Caetano Veloso: inquietante e inovador

0comentário

Em turnê pelos Estados Unidos, o cantor Caetano Veloso fez um show carregado de rock na noite de sábado, em Oakland, na Califórnia.

Como havia antecipado antes da viagem, o artista de 72 anos interpretou canções de seu último álbum, “Abraçaço” (2012). A turnê de Caetano pelos EUA começou em Miami e inclui paradas em Seattle, Davis e Los Angeles, terminando em Nova York.

Alguns dos fãs que foram ao show estranharam a falta dos clássicos do cantor. “Tenho sentimentos misturados sobre o show. Senti saudades do Caetano mais íntimo”, disse à Agência Efe o jornalista Jonathan Curiel.

Tracy Welsh, um professor de Berkeley, elogiou o caráter “profundamente artístico” do show e a coragem de Caetano em passar sua própria emoção, e não o que o público poderia esperar dele.

Welsh gostou particularmente da canção “Um Comunista”, que fala sobre a figura do guerrilheiro Carlos Marighela, morto durante a ditadura.

“Gostei que ele interpretou esta canção, que faz uma homenagem ao tropicalismo e lembra anos difíceis no Brasil”, explicou.

A linguista Denise Díaz disse que Caetano “sempre oferece algo diferente” e lembrou que o rock influenciou o início da carreira do cantor, nos anos 60.

O jornal “The Wall Street Journal” lembrou, em um artigo publicado nesta semana, que vários críticos consideram o último álbum de Caetano uma adaptação de sua origem psicodélica e tropicalista aos tempos modernos.

Marcelo Oliveira, um professor de português que cresceu escutando as canções do artista, afirmou que o show foi “extraordinário, fantástico, inovador e inquietante”. “Ele gosta de levar as coisas ao limite e o admiro porque conseguiu manter sua relevância todos estes anos”, comentou.

Caetano também encontrou espaço durante a noite para a sensualidade. Ao defender a canção “De noite na cama”, desabotoou a camisa no palco, para delírio das fãs.

Deu no UOL

Sem comentário para "Caetano Veloso: inquietante e inovador"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS