O pH do Organismo Humano.

1comentário

Recebi da Sra Adriana Ferro Designer e mulher antenada com o seu tempo a solicitação de falar neste espaço da importância do pH do Organismo Humano.Por tratar-se de um assunto interessante e um tanto complexo decidi pesquisar e trazer de uma forma prática informações úteis a todos os nossos leitores que nos honram com a sua leitura e participação.

O pH do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino (7.35-7.45) abaixo ou acima dessa faixa surge sintomas e ate mesmo doenças que afetam sobremaneira o nosso organismo. Um pH de 7,0 é considerado neutro. Abaixo de 7,0 é ácido e acima de 7,0 alcalino.

Um organismo ácido  (portador de acidose) traz consigo várias consequências que alteram seu equilíbrio (Homeostase) tais como:

  • Diminuição da capacidade de absorção mineral e nutrientes
  • Diminuição da produção de energia em nível celular
  • Redução da capacidade de reparação das células danificadas
  • Diminuição da capacidade de desintoxicação por metais pesados
  • Favorece o aumento e propagação de células cancerígenas
  • Torna o corpo mais suscetível a cansaço e a doenças

A acidose é muito comum em nosso meio e é em grande parte devido á dieta típica muito elevada em ácidos produzida por produtos de origem animal,como carne,ovos e laticínios e muito baixa em meio alcalino que é produzido por alimentos como frutas e legumes frescos. Comemos ainda muitos alimentos processados como farinha branca e açúcar;também em bebidas como café e refrigerantes.

A permanência por um longo período do corpo em pH ácido pode resultar em doenças como: Artrite reumatoide,diabetes,lúpus,tuberculose,osteoporose,hiper tenção arterial bem como desenvolvimento da maior parte dos cânceres.

A melhor forma de corrigir um corpo excessivamente ácido é mudar a dieta e o estilo de vida. Estudiosos da Nutrologia sugerem que uma dieta ideal deve consistir de:60% de alimentos formadores de alcalinidade e 40% formadores de ácidos. Para restaurar a saúde os parâmetros mudam e a dieta deverá consistir em 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos.

Os principais alimentos formadores de alcalinidade são: Frutas,verduras,ervilhas,feijões,lentilhas,especiarias,ervas e temperos,sementes e nozes. O limão e a melancia são considerados extremos formadores de alcalinidade.

Por outro lado,os alimentos formadores de ácidos são principalmente: Carnes,peixes,aves,ovos,cereais,e leguminosas. Os adoçantes artificiais são considerados extremamente ácidos.

Como  aferir o pH do nosso organismo e assim encontrar o caminho da longevidade saudável através dos alimentos?

Podemos verificar os níveis do pH no sangue mesmo em casa medindo através da saliva ou da urina. Para tanto é necessário utilizar um papel indicador de pH universal que pode ser adquirido em lojas de produtos químicos ou de material de laboratório a preços bastante acessíveis. São fitas de papel especial que vem embaladas e picotadas individualmente para facilitar o seu uso.

As referências são: O pH Salivar considerado ótimo é 6,4 a 6,8. Lembrar que após uma refeição o pH da saliva tende aumentar para 7,5 ou um pouco mais. Se o pH da saliva permanecer em torno de 6,4 a 7,5 o dia todo,é um bom sinal de que o corpo esta trabalhando dentro de uma faixa saudável. Uma forma também de ter uma ideia se o seu corpo esta alcalino ou não,é observar a língua logo ao acordar. Se estiver muito esbranquiçada é sinal de que o corpo esta ácido. Uma língua rosada,significa que o corpo esta alcalino.

O horário ideal para se medir o pH da saliva e por volta de 1 h antes de uma refeição ou 2 h após a mesma ou ao acordar.

Teste do pH da Urina-Referência: A faixa ideal do pH da urina esta entre 6,0 a 7,0. Se o pH da urina variar de 6,0 a 6,5 logo pela manhã e entre 6,5 e 7,0 a tarde e a noite após o jantar,é sinal de que o corpo esta funcionando dentro de uma faixa de pH adequado.

O teste do pH urinário indica como o seu corpo esta eliminando ácidos e minerais,especialmente magnésio,cálcio,sódio e potássio.

Como efetuar o teste: Em um recipiente descartável coletar a urina introduzir a fita do Indicador de pH por pelo menos 30 segundos e comparar com a tabela impressa no recipiente das fitas. Portanto um método bastante simples.

Concluindo, nunca é demais lembrar a importância do acompanhamento médico Nutrológico pelo profissional treinado. Basta consultar o site da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e localizar um membro ativo da sociedade mais próximo de você. Na consulta médica você poderá receber maiores informações da importância do pH ideal para o bom funcionamento do seu organismo.

Ate nosso próximo Ponto de Encontro!

Contato: (98) 98908.0718 e 3235.9292DSC_0781

 

 

 

 

1 comentário para "O pH do Organismo Humano."


  1. Almir Aguiar

    Os médicos não dão muita importância para o PH. Isso é um erro imperdoável e mostra o quanto não conhecem a estrutura de nosso corpo. Só sabem receitar remédios que acabam acidificando mais ainda. Sr, Joaquim, continue a controlar o seu PH, pois as principais doenças em nosso corpo ocorrem por um PH ácido….

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS