Fórum discute diversidade cultural do Maranhão

0comentário

Em celebração ao Dia Internacional do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF), realiza, em São Luís, a Semana da Cultura Popular, até sexta-feira, dia 22/8, em São Luís. No evento são destacados os aspectos teóricos e artísticos das tradicionais manifestações culturais do Maranhão.

Na programação da Semana, mesas redondas, palestras e exposições de registros sobre diversas manifestações culturais do Estado, uma mostra do resultado da parceria do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, com o Projeto Memória Audiovisual da Cultura Popular Maranhense e o Museu Digital da Imagem e do Som do Maranhão, lançado na abertura da Semana de Cultura Popular, que aconteceu nessa terça-feira (19), a Semana da Cultura Popular, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF), na Praia Grande. Um projeto inovador no estado, o Museu Digital da Imagem e do Som. O objetivo é arquivar, virtualmente as memórias dos grandes colaboradores da cultura popular maranhense, dessa forma garantindo acessibilidade ao um rico conteúdo histórico-cultural, para diferentes gerações. A programação de solenidade de abertura contou, ainda, com as presenças do Tambor de Crioula da Fé em Deus, da Floresta, Santa Rosa (Axixá) e Centro Grande (Axixá).

A cultura popular no Maranhão é marcada por sua diversidade de gêneros que revelam toda riqueza e beleza existente na identidade cultural dos maranhenses.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19 (terça-feira)
A partir das19h
-Abertura oficial do projeto Memória Audio-Visual da Cultura Popular Maranhensee do Projeto Museu Digital da Imagem e do Som do Maranhão

– Apresentações culturais/ Mostra de Tambor de Criola: da Fé em Deus, da Floresta, Santa Rosa (Axixá) e Centro Grande (Axixá).

Dia 20 (quarta-feira)
A partir das 17 h
-Apresentação do documentário Autos de Natal no Maranhão e Festas de Santo em ruas e terreiros:Com Adalberto Rizzo/ Ufma e Murilo Santos/ Ufma
-Palestra e documentário:Tramas do Trabalho Artesanal: com Paulo Keller/Ufma
-Apresentações culturais/ Festa do Divino Espirito Santo, Bumba Meu Boi deAxixá e Bloco Akomabú

Dia 21( quinta-feira)
A partir das 17 h
Reflexões sobre a história das expressões religiosas afro-maranhenses
pajelança: experiências religiosas e repressão no século xix e xx, com: Thiago lima dos santos – Ufma , Raimundo Inácio Souza Araújo – doutorando do programa de pós-graduação em história – Ufpe, professor do colégio universitário – Ufma e Priscila da Conceição Aguiar – graduando do curso de história Ufma. Integrante do Projeto Biblioteca Digital da Baixada Maranhense (REBAX-FAPEMA).
-Apresentações culturais/ Tambores de Criola Mirim: Arte Nossa, da Fé em Deus e do Terreiro de Iemanjá.

Dia 22 (sexta-feira)
A partir das 17h
Lançamento Livro Paramentação no Tambor de Mina, do escritor Gerson Lindoso/ Ifma e do documentário “Mina da Liberdade”IlêAshéOgunSogbô.
-Apresentações culturais/ Tambor de Mina do Terreiro de Ogum Sogbo, Blocos Tradicionais os Apaixonados, Os Feras e AbieeMailo.
Texto: Fátima Bogarim

Sem comentário para "Fórum discute diversidade cultural do Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS