Papete lança projeto em “Pocket Show” no TAA

0comentário

Papete realiza “pocket show” de lançamento do projeto “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão, nesta terça-feira (26/5), a partir das 21h, no Teatro Artur Azevedo. O evento é aberto ao público e com ingressos trocáveis por 1Kg de alimento não perecível, para posterior doação ao Asilo de Mendicidade e Hospital Aldenora Bello.

papete640

Em passagem pelo Plugado, na noite dessa quinta-feira (21/5), na Mirante FM, o músico maranhense destacou a obra que reúne o acervo e conta história de 34 amos, cantadores de uma das maiores manisfestações culturais do Maranhão e do Brasil, que é o bumba meu boi.

Resgate

Segundo Papete, a ideia do livro nasceu a partir da década de 1980 quando gravou “Urrou do Boi”, do cantador Coxinho, do Boi de Pindaré.

– Essa toada tem um significado muito importante para todos nós maranhenses e ela tem como autor o Coxinho. Uma criatura dono de uma poesia riquíssima, mas que passou desperbecido, invisível, diante de todos nós maranhenses e mundo afora. Adoeceu, morreu pobre, assim como acontece com a maioria dos nossos mestres da Cultura Popular do Maranhão, especificamente, os do bumba meu boi, os quais me refiro nessa obra – destacou.

Participações

A obra contou com o auxílio luxuoso de nomes ligados à Cultura Popular do Maranhão, entre os quais, os professores e antropólogos Sérgio Ferreti, Mundicarmo Araújo, Carlos Benedito, além de Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro, José Pereira “Godão”, e Luís Bulcão. Papete ressalta que a participação de todos eles foi muito importante. “Cada qual deu o seu relato conforme o olhar que eles têm sobre o bumba meu boi” – complementa.

“Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi” é bilingue. O principal objetivo é que ele corra o mundo. O trabalho reúne quatro DVDs e um CD com toadas clássicas e músicas interpretadas pelo próprio Papete.

Essencial

Um trabalho necessário, inédito e visionário para manter viva a tradição e a riqueza cultural do Bumba Meu Boi maranhense entre as novas gerações, e ainda, um excelente material para divulgação internacional do Maranhão e desta que é uma das principais manifestações da cultura maranhense.

O projeto de Papete conta com o apoio, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Caixa, CEMAR e Vale; além do Ministério da Cultura.

Sem comentário para "Papete lança projeto em “Pocket Show” no TAA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS