Mostra à Mercê das Artes em cartaz até 6ª

2comentários

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), vinculada à Secretaria de Estado da Educação, promove nesta quarta (17), quinta (18) e sexta-feira (19) a Mostra À Mercê das Artes, como parte das comemorações dos 360 anos de sua sede, o Convento das Mercês. Ao todo serão expostos 53 trabalhos de estudantes de escolas públicas de São Luís em cinco categorias: Artes Visuais, Dança, Literatura, Música e Teatro.

fundacaoreupublicana

A mostra competitiva de artes, com vistas a promover, expor, divulgar e difundir trabalhos artísticos estudantis também tem como objetivo oportunizar as vivências próprias da arte, como a fruição, apreciação artística, bem como a descoberta de novos talentos.

Serão distribuídos prêmios para os participantes da Mostra À Mercê das Artes, medalhas e troféus para os primeiros colocados, além de menções honrosas aos professores coordenadores. A entrega dos prêmios será realizada no dia 16 outubro, após a divulgação dos vencedores pelo júri técnico, formado por especialistas de cada área. Nesse dia haverá apresentação de um desfile de moda feito por estudantes e show da banda Baré de Casco.

Entre os participantes está o estudante Jean Paul da Silva, de 17 anos, aluno do 3º ano do CEM Domingos Vieira Filho.  Ele participará da competição com o trabalho intitulado “Um sentimento desconhecido”, também na categoria Artes visuais. “É um desenho feito com grafite e esferográfica preta. Um desenho surreal que oferece duplo sentido para as pessoas, uma possibilidade de diversas interpretações”, disse o estudante que começou a desenhar desde 2010.

Segundo a secretária-chefe da Casa Civil e presidente da FMRB, Anna Graziella Santana Neiva Costa, esta é uma ideia inovadora no Estado e que foi abraçada pelas escolas da capital, prova de que existem muitos talentos nas salas de aulas.

“Mais uma vez a FMRB inova em um projeto educacional e cultural que estimula a produção artística e transforma a vida de muitos estudantes. O mostra promoverá além do espaço de exposição, a interação entre professores, alunos de várias escolas e a comunidade para que haja um intercâmbio de conhecimento, uma troca valiosa que enriquece o saber”, disse Anna Graziella Costa.

Oficinas e palestras

Além da programação de trabalhos, a Mostra À Mercê das Artes terá atividades em que serão debatidos temas pertinentes a produção artística, além de oficinas variadas para estudantes. No dia 22, ocorrerá a oficina Pin Hole, com Carlos Eduardo e a palestra “O Teatro no Maranhão”, com o ator e diretor maranhense Domingos Tourinho.

Já no dia 23, a professora Dinacy Corrêa ministrará palestra sobre Literatura Maranhense, e artista plástica Fátima Jordão promoverá oficina de biojoias. No dia 24, será a vez da palestra “A Técnica da Xilogravura”, com Airton Marinho, e da oficina Maquiagem Artística, com profissionais do Instituto Embeleze, um dos apoiadores do evento. Para fechar a programação, no dia 26, haverá a mesa-redonda Museu: Criatividade x Tecnologia.

A Mostra À Mercê das Artes é realizada graças ao apoio da Livraria Leitura, Livraria Paulinas, Livraria Vozes, Instituto Embeleze, Instituto Florence, Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Maranhão, Cine Praia Grande, Mil Cursos, O Boticário e Habib’s, que distribuirão brindes para os estudantes participantes do evento.

Mais

A programação completa do evento, com datas e horários de cada apresentação artística está disponível no site da Fundação da Memória Republicana Brasileira, no endereço eletrônico www.fmrb.ma.gov.br.

Serviço

O quê

Mostra À Mercê das Artes

Quando

17, 18 e 19 de setembro

Onde

Sede da FMRB, Convento das Mercês

Entrada franca

2 comentários para "Mostra à Mercê das Artes em cartaz até 6ª"


  1. Carlos martins

    E Plusivel a organizaçao do evento e todos os participantes queria agradeçer a oportunidade de conheçer outros artistas e pessoas que ganharam meu respeito
    Obrigado
    Atençiosamente
    Carlos martins
    Cemsa_Centro de Ensino Prof’ Maria Do Socorro Almeida

  2. ANGELI ROSE

    Quero conferir.Mas também aproveito para divulgar um projeto na graduação de LETRAS – polo PRESIDENTE DUTRA – UEMA,em que estamos explorando o conceito de “ocupação”.O projeto chama-se OCUPAÇÃO DUTRA e tem entre vários objetivos desenvolver o conceito de “ocupação” estética, a partir do espaço sala de aula.Estamos na 1a etapa,com vários registros em linguagens diferentes, e concentricamente caminharemos para as relações entre a UEMA e a cidade,já que há falta de atividades culturais.Resistência e criação são 2 motes para a produção cultural discente.
    Profa.Dra ANGELI ROSE(pesquisadora,escritora,blogueira e performer)

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS