalla (Foto: Eduardo Brandão)

Bruna Maciel, da Camarim, com o esposo Gustavo Abdalla (Foto: Eduardo Brandão)

 

sem comentário »