Horário de Verão tem início dia 19 de outubro

0comentário

Horário de Verão 2014 começa na noite de sábado, 18 de Outubro para o domingo (19). Relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da meia-noite. Termina na noite de sábado, 15 de Fevereiro de 2015 para domingo (16). Relógios devem ser atrasados em uma hora a partir da meia noite.

Atualmente, 10 estados adotam o horário de verão sendo eles Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

sem comentário »

Katy Perry no Rock In Rio 2015 no Brasil

0comentário

Depois de passar pelo Brasil em 2011, Katy Perry volta ao país como atração do Rock in Rio 2015, que acontecerá de 18 a 20 e de 24 a 27 de setembro do próximo ano. Além dela, subirá ao palco do festival o cantor de R&B John Legend, ganhador de nove prêmios Grammy.

As informações sobre o festival foram anunciadas nesta sexta-feira (26) pelos responsáveis do evento, Roberto e Roberta Medina, durante evento na Times Square, em Nova York, que reuniu cerca de 75 mil pessoas. Ainda não foram divulgados os preços dos ingressos, mas o início das vendas está previsto para novembro de 2014.

No Rio, John Legend, que já se apresentou no Brasil, será atração do Palco Sunset. Já Katy Perry subirá ao Palco Mundo para mostrar a “The Prismatic World Tour”, baseado no disco “Prism” (2013). O show já passou pelos Estados Unidos, Austrália e países da Europa. A cantora se apresentou no mesmo Rock in Rio, em 2011, com o show do disco “Teenage Dream” (2010).

sem comentário »

Maurício de Sousa na Feira do Livro de São Luís

0comentário

O criador da Turma da Mônica, o cartunista Maurício de Sousa, será uma das atrações da 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), que este ano ocorre no período de 31 de outubro a 9 de novembro. O evento vai ocupar os espaços culturais do bairro do Desterro. Além dele, também está confirmada a participação da escritora Marina Colasanti.

mauricionaprancheta640

Este ano, a FeliS terá como tema a Literatura infantil e muitos espaços serão dedicados às crianças na Feira organizada pela Fundação Municipal da Cultura (Func), com apoio do Sesc e do Governo do Estado. A FeliS terá como patrono o jornalista e escritor de literatura infantojuvenil, Wilson Marques. Serão homenageados também os escritores Ubiratan Teixeira (em memória), jornalista, escritor, poeta e teatrólogo; Mundinha Araújo (Raimunda Araújo), jornalista, professora, ativista, historiadora, pesquisadora e uma das fundadoras do Centro de Cultura Negra (CCN); e o poeta Odylo Costa, Filho (em memória), pelo centenário de seu nascimento.

Um dos espaços de atividades da feira será o Convento das Mercês, sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira. Lá estão previstas a realização das palestras de Maurício de Sousa, no dia 1º de novembro, e Marina Colasanti, que deverão também fazer sessão de autógrafos.

sem comentário »

Sandro Fortes: atração no Plugado, domingo

0comentário

Domingo (28/9), tem Plugado na Mirante FM, das 15h às 18h. Um mix de música, informação e interatividade. Além de lançamentos, o programa tem como convidado o jornalista, escritor, professor e artista plástico, Sandro Fortes. Ele participa do quadro “Setlist”, em que apresenta as sete melhores músicas que não pode deixar de ouvir ou tocar.

Sandro Fortes gosta, e muito, de conversar e escrever sobre literatura, cinema e música. Como DJ (um trabalho que também exerce), se considera um ouvinte apaixonado por música de todas as épocas e alguém que está sempre pesquisando novas propostas musicais.

sandrofortes

sem comentário »

Festival celebra 20 anos do Mangue Beat

0comentário

O mangue beat, uma das cenas mais importantes a movimentar a música brasileira nas últimas décadas, será celebrado com uma série de quatro shows gratuitos, nos dias 11 e 12 de outubro. Caranguejando – 20 anos de Mangue Beat reunirá nomes como Mundo Livre S/A, banda pioneira do movimento ao lado de Chico Science e Nação Zumbi, e ainda Curumin, Pedro Luís, Isca de Polícia, Mombojó, entre outros.

manguebeat640

Os quatro shows gratuitos rolam na Praça do Patriarca. A programação será dividida em dois dias. No sábado, dia 11 de outubro, a partir das 14h, a banda paulistana Isca de Polícia convidará cantor carioca Serjão Loroza e, em seguida, será a vez de a banda pernambucana Mundo Livre S/A dividir o palco com o cantor e compositor carioca Pedro Luís. Já no domingo, dia 12 de outubro, a banda Paraphernália, do Rio de Janeiro, tocará ao lado da cantora e compositora brasiliense Ellen Oléria. Para encerrar, o Mombojó, de Recife, vai se apresentar com a participação especial do cantor e guitarrista Curumin, de São Paulo.

O festival tem curadoria da jornalista Monica Ramalho e direção artística da Baluarte Cultura. Com o auxílio do diretor musical Paulo Lepetit (também líder da Isca de Polícia, que fará o show de abertura da série), cada banda criou um roteiro misturando clássicos do gênero e repertório próprio, trazendo novas leituras para dialogar com o movimento nascido na lama cheia de fertilidade do mangue.

SERVIÇO

Festival CCBB Caranguejando – 20 anos de mangue beat
Dias: 11 e 12 de outubro
Local: Praça do Patriarca – Centro SP
Horário: Das 14h às 17h30
Grátis

Programação

Dia 11 – a partir das 14h

- Isca de Polícia (SP) e Serjão Loroza (RJ)
- Mundo Livre S/A (PE) e Pedro Luís (RJ)

Dia 12 – a partir das 14h

- Paraphernália (RJ) e Ellen Oléria (SP)
- Mombojó (PE) e Curumin (SP)

sem comentário »

Criolina adere ao financiamento coletivo na internet

0comentário

O duo Criolina está com tudo. Depois de Luciana Simões e Alê Muniz passarem por várias cidades brasileiras (inclusive a cidade de Natal, no mês de fevereiro) e no Programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, a banda, que está em fase de preparação de seu terceiro disco e, também, do seu primeiro videoclipe. E você, internauta, pode ajudar.

criolina2014640

A banda recorreu ao financiamento coletivo na internet, pelo processo de crowndfunding, para lançar o videoclipe, que será feito pela Gataria, produtora de cinema e vídeo de São Paulo que fez a proposta ao duo de São Luís.

“(…) precisamos de ajuda pra bancar os custos de produção e por isso cá estamos, passando o nosso chapéu. Convidamos você a embarcar nessa aventura com a gente!”, disse a banda na página do grupo no Catarse.

Quem ajudar o grupo a bancar o videoclipe, será recompensado, segundo afirmam os próprios músicos. “É assim: você decide com quanto quer e pode ajudar e, em troca, escolhe entre diversas opções de recompensas – de CD autografado, camiseta e link para escutar o próximo disco, em primeiríssima mão, a serenata VVVVIP, com direito a jantar preparado pela Luciana Simões – na sua casa”, afirmam o duo.

Para mais informações, acesse a Fan Page do grupo e/ou a página deles no Catarse.

sem comentário »

Moda, Música e Teatro no Primavera de Museus

0comentário

Com o tema Museus Criativos, acontece em São Luís, de 23 a 30 deste mês, a oitava edição da Primavera de Museus, com a presença de representantes de instituições museológicas de todo o país. A promoção é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com apoio Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e parceria com o ECI-MUSEUM.

A Primavera de Museus é um acontecimento relevante para o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Em São Luís, a programação acontece em salas MHAM, na Rua do Sol.

Toda programação tem produção do MHAM e ECI-MUSEUM, com entrada franca. Na abertura, às 15h do dia 23, exposição Lição de Moda 3ª Edição – Linha do Tempo da Moda, com curadoria de Manoel Mougeot, seguida da intervenção teatral “De Repente Palco”, com a Companhia Luarte, entre outras apresentações.

Na terça-feira (23) será apresentado, às 17h, no Teatro Apolônia Pinto (MHAM), o espetáculo teatral História da Ópera, com Maria e Evgeny Itskowich, do ECI-MUSEUM.

No período de 23 a 30, das 9h às 15h, o público poderá visitar, no Museu de Artes Visuais (Rua Portugal, 273 – Praia Grande) a exposição de fotografia Lugares Especiais, do fotografo Jesus Perez.

Nos dias 24 (quarta) e 30 (terça) às 15h, profissionais de vestuário poderão participar da Oficina de Customização, com o estilista Glauber Pinto, na Cafeteria do MHAM. Também na quarta (24), às 15h, no Jardim do Museu, o fotógrafo Miguel Viegas realiza workshop de Fotografia de Moda para profissionais da fotografia e blogueiros da moda.

Dentro do projeto “Uma Tarde no Museu”, o público terá uma conversa com Glene Figueira sobre Mercado de Moda no Maranhão, na quinta-feira (25), às 15h, no Teatro Apolônia Pinto, seguido de um Concerto de Piano, com o músico Neyll Armistrong.

No dia 26, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, atores e pessoas interessadas em artes cênicas e dramaturgia participam da Oficina de Ator para Cinema, com o cineasta Evgeny Itskovich, no Museu de Artes Visuais e no Teatro Apolônia Pinto. Ás 15h, a palestra sobre História da Moda será ministrada pelo consultor e estilista de Moda Cacau Di Aquino e às 16h a escritora Laísa Couto realiza contação de história do Livro Lagoena, no Teatro Apolônia Pinto.

No último dia da programação, às 14h, será realizado o Encontro de Blogs de Moda do Maranhão, com Intervenção e Performance Livre de Victor Vihen, para Blogueiros da Moda de Moda do Maranhão, no Jardim do MHAM, seguido, às 15h, da palestra sobre Marketing e Gerenciamento de Conteúdo, com a jornalista de moda Gabriela Castelo Branco, no Teatro Apolônia Pinto, local também de apresentação de dois concertos de piano: do músico Ed Edson e por Evgeny Itskovich, às 17h.

Os organizadores do evento destacam que os museus tornaram-se protagonistas da cena cultural e interferem, hoje, na vida social e econômica. Ao propor o conceito de “Museu Criativo”, o Ibram estimula a manutenção e ao desenvolvimento dos museus, na exploração de sua capacidade de inovar-se, modernizar a gestão, diversificar iniciativas, ampliar a presença no território em que se acha inserido e atrair público

sem comentário »

Festival de Teatro Incena em São Luís

0comentário

FESTIVAL DE TEATRO INCENA 2014

Dias 3 (sexta) e 4 (sábado) das 17h às 22h

Espetáculos de teatro com atores do curso de teatro do Instituto Cultural para Educação Nacional de Arte – INCENA
Programação

DIA 3 (sexta)

17h - Hors Concours – Especial

Recital Poético: Poesia & Infância Autor: Cecília Meireles

17h30 – Peça: O Auto da Compadecida – Texto: Ariano Suassuna

18h20 – Peça: Os Embrulhos – Texto Maria Clara Machado

19h30 - Peça: O Bem-Amado – Texto: Dias Gomes

20h20 - Peça: Quando As Máquinas Param – Texto: Plínio Marcos

21h10 - Peça: Dom Casmurro – Texto: Machado de Assis

DIA 4 (sábado)

17h - Peça: Vestido de Noiva – Texto : Nelson Rodrigues

17h50 - Peça: Eles não Usam Black Tie – Texto: Gianfrancesco Guarnieri

18h40 - Peça: O Corsário do Rei – Texto: Augusto Boal

19h50 - Peça: O Noviço – Texto: Martins Pena

20h40 - Peça: O Rei da Vela – Texto: Oswald de Andrade

21h30 - Entrega dos Troféus

Produção: Josué Costa – INCENA
Ingressos: Preço Único R$ 25
Indicação: Livre
Duração: 5 h/dia

sem comentário »

Caetano Veloso: inquietante e inovador

0comentário

Em turnê pelos Estados Unidos, o cantor Caetano Veloso fez um show carregado de rock na noite de sábado, em Oakland, na Califórnia.

Como havia antecipado antes da viagem, o artista de 72 anos interpretou canções de seu último álbum, “Abraçaço” (2012). A turnê de Caetano pelos EUA começou em Miami e inclui paradas em Seattle, Davis e Los Angeles, terminando em Nova York.

Alguns dos fãs que foram ao show estranharam a falta dos clássicos do cantor. “Tenho sentimentos misturados sobre o show. Senti saudades do Caetano mais íntimo”, disse à Agência Efe o jornalista Jonathan Curiel.

Tracy Welsh, um professor de Berkeley, elogiou o caráter “profundamente artístico” do show e a coragem de Caetano em passar sua própria emoção, e não o que o público poderia esperar dele.

Welsh gostou particularmente da canção “Um Comunista”, que fala sobre a figura do guerrilheiro Carlos Marighela, morto durante a ditadura.

“Gostei que ele interpretou esta canção, que faz uma homenagem ao tropicalismo e lembra anos difíceis no Brasil”, explicou.

A linguista Denise Díaz disse que Caetano “sempre oferece algo diferente” e lembrou que o rock influenciou o início da carreira do cantor, nos anos 60.

O jornal “The Wall Street Journal” lembrou, em um artigo publicado nesta semana, que vários críticos consideram o último álbum de Caetano uma adaptação de sua origem psicodélica e tropicalista aos tempos modernos.

Marcelo Oliveira, um professor de português que cresceu escutando as canções do artista, afirmou que o show foi “extraordinário, fantástico, inovador e inquietante”. “Ele gosta de levar as coisas ao limite e o admiro porque conseguiu manter sua relevância todos estes anos”, comentou.

Caetano também encontrou espaço durante a noite para a sensualidade. Ao defender a canção “De noite na cama”, desabotoou a camisa no palco, para delírio das fãs.

Deu no UOL

sem comentário »

Phill Veras em Festival no Recife

0comentário

Maratona musical marca o ápice do festival “No Ar Coquetel Molotov” no dia 11 de outubro com shows de Phill Veras (MA), Flora Matos (DF), Jaloo (PA), La Femme (França) e Karina Buhr cantando Secos e Molhados.

phi640

O festival escreve mais um capítulo de sua história neste ano. Após dez edições sendo realizadas em locais fechados, desta vez o evento parte para acontecer em um local ao ar livre para tanto se adequar a uma nova demanda de público como para se reinventar apresentando novidades da cena musical do Brasil e do mundo.

O No Ar Coquetel Molotov chega agora a uma nova fase apostando na maior interação do público com a paisagem urbana e apresentando novos locais de lazer para seu público apreciar uma série de shows com nomes nacionais e internacionais. A Coudelaria Souza Leão, na Várzea, será ocupada com a estrutura do festival, que traz dois palcos com discotecagem e shows, Feira Cultural, performances artísticas e a presença do Som na Rural com convidados especiais.

Os portões abrem às 13h e mesmo antes da música rolar, quem chegar cedo poderá conferir as ofertas dos stands daFeira Cultural e circular pela área, que terá performances artísticas escolhidas através de uma convocatória.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO – 11/10

* Feira Cultural

* Som na Rural e Convidados

* Performances artísticas

* RBMA Stage

15h – Guilherme de Paula (PE)

16h30 – Selvagem (SP)

18h – Jonas Rocha (RJ)

19h30 – Dago Donato (SP)

21h30 – Seixlack – Live (SP)

22h30 – Falty DL (EUA)

00h – Bok Bok (UK)

* PALCO PRINCIPAL

17h30 – Jaloo (PA)

18h30 – La Femme (França)

19h30 – Inky + grassmass (SP / PE)

20h30 – Phill Veras (MA)

22h – Russian Red (Espanha)

23h – Flora Matos (DF)

00h – Karina Buhr (PE) canta Secos e Molhados

01h – Aldo the Band (SP)

sem comentário »