HIPOTIROIDISMO SUBCLÍNICO, você já ouviu falar …

2comentários

Todos sabemos que o Hipotiroidismo é uma doença que se manifesta por insuficiência de função da Glândula Tireóide.

Sabemos também  de muitos sinais e sintomas dessa patologia, tais como : presença de Bócio (caroço na frente do pescoço),fadiga, pele sêca, dores articulares, prisão de ventre, ganho de peso, alterações de menstruação, perda de cabelos, edema(inchaço das pernas) etc.

O  que poucos sabem é que entre o Hipo e o Hipertiroidismo, patologias que se situam nos extremos da linha, existe um longo caminho onde muitos de nós padecemos de um mau por vezes não diagnosticado pelo exame clínico ou testes laboratorias, digamos, convencionais.

É exatamente dentro desse longo caminho que se situa o HIPOTIROIDISMO SUBCLÍNICO. Graças a análises  laboratorias mais específicas e a um exame clínico mais apurado podemos identificar e diagnosticar com certeza a doença antes mesmo que ela se estabeleça e mostre os sinais clínicos evidentes.

Uma das primeiras alterações é a elevação dos níveis de colesterol, que pode preceder em anos  o início do Hipotiroidismo franco.

A atenção se volta para os níveis de TSH us, pois quando está elevado e o colesterol também fora dos padrões, o tratamento  faz necessário.

É bom esclarecer que não existe Hipotiroismo com taxas  de análises normais. Se há sintomas de hipotiroidismo, mas  as taxas permanecem dentro do padrão, as queixas  deverão ter outra origem.

Sugerimos que  todos os homens  aos  40 e as mulheres à partir  dos 35 anos, mesmo que não apresentem nenhum sintoma de Hipotiroidismo devam ter seu TSH us, dosado e se houver história familiar positiva, o rastreio deve começar  antes ainda, principalmente nas mulheres.

A Medicina Anti-Ageing, desmistificou muita coisa ! 

Sua maneira de ver o paciente  como um todo e não setorizado,explica a razão do sucesso de quem a pratica em todo o universo.

Até o nosso próximo Ponto de Encontro!

2 comentários para "HIPOTIROIDISMO SUBCLÍNICO, você já ouviu falar …"


  1. Nadia rose Mary da Silva ferreira

    Tenho hipotiroidismo e estou tratando. A duvida é se meu filho herdou este distúrbio, pois ele parou de crescer aos 13 anos, estando hoje com 18 anos ? A seguinte pergunta é que: Ao tratar o
    hipotiroidismo estarei tratando os melasmas ?

    • Pedro Brito

      NADIA BOA TARDE. O Hipotiroidismo pode levar à parada de crescimento se´r interessante consulta-lo com o Endocrino para verificar se existem outras alterações anexas. As alterações da Tireoide costumam ter
      características familiares. Quanto ao MELASMA a tireóide teria papel de tivesse alterando a função ovariana. O hipotiroidismo pode levara ao aparecimento de manchas acastanhadas semelhantes ao melasma mas não são melasmas verdadeiros; grato ;

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS