Divinas Folioas: 22 de maio, no Teatro Artur Azevedo

0comentário

No próximo dia 22, sexta-feira, ocorrerá o show Divinas Folioas, no Teatro Artur Azevedo. As cinco ilustres caixeiras-régia subirão no palco carregadas de tradição, devoção e musicalidade. O show terá a participação da cantora Rosa Reis.

roseiraproducoes640

Todas elas carregam consigo uma caixa, que as acompanha nos toques em reverência ao Divino Espírito Santo. As caixeiras que participarão do show fazem parte das mais variadas casas de culto, mas também são praticamente as mesmas que realizam as festas em outras casas.

Durante o show elas vão mostrar, em uma hora de duração, um pouco do extenso ritual que envolve uma Festa do Divino. Segundo Rosa Reis, idealizadora e produtora do show, a ideia é mostrar, ainda que resumidamente, o trabalho que é conduzido pelas caixeiras-régia.

Autonomia

A caixeira-régia é a mais experiente dentro do ritual e exerce a função semelhante a de um maestro em uma orquestra regendo as demais caixeiras. Geralmente são devotas do Divino e já participam do terreiro há muito tempo. Elas têm autonomia sobre os cânticos, sabem todas as letras de cor e improvisam com naturalidade, se necessário. Possuem amplos poderes para interferir na Festa, conduzir o ritual e sabem de tudo na festa, dos preparativos, passando pela abertura da tribuna até o fechamento. São praticamente sacerdotisas.

Sem comentário para "Divinas Folioas: 22 de maio, no Teatro Artur Azevedo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS