NUTROGERIATRIA A CIÊNCIA NO ENVELHECIMENTO.

0comentário

No último congresso de Nutrologia que aconteceu em São Paulo,Set/2019 os doutores Nelson Iucif Jr e Clineu Almada Filho lançaram um compendio de raro valor científico para atualização dos profissionais que lidam com o idoso. Geriatras,Endócrinos,Fisioterapeutas,Nutricionistas,Preparadores Físicos e mais especialmente aos médicos Nutrólogos.

Importante conhecer a fisiologia do envelhecimento humano que se caracteriza pelo declínio gradual e progressivo de funções celulares e orgânicas que compromete o equilíbrio homeostático em situações de sobre cargas física ou psíquica. A redução dessas reservas funcionais orgânicas durante o envelhecimento pode ocasionar insuficiência em diversos sistemas do organismo. Senão vejamos:

a redução dessas reservas funcionais orgânicas durante o envelhecimento pode ocasionar insuficiência em diversos sistemas do organismo. Senão vejamos:

Sistema nervoso central-Há perda neuronal, atrofia cerebral,diminuição de sinapses, de neurotransmissores e a redução do fluxo sanguíneo cerebral.

Sistema Cardio Vascular- Durante o envelhecimento há um aumento da concentração extracelular de colágeno que contribui para o enrijecimento das paredes do miocárdio assim como da sua função básica de competência das funções sistólica e diastólica. As artérias também sofrem alteração pela deposição aumentada de colágeno,tornando-se mais enrijecidas. Essa rigidez arterial provoca o aumento gradativo da pressão arterial sistólica e estimula o desenvolvimento da hipertrofia miocárdica ventricular esquerda.

Sistema Respiratório- Diferentes alterações estruturais e funcionais ocorrem durante o processo do envelhecimento. A cifose torácica (corcunda), as calcificações que determinam a retificação dos arcos costais diminuem a complacência da parede torácica; tudo isso associado à retração elástica do tecido pulmonar tem como consequência uma diminuição da expansão dos tecidos durante a inspiração profunda tendo como consequência a alteração da respiração pulmonar.

Sistema Renal- A partir da 4° década de vida observa-se o declínio da massa e volume dos rins comprometendo a função renal. Observa-se ainda que o fluxo sanguíneo renal diminui 10% a cada década,alteração que se acompanha do aumento na resistência arteriolar .

Sistema Digestivo- No dia a dia do consultório Médico ao receber um paciente idoso se ouve a queixa de “Boca seca” é que há uma diminuição na produção e no fluxo salivar. No esófago o envelhecimento se traduz em uma função mais lenta devido ao relaxamento do esfincter superior do esôfago resultando em atraso na transferência dos alimentos para a faringe. Essa dificuldade pode ocasionar a penetração de alimentos em uma área acima das cordas vocais,condição denominada “disfagia orofaríngea”.

No colo intestinal, observa-se atrofia mucosa,espessamento de suas camadas musculares e declínio nas contrações,alterações que contribuem para a obstipação intestinal (prisão de ventre).

As alterações fisiológicas do colo comprometem a composição da flora intestinal na sua diversidade especialmente na redução de Bifidobacterias.

Finalmente pode ocorrer o que chamamos de incontinência fecal resultante da redução da elasticidade da parede retal que interfere de forma negativa sobre o esfíncter anal externo.

Aspectos Endócrino- A senescência está diretamente associada com a diminuição da secreção dos hormônios reguladores do organismo humano. Assim temos a diminuição na secreção da PROLACTINA,do GH e IGF1 cuja redução correlaciona-se ao aumento de gordura visceral e também do percentual de gordura corporal total,e diminuição da massa muscular estriada,esquelética levando ao declínio físico do individuo. A MELATONINA que é sintetizada a partir do aminoácido triptofano tem a sua secreção diminuída pela glândula pineal que pode influenciar na desorganização dos ritmos circadiano e sazonal, associando-se a pior qualidade do sono e do bem estar em geral.

FUNÇÃO TIREOIDIANA – A tireoide também sofre alterações estruturais com a redução do número e do volume dos seus folículos. A infiltração linfocitária e fibrose do tecido conectivo podem desencadear nódulos,o que fisiologicamente se traduz em redução na produção e secreção de T3 e de TSH.

FUNÇÃO HIPOTALÂMICA- HIPOFISÁRIA-GONÁDICA- A secreção ovariana de estrógenos e em menor proporção de androgênios diminui de forma abrupta a partir da 6° década de vida nas mulheres,eis porque na menopausa apresentam baixas concentrações de estradiol e elevadas concentrações de FSH e de LH.

Na maioria dos HOMENS a função testicular declina gradualmente durante o envelhecimento, havendo redução dos níveis séricos de TESTOSTERONA TOTAL E TESTOSTERONA LIVRE. Estudos longitudinais sugere que esse declínio seja constante a partir dos 25 anos,obedecendo ao ritmo de 1% ao ano para a testosterona total e 2% para forma livre.

Regulação Alimentar- Durante a senescência as alterações encontradas nesse processo estão associadas a alterações endócrinas, destacam-se as funções da grelina ,leptina,adiponectina e muito especialmente a insulina. O idoso tem a sua sensibilidade a ação da insulina bastante reduzida ocasionando uma hiperinsulinemia com diminuição na tolerância a glicose.

Estudos mais modernos nos mostram que essa resistência a insulina esta particularmente relacionada a diminuição da proteína carreadora de glicose (GLUT 4) no tecido muscular.

A Grelina responsável pelo aumento do apetite tem a sua produção reduzida no envelhecimento; a leptina que promove a diminuição do apetite também se encontra diminuída com o aumento da idade.

Aspectos musculosesqueléticos e ósseos – A musculatura esquelética representa aproximadamente 40% da massa corporal total e tem importante função regulatória no metabolismo,na manutenção da postura e no controle dos movimentos. É composta pelos tecidos muscular,nervoso,conectivo e também pelos vasos sanguíneos.

Com o envelhecimento, há redução de massa e de força muscular que se inicia a partir da 3º década de vida e se intensifica com o transcorrer dos anos.

Aspectos da composição corporal- A redução da massa magra(muscular e óssea) durante a senescência acompanha-se de aumento percentual do tecido adiposo no idoso,principalmente nas regiões abdominal,visceral e intramuscular. Tal mudança na composição corporal esta provavelmente associada à as alterações hormonais e inflamatórias presentes no envelhecimento.

A NUTROLOGIA MÉDICA que tem como função básica a manutenção e ou restauração da saúde do Homem através da alimentação e nutrição correta,tem hoje um grande número de profissionais que estudam o bem estar e a longevidade humana. Para seu bem estar procure um especialista no site da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) lá você poderá encontrar na sua região um Membro Titular apto a lhe acompanhar possibilitando um futuro tranquilo na idade mais avançada, afinal prevenção é tudo!

Contato – Aleksandra Carneiro (98) 98114-5960

Responsável – CRM 440 – MA.

Na foto com Drs. Clineu A. Filho e Nelson Iucif Jr.
sem comentário »

ESTEATOSE HEPÁTICA, O QUE É, VAMOS VER?

0comentário

NUMA DEFINIÇÃO SIMPLES PODEMOS DIZER QUE É UMA CONDIÇÃO CARACTERIZADA POR DEPÓSITO DE GORDURA (LIPÍDIOS) NO HEPATÓCITO (CÉLULAS ) DO PARÊNQUIMA HEPÁTICO.

O quadro patológico  lembra o da lesão causada por álcool, mas pode ocorrer em  indivíduos

que ingerem quantidades pouco significativas  e nos que não ingerem nada da álcool.

A ESTEATOSE HEPÁTICA é talvez, a causa principal de morbidade e mortalidade ligadas a doenças do fígado, podendo evoluir  até a insuficiência hepática.

Algumas doenças hepáticas  dentre as quais a ESTEATOSE são assintomáticas em cerca de 50%  a 100%. A maioria das vezes é descoberta  acidentalmente durante exames  de rotina que revelam aumento de taxas de AST (aspartato aminotransferase)também conhecida comO TGO. A ESTEATOSE é a causa mais comum de aumentos não explicados de  AST, excluindo-se  a hepatite C ou  outras doenças crônicas do fígado.

Quando ocorrem sintomas em geral são pouco específicos : dor no quadrante superior direito do abdômen, cansaço e fraqueza são os mais comuns; ocasionalmente náuseas, prurido e inapetência . 

Várias condições patológicas  estão associadas com  esteatose hepática, como Resistência à In sulina, erros de metabolismo, drogas e toxinas. Apesar de não de conhecer a patogênese de forma  exata a hipótese mais aceita é a de que agressões diversas estejam envolvidas  nessa condição alterada do fígado. A Resistência à Insulina  tem como resultado uma maior síntese e  retenção de Triglicérides no hepatócito, levando à esteatose macrovesicular. É provável que uma menor oxidação de ácidos graxos , por disfunção mitocondrial possa contribuir para  essa alteração.  N.B.- a Mitocôndria  é a usina celular do nosso organismo.

Uma segunda  agressão  é atribuída ao ESTRESSE OXIDATIVO (excesso de radicias livres (EROs  =espécies reativas de oxigênio)  que causa a peroxidação de lipídios  da membrana do hepatócito e produção de Citocinas  que são em parte responsáveis pela progressão da esteatose  para cirrose.

Diante desse achado ainda que ocasional seu médico deve ser procurado e com certeza em seu bom senso lhe encaminhará  ao colega Nutrólogo que com sua equipe de Nutricionista e  Profissional de Ed. Física estarão aptos  a restabelecer  seu estado  bom de saúde hepática e clínica com certeza.

Faça  de sua consulta ao médico Nutrólogo  uma rotina e boa  sorte!

Contato  – Aleksandra Carneiro  (98) 98114-5960 0,,

sem comentário »

MELASMA E OLHEIRAS SOB NOVA VISÃO

0comentário

A cosmetologia evolui a cada dia. Antes este ramo da cosmética caminhava passo a passo,hoje ela evolui de forma dinâmica e acelerada devido as tecnologias da ciência e dos laboratórios de pesquisas que não cessam de t trazer inovaçoes para o bem estar, a saúde e a beleza do ser humano.

Recentemente conversamos neste espaço sobre a Cysteamina despigmentante que se tornou a base do CysteaPeel considerado um peeling revolucionário para o tratamento do melasma. Trazido para o Brasil pelo Farmacêutico Dr. Nelson Maurício Junior,considerado como um dos mais estudiosos brasileiros no que se refere a peelings químicos. É ele que baseado em seus estudos e artigos internacionais nos traz um “up” no manejo de manchas acastanhadas da pele,melasmas dérmicos especialmente a pacientes que não respondem bem à Hidroquinona e agora também no controle das olheiras.

O resultado desses estudos foi o lançamento neste último mês do CysteaPeel AR que tem a Cysteamina em sua fórmula associada ao ácido retinóico, inaclear,Kawaii kirei,Full white, Tc. Tranexâmico,niacinamida PC,vitamina C e outros despigmentantes efetivos. Esse sistema antioxidante faz uma blindagem do H2 O2(peroxido de hidrogênio),impedindo a sua ação com o ferro e cobre não permitindo assim formar a reação de fenton,altamente oxidativa. Além de todo este sinergismo,observa-se o aumento da glutationa,poderoso antioxidante que neutraliza os ROS-espécies reativa de oxigênio,responsáveis por grande parte da formação do melasma.

Na prática o uso do CysteaPeel AR é indicado para quando se deseja uma descamação da área a ser tratada tornando assim o peeling mais efetivo.

Informamos que este novo peeling ja esta disponível em nossa clínica para atender as necessidades dos nossos pacientes.

Contato:

Aleksandra.

Tels: (98) 98114.5960 – (98) 3877.7877.

sem comentário »

MELASMA? Conheça novo Tratamento.

0comentário

MELASMA é uma alteração manifestada na pele pela ação dos melanócitos células produtores do pigmento Melanina responsável pela coloração da pele humana.Homens e mulheres podem portar melasma sendo que é predominante nas mulheres. Estudos mostram que cerca de 65% das mulheres apresentam melasma principalmente devido a ação dos hormônios femininos estradiol e estriol mais o ACTH e cortisol que estimulam a melanogênese.

Muitos ativos já foram estudados e utilizados até os dias atuais, dentre eles o mais conhecido é a Hidroquinona, clareador efetivo mas com efeitos retardados e/ou colaterais frequentes, tais como alergias, efeito rebote(escurecimento da pele ao parar o tratamento) e o desagradável e irreversível “efeito confete” (pequenos círculos brancos) na área tratada.

A Cosmecêutica mostrou ao mundo no Meeting de Washinton em março pp e a Neofarma Farmácia de Manipulação que tem à frente o Dr. Nelson Maurício Jr. reconhecido como um dos maiores estudiosos de peelings do Brasil lançou com exclusividade agora em Abril durante o Congresso Mundial de Medicina Estética em São Paulo o primeiro peeling à base de Cysteamina.

O CYSTEAPEEL@ tem como objetivo acelerar o clareamento da pele pela ação combinada da cysteamina e outros ativos essenciais na modulação e inibição das enzimas Tirosinase e Peroxidase chaves no processo de escurecimento da pele.

Trata-se de uma inovação no mercado magistral com indicação formal para o controle do Melasma mais superficial e muito especificamente para clientes intolerantes à Hidroquinona.

Mantendo o costume de trazer aos nossos clientes o que há de mais novo em cosmética médica trouxemos direto do lançamento em São Paulo para nossa Clínica e já estamos em uso do CYSTEAPEEL @.

Se você é portador(a) de Melasma não exite em nos procurar para maiores esclarecimentos ou mesmo após consulta médica e identificação da origem de sua hiperpigmentação facial dar início ao tratamento que lhe trará satisfação pelo resultado obtido.

Até o nosso próximo Ponto de Encontro!

contato : Aleksandra 98 3877-7877 e 98 98114-5960

sem comentário »

Exagerei nas Festas de Final de Ano. E DAÍ?

0comentário

Todo ano o assunto é o mesmo, comi muito no Natal e quase minha roupa do Reveillon não cabe !

Antes eram as Revistas  leigas mais médicas que qualquer médico e mais nutricionista que o Rodolfo Peres. Hoje são os sites e os comerciais  de clinicas de estética, nutricionistas menos avisados e “dietólogos” espalhados por aí que em busca de faturamento transformam em horror a possibilidade  de ganho de alguns kilogramas  ou mesmo poucos centímetros no quadril ou abdome.

Recebo  e- mails ou até zap´s  pedindo orientações diante de tais fatos na maioria sem grande expressão que ao retornar aos seus programas  de atividades físicas  e às orientações do seu nutricionista em poucos dias estará tudo dentro do normal.

Particularmente na nossa clinica são raríssimos os casos de tal preocupação, não que sejamos melhor ou mais capacitado que ninguém, antes pela orientação dada aos  nossos pacientes desde as primeiras  consultas quando somos procurados para  manutenção ou redução de peso.

Trabalhamos dentro da máxima que “perder peso é fácil, manter peso exige disciplina.” O método não tem segredo, nem “pulo do gato” é simplesmente mostrar, explicar, convencer e cobrar do paciente metas estabelecidas  a cumprir que se resumem  em  “MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA”.

Quem quer “estar bem” amanhã deve começar hoje. Foi-se o tempo que se fazia DIETA RESTRITIVA  para um evento social, uma roupa comprada  em número menor que nunca lhe entrou de verdade, antes de um Cruzeiro ou mesmo a chegada iminente do verão para usar aquele “biquini de bolina amarelinha”..Tais dietas só trazem complicações para o organismo.

A NUTROLOGIA MÉDICA  existe para como médicos especializados realizarmos uma consulta medica completa, não “avaliação” superficial, sem bases em dados seguros de exames que atestem o estado geral de saúde do nosso paciente quer nas referencias  bioquímicas laboratoriais, quer em possíveis alterações  do Balanço Hormonal. Uma anamnese  bem feita, os dados acima referidos, bem como o conhecimento dos hábitos alimentares do paciente e de suas atividades físicas ou ausência delas nos facilitará o uso de um dos tripés da Nutrologia que é a piramide dos 3 fatores interconversíveis :                                                           Planejamento Alimentar, Medicamentos e Atividade Física.

Concluindo: Qualidade de vida  exige mudança de hábitos que uma vez absorvidos ficam na memória celular. O próprio corpo “grita” quando agredido e a adrenalina os alerta diante do fato. Portanto não há necessidade  de estresse por ter tido uma ou outra refeição mais calórica o próprio mecanismo que envolve o eixo neuro-hipotálamo-hipófise se encarrega de por tudo em seu devido lugar. Disciplina é a palavra de ordem nesse momento. O estresse só levará ao aumento do nível de Cortisol que por consequência trará o acúmulo de gordura nos homens no abdome  e nas mulheres nos quadris e coxas.

Convém lembrar que o Médico Nutrólogo não trabalha sozinho; muito pelo contrário a atividade multidisciplinar como tal só se torna eficiente com a  ajuda indispensável do Profissional da Educação Física, estimulando a aceleração do metabolismo pelo aumento da massa magra e do Nutricionista quando estuda os hábitos alimentares e põe nos cardápios específicos os nutrientes que se fizerem necessário.

Acesse o site da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) os  médicos nutrólogos que possuem título de especialização estão lá relacionados.

Até o nosso próximo Ponto de Encontro !  FELIZ  ANO NOVO .

contato: Aleksandra Carneiro   (98) 3877-7877 e (98) 98114-5960

sem comentário »

O Médico Nutrólogo X Anabolizantes.

0comentário

Final de ano costuma ser um período de balanço das atividades de um período que finda para darmos início a uma nova etapa de vida,otimização do exercício profissional e busca de novos objetivos.

Hoje estou me dispondo a conversar com você meu caro leitor sobre algo que vem preocupando os profissionais médicos filiados   à ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), trata-se de algo que merece reflexão e esclarecimento tanto do profissional quanto do paciente. Constatamos que muitas vezes ao sermos procurados para uma consulta médica com objetivo de perda de peso ou ganho de massa muscular  mesmo depois de termos explicado o nosso papel de médico Nutrólogo que visa manter ou restabelecer o estado ideal da saúde do binômio corpo e mente através dos nutrientes devidamente balanceados para cada caso, verificarmos um “ar de ansiedade” ou mesmo de tensão por parte do paciente quando lhe apresentamos a relação dos exames a serem realizados tanto da parte Bioquímica quanto da verificação do Balanço Hormonal. Vem então a pergunta que é o objetivo da nossa conversa de hoje:” Dr. o Senhor não vai me receitar nada hoje? Geralmente esses exames demoram e eu tenho pressa em atingir meus objetivos.”. Nesse momento pela nossa experiência já sabemos o que seria esperado por parte do paciente. Uma “receitinha” de produtos conhecidos como “Anabolizantes” que muitas vezes já foram indicados ou até utilizados por indicação de pessoas que trabalham em academias sem qualificação profissional adequada.

Constatamos que um significativo grupo desses clientes não retornam à clínica nem mesmo para trazer os exames solicitados. Outros retornam recebem as devidas orientações nutrológicas, as recomendações para a procura indispensável do Nutricionista bem como do profissional da Educação Física sem os quais não atingiríamos o nosso objetivo. 

Li a pouco tempo um artigo do” Dr. Frederico Lobo tratando de  anabolizantes quando fala que o uso desses fármacos é reservado para casos específicos. A indicação mais precisa da terapia com Esteróides Androgênicos Anabolizantes e quando a função endócrina dos testículos esta deficiente. O caso de: Hipogonadismo,anemia a plástica,caquexia,puberdade tardia e sarcopenia.

É importante salientar que nenhum Nutrólogo ou Endocrinologista tem aval do Conselho Federal de Medicina e respectivas sociedades médicas para prescrever anabolizantes com finalidade estética ou efeito ergogênico”.

Concluindo chamamos a atenção para esse fato acima descrito que vem preocupando médicos e a sociedade em geral. Para maiores esclarecimentos procure seu médico Nutrólogo acessando o site da ABRAN.

Até nosso Próximo Ponto de Encontro!

Tels: (98) 3877.7877 e (98) 98114.5960

 

sem comentário »

Otimização Hormonal vs. Medicina preventiva e regenerativa.

0comentário

O renomado médico pesquisador do Instituto para a Saúde na Califórnia Dr.Ron Rothenberg apresenta ao mundo científico uma nova edição do seu livro sobre a  Modulação Hormonal. Deu a ele  um título sugestivo para quem como nós Médicos se sentem atraídos pelo maravilhoso e mágico mundo  dos hormônios, “PORCAS E PARAFUSOS”-abordagem e gerenciamento.

Trata-se de um livro que melhor seria chamado de manual por trazer informações baseadas na boa prática da medicina contendo informações científicas baseadas em experiências clinicas comprovadas.

Todo profissional de saúde que se dedica ao estudo e põe em prática a ação de um perfeito balanço hormonal como meta para obter resultados satisfatórios,enfrenta além de críticas de alguns a incerteza ou  dúvida sobre possíveis efeitos colaterais do uso do hormônios sobre o organismo humano. Foi pensando nisso que Dr. Rothenberg juntou-se a outros colegas do seu centro de estudos para escrever este livro esclarecendo através de informações científicas a ação dos hormônios na prevenção das “pausas” (menopausa,tireopausa,andropausa etc…).

O antigo conceito de TRH onde se ministrava hormônios sintéticos com a mesma apresentação e posologia a todos os pacientes,a décadas ficou para trás. Nós estamos falando de OTIMIZAÇÃO HORMONAL,ou seja complementação das taxas ideais de cada hormônio de forma específica para cada paciente. Dessa forma estamos prevenindo as patologias próprias da idade,não podemos esperar que o nosso paciente entre num quado clássico de hipotireoidismo quando nós clinicamente detectamos um estádio de hipotireoidismo  sub clínico onde sinais e sintomas como fragilidade das unhas, queda capilar, pele ressecada e intolerância ao frio já tiram desse paciente o bom humor e a alegria do viver saudável.

Uma outra situação é o que se convencionou chamar de climatério precoce. Mulheres com idade bastante inferior ao que se espera para uma verdadeira menopausa apresentarem sinais e sintomas próprios desse período precocemente. Os Ginecologistas bem como os Sexólogos convivem diariamente em seus consultórios com quadros de mulheres com queixas tipo: perda da libido dificuldade no orgasmo e relativa indiferença às ações típicas da mulher como a vaidade, o cuidado com os cabelos com a pele e com o inter-relacionamento com as companheiras que adquiriram ao longo da vida. Quadros de ansiedade, depressão, tonturas, fadiga, sudorese, secura vaginal,insônia,deficit de memória,palpitações e ganho ponderal fazem parte da síndrome clássica do climatério. O médico que se dedica ao estudo da Otimização Hormonal pode e deve orientar suas pacientes sobre a indicação e os benefícios da complementação dos níveis dos seus hormônios ovarianos que nessa época da vida estão em pleno declínio. No ato da consulta médica e mandatário que o profissional explique não só os benefícios como os possíveis efeitos colaterais que podem surgir sob a ação dos hormônios quando não bem indicados ou administrados. Cabe a paciente decidir se deseja ou não submeter-se ao tratamento pois sabemos que não só a imprensa leiga como uma corrente de profissionais contrários à Terapia de Otimização Hormonal lançam na mídia os seus pontos de vista, que respeitamos,mas que merecem ser melhor visto e estudado.

A IHS (Sociedade Internacional para estudo dos Hormônios) que tem como presidente Dr. Thierry Hertoghe orienta aos seus membros associados que se mantenham sempre em contínua atualização pois a cada dia novos estudos oferecem novos resultados e o que era visto no passado poderá ser olhado de uma forma diferente no presente. Segundo ele os hormônios  são liberados em “pulsos” portanto de detecção que exige precisão micrométrica é um “insight” para que o profissional médico esteja com a sintonia fina apurada quando da prescrição de determinado hormônio para seu paciente.

Até nosso Próximo Ponto de  Encontro!

Contato: (98) 3877.7877 e (98) 98114.5960  Aleksandra Carneiro.

sem comentário »

0comentário

15 DE SETEMBRO DIA DO MÉDICO NUTRÓLOGO!  Razão suficiente para  uma confraternização universal de todos os profissionais de saúde que no dia a dia lutam pelo bem estar tendo como base:  “Me dizes de que te alimentas e o teu corpo dirá quem és”.

Sabemos tratar-se de convenções as datas comemorativas, ainda  assim é sempre bom um  stop  nas atividades diárias para um alô aos colegas que fazem da NUTROLOGIA uma das razões do seu viver. Afinal a medicina bem como o ato de alimentar-se deverá ser sempre uma ação de amor.

Parabéns pois a todos os colegas médicos NUTRÓLOGOS  pelo nosso Dia. Uma palavra de carinho especial ao Dr.Durval Ribas Filho que preside a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia ) com extrema dedicação e paternal carinho.

 

Até o nosso Próximo Ponto de Encontro !

sem comentário »

Longevidade Celular.

0comentário

O Envelhecimento é um processo degenerativo fisiológico,portanto inevitável,que reduz gradualmente a biogênese mitocondrial devido a diminuição de fatores responsáveis pelo equilíbrio entre a homeostase e o estresse oxidativo. O aumento de espécies reativas de oxigênio (ROS) decorrente de fatores ambientais modifica respostas celulares,predispondo à danos nas mitocôndrias e consequente degradação da organela. A Mitocôndria como sabemos é uma organela situada no citoplasma celular considerada como a “usina”do nosso corpo,de uma vez que é este o local onde todo o processo energético em termo de produção e renovação acontece.

Hoje chamamos atenção de forma especial dos nossos leitores para a necessidade de selecionar profissionais que estejam filiados à ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) pois acreditamos que a formação exigida para esses profissionais possa lhes proporcionar uma orientação segura para uma vida longeva e saudável.

Se tomarmos por exemplo o item PELE devemos lembrar que uma pele saudável não acontece somente pelo uso de cosméticos ou mesmo cosmecêuticos de última geração,aplicados por profissionais da estética mundo a fora. Uma pele saudável tem que ser tratada essencialmente de dentro para fora para que ela possa apresentar: tom, ,brilho,elasticidade,turgor,firmeza,maciez e suavidade. Para que isso aconteça é necessário que o nosso organismo esteja com seus devidos sistemas em bom estado de funcionamento,falamos dos aparelhos respiratórios,gênito -urinário e digestório. O bom funcionamento intestinal deve ser levado em conta desde quando o alimento penetra na boca ate a eliminação dos excrementos do que restou do processo digestivo em todas as suas fases destacando-se a absorção de todos os nutrientes.

O Médico Nutrólogo estuda a ciência da Nutrição e deve estar habilitado a diagnosticar as deficiências nutricionais bem como avaliar e orientar os profissionais NUTRICIONISTAS na elaboração dos cardápios que devem ser específicos para cada individuo e capaz  de fornecer ao organismo os minerais,proteínas,aminoácidos e as gorduras saudáveis para atingir o objetivo proposto. Cabe ainda ao Nutrólogo a indicação quando necessária de medicamentos que suplementem as necessidades do organismo tanto para complementação como para manutenção da Homeostase. Não podemos esquecer a necessidade do domínio por parte do médico do restabelecimento do Padrão Hormonal o que deve acontecer mediante um balanço destes hormônios para que eles possam trabalhar em cadeia,simultaneamente deixando corpo e mente em equilíbrio.

Nos últimos dias jornais e telejornais estão lançando ao mundo o perigo das Dietas Restritivas;os Nutricionistas antenados com o fato chamam atenção dos pacientes e da população em geral para o erro comum de embarcar em DIETAS DA MODA tais como No Carb mascaradas de Low Carb onde os carboidratos necessários para uma boa nutrição,energia e perfeito funcionamento cerebral são indispensáveis. Portanto é sempre bom lembrar que a visita ao seu médico Nutrólogo lhes dará segurança em termos de diagnóstico, balanço hormonal,suplementação vitamínico -mineral bem como orientação ao  Nutricionista das deficiências a serem corrigidas por um projeto alimentar  adequado e eficiente.

Até nosso próximo Ponto de Encontro !

Contato: Aleksandra Carneiro

Tels: (98) 3877.7877 e (98) 98114.5960

sem comentário »

O que SE precisa saber sobre ERROS MÉDICOS.

0comentário

Os último dias a sociedade brasileira tem sido bombardeada por notícias até de certa forma “hiperbólica” sobre acidentes , e mortes determinadas por erros médicos ou mal uso da medicina.

Repórteres ávidos pelo “furo” da notícia e em alguns casos até denegrindo sua profissão e seu nome lançam ao ar declarações  cheias de palavras nem sempre  verdadeiras e nem tão pouco confirmadas por quem de direito; pior emitem opiniões totalmente desprovidas de verdade e muito menos da certeza de saberem o seu verdadeiro significado da realidade dos fatos que estão a noticiar.  O fato mais revoltante da semana que passou, verdadeiro porém envolto em nuvens ainda a esclarecer pela  justiça comum e pelo CFM. foi do médico logo intitulado de Dr. Bumbum pelo fato do mesmo segundo ele já ter realizado centenas de procedimentos que aumentariam o derrière  de clientes.  Logo a seguir iniciou-se a busca incessante  de novos clientes vítimas  de procedimentos mau realizados por outros médicos que conforme falaram não estariam aptos a exercer a Medicina mesmo tendo Diploma. Chegaram a afirmar que só o cirurgião plástico pode realizar uma lipoaspiração e Preenchimentos  estéticos somente Dermatolgistas  estariam capacitadas para tal.

Esclarecendo: Na Lei Brasileira  não exite tal item. Qualquer médico desde que capaz e bem treinado, tornando-se único responsável pelos seu ato médico, pode realizar um tratamento cirúrgico.

No caso específico da Lipoaspiração  a técnica foi criada e desenvolvida por médicos que nenhum deles eram cirurgiões plásticos.  Só para citar  Dr. Fisher  italiano o pioneiro, Dr. Yves Gerard ILLOUZ e a Lipo com bomba de aspiração e Dr. Pierre FOURNIER  o criador da lipo por Seringa  ambos  na França.

Esclarecendo II – É óbvio que os cirurgiões plásticos se habilitaram e devem sim ser procurados  para tal fim por estudarem o corpo humano e suas formas de maneira mais precisa.

E mais ainda para a  segurança do paciente que se informe sempre se o profissional  que divulga ser capaz de realizar tais  cirurgias ou outros procedimentos sejam filiados às suas Sociedades Médicas tendo seus registros e Títulos  de Especialistas.

Finalizando, o bom senso cabe a todos, profissionais, imprensa e pacientes.

 

Até o nosso próximo Ponto de Encontro.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/pedrobrito/wp-admin/
Twitter Facebook RSS