Ariano Suassuna: um artista imortal

0comentário

A Literatura Brasileira está de luto. Morreu aos 87 anos, o escritor e dramaturgo paraibano, Ariano Suassuna. Com a sabedoria e a simplicidade de um mestre, produziu verdadeiras obras-primas para retratar a cultura nordestina. E fazia isso, não apenas com seu incontestável talento, mas também com todo o amor que sentia pela sua terra.

arianosuassuna

Autor de livros como “O Auto da Compadecida” e “O Santo e a Porca”, Suassuna foi o criador do Movimento Armorial, lançado em 18 de outubro de 1970 na Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Recife, que tinha como primeiro plano colocar o universo cultural e lúdico do Sertão em detrimento do universo cultural e lúdico manifestado nas demais regiões do País.

Eleito para a ABL em 1989, Suassuna escreveu mais de 15 peças teatrais e seis romances ficcionais. Ficou conhecido nacionalmente por “O Auto da Comparecida”, de 1955. A história virou minissérie da TV Globo em 1999 com Matheus Nachtergaele e Selton Mello, e foi adaptada para o cinema em 2000.

Pegando carona na frase do escritor Luís Fernando Veríssimo: “Ariano Suassuna era um tesouro nacional”. Mais do que escritor: compositor, um ícone da cultura brasileira.

Suassuna dizia que o homem nasceu para a imortalidade e que a morte era um acidente de percurso. Tenha certeza, Suassuna, sua imortalidade já estava em suas obras, que sempre estarão vivas na memória de todos os brasileiros e, especialmente, na de seu querido povo nordestino.

Suassuna é o terceiro integrante da Academia Brasileira de Letras a morrer em três semanas. No dia 3 de julho foi Ivan Junqueira e no dia 18, João Ubaldo Ribeiro. Apesar de não integrar o órgão, o escritor Rubem Alves morreu no dia 19. E o Brasil fica cada vez mais enfraquecido de cabeças pensantes e de criticidade.

sem comentário »

Bate-papo com Rômulo Estrela na sexta-feira

0comentário

O ator maranhense Rômulo Estrela, convidado especial do 37º Festival Guarnicê de Cinema, realizará um bate papo sobre a profissão de ator e o mercado de trabalho com atores, atrizes, realizadores, fãs e o público em geral. O evento ocorre nesta sexta-feira, 25, às 15h30, no Cine Praia Grande, em São Luís (MA). As senhas que dão acesso ao bate papo devem ser retiradas gratuitamente a partir das 14h30, no Cine Praia Grande.

No sábado, 26, o ator prestigiará às 19h, também no Cine Praia Grande, a solenidade de encerramento do Festival, onde anunciará os filmes vencedores desta edição do Festival Guarnicê de Cinema. Apresentado pela Petrobras, o Guarnicê é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e da Fundação Sousândrade. A entrada é gratuita. Leia mais…

sem comentário »

Almas Insanas faz show no sábado

0comentário

almasinsanas640

sem comentário »

Apolônio Melônio: lenda viva festejando 96 anos

0comentário

Um salve e parabéns para Apolônio Melônio, um dos cantadores mais antigos de bumba meu boi do Maranhão, amo do Boi da Floresta (bairro da Liberdade) e muitas histórias para contar. A lenda viva completa 96 anos com todo direito a Missa em Ação de Graças, bolo e guaraná.

apoloniomestre

 

Também será exibido o documentário “Brincando na Floresta”, da jornalista, produtora, cineasta e roteirista de TV Gisele Bossard, que assisti na tarde dessa terça-feira (22/7), no Cine Praia Grande, durante a Mostra de Competitiva de Curtas, do 37º Festival Guarnicê de Cinema.

sem comentário »

O Exercício do Caos no Cine Praia Grande

0comentário

O primeiro longa metragem com produção, exclusivamente, maranhense, “O Exercício do Caos”, um drama psicológico escrito e dirigido pelo cineasta Frederico Machado, será exibido nesta quarta-feira (23/7), às 19h, no Cine Praia Grande, na Mostra Competitiva Longas.

oexercident2050214

À tarde, a partir das 15h30, tem a Competitiva Curtas. Em cartaz:

* ILHAS HUMANAS (MA)

ANI – 8’00″ – Manilo Macchiavello/2014

* ESPANTALHOS (SP)

FIC – 15’00″ – Marcelo Domingus/2013

* A DESPEDIDA (SP)

FIC – 15’00″ – Lucas Ogasawara/2013

* PASSAGEM (MA)

FIC – 3’00″ – Arturo Sabóia/2013

* O DESPERTAR DO SÍSIFO (MA)

FIC – 14’30″ – Rômulo Coimbra Moraes/2014

* PM – POLICIAL MÁGICO (RJ)

FIC – 3’00″ – Antonio Barbosa Silva Júnior/2013

* NATAL DE TONHO (SP)

FIC – 8’08″ – Andrews Nascimento/2014

* ATÉ QUE A ÚLTIMA LUZ SE APAGUE (AM)

FIC – 15’00″ – William Ferry/2014

 

sem comentário »

U2: disco novo em novembro

0comentário

O grupo irlandês U2 lançará um novo álbum, o 13º de estúdio, em novembro, um trabalho que demorou mais do que o esperado pelos fãs, informou nesta terça-feira (22/7) o tabloide “The Sun”.

u2640

Muitos veículos apontaram o lançamento para abril, data que depois alguns adiaram até 2015, e agora parece que falta pouco para saber mais detalhes do sucessor de “No Line On the Horizon” (2009), lembrou o jornal. O novo álbum pode se chamar “Songs of Ascent” e foi produzido, entre outros, por Danger Mouse.

sem comentário »

Rio de Janeiro: é pra lá que eu vou

0comentário

Voltar ao Rio de Janeiro é sempre uma boa pedida. E pra lá eu vou, neste fim de semana, para trabalhar e manter mais uma vez contato com a vida cultural carioca. E desta vez, o destino é a cidade de Paraty, que já conheço, mas não tive o privilégio de vivenciá-la durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O evento chega em sua 12ª edição, e ocorrerá entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, em Paraty, cidade de beleza arquitetônica e natural exuberante, dona, também, de um evento internacional de jazz, blues, R&B e soul, intitulado Bourbon Festival Paraty.

Em novembro de 2012, fiz um ‘tour’ pela cidade e recomendo alguns cartões postais:

* Chafariz da Pedreira

* Sobrado dos Bonecos e Passos da Paixão

* Antiga Cadeia Pública – Atualmente, sedia a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do município e o Instituto Histórico e Artístico de Parati

* Mercado do Peixe

* Rua da Praia

* Rua Fresca

* Praça do Imperador

* Forte Defensor Perpétuo e Casa da Pólvora

 

sem comentário »

“Triunfo” em cartaz no Cine Praia Grande

0comentário

Uma boa pedida na segunda noite do 37º Festival Guarnicê de Cinema é o longa-metragem Triunfo do cineasta paulista Cauê Angeli e Hernani Ramos. O filme conta a história do homem considerado o pai do movimento hip hop no país, Nelson Gonçalves Campos Filho, conhecido como Nelson Triunfo, nascido na cidade de Triunfo, Pernambuco.

triunfo640

Antes de sua consagração, Nelson Triunfo enfrentou diversos obstáculos, como o preconceito e repressão policial. No período da Ditadura Militar, por exemplo, ele teve sua dança definida como subversiva e foi preso inúmeras vezes. Essa é a história que, conduzida pela narração do MC Thaíde, dentro de uma rádio produzida em estúdio, é contada no filme.

O longa será exibido nesta terça-feira (22/7),  às 19h, no Cine Praia Grande.  “Triunfo”,ganhou o prêmio do júri na competição nacional do festival de documentários musicais In-Edit Brasil. O festival aconteceu entre os dias 1º e 11 de maio deste ano, em São Paulo.

sem comentário »

Competitiva Curtas no Cine Praia Grande na 3ª

0comentário

Filmes em cartaz nesta terça-feira (22/7), no 37º Festival Guarnicê de Cinema. Os curtas serão exibidos a partir das 15h30, no Cine Praia Grande.

- A MÃO E FOGO LOUCA E SUBJETIVIDADE ENTRE ARTESÃS DE ITAMATATIUA (MA)
DOC 15’00″ RAQUEL GOMES NORONHA/2013

- BRASIL (PR)
FIC 15’00″ – ALY MURITIBA/2014

- MANCHIK (RR)
FIC 15’00″ – ANTONIO MARCOS DE CARVALHO/2014

- BRODERS (MA)
FIC 14’00″ – ANDRÉ MATHIAS/2014

- FUGA ANIMADA (SP)
ANI 3’40″ – AUGUSTO BICALHO ROQUE/2013

- CASSIANO (BA)
FIC 12’00″ – THIAGO GOMES ROSA RIBEIRO/2014

- FESTA NO APARTAMENTO DE SUZANA 10 DE JULHO DE 2011 (PR)
FIC 3’48″ – PR/L/2012

- BRINCANDO NA FLORESTA (MA)
DOC – 15’00″ – GISELLE MARIA BOSSARD SOBREIRO

sem comentário »

Participação maranhense no Percpan na Bahia

0comentário

O Percpan, um dos mais importantes festivais de percussão do planeta, está de volta em sua cidade de origem, Salvador. A 20ª versão do festival, que tive a oportunidade de acompanhar de perto em 1998, na capital baiana, fazendo a Assessoria do grupo percussivo maranhense Fogo de Mão, liderado por Luiz Cláudio, ocorrerá entre os dias 25 e 27 de julho, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico, com atrações nacionais e internacionais lado a lado com a maioria de músicos baianos.

pretonando640

O rapper maranhense Preto Nando marcará presença na noite de encerramento do evento. Ele fará participação especial em show de Gabi Guedes (Bahia) e DJ Cia (São Paulo) convidam: Opanijé, Nelson Maca, Simples Rap’ortagem. Part. especial Preto Nando (MA), Zé Brown (PE), Kaline Lima (PA)

O grupo americano Trouble Funk, Marcelo D2, os cubanos do Vocal Sampling, o rapper dos Racionais MCs Mano Brown e sua banda e o Barbatuques são outras atrações do PercPan (Panorama Percussivo Mundial).

Com curadoria do produtor musical Alê Siqueira, do maestro e arranjador Letieres Leite e do ensaísta e colunista de O GLOBO José Miguel Wisnik, e consultoria artística do jornalista e crítico de música Hagamenon Brito, o PercPan 2014 se estrutura em noites temáticas. A primeira será dedicada à percussão vocal e corporal. A segunda acolherá o panorama percussivo feminino. E o mote da terceira e última noite é o cruzamento entre matrizes rítmicas tradicionais com gêneros de ponta da música contemporânea, especialmente o rap e o funk.

Além dos shows, o PercPan promoverá workshops e mesas redondas onde os convidados falarão sobre sua experiência musical e sobre os diálogos rítmicos que estarão em cena. Nos seus 19 anos de existência, o festival promoveu mais de seis mil horas corridas de música, produzidas por cerca de 150 atrações nacionais e internacionais, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Carlinhos Brown, Naná Vasconcellos, Beirut, Sly and Robbie, Rita Marley e Hypnotic Brass Ensemble.

O Percpam é o primeiro festival do mundo dedicado exclusivamente à música percussiva. Em 1998, ganhou as páginas do New York Times, ampliando seu prestígio com edições itinerantes que o levaram a cidade como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e até Paris.

Programação

25 de julho (sexta-feira): Percussão Vocal e Corporal

A partir das 20h

Banda de Boca (Bahia)

Barbatuques (São Paulo)

Vocal Sampling (Cuba)

Mano Brown & Banda (São Paulo)

26 de julho (sábado): Panorama Percussivo Feminino

A partir das 20h

As Ganhadeiras de Itapuã (Bahia)

Mulheres de Leillía (Galícia, Espanha)

Sayon Bamba (Guiné Conacri, África)

Banda Obìnrin, com participação da percussionista Mônica Millet (Bahia)

Banda Didá (Bahia)

Margareth Menezes (Bahia)

27 de julho (domingo): Das Matrizes às Batidas Contemporâneas

A partir das 19h

Aguidavi do Gegê (Bahia)

Marcio Victor & Samba Chula de São Braz (Bahia)

Percussivo Mundo Novo (Bahia)

Gabi Guedes (Bahia) e Dj Cia (São Paulo) convidam: Opanijé, Nelson Maca, Simples Rap’ortagem. Part. especial Preto Nando (MA), Zé Brown (PE), Kaline Lima (PA).

Marcelo D2 & Banda (Rio de Janeiro)

Trouble Funk (Estados Unidos)

sem comentário »