Testosterona e a Saúde do Coração.

0comentário

O Congresso Internacional de Fisiologia Humana e de Medicina Baseada em Evidências que teve lugar em São Paulo no último mês,trouxe ao Brasil alguns dos maiores especialistas no estudo e uso da Testosterona relacionadas  às Doenças Cardiovasculares. Dentre essas autoridades o Dr.Ron Rothemberg dos EUA dirigiu um seminário totalmente voltado aos efeitos da Testosterona sobre o miocárdio.

Por muitos anos,as estratégias de reposição hormonal masculina através do uso da Testosterona,particularmente a partir dos 50 anos de idade,eram essencialmente vinculadas á libido. Com aperfeiçoamento dos estudos e amadurecimento prático de suas lições,esta terapia vem se consolidando mais de maneira ainda mais qualitativa, abrangendo várias áreas da saúde. O conceito de que o tratamento de reposição de Testosterona causa Câncer de Próstata esta ficando no passado,deixando cientistas e médicos mais confortáveis para se aprofundar na pesquisa e fazer uso desse hormônio em prol de uma vida longeva sabe-se que a Testosterona está envolvida em tantas funções biológicas que é difícil pensar em um sistema biológico masculino que não seja afetado por ela.Por isso a manutenção de seus níveis é de extrema importância.

Os níveis de Testosterona começam a declinar a partir dos 30 anos de idade quando a diminuição apresenta uma taxa de 1 a 2% ao ano. Manter os níveis adequados durante todas as fases da vida é de grande importância para que não ocorra a redução da vitalidade de forma abrupta e o aparecimento de doenças e condições associadas, como atrofia,fraqueza muscular, osteoporose, diminuição da libido, aumento da massa gorda (aromatase), síndrome metabólica, Diabetes tipo 2, depressão,aumento do risco de Alzheimer,além de reduzir o risco de câncer de próstata e Doença  Cardio Vascular.

TESTOSTERONA E DOENÇAS CARDIO VASCULARES- A doença arterial coronária (DAC)caracterizada por anormalidades funcionais ou estruturais das artérias coronárias – resultando em diminuição da oferta de oxigênio para o miocárdio -, é a causa líder de mortes prematuras em homens. É amplamente constatado que o declínio gradual nos níveis de Testosterona é um fator de risco.

Estudos clínicos mostram que a administração de Testosterona aumenta o diâmetro da artéria coronariana e do fluxo, melhora a Isquemia Cardíaca e sintomas em homens com Angina estável crônica,e reduz a resistência vascular periférica na insuficiência cardíaca crônica.

Estudos publicado,realizado pela American College of Cardiologi Foundation e revisado por sistema de meta análise publicado em 2015 por Mayo Clinic Proceedings,levou a conclusão de que níveis equilibrados de testosterona previnem a mortalidade e riscos de doenças cardio vasculares.

American Heart Association após estudos como objetivo de avaliar os efeitos da reposição de testosterona em formato transdérmico e em baixas dosagens do hormônio  em homens com angina estável crônica concluiu que o uso do hormônio por via transdérmica prolongou o tempo para isquemia miocárdica em 22% dos homens avaliados,dai se afirmar que mesmo em doses baixas a testosterona pode ser eficaz.

Infarto do Miocárdio e AVC estudo publicado em 2015 pelo European Heart Journal revelou que 24% dos homens que receberam reposição hormonal de testosterona com objetivo de normalização dos níveis hormonais apresentaram redução do risco de infarto do miocárdio (IM),36%,redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC) e 56% redução do risco de morte por qualquer causa. Esse estudo comprova que a administração da dose adequado a cada paciente com objetivo de normalizar os níveis de testosterona resulta em redução de mortalidade,não só prevenção de doenças.

Com este artigo iniciamos o projeto divulgado neste espaço de publicar as atualidades vistas nestes dois últimos eventos médicos de capital importância realizados em São Paulo que mereceram a nossa atenção e presença. Os referidos eventos foram: Congresso Brasileiro de Nutrologia e Congresso Internacional de Fisiologia Humana e de Medicina baseada em evidências.

Comigo  na foto o Prof. Dr. RON ROTHEMBERG

Sem comentário para "Testosterona e a Saúde do Coração."


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS