Reggae também aos sábados na Mirante FM!

0comentário

 

dj-waldiney-reggae-vibe.jpg

A partir do dia 6 de setembro, integra a programação da Rádio Mirante FM, o “Reggae na Vibe”, que promete aquecer suas noites de sábado e fazer aquele “pré-night” antes de curtir os points de reggae pela ilha. Serão duas horas (de 22:00 a 00:00h) de muita informação, novidades e lançamentos do mundo do reggae, sem esquecer as “velharias” e os ritmos caribenhos (socas, cadence, etc.) que marcaram época. O “Reggae na Vibe” será comandado pelo DJ Waldiney, que está bastante feliz com mais este espaço que vem somar com o já consolidado programa Reggae Point.

DJ Waldiney

sem comentário »

São Luís é destaque no documentário “Poetry and Reggae In São Luís” exibido no festival Rototom Sunsplash

3comentários

rototom sunsplash festival

Está em andamento mais uma edição de um dos maiores festivais de reggae do mundo, o Rototom Sunsplash, em Benicassim, Espanha. São oito dias consecutivos com alguns dos maiores nomes da velha e nova geração do reggae se apresentando em sete palcos. A programação inclui grandes nomes da história do ritmo jamaicano como Alpha Blondy, Anthony B, Easy Star All-Stars, Chronixx, Inner Circle, Gladiators, Jimmy Cliff, Busy Signal e muito mais.

Uma das novidades, que de forma particular nos interessa, é a apresentação do documentário “Poetry and Reggae In São Luís”, produzido por Christoph Janetzko. Como o próprio nome sugere, no documentário é retratada a construção do reggae na década de 70 na ilha, através de relatos que trazem alguns dos aspectos que nos singularizam enquanto Jamaica brasileira, tal como o modo de dançar agarradinho, único da nossa região, as festas, colecionadores, discotecagens, points e locais onde o reggae acontece por aqui. As imagens destacam também a arquitetura colonial da “Cidade dos azulejos” e o universo poético presente na “Atenas brasileira”. Aparecem no documentário músicos, Djs, bailarinos, cantores, pessoas ligadas ao movimento reggae na capital e também antropólogos e historiadores, estudiosos do tema. E para minha surpresa, aparecem imagens da apresentação da Mega Vibes e, também, a minha locução no programa Reggae Point, da Mirante FM.

Para visualizar o documentário sobre a Jamaica brasileira, acesse aqui.

DJ Waldiney

3 comentários »

Stephen Marley lança clipe “Rock Stone” com participações de Capleton e Sizzla

0comentário

rockstone

Confira aqui o clipe oficial da nova canção de Stephen Marley, Rock Stone, que fará parte do seu próximo álbum “Revelations Part 2: The Fruit of Life”. A faixa foi inspirada na letra da música “Talkin Blues” do pai Bob Marley e conta com a colaboração de dois grandes nomes do ragga/dacehall mundial, Capleton e Sizzla.

O lançamento aconteceu no último fim de semana no programa americano de vídeos “106 and Park”. Revelations Part 2: The Fruit of Life será o terceiro album de Stephen Marley e a continuação de Revelation Part 1: The Roots of Life” – vencedor do Grammy Awards 2012.

Além de Copleton e Sizzla, o álbum contará com outros artistas, a exemplo de Shaggy, Bounty Killer, Rick Ross, DJ Khaled, Busta Rhymes, Wyclef Jean, Black Thought, Bounty Kller, Jo Mersa, filho de Stephen, e seu irmãos Damian Marley e Ky-mani Marley.

DJ Waldiney

sem comentário »

Marcus Garvey recebe homenagem do produtor David “Scorpion” Harris

0comentário

marcus-garvey.gif

Um dos grandes ícones do século XX, visto como herói pela maioria dos jamaicanos e inspirador de muitas canções de reggae, Marcus Garvey, será saudado pelo produtor David “Scorpion” Harris. A homenagem consistirá no lançamento de vários “riddims”. O material está sendo produzido em Londres e deverá sair antes de 17 de agosto, data de aniversário de Garvey. Este ano também comemora-se o centenário da Universal Negro Improvement Association (UNIA) Universal, fundada por Garvey.

Um dos estímulos para o desenvolvimento deste trabalho é o fato de Harris acreditar que a mensagem de Garvey está sendo perdida: “Muitos usam Dreadslocks apenas para conseguirem contratos em festivais europeus e se dizem rasta. São corrompidos pelo consumismo de empresas e se esquecem da verdadeira mensagem”, comentou. O produtor descobriu o trabalho de Garvey e outros líderes negros quando ainda garoto na Inglaterra. Ele é o proprietário da Gully Bank Musik Ltda e na sua lista de produções estão Duane Stephenson, Esrom, Doniki, Leontre e Kiddus I.

Marcus Garvey nasceu em St. Ann (Jamaica) e foi o primeiro herói nacional da história do seu país, sendo precursor na defesa de direitos humanos. Morreu em Londres em 1940, aos 53 anos e seu nome foi citado em diversas canções, a exemplo das músicas de Bob Marley,  Burning Spear, entre outros artistas.

DJ Waldiney

sem comentário »

Evento jamaicano relembra vida e legado de Gregory Isaacs

0comentário

the cool ruler

No último domingo (27), a vida e o legado de Gregory Isaacs foram celebrados na Blue Essence, no interior do Kings Plaza, na Jamaica. O evento, denominado de “A Hat Affair”, teve como objetivo comemorar os 63 anos de nascimento do artista. O hino da noite foi “Love Is Overdue”, interpretada pela Isha Bell e, em seguida, outros artistas participaram da homenagem: Junior Sinclair, George Nooks, Carl Dawkins, Edi Fitzroy, Bongo Herman, a dupla QQ e Lukani, a qual fez uma série de canções conhecidas de Isaacs e teve uma ótima resposta do público. Além disso, fizeram parte também grupos de apoio como o “We The People Band” de Lloyd Parks e Roots Radics.

Carinhosamente chamado “The Cool Ruler”, Isaacs nasceu em 15 de julho de 1951, em Kingston, Jamaica, e morreu em Londres no dia 25 de outubro de 2010. O evento, organizado pela Fundação Gregory Isaacs em associação com o African Museum, o TADs International Records e Jamaica Reggae Industry Association (Jaria), foi ainda voltado para as instituições de caridade apoiadas pelo artista quando em vida.

DJ Waldiney

sem comentário »

Chronixx ganha elogios em festival

0comentário

chronixx-e-mick-jagger.jpg

O vocalista dos Rolling Stones estava na plateia do SummerStage no último sábado (26) no Central Park, em Nova York, onde o cantor Chronixx se apresentava como uma das principais atrações do festival.  Mick Jagger, que assistiu ao show com três de suas filhas, foi ao camarim para conhecer o cantor após o show. Jagger o cumprimentou e disse: “Assim como Peter Tosh e Bob Marley foram grandes talentos, agora é a sua vez!”

O show gratuito atraiu mais de 5.000 fãs de acordo com os registros e teve como uma das mais aguardadas atrações, o talentoso Choronixx. Segundo a crítica, Choronixx é o artista que o reggae estava esperando há anos. Ele é a prova de que as raízes continuam vivas.

Chronixx apresentou-se no Summer Stage quatro dias depois da participação no programa “The Tonight Show” da NBC, onde sua presença teve grande repercussão.

DJ Waldiney

sem comentário »

Livro com fotos raras de Bob Marley chega ao Brasil

0comentário

david-burnett-foto-bob-marley.jpg

Já chegou às lojas a versão brasileira do livro “Bob Marley”, com fotografias de David Burnett, apresentação de Chris Salewicz e introdução de Chris Murray. A publicação lançada pela editora Madras pode ser adquirida através deste link.

Com mais de 100 imagens, sendo algumas inéditas, este portfólio abrange o apogeu da carreira de Bob e a perturbação traumática de sua mudança para Londres, que se seguiu ao atentado contra sua vida, quando levou dois tiros, na Jamaica.

O jornalista David Burnett fotografou Bob Marley em sua casa em Kingston, Jamaica, pela primeira vez em 1976 para um trabalho para a revista Time Magazine. Burnett continuou a acompanhar a lenda do reggae durante a turnê do disco “Exodus”, que durou seis meses, desta vez para a revista Rolling Stone, em uma matéria sobre o reggae.

Burnett capturou imagens do Rei do Reggae em momentos íntimos de reflexão, jogando futebol, em ensaios privados e shows.

David Burnett, cofundador da Contact Press Images, em Nova York, produziu dúzias de ensaios fotográficos para a New Yorker, Fortune, Life, Time e para a New York Times Sunday Magazine.

TDM

sem comentário »

Chronixx, a revelação do Reggae e Dancehall

0comentário

Chronixx.jpg

Há dois meses recebi do produtor Henrique Pesqueira algumas canções e comentei no Reggae Point: “grave esse nome: Chronixx. Ele vai estourar”. E parece que essa previsão foi certeira. Jamar Rolando McNaughton, artisticamente Chronixx, é a novo destaque do cenário reggae mundial. Ele é jovem, dono de uma voz ímpar e uma performance descontraída. Recentemente participou do Reggae Sumfest International Night em Montego Bay, Jamaica e ganhou grande evidência por lá, chegando a arrancar gritos do público com canções cheias de mensagens verdadeiras.

Na última semana, li uma matéria nos sites Jamaica Observer e Surforeggae onde o cantor era o principal assunto. E não é para menos, mesmo com as críticas a respeito da sua jovialidade, mostra que essa pouca idade está longe de ser sinônimo de imaturidade. Afirma que “Dancehall sem reggae não é dancehall e reggae sem dancehall não é reggae” e ainda faz questão de mostrar que teve como influências musicais Burro Banton, Norris Man e Gregory Isaacs.

Chronixx seguirá para uma longa turnê pela Europa e irá se apresentar nos maiores festivais de reggae na Bélgica, Alemanha, França, Croácia, Suiça, Inglaterra, Eslovênia, Polônia, Espanha, Noruega, Eslováquia e Dinamarca.

Mais uma vez a prova de que a Jamaica continua revelando grandes cantores de reggae e dancehall. Ouça Smile Jamaica, uma dos sucessos pedidos no Programa Reggae Point.

DJ Waldiney

sem comentário »

Novo single do grupo Morgan Heritage: Put it on me

0comentário

put-it-on-me.jpg

“Put It on me” é a mais nova música do grupo de irmãos Morgan Heritage. Foi co-produzida por Shane C Brown, da Jukeboxx Productions e CTBC Music. O single foi lançado recentemente durante um período de intensa atividade para a família Morgan. Eles estão na turnê “I’m Reggae”, que já passou por Paramaribo, Suriname e Guiana Francesa.

No dia 3 de agosto, os Morgans irão apresentar-se na terceira edição do “Reggae In The Park Festival “ que ocorrerá na Filadélfia, juntamente com Inner Circle, Steel Pulse, Matisyahu, entre outros. O novo single já possui mais de 16.000 visualizações no canal do Youtube. Confira aqui.

DJ Waldiney

sem comentário »

“Easy to Love” é o novo álbum do londrino Maxi Priest

0comentário

easy to love

Após um período de cinco anos sem gravar, o londrino Maxi Priest lança o álbum “Easy To Love”, uma mistura perfeita de reggae, R&B e dancehall. Pelo título, o cantor continua a fazer jus ao apelido “Rei do Lovers Rock” e traz mais uma vez uma pegada musical romântica. O trabalho reúne os músicos Sly Dunbar, Robbie Shakespeare, Earl “Chinna” Smith, Clive Hunt e Beres Hommond (que mesmo lutando contra um câncer, continua na rotina de trabalho).

Maxi ficou bastante famoso internacionalmente pelo cover da música “Wild World”, de Cat Steven. Em 1990, com a música “Close to You”, do álbum Bonafide, ele atingiu o topo da parada de sucessos da Billbord e ainda o segundo lugar na parada de Singles de R&B. Em 2008, ele substituiu o cantor Ali Campbell no UB40, onde acompanhou a banda em uma série de shows. Vale a pena conferir o novo álbum do cantor, para isso clique aqui.

DJ Waldiney

sem comentário »