Zeca Baleiro canta Zé Ramalho

5comentários

Os ídolos também têm seus ídolos – artistas que os influenciaram, influenciam e que são alvos de sua admiração. Criado para mostrar grandes nomes da música brasileira interpretando o repertório de seus compositores prediletos, o projeto Banco do Brasil Covers entra em cena com três shows, idealizados e dirigidos por Monique Gardenberg. Na programação de 2013, Maria Gadú celebra Cazuza (1958–1990), quatro astros do rock brasileiro – Dado Villa-Lobos, João Barone, Leoni e Toni Platão – se unem a Liminha, um dos maiores produtores musicais do país, para explicitar sua devoção ao grupo inglês The Beatles (1960–1970), com a participação de convidados especiais (André Frateschi, Marjorie Estiano, Paulo Miklos e Sandra de Sá) e Zeca Baleiro homenageia Zé Ramalho.

zecacantaramalho600

Estreia

O cantor e compositor Zeca Baleiro começa temporada de shows em que reverencia o músico paraibano Zé Ramalho revisitando a sua obra. O projeto “Zeca Baleiro canta Zé Ramalho” começa nesta sexta-feira (27), em Natal (RN), no Teatro Riachuelo. No próximo dia 3, (quinta-feira), será no Teatro Guararapes, em Recife (PE).

Zeca se apresenta, ainda, em Fortaleza, no dia 5 de outubro (sábado), no Siara Hall, em Fortaleza (CE), no dia 7 de novembro, no Teatro Sesi, em Porto Alegre (RS) e encerra no Vivo Rio, no dia 30 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

Cumplicidade

Zeca Baleiro e Zé Ramalho são do Nordeste. Mas a vastidão da Nação Nordestina é tamanha que ambos habitam distintos universos musicais – o que valoriza e ressalta o ineditismo do show em que Baleiro vai dar voz a músicas de Ramalho. Nome que se destacou na corrente migratória que deslocou artistas do Nordeste para o eixo Rio-São Paulo ao longo dos anos 70, em busca de maior visibilidade e oportunidades profissionais, José Ramalho Neto veio ao mundo em 3 de outubro de 1949, na cidade interiorana de Brejo da Cruz, enraizada no sertão da Paraíba. Influenciada pela obra seminal de Luiz Gonzaga (1912–1989), sua vivência musical começa a virar profissão nos anos 60 em João Pessoa (PB), quando Ramalho passa a integrar conjuntos de baile que tocavam o pop rock produzido naquela década. Mas o cantor somente se faria ouvir em todo o Brasil a partir de 1978, quando lançou seu primeiro álbum, Zé Ramalho (Epic / CBS), com sucessos autorais como Avohai (homenagem ao avô que o criou após a morte do pai), Chão de giz e Vila do sossego. O tom épico e apocalíptico da música de Ramalho já lhe valeu epítetos como Profeta do sertão e Bob Dylan da caatinga. Pautada pelo traço de originalidade da obra do compositor, a discografia de Ramalho contabiliza 26 álbuns em 35 anos de carreira.

Nascido em 11 de abril de 1966, em São Luis, e criado em Arari, cidade do interior do Maranhão, José de Ribamar Coelho Santos começou a se tornar um grande nome da música brasileira – como Zé Ramalho – a partir de 1997, ano em que lançou seu primeiro álbum, Por onde andará Stephen Fry? (Mza Music), já assinando como Zeca Baleiro e chamando atenção da crítica pela verve de seus versos que, não raro, são construídos com trocadilhos e jogos de palavras que explicitam espirituosa visão do mundo. Musicalmente, a obra autoral de Baleiro é multifacetada, conciliando canções de lirismo mordaz (Flor da pele, seu primeiro sucesso, exemplifica tal vertente), temas de ritmos regionais que expõem sua origem nordestina, samba, reggae e blues. Paralelamente, o compositor foi se revelando sagaz intérprete de obras alheias – talento que vai poder ser comprovado nos shows em que Baleiro apresentará sua personalíssima leitura do cancioneiro de Zé Ramalho.

5 comentários para "Zeca Baleiro canta Zé Ramalho"


  1. roberto de morais

    Meu comentário não pode deixar de ser um dos melhores, pois o Zeca é como se fosse um irmão para nossa familia. Sou irmão do Cantor e compositor NOSLY, e minha referência com o zeca é uma das melhores, além de conhecer o seu trabalho como músico cantor e compositor, só posso dizer que essa homenagem que ele vem fazendo ao musicos brasileiros e nordestinos serão sempre bem vindas, pois música boa o maranhão tem, cantor também. Parabens Zeca por mais um trabalho de canções.

  2. Edmar de melo lucena

    Zeca é tudo de bom…Vou fazer de tudo para assistir esse show maravilhoso.Só gostaria de saber o preço do ingresso e onde comprar?
    Fico aguardando resposta com antecedência.

  3. Edmar de melo lucena

    Claro que Edmar sou eu sim… pode publicar se m problema nenhum…

  4. CLAUDIO SANTOS

    E São Luís, não será agraciada com esse megashow? Seria o máximo, pois ouvir Zeca Baleiro interpretando o Zé deve ser delirante! Parabéns aos criadores desse projeto.

  5. Virginia Meneses

    E Salvador???? Pelo amor de Deus…Zeca seu lindo, venha pra Bahia!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS