Música de Red Hot usada em tortura em Guantánamo

0comentário

Músicas da banda Red Hot Chili Peppers, tocadas à exaustão, fizeram parte do procedimento da CIA durante torturas na prisão de Guantánamo. Segundo a Al Jazeera, autoridades norte-americanas afirmaram anonimamente à emissora árabe detalhes das técnicas utilizadas pela CIA durante a administração de George Bush em interrogatórios após o 11 de setembro. As músicas da banda californiana eram colocadas no último volume em loop como esforço para desestabilizar o prisioneiro.

Um segmento específico do relatório do Comitê de Inteligência do Senado americano afirma que um suspeito, apontado como Zayn al-Abidin Muhammad Husayn Abu Zubaydah, foi submetido à técnica na Baía de Guantánamo entre maio e julho de 2002. O relatório revela que Abu Zubaydah teria ficado trancado em uma caixa de animal de estimação e algemado pelos pulsos no teto de sua cela enquanto era submetido ao “loop interminável” de música alta.

O Red Hot Chili Peppers não seria a única banda a ser usada no processo. No início deste ano, a banda de rock industrial Skinny Puppy descobriu que o governo dos Estados Unidos usava suas músicas como instrumento de tortura. Após a descoberta,o grupo pediu que o país pague direitos autorais.

Sem comentário para "Música de Red Hot usada em tortura em Guantánamo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS