Congresso de Fisiologia Humana -Modulação Hormonal.

0comentário

p2A intensidade das aulas durante o Seminário de Modulação Hormonal  não me permitiu  publicar como de costume as novidades ou pelo menos  “o foco” das mesmas, como de costume.

O Mestre Thierry Hertoghe trouxe ao Brasil uma performance  dos resultados de  seu trabalho clinico-laboratorial na sua Escola  em Bruxelas.

Pontos principais:  Definição de Hormônio – palavra que vem do Grego que significa “por em movimento”. São fabricadas nas glândulas endócrinas, lançados na corrente sanguínea e  carreados por globulinas especificas para em cada parte do corpo produzir seus variados efeitos.

  • A deficiência  dessas substancias produz parcial ou mesmo total desorganização do nosso Organismo.
  • Desmistificação do uso dos Hormônios – os Hormônios tem sido maldosamente acusado de produzir câncer. Isto é um “mito” que deve ser banido pela evidencia da ação benéfica dessas substancias desde que orientadas por profissionais de saúde especializados e capazes de coordenar um Balanço Hormonal específico para seus paciente.Como exemplo: Se você vai introduzir o uso de hormônio estrogênico deve haver  necessidade de contrabalançar com o uso simultâneo de progestagênio.
  • O profissional  Médico deve tratar seu paciente sob a visão clinica do mesmo,fazendo uso de exames bioquímicos como complementação diagnostica. O médico deve tratar o paciente e seus sintomas devendo antecipar-se  ao estabelecimento definitivo de uma doença e não  simples correção de resultado de exames complementares.
  • Destacou o Dr. Hertoghe  que tratar o paciente não significa utilizar unicamente o poder dos remédios, antes basear-se no uso da Nutrição ( Alimento , vitaminas e sais Minerais); ambientante saudável,mudança no estilo de vida, praticar  exercícios físicos se necessário um apoio do Psicólogo tudo isso aliado a um Balanço Hormonal adequado.
  • Ao final do Seminário enfatizou que a idade é um fato e  como tal , responsável pela gradual deteriorização do sistema glandular com consequente decrescimo da secreção hormonal. Toxinas, poluentes do meio ambiente causam dano às glândulas. Além disso os vasos sanguinos pelos quais nosso sangue é carreado vão se tornando endurecidos dificultando a circulação e o aporte do mesmo  aos órgãos alvo. Oxigênio e nutrientes ( e Hormônios ) vão por tanto chegando gota a gota nos locais previstos. Dietas pobres agravam  a situação, enfraquecem as glândulas privando-as de suas funções que é produzir os hormônios. Repetidas exposições a micróbios, bactérias, vírus, parasitas e fungos destroem o tecido glandular de forma repentina ou gradual dependendo da situação. Entretanto a maior causa da baixa produção de hormônio com a idade é o inevitável envelhecimento das próprias glândulas. As deficiencias aparecem  progressivamente porém os sinais  nem sempre são notados ou compreendidos. Quando eles se tornam óbvios no fim da vida não há mais tempo para se reparar tais danos.

Concluindo a medicina moderna proativa e preventiva não permite mais ao profissional médico a clássica e antiga forma de simplesmente tratar sintomas través de drogas. Hormônios não são drogas são substancias produzidas pelo nosso corpo e que diante das naturais deficiencias devem ser complementadas com o uso dos mesmos conquanto que sejam naturais e de natureza química semelhante ao que é produzido em nosso corpo.

Aqui em nosso ” Ponto de Vista” Sugerimos que você procure um profissional médico que seja habil no manuseio dos hormônios  para efetuar o seu próprio  balanço hormonal onde serão detectadas  as possíveis deficiencias a serem corrigidas prevenindo o estabelecimento de doenças cronica degenerativas próprias  da velhice.

Até breve.

 

 

 

Sem comentário para "Congresso de Fisiologia Humana -Modulação Hormonal."


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS