Dia do Teatro e do Circo comemorado em São Luís

0comentário

No dia 27 de março, segunda-feira, comemora-se o Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo, onde espetáculos teatrais são apresentados gratuitamente ao redor do mundo.

Cora dentro de mim – plantando roseiras e fazendo doces em cartaz em São Luís dias 25 e 26/3. Foto: Divulgação

E para comemorar a data, o Cine Teatro da Cidade apresenta a peça Cora dentro de mim – plantando roseiras e fazendo doces, neste sábado (25/3 às 20h) e domingo (26/3 às 19h) com ingressos gratuitos a serem retirados, na bilheteria do teatro, a partir das 14h no dia da apresentação.

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. Já o O Dia Nacional do Circo presta homenagem ao nascimento do saudoso Palhaço Piolon.

O espetáculo

Premiado pela Funarte com o Prêmio Myriam Muniz/2014, “Cora Dentro de Mim – Plantando Roseiras & Fazendo Doces é um espetáculo cênico-poético-musical, no qual os pensamentos da doceira e escritora Cora Coralina, são costurados por meio de seus versos e contos. A encenação é permeada de encantamento e delicadezas remetendo a plateia à cozinha de Cora, na velha Cidade de Goiás.

O espetáculo promove um estímulo aos sentidos e às memórias, conduzindo o público à casa da infância, com cheiro da comida da avó, o perfume da tia, o aconchego do colo do avô, como se ouvindo histórias de seus familiares, ao redor do fogão à lenha, enquanto o doce de banana, que é feito em cena, fica pronto para degustação ao final do espetáculo.

O monólogo é encenado pela atriz Imperatrizense, radicada em Brasília, Lília Diniz, que é acompanhada, em cena, pelos músicosLéo Terra Oliveira e Maísa Arantes de Amorim.

Após a apresentação haverá um bate papo entre a atriz e o público. É uma boa oportunidade para quem quiser conhecer um pouco do universo da goiana, Cora Coralina: poetisa, contista e doceira, e para muitos especialistas, uma mulher forte e libertária, e que mesmo sem saber, empunhava a bandeira de gênero com profunda intensidade numa identificação com as mulheres que vivem em opressão machista e sexista.

Por isso, a jornada do espetáculo será iniciada no mês de março, mês no qual as mulheres reafirmam suas lutas históricas por justiça social, igualdade de direitos, pelo fim da violência e por tantas outras bandeiras que tremulam pelo amor e com amor.

Para dar um toque todo especial, os doces – que são normalmente servidos à plateia nas apresentações na ilha dos amores-, ficarão sob a responsabilidade do Chef maranhense Thiago Brito, do Casa d’Arte – Centro de Cultura, que é um dos apoiadores do evento.

Acessibilidade

Vale a pena enfatizar que a peça contará com um intérprete de Libras e Audiodescrição permitindo que SURDOS e CEGOS possam aproveitar esse belo momento.

Sendo que a audiodescrição para cegos acontecerá somente no sábado (25/03), enquanto que a interpretação em libras acontecerá nos dois dias das apresentações 25 e 26/3.

Serviço:

 “Cora Dentro de Mim – Plantando Roseiras & Fazendo Doces”

Onde: Cine Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito, nº 244)

Quando: Sábado (25/3 – às 20h) e domingo (26/3 – às 19h)

Quanto: Entrada Franca (retirados, na bilheteria do teatro, a partir das 14h no dia da apresentação)

Censura: 14 anos

Sem comentário para "Dia do Teatro e do Circo comemorado em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS