Semana de Cultura Popular da UFMA em novembro

1comentário

Com o tema “Imaginário Popular no Maranhão: espaços, história, memória e religião”, a Comissão Maranhense de Folclore, Comissão Helenense de Folclore e o Observatório Cultural Slz – UFMA realizam, entre os dias 26 e 28 de novembro, a Semana de Folclore e Cultura Popular UFMA 2014, com o objetivo de criar um espaço de debates sobre o reconhecimento e valorização dos bens culturais populares. As atividades serão realizadas no Centro de Convenções e no Centro Pedagógico Paulo Freire da Cidade Universitária.

As inscrições devem ser feitas, via internet, preenchendo a ficha de inscrição e enviando-a para o e-mail [email protected], bem como o envio do resumo da comunicação oral, conforme as regras para apresentação de trabalho.

A programação do evento é pública e gratuita, e inclui palestras, oficinas e exposições. Os eixos temáticos são: Rituais, ritos, mitos e lendas: religiosidade e festas populares; Saberes e fazeres: artesanato, gastronomia e medicina popular; Folclore, Turismo Religioso e Cultural; FolkComunicação: Folclore, Cultura Popular e Comunicação; Teatro, Dança e Educação: a Cultura Popular e o folclore no movimento, na cena e na educação; Patrimônio imaterial e sustentabilidade; Comunidades tradicionais: quilombos, ribeirinhos, ciganos e índios; e Arqueologia, mitologia e estudos culturais: a cultura popular em temas afins.

Oficina de Danças Folclóricas – O Observatório Cultural SLZ – UFMA oferece uma Oficina de Danças Folclóricas Maranhenses, totalmente gratuita e com vagas limitadas, em sua sede (Centro Pedagógico Paulo Freire, Térreo – Asa Norte, UFMA). As inscrições acontecem de 01 a 10 outubro de 2014. Durante a oficina, serão transmitidos os conhecimentos teóricos e práticos sobre o folclore de cada região do Maranhão.

As manifestações abordadas serão Bumba Meu Boi (todos os sotaques), Cacuriá, Dança do Coco e Tambor de Crioula. Os interessados podem se inscrever pelo email [email protected], ou na sede do Projeto que se localiza no Campus do Bacanga, Centro Pedagógico Paulo Freire, – Térreo – Asa Norte. Informações pelo telefone 8430-6810.

1 comentário para "Semana de Cultura Popular da UFMA em novembro"


  1. felipe calil abrao

    não consigo fazer a inscrição. quero um telefone p contato. moro em Parnaiba pi.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS