Festival Guarnicê de Cinema em junho em SLZ

0comentário

Com o tema ‘São Luís: uma cidade cinematográfica’, o Festival Guarnicê de Cinema será realizado entre os dias 8 e 13 de junho, dando destaque à produção cinematográfica nacional e local.

Arquivo

Arquivo

A solenidade de abertura da programação do Festival será realizada no Teatro Arthur Azevedo. O evento é gratuito e tem como característica uma grade diversificada de programação com exibição de curtas e longas metragens, além de cursos e outras ações formativas como o ‘Guarnicêzinho’ – projeto voltado para o público infantil.

sem comentário »

Nathalia Ferro lança CD no Plugado domingo

0comentário

A cantora Nathalia Ferro disponibiliza neste sábado (25/4), nas plataformas Soundcloud, Youtube, entre outros, o disco “Alice Ainda”.

nathaliaferro640

Composto por 12 faixas, o CD traz três canções que já foram gravadas: Ana e a Lua, de Betto Pereira; O que não é de mim, de Marcos Lamy e Hermes Castro; e Maria de Jesus, de Beto Ehongue. Nathalia tem as participações especiais nos vocais de Lucas Maciel, em Música do Sereno, e de Adnon Soares em Estranho Seu.

Quer saber mais sobre o disco, se ligue no Plugado, na Mirante FM, domingo, das 15h às 18h, Nathalia Ferro dá mais detalhes em bate-papo informal.

sem comentário »

Ticiana lança disco “Valente” no TAA

0comentário

“Valente” é o título do primeiro CD da cantora maranhense Ticiana Valente. Em entrevista ao Plugado, na Mirante FM, nessa quinta-feira (23/4), a artista definiu o disco como sendo um resgate a verdadeiras pérolas da Música Popular Brasileira, passando pela direção musical de um dos mestres vivos da MPB – o bossanovista Roberto Menescal.

ticianavalente640

Indagada sobre a aproximação com Menescal, Ticiana disse que o encontro entre os dois foi viabilizado pela prima Sandra Duailibe, com quem já tinha trabalhado.

– Um encontro que parecia tão distante se tornou tão perto. A minha prima Sandra me aproximou de Menescal. E quando mostrei o meu projeto musical para ele, foi logo aceitando. É um privilégio ! O primeiro registro fotográfico assinado por nada mais, nada menos, que Roberto Menescal, músico com uma história significativa na música brasileira – elogia Ticiana.

O disco

“Valente” é um disco de onze faixas, gravado no Rio de Janeiro, com a direção musical de Roberto Menescal, fotografia da maranhense, Gabi Ferraz, produção executiva e direção artística da Ruber Produções, foi contemplado através da Lei de Incentivo Estadual, com o patrocínio da rede varejista Novo Mundo. O trabalho traz a inédita “Valente”, que dá título ao CD, composta por Márcia Forte e Marco Duailibe. Um samba singelo, de letra acessível, com forte apelo radiofônico.

Nas demais faixas do disco, Ticiana resolveu revisitar canções de artistas que mexem com a sensibilidade dela. Destaques para João e Maria, Gente Humilde, consagradas na voz de Chico Buarque, “Carinhoso”, de Pixinguinha, além de “Grande Hotel“, de Paula Toller.

O Show

 

Enfim, essas canções inseridas no disco, misturadas a outras surpresas vão estar no ‘setlist’ do show do próximo dia 1º de maio, sexta-feira, a partir das 21h, no Teatro Artur Azevedo, com a participação de Roberto Menescal, além de Sandra, Marco e Rafaela Duailibe. O ingresso custa 2 Kg de alimento não perecível.

Questionada pelo fato de lançar o CD na imponente Casa de Apolônia Pinto, Ticiana disse se sentir familiarizada com o local.

– Será uma noite especial. Vou estar cercada de amigos e no palco terei as presenças de Roberto Menescal e de parentes. O show tem a direção artística de Ruber, a direção musical do meu sogro, Adelino Valente. O meu marido, Rodrigo Valente, faz parte da banda que vai me acompanhar. Terei, ainda, as participações dos primos Sandra, Marco e Rafaela Duailibe. E o palco do Teatro Artur Azevedo frequento desde pequena como bailarina e de shows. Por isso, me sinto em casa – enfatizou Ticiana.

sem comentário »

Maranhão: música e gastronomia, em Feira (SP)

0comentário

A Secretaria de Turismo do Maranhão afirma “que o grande interesse por destinos turísticos maranhenses marcou o primeiro da WTM (World Travel Market Latin America)”, feira turística que acontece até sexta-feira, dia 24 de abril, em São Paulo.

Secretaria de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, e o Ministro do Turismo, Henrique Alves. Foto: Antônio Maciel - Setur.

Secretaria de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, e o Ministro do Turismo, Henrique Alves. Foto: Antônio Maciel – Setur.

Ações paralelas estão sendo realizadas pela Secretaria de Turismo do Maranhão para potencializar os resultados da participação maranhense no evento. Acontece nesta quinta-feira (23), no início da tarde, uma capacitação para os associados da Braztoa, que deverá reunir 40 profissionais interessados em conhecer detalhes dos atrativos maranhenses.

Stand do Maranhão, em Feira em São Paulo. Foto: Antônio Maciel - Setur.

Stand do Maranhão, em Feira em São Paulo. Foto: Antônio Maciel – Setur.

Gastronomia & Música

Entre outras ações, será realizada, também, na tarde desta quinta-feira (23/4), a Mostra Gastronômica do Maranhão, que contará com apresentação do grupo Trítono, formado pelos músicos Israel Dantas (violão), Ruimário Lima (acordeon) e Roberto Reis (Bandolin), participantes do Lençóis Jazz e Blues Festival, que vai ocorrer em agosto, em Barreirinhas e em São Luís. No espaço de eventos onde se concentram os associados da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), são esperados 200 agentes de viagens e operadores de turismo para conhecer os sabores maranhenses.

– Estamos estrategicamente localizados, com um espaço diferenciado diante dos outros destinos. Além disso, preparamos ações paralelas que irão complementar nossa estratégia para este evento – explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Atrativos

Localizado próximo à entrada do pavilhão de eventos, o espaço do Maranhão conta com a participação de representantes dos três polos prioritários para a promoção turística maranhense: São Luis, Lençóis Maranhenses e Delta das Américas, e Chapada das Mesas. Também participam como co-expositores do estande quatro empresários do trade turístico do Estado.

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, fez um balanço positivo do primeiro dia da feira. De acordo com ela, foi evidente a grande procura por informações sobre os atrativos turísticos do Maranhão.

– O evento é voltado exclusivamente para profissionais nacionais e internacionais, que buscam realizar reuniões de negócios. Durante todo o dia, realizamos encontros com importantes operadores, tanto estrangeiros como brasileiros, atendemos veículos de imprensa e tivemos a oportunidade de prospectar novas possibilidades e parcerias para o Maranhão – comentou.

sem comentário »

Oficina para formação de Caixeiras do Divino em SLZ

0comentário

OFICINA PARA FORMAÇÃO DE CAIXEIRAS – “NO BATER DA MINHA CAIXA”, com Jacy Gomes, caixeira régia da Casa das Minas. Toques e Cânticos das principais etapas da festa do Divino Espírito Santo no Maranhão. Período: de 4 a 8 de maio. Horário: 17h às 19h.Local: Laborarte

Público: estudantes, universitários, estudiosos da festa do divino, e outros curiosos no conhecimento do ritual da festa do divino no Maranhão. Valor: R$ 50,00

sem comentário »

Projeto “Lê Pra Mim ?” chega a São Luís

0comentário

Está sendo realizado, na Biblioteca Pública Benedito Leite, e vai até sábado (25/4), o projeto “Lê Pra Mim?”, com a presença da bailarina carioca Ana Botafogo. O evento, idealizado pelos Correios, busca incentivar a leitura de livros infantis brasileiros, com atividade sociocultural.

Bailarina Ana Botafogo. Fonte: Assessoria

Bailarina Ana Botafogo. Fonte: Assessoria

São Luís foi a segunda cidade a receber o projeto “Lê Pra Mim ?”, na temporada 2015. Os encontros literários acontecerão de quarta (22) a sexta-feira (24), com três sessões diárias abertas ao público – uma às 9h, uma às 10h30 e outra às 15h. E no fim de semana, sábado (25), o encontro será às 11h.

Personalidades

Além da bailarina Ana Botafogo, participam da edição na capital maranhense, a atriz Dig Dutra (Zorra Total), os atores Sidney Sampaio, Fernando Vieira e a atriz Suzy Rêgo (Império). Artistas e escritores maranhenses também participarão desse encontro literário com a criançada.

A apresentadora Paulinha Lobão, as cantoras Cecília Leite e Flávia Bittencourt, além da blogueira Guga Fernandes também aceitaram o convite para viver um dia como contadores de história. A secretária de cultura Ester Marques, o cantor Fernando de Carvalho, o fotógrafo Meireles Junior e o escritor Wilson Marques também completam o elenco desse momento literário. Além de Regina Oliveira e Daniel Madorra.

Lê Pra Mim. Fonte: Assessoria

Lê Pra Mim. Fonte: Assessoria

Acessabilidade

O acesso à sala é gratuito, mediante a entrega de senhas com uma hora de antecedência do início das leituras, e não há lugar marcado. As senhas poderão ser retiradas no próprio local.

A sala de apresentações comporta 100 crianças, de 5 a 10 anos, que são acomodadas em almofadas no formato de livros gigantes. Cada apresentação terá um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que fará a tradução simultânea para crianças com baixa auditiva. Todos os encontros literários terão a participação de crianças de escolas públicas e instituições filantrópicas, que se integraram ao público espontâneo.

Perfil

O projeto “Lê pra mim?” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, já foram realizadas 18 edições, no Rio, Brasília, São Paulo, Salvador, Juiz de Fora e Belém.

Mais de 170 artistas e personalidades das cidades participaram das leituras. Nomes como, Roberta Miranda, Denise Fraga, Ewa Vilma, Fátima Bernardes, Paloma Jorge Amado, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Regina Duarte, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader e Antônio Calloni, entre outros.

Para mais informações, basta acessar o blog: http://lepramim2010.blogspot.com

Serviço:

Projeto LÊ PRA MIM?
Local: Biblioteca Pública Benedito Leite, Praça Deodoro, Centro
Horário: terça a sexta-feira (9h, 10h30 e 15h ); sábado (11h)
Classificação indicativa: livre
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Informações : (98) 3218-9556
Capacidade: 100 lugares
Duração: 45min
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

sem comentário »

Ticiana Valente recebe Roberto Menescal no TAA

0comentário

Ticiana Valente lança no dia 1º de maio, a partir das 21h, o CD “Valente”, no Teatro Artur Azevedo. O show terá a participação do maestro e mestre da Bossa Nova, Roberto Menescal, além dos parentes da artista, Sandra, Marcos e Rafaela Duailibe.

Roberto Menescal e Ticiana Valente

Roberto Menescal e Ticiana Valente

O projeto musical de Ticiana Valente será concretizado graças a Lei de Incentivo a Cultura, com o patrocínio da rede varejista Novo Mundo e Governo do Estado. Trata-se do primeiro CD da jovem cantora maranhense, gravado no Rio de Janeiro com direção musical de Roberto Menescal, que dispensa maiores comentários e fez questão de participar da noite de lançamento.

Perfil

Ticiana Valente, que deu os primeiros passos na carreira artística como bailarina, começou sua trajetória musical em 2009, apresentando o show “Camarim”, no Teatro Arthur Azevedo, cantando os grandes clássicos da MPB. Em 2010, apresentou seu segundo show, “Como é Grande o Meu Amor por Você”, em homenagem aos cinquenta anos de carreira de Roberto Carlos, também no TAA.

Em 2012, apresentou ainda no TAA, o show “Noite Feliz Canto de Luz”, em parceria com o seu primo Marco Duailibe. Já em 2013, participou do show “Boleros”, também ao lado de Marco Duailibe, no Grand São Luís Hotel e cantou em várias cerimônias de casamento.

sem comentário »

Lençóis Jazz e Blues divulgado em Feira em SP

0comentário

O Maranhão está sendo representado no World Travel Latin America (WTM), no Expo Center Norte, em São Paulo. O projeto do Lençóis Jazz e Blues Festival é apresentado como um dos produtos turístico no stand do Maranhão. O evento teve início nessa quarta-feira (22/4) e vai até sexta-feira (24/4).

feirasaopaulo640

A WTM Latin America atrai mais de 15 mil dos executivos interessados no setor de viagens da América Latina e contará com a participação de mais de 1.200 empresas, entre Organizações de Turismo Nacionais, Companhias Aéreas, Grupos Hoteleiros, Operadoras de Turismo e Empresas de Tecnologia de Viagem. Em 2014, foram gerados US$ 341 em negócios realizados entre 1.300 expositores e cerca de 900 compradores.

Potencialidades

Nesta edição da WTM, o Maranhão terá dois stands: um na área institucional e outro na área comercial onde cinco empresas serão coexpositoras. A estratégia da Secretaria de Estado de Turismo é fazer com que o público em geral possa conhecer de forma detalhada os destinos prioritários para a divulgação: São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas.

Festival

Durante a WTM representantes do “Lençóis Jazz e Blues Festival” farão a divulgação do evento, de suas ações sociais e da programação prevista para a 7ª edição que será realizada no município de Barreirinhas (porta de entrada dos Lençóis Maranhenses) nos dias 7,8 e 9 de agosto, e em São Luís, nos dias 14 e 15 de agosto.

Jam Session

O Maranhão vai presentear os participantes da WTM com um show instrumental do grupo Trítono que é formado pelos músicos Israel Dantas (violão), Ruimário Lima (acordeon) e Roberto Reis (Bandolin). O show do trio, será apresentado às 18h do dia 23/04, no Salão de Eventos da Feira.

No local, onde se concentrarão os associados da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), são esperados 200 agentes de viagens e operadores de turismo que, além de conhecerem o talento dos músicos maranhenses, poderão se deliciar com os sabores típicos do estado na Mostra Gastronômica do Maranhão.

sem comentário »

Palavra tem som: Celso Borges e Nosly

0comentário

PALAVRA TEM SOM. Celso Borges e Nosly. Recital de música e poesia com lançamento do livro O futuro tem o coração antigo e do CD Parador.

cb

 

Participação especial: Isaac Sousa. Dia 25 de abril de 2015. Livraria Graúna, 19h, Caxias – MA

sem comentário »

Nosly e Djalma convidam Alê e Luciana

0comentário

O projeto “Nosly e Djalma Chaves Convidam” continua quinta-feira, dia 23 de abril, no Amsterdam Music Pub, na Lagoa da Jansen, numa gentileza da Satchmo Produções.

Uma vez por mês, os artistas recebem um convidado da música local ou nacional. Outra ideia do projeto é lançar luz sobre novos talentos da música, fazendo um encontro musical de gerações no palco, o que permite a troca de vivências musicais que revigora a forma de todos verem e fazer a arte.

Arquivo

Arquivo

Para essa segunda edição do projeto, a dupla Nosly e Djalma recebe a visita de Luciana Simões e Alê Muniz. E fazem uma homenagem especialíssima ao compositor Cury, maranhense, autor de composições que foram gravadas por grandes nomes da Música Brasileira e internacional. São de sua autoria “O que me importa”, Aparências, “Sonhos não são impossíveis”, Quem é você” “Como num sonho”, Meias Palavras”, “Travesseiro”, “Uma história de Amor”, “Quero te fazer amor” entre outras e gravadas por Marisa Monte, Márcio Greyck, Ray Connif, Adriana, Alcione, Renato e Blue Caps, Peninha, Jerry Adriani, Sidney Magal e muitos outros.

SERVIÇO

O QUÊ: PROJETO NOSLY E DJALMA CHAVES CONVIDAM recebe LUCIANA SIMÕES E ALÊ MUNIZ.

ONDE: Amsterdam Music Pub, Rua Coronel Amorim – Lagoa

QUANDO: Quinta-feira (23.04), às 22 horas. Individual: R$ 25,00 Mesa: R$ 120,00. Reservas: 981640488.

PRODUÇÃO: Satchmo Produções

sem comentário »