CONHECENDO MELHOR A PELE

2comentários

A pele é o maior órgão do corpo humano. Exerce várias funções destacando-se a função Barreira de Proteção,Termorregulação,ativação e manutenção das funções metabólicas.
A estrutura da pele compreende 3 camadas:epiderme,derme e hipoderme. Na epiderme encontramos os queratinócitos,na derme os fibroblastos e na hipoderme os adipócitos.
A principal função da epiderme é de barreira protetora do corpo,protegendo contra danos externos e controlando a saída de água e a entrada de micróbios no organismo.
Na epiderme encontra-se os melanócitos células que produzem a melanina,pigmentos que dão cor a pele.
A derme é composta de fibras de colágeno,elastina e glicosaminoglicanos que conferem e dão tonicidades,elasticidade e equilíbrio a pele;nela se encontram ainda os vasos sanguíneos e as terminações nervosas.
A hipoderme é composta de tecido conjuntivo frouxo,com grande número de células adiposas, ela é responsável pela absorção de impacto,estoque de energia e flexibilidade da pele. Nela se encontram ainda o maior número de vasos sanguíneos da pele.
Um dado importante a ser notado é o pH da pele que é levemente ácido e varia de 4,50 a 6,00 e contribui decisivamente para a proteção da pele.
A espessura da pele esta diretamente ligada ao pH. Com o envelhecimento cronológico a pele torna-se mais fina devido ao excesso de ácido lático,que associado aos lipídios funcionais protegem a pele na juventude e nesta fase da vida permitem que o pH se altere expondo a pele à entrada de microrganismo patógenos e consequente alteração anatômica e funcional da mesma.
Considerando a idade cronológica a pele apresenta-se diferente de acordo com as faixas etárias. Ela muda com o tempo e em cada idade apresenta características diferentes. Podemos até dizer que as mudanças mais acentuadas costuma acontecer de 10 em 10 anos.
A pele infantil é suave e brilhante porém vulnerável pois o colágeno ainda não engrossou nessa idade a pele é macia e sem rigidez.
A pele adolescente sofre todas as alterações causadas pelas transformações hormonais que provocam uma revolução das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos. Os hormônios masculinos nessa fase da vida proporcionam o aparecimento da seborreia da pele e do couro cabeludo além da dilatação dos poros,fatores que levam ao aparecimento e a proliferação da acne.
A Pele aos 20 anos-atinge sua maturidade plena e apresenta-se firme, macia e sem manchas devido a grande quantidade de fibras colágenas e elastina produzidas nessa etapa da vida.
A pele aos 30 anos- apresenta os primeiros sinais de envelhecimento devido ao início da queda da defesa imunológica da pele que permite a atuação dos Radicais Livres.
A pele aos 40 anos- é o momento em que o envelhecimento é mais evidente,as alterações iniciadas aos 30 se intensificam,a espessura da pele já é 50% menor do que aos 20 anos;alterações hormonais deixam a pele mais desidratadas com menos viço e elasticidade intensificando o ressecamento e a flacidez,aprofundando as rugas ao redor dos olhos e dos lábios,entre as sobrancelhas e a testa.As linhas do pescoço e as olheiras tornam-se visíveis e os cabelos também estão bem mais finos.
A pele nessa fase da vida necessita de maior hidratação e maior proteção contra os danos solares. A alimentação merece cuidados especiais e o combate aos radicais livres fundamental.
A pele dos 50 anos em diante-o envelhecimento é cada vez mais evidente.Aumento na flacidez,vincos e rugas de expressão mais acentuadas,quedas das bochechas,afilamentos dos lábios por causa da perda de gordura e surgem as “papadas”na região do pescoço.
Com a menopausa,a pele das mulheres se torna ainda mais fina e ressecada devido a diminuição na produção de fibras de colágenos e elastina,assim como a vascularização que diminui emprestando a pele uma cor opaca.
De acordo com o que acabamos de expor se faz necessário lembrar a necessidade da prevenção em termos de saúde e beleza.O simples uso de cremes de tecnologia avançada não vai surtir os efeitos esperados se aliado ao uso deles não houver o acompanhamento multifatorial de profissionais habilitados na manutenção da saúde em termos globais.Aqui falo da necessidade da prática de atividade física,da proteção solar orientada pois vivemos em um País tropical, do Nutricionista para a execução de um programa alimentar específico e funcional e finalmente do acompanhamento do médico Nutrólogo que se tornará responsável pelo gerenciamento das funções dos diversos aparelho: respiratório,cardiológico, gastro intestinal através do equilíbrio vitamínico mineral e balanço Neuro Endócrino H

Gisele Brito Lima- enfermeira e coach em saúde .
ormonal.

Até nosso Próximo Ponto de Encontro!
Contato: Aleksandra Carneiro Tel: (98)3235.9292- 998)98217.8895.

2 comentários para "CONHECENDO MELHOR A PELE"


  1. Diego Silvino

    Dr. Pedro,
    Adorei o artigo sobre a pele humana.
    Me enriqueceu profundamente. É sempre bom termos conhecimento sobre o nosso corpo humano.
    Fiquei intrigado em relação aos males que o cigarro e o café causam na pele!

    • Pedro Brito

      DIEGO CONTINUE NOS ACOMPANHANDO E NÃO EXITE EM PERGUNTAR OU SUGERIR TEMAS DE SEU INTERESSE.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS