São Luís, a capital do reggae no Brasil

0comentário

show-de-reggae.jpg

O Reggae está cada vez mais em alta na ilha. Mesmo com os protestos daqueles que acreditam ser uma “cultura importada” e com os preconceitos que ainda persistem, é visível a expansão do ritmo pela nossa cidade: seja nas festas, nos chamados salões de reggae, no aumento do nº de shows, através das radiolas, bandas, programas de rádio e mesmo de TV. O surgimento de casas promotoras do ritmo é um bom exemplo para o que eu estou chamando a atenção aqui. Antigamente não existiam tantas opões para se curtir um bom reggae agarradinho. Agora, o público aumentou e várias casas especializadas abriram e somam com as já existentes. É claro que não se pode homogeneizar e esquecer que o reggae em São Luís é diversificado e assume características específicas que mudam de local pra local, de estilo, letras, batidas, sequências, etc. Mas neste mosaico de diferenças (ou mesmo de disputa) o que há de comum, a meu ver, é o fato de que todos compartilham o desejo de promovê-lo e se esforçam, de certo modo, para isso. Nesta tarefa é impossível não mencionar o legado deixado por antigos radioleiros, donos de clubes, DJs e promotores que, insistentemente, contribuíram para tornar o ritmo como identificador da Jamaica brasileira e hoje são referências para nós. O blog mais uma vez abre espaço para lembrar e agradecer todos aqueles – sem citar nomes – que contribuíram e que ajudam a contribuir na atualidade, de alguma forma, para que o movimento faça cada vez mais parte da nossa cultura, profissão ou até mesmo, modo de vida.

DJ Waldiney

sem comentário »

Homenagens e também disputa antecedem o mês da morte de Bob Marley

1comentário

bob-marley-perfil.jpg

A lenda de Bob Marley se mantém viva e a influência de sua música está presente em todas as gerações. Perto de completar 33 anos da morte do cantor, homenagens surgem nos quatros cantos do mundo: eventos, seminários, exposição de fotos e, recentemente, uma praça recebeu o nome de uma das canções mais lindas do artista, “One Love”, através da iniciativa e votação local.  Foi em Wilmington, Delaware (USA), cidade para onde a família Marley começou a migrar a partir de 1962.

Homenagens à parte, outro assunto que parece não ter fim é a busca por um pedaço do legado deixado por Marley. No próximo dia 12 de maio acontecerá um julgamento sobre os direitos de distribuição de várias músicas do cantor, entre elas “No Woman no Cry”. A briga incessante é entre a Cayaman Music e Blue Mountain Music e, segundo a Revista Forbes, pode render milhões.

Nascido em 1945, de família humilde, em Nine Mile (Jamaica), o cantor e compositor é considerado um dos mitos da música do século XX e o expoente máximo do reggae. Não por acaso, o disco de grandes sucessos Legend, publicado pela primeira vez em 1984, continua sendo o álbum mais vendido da história deste estilo musical.

DJ Waldiney

1 comentário »

Marcia Griffiths e Judy Mowatt recebem premiação em Nova York

0comentário

marcia-griffiths-e-judy-mowatt.jpg

Marcia Griffiths e Judy Mowatt, dois grandes nomes do reggae jamaicano, já compartilharam o mesmo palco e uma história de sucesso. Juntas formaram em 1975 o trio vocal “I-Threes” ao lado de Rita Marley. Na época acompanhavam o rei Bob Marley no backing vocal, mas o talento de cada uma logo as levou à carreira solo e ao lançamento de grandes sucessos musicais. Reconhecendo a importância das artistas para a história do reggae, uma das maiores empresas fonográficas do planeta, a VP Records, juntamente com a empresa Groovin’ Inc, decidiu homenageá-las com a premiação “Embaixadoras do Reggae”, cumprindo a missão de reconhecer aqueles que contribuíram com o desenvolvimento do reggae pelo mundo. O prêmio foi entregue à Marcia Griffiths e Judy Mowatt em um evento ocorrido na cidade de Nova York. Homenagem mais que justa!

 DJ Waldiney

sem comentário »

Fotos inéditas de Bob Marley são reveladas em Exposição nos Estados Unidos

0comentário

bob marley

Como já é de praxe, manifestações a Bob Marley, próximo ao mês que marca sua morte, começam a surgir pelo mundo. São histórias, músicas, declarações, curiosidades, tributos que se assemelham no objetivo de homenagear a vida e carreira artística do grande ícone da história do reggae. Expressão recente ocorreu nos EUA. Primeiro na cidade de Nova York, em uma exposição de fotos inéditas do jamaicano. O responsável pelo trabalho foi o fotógrafo britânico Dennis Morris, conhecido por registrar grandes momentos de Bob Marley e sua banda “The Wailers”, acompanhando-os em shows pelo Reino Unido. Dennis Morris conheceu Marley durante a turnê de divulgação do álbum “Natty Dread” na Inglaterra. Suas imagens e talento foram destaques que logo o fizeram alcançar o cargo de diretor de arte da Island Records, onde o artista jamaicano gravou álbuns memoráveis. Além disso, o fotógrafo trabalhou também nas primeiras fotos oficiais do Sex Pistols. A exposição aconteceu nesse último fim de semana (12) com o título “Known Gallery” e foi grande sucesso entre fãs e admiradores.

DJ Waldiney

sem comentário »

Rototom Sunsplash anuncia data e confirma primeiras atrações

0comentário

rototom-sunsplash.jpg

Mais um ano, mais uma edição do famoso festival europeu Rototom Sunsplash. Para esta edição de 2014, que acontece de 16 a 23 de agosto em Benicàssim na Espanha, as atrações divulgadas até o momento incluem tanto artistas de reggae contemporâneos, quanto nomes já consagrados do ritmo jamaicano. Mas não acaba por aí, também integra a programação destaque às vertentes que marcam a origem do reggae: o ska, o dancehall e as gigantes sounds system. Para quem desconhece, o Rototom Sunsplash tem se destacado como um festival completo. Culturalmente falando, não é somente uma estrutura de shows e boa música, os oito dias que marcam o evento também serão palco de oficinas, palestras, acampamentos, interações, etc. que buscam divulgar e trabalhar em prol de valores como solidariedade, paz, sustentabilidade e tolerância. Confira os primeiros nomes divulgados para a edição de 2014: Lauryn Hill, Easy Star All Stars, Alpha Blondy, Twinkle Brothers, Jimmy Cliff, Inner Circlem Luciano, Gladiators (com Droop Lion), Jolly Boys, Collie Budz, Shaggy, Romain Virgo e Jah9.

DJ Waldiney

sem comentário »

Tributo a Gregory Isaacs em grande estilo em São Luís

2comentários

show-de-kevin-isaacs.jpg

As expectativas pré-show já antecipavam o sucesso da 3ª edição do “Gregory na Vibe”. E não seria menos, Kevin Isaacs, carregando o nome do pai, emocionou o público com um repertório fiel à notoriedade de Gregory em São Luís. O evento aconteceu no Patrimônio Show, no Centro Histórico, e o público compareceu massivamente, prestigiou e compartilhou as energias em clima de recordação. A noite contou também com a participação da Banda Filosofia Reggae Original, os Djs Wagner Roots, Lobo Moizaniel e a Equipe Mega Vibes (produtora do show).

Confira a nossa cobertura do show – clique aqui.

DJ Waldiney

2 comentários »

Kevin Isaacs faz show neste domingo em São Luís!

0comentário

kevin-isaacs-e-gregory-isaacs.jpg

Aos fãs da música Reggae um presente com sabor de recordação. O lendário Gregory Isaacs, que nos deixou em 2010, está sendo homenageado pelo filho Kevin Isaacs através de um show tributo que faz parada no Brasil. Felizmente, a Jamaica Brasileira está no roteiro de apresentações e receberá este memorável espetáculo.

Gregory Isaacs teve a felicidade de ser contemporâneo de grandes vozes da música como Ken Boothe e Slim Smith. Através das frequentes participações nos ensaios destes artistas (como apontam relatos biográficos do cantor) e a observação atenta às canções vindas das ondas do rádio, Gregory construiu seu autêntico e malemolente estilo que “enfeitiça” gerações.
Conhecido por explorar temas que enveredam pela arte do jogo amoroso, dando espaço aos dissabores da vida e algumas “alegrias” deixadas pela solidão, Gregory não deixou de abordar em seus arranjos a dura realidade jamaicana e é claro “a força rasta”.
Um homem multifacetado, humano e que viveu intensamente a vida sem se preocupar muito com os rótulos, continua vivo em memória, na batida mansa de suas canções e no talento de seus sucessores, como o filho Kevin.
Com shows marcados pelo Brasil com a turnê “The Best of Gregory Isaacs”, Kevin Isaacs chega a São Luis do Maranhão para uma apresentação na Patrimônio Show dia 06/04/14 (domingo), abrilhantando o já tradicional “Gregory na Vibe” que este ano entra em sua 3ª edição. O evento é um realização da Equipe Mega Vibes representada pelos Djs Waldiney e Henrique Chaves. Além de Kevin e da própria Mega Vibes, o show contará com a participação da banda Filosofia Reggae Original e dos Djs Wagner Roots e Lobo Monzaniel.

Thayara Pinheiro

sem comentário »

Quem é Gregory Isaacs?

1comentário

gregory isaacs

Para os amantes da música jamaicana, não é difícil de responder. Com certeza falar de Gregory é lembrar-se de uma música marcante, um single ou a trilha sonora de algum momento ou ocasião. Mas para quem não é tão amante assim, o nome também não é estranho, pelo menos na Jamaica brasileira. Gregory Isaacs é um dos principais personagens da história do reggae em nosso estado. Sua voz suave e melancólica influenciou até quem não gostava de reggae. Durante meus 18 anos de rádio, posso afirmar que ele é um dos cantores mais pedidos em minha programação musical. Sua popularidade é tão grande em São Luís que é comparada a Bob Marley. Com uma carreira bastante recheada: editou mais de 500 álbuns, partilhou experiências musicais com nomes incontornáveis do reggae, dub e dancehall, como Lee “Scratch” Perry, King Tubby, Sugar Minott ou Freddie McGregor. O artista, considerado uma das vozes mais versáteis do reggae, faleceu no dia 25 de outubro de 2010, vítima de câncer no pulmão. Para homenagear o artista, a Bong Produções articulou três shows no Brasil com o filho dele, Kevin Issacs, incluindo as cidades de Belém (05/04), São Luís (06/04) e Fortaleza (14/04).

DJ Waldiney

1 comentário »

Artistas de reggae contemporâneo serão destaques no “Canada’s Grammy Awards”

0comentário

Exco Levi e Akustik

O Canadá tem sido uma porta de oportunidades para artistas de reggae desde o início dos anos 70, antes mesmo dos jamaicanos migrarem às centenas para aquele país em busca de sucesso e reconhecimento. Alton Ellis, Jackie Mittoo, Leroy Sibbles e Headley Bennett são exemplos e estão na lista de artistas e músicos jamaicanos que conseguiram destaque em Toronto. Atualmente, quem tem ocupado notoriedade na cena reggae do país são os artistas Exco Levi e Akustik, que em decorrência do sucesso feito até então serão homenageados na categoria “Reggae Recording of the Year” (reggae do ano) no “Canada’s Grammy Awards”. A premiação ocorrerá em Manitoba, Winnipeg. Mas não para por aí, a cidade Montreal também é palco do Festival Calgary Reggae, que desde sua primeira edição em 2003, é considerado o maior festival de reggae ao ar livre, no Canadá.

DJ Waldiney

sem comentário »

Onde o reggae toca bonito!

5comentários

festa-de-reggae.jpg

Há mais de 40 anos em São Luís, o Reggae vive atualmente seu melhor momento em nossas terras. Aos poucos e de forma surpreendente, o ritmo ganha novos adeptos e seguidores. Jamais se viu tamanha movimentação com o gênero musical. Apesar de muitos não enxergarem essa realidade, ele faz parte da nossa cultura, assim como o Bumba-Meu-Boi.

DJ’s, equipes, shows, grupos de dança, programas e casas especializadas são um dos principais fatores responsáveis pela expansão da música jamaicana em nosso estado. Outro fator importante é o fluxo de pessoas em busca de conhecimento sobre o ritmo aqui na ilha. Muitas delas influenciadas pela melodia positiva acabam ficando por aqui. Por esses e outros motivos que somos conhecidos como Jamaica Brasileira. Isso é fato! Com essas informações podemos afirmar claramente que o reggae não é modismo e sim, estilo de vida.

DJ Waldiney

5 comentários »