Duas exposições em cartaz na Galeria Trapiche

0comentário

A Galeria Trapiche mantém em exposição até o dia 4 de setembro as mostras “Punga dos Homens no Tambor de Crioula” e “Sobras da Flora”. O primeiro trabalho é uma exposição fotográfica sobre a “punga dos homens” registrada em imagens de festas de tambor de crioula na região do Munim. Já “Sobras da Flora” consiste em esculturas feitas a partir de reciclagem de materiais como madeira, galhos, troncos e raízes pelo artista plástico Edgar Pereira.

– Na dança das mulheres, a punga é um movimento de umbigada, de cumprimento e convite para a entrada na roda do tambor. A punga dos homens consiste em uma série de movimentos que se iniciam com bailado do coreiro baiador com a coreira na roda, escolha da parceria, os movimentos de combinação e preparação e a aplicação da punga – explicou Jonero Santos, um dos pesquisadores da mostra “Punga dos Homens no Tambor de Crioula.

Além de Jonero Santos, a exposição reúne fotografias produzidas pelos pesquisadores Anderson Fernandes, Marco Aurélio Haickel e Assuero Costa focando personagens masculinos que integram a manifestação cultural do tambor de crioula. A punga dos homens possui movimentos que lembram a capoeira. Alguns “golpes” visam à derrubada dos parceiros ou apenas sugerem jogos lúdicos de ataque e defesa.

Os registros foram feitos no povoado de Centro do Meio (cidade de Icatu), no povoado Quilombo de Miranda (cidade de Rosário) e em São Luís durante o 2º aniversário do Centro Cultural Mestre Amaral (Praça Dom Pedro II), quando os mestres baiadores e pungadores José Conceição Silva, conhecido como Zé de Lina, e Benedito Pincé vieram de Icatu para uma demonstração da punga dos homens na capital.

ARTE E RECICLAGEM

O artista Edgar Pereira é o autor da exposição “Sobras da Flora”, que utiliza a reciclagem de materiais como matéria prima do trabalho. Ele contou como surgiu a ideia para produção da mostra que utiliza madeira, galhos, troncos e raízes para a composição das esculturas em destaque na Galeria Trapiche.

– Eu estava andando pela orla do matagal próximo a minha residência e encontrei uma tora de acácia, sobra de podagem. Então me veio a ideia de fazer algo parecido com uma carranca, lembrando as do rio São Francisco. Comecei a entalhar pela primeira vez uma figura. Desde então, tomei gosto pelo tipo de passatempo e continuei a fazer outros trabalhos – explicou.

As mostras “Punga dos Homens no Tambor de Crioula” e “Sobras da Flora” ficam em exposição até o dia 4 de setembro, com entrada gratuita. A Galeria Trapiche está localizada na Avenida Vitorino Freire, no Centro Histórico, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.

Sem comentário para "Duas exposições em cartaz na Galeria Trapiche"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS