Calou-se a voz dos sem voz

1comentário

Calou-se ontem, para sempre, a cantora argentina Mercedes Sosa, aplaudida no mundo inteiro como a voz da América Latina.

As vozes mais à esquerda poderiam resumir o parágrafo acima a quase um slogan: “a voz dos sem voz se calou”.

O coro postado mais à direita provavelmente se sentiria aliviado: durante a ditadura militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983, Mercedes era o grilo falante e cantante que insistia em evocar a consciência de que a intolerância e a perseguição política não se afina com a dignidade humana.

Deixando de lado as paixões políticas, seria justo dizer que morreu uma das principais cantoras latino-americanas de todos os tempos, a voz maior de clássicos como Volver a los 17, uma artista que ignorou fronteiras artísticas e geográficas, celebrando um ideal latino ao dividir canções, álbuns e palcos com Milton Nascimento, Charly García, Fagner, Antonio Tarragó Ros, Beth Carvalho, Joan Manuel Serrat, Shakira e Fito Páez.

Para aquela que imortalizou Gracias a la Vida (da chilena Violeta Parra), a boa música exigia independência artística.

Na entrevista que concedeu a este Repórter, em Paris, na Primavera de 1983, Mercedes mostrou que só o fato de colocar sua voz forte incondicionalmente a serviço de quem é fraco não a fazia perder sua lucidez.

Essa lucidez sempre custou caro a Mercedes. Ela teve de exilar-se em Madri entre 1979 e 1982, depois de receber ameaças de morte de grupos extremistas de direita. Sua partida, inclusive, foi precipitada por um show que fez em La Plata, quando ela e todo o público que a tinha ido assistir foram detidos.

Um dos últimos reconhecimentos que Mercedes recebeu foram três indicações para o Grammy Latino 2009 pelo álbum Cantora 1, que reúne duetos dela com vários artistas.

O anúncio do vencedor será realizado no dia 5 de novembro em Las Vegas, mas o resultado da vida de Mercedes já é conhecido desde há muito tempo: La Negra iluminou com sua voz alguns dos tempos mais escuros que a América Latina já experimentou.

1 comentário para "Calou-se a voz dos sem voz"


  1. Marina

    O que sabes dos sem voz?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS