Fique por dentro das informações sobre o show de I Jahman em São Luís!

0comentário

ijahman

O cantor Jamaicano I Jahman virá ao Brasil neste mês de maio para duas apresentações bastante esperadas. A primeira ocorrerá no dia 22/05 (sexta-feira) em São Luís e, posteriormente, em Teresina (PI) no dia 23/05. Será uma grande oportunidade para a massa regueira das referidas cidades prestigiarem o show da lenda do reggae mundial, que será acompanhada da banda maranhense Capital Roots, a qual também fará sua apresentação.

Segundo a produção, será montada uma mega estrutura no Cais da Alegria (Anel Viário) para receber os fãs do artista. Dentro da estrutura, o público poderá optar por dois espaços: pista e camarote. Os valores são: Pista – R$ 30,00 / Camarote Bob Marley – R$ 80,00 (com direito a Open Bar de Cerveja Skol). Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente nas Lojas OverAll (Tropical Shopping, Rio Anil Shopping e Shopping da Ilha), Lojas Toca do Surf e Sport (Cohab), Rio Poty Hotel e pelo site da bilheteriadigital.com. Sobre a venda de meia-entrada, para estudantes, idosos, professores e demais pessoas existe a lei que assegura esse direito, a venda será no dia 18 (segunda-feira) na Loja OverAll (Tropical Shopping). Para mais informações, entre em contato pelos números: (98) 99964 6428 – 98865 2522.

Esta será a terceira apresentação da lenda em terras maranhenses. O homem de poucas palavras foi grande amigo de música e futebol de Bob Marley. É uma das poucas figuras emblemáticas do reggae que defende fervorosamente a cultura rastafári. Suas canções são, até hoje, facilmente absorvidas pelo público, as melodias são bem arranjadas, o vocal chega atingir a perfeição. A meu ponto de vista, o rasta nunca teve o reconhecimento merecido, pela importância que representa ao ritmo jamaicano. Em relação ao repertório do show, foram escolhidas as mais populares canções do artista, a exemplo de Are We A Warrior, Charriot of Love, Sinner Man e One Step From Hell. Será uma noite ímpar e tenho certeza que todos (as) irão bailar nesta noite tão especial.

DJ Waldiney

sem comentário »

Disco tributo homenageará Desmond Dekker

0comentário

desmond dekker

Em breve sairá um disco tributo a Desmond Dekker, produzido pela cantora Suzanne Couch. As gravações já foram encerradas e uma empresa alemã se interessou pela distribuição do material. O álbum conterá 12 faixas do artista, que lideraram as paradas de sucesso das rádios britânicas no final dos anos 60 (principalmente as canções Israelites e 007), local onde ele viveu por 40 anos.

Couch gravou o disco em Los Angeles com a banda de punk/ska americana The Aggrolites e o famoso baixista jamaicano Phil Clen. Ela comentou, em sites, que fez o trabalho com muito orgulho e manteve a essência do original. Disse ainda que sua inspiração surgiu ao ouvir “Fu Man Chu”, em uma festa.

Suzanne começou sua carreira musical há 30 anos como tecladista e vocalista da Band Native. Já Desmond Dekker deixou sua marca no Ska e Rocksteady. Tornou-se ícone na Jamaica e imortal em Londres, onde em 2006 aos 64 anos.

A principal música do artista em São Luís é “Why Fight?”, do disco Back And Dekker, de 1980.

DJ Waldiney

sem comentário »

Qual a frase de Bob Marley mais influente para você?

3comentários

bob marley frases

Faz 34 anos que Bob Marley morreu, mas para seus milhões de seguidores ele continua mais vivo do que nunca. Apesar de ter passado mais de três décadas, Marley continua sendo bastante influente. Suas frases são citadas até hoje, principalmente, em redes sociais e agradam também à nova geração, que vê no artista um símbolo em prol da paz, amor e liberdade. As letras de suas canções são identificadas ainda com uma preocupação sobre questões e problemas sociais. Os mecanismos de busca na internet indicam como é enorme a procura pelas palavras de Bob Marley, uma expressão do carinho e da identificação dos fãs pela filosofia de vida do artista. Mas nem tudo são flores, frases fakes, aquelas que nunca foram ditas pelo artista, estão por aí para provar que uma busca apressada pode gerar equívocos. E para você, qual a frase do Rei do Reggae mais influente na sua vida?

DJ Waldiney

3 comentários »

50 anos de carreira de Noris Cole

1comentário

entrevista com norris cole e tinga stewart

Neste domingo (10) ocorrerá a festa em comemoração ao 50 anos de carreira de Norris Cole, uma das maiores lendas da história da Jamaica. Fundador e líder do grupo The Pioneers, Norris é reconhecido pelo mundo do reggae como um dos maiores produtores e influenciadores da música jamaicana, tendo colaborado com o sucesso de vários artistas de seu país, a exemplo de Márcia Griffiths, (do grupo The Wailers), Carlene Davis, Owen Gray, Eric Donaldson, Winston Groove, Johny Orlando, Dennis Brown, Donna Marie, The Pioneers, Jackie Brown, George Dekker, Tyrone Taylor, Brent Dowe, Fredy Mckay, Dennis Alcapone, Delroy Wilson, Justin Hinds, Alton Ellis, Lloyd Parks, Junior English, George Faith, Horace Andy, Augustos Pablo, Stanley Backford, Gregory Isaacs, entre tantos outros.

Norris, que adotou a capital maranhense para viver, disse que esse show é muito importante na sua trajetória com a música. É meio século dedicado ao ritmo e esta celebração terá um gosto especial, pois reunirá seu filho, o Norris Cole Júnior, sua esposa Lady Conceição e Tinga Stewart, que veio exclusivamente para a celebração.

Tinga Stewart teve início de carreira no final dos anos 60. A sua trajetória pode ser resumida em grandes parcerias musicais, citando nomes como Enert Wilson e o grupo Claredonians, Derrick Harriott, Boris Gardiner, Byron Lee And The Dragonaires, entre outros. Teve dois singles de sucesso no início da carreira, She’s Gone e Hear That Train, onde este último serviu para a campanha eleitoral de Michael Manley pelo partido PNP em 1971. Uma história fascinante e de grandes conquistas, como a vitória em primeiro lugar no Festival da Canção com a música Play The Music, de Ernie Smith, depois escreveu Hooray Festival e deu para seu irmão Roman Stewart, que também venceu o festival. Afirmou ter gravado mais de 200 singles como Funny Feeling, bastante tocados em São Luís. Em 1989 excursionou com o Reggae Sunsplash itinerante e percorreu vários países, incluindo o Japão. Ele gravou para Norris Cole a versão de Mr. Sea, do texano Johnny Nash, que ainda nem foi lançada oficialmente.

O mega evento será neste domingo e terá a Choperia Marcelo (Forquilha) como palco para as apresentações, que contará também com a banda Raiz Tribal, Lady Conceição, Norris Cole Junior, radiola FM Natty Nayfson e DJs.

Eu (DJ Waldiney) tive a honra de entrevistá-los nesta quarta-feira no Reggae Point, onde ficamos sabendo um pouco mais sobre a vida de cada artista e sobre o show.

DJ Waldiney 

1 comentário »

Alpha Blondy no Brasil

1comentário

alpha blondy

O cantor africano Alpha Blondy já tem datas confirmadas para shows no Brasil e aproveitará para lançar o seu 13º álbum de carreira: o “Positive Energy”. Como o próprio título sugere, o novo trabalho pode ser resumido por conter letras que trazem mensagens de paz, positividade e liberdade.

O disco começou a ser gravado no estúdio do próprio artista, na cidade de Abidjan (África), e teve finalização em Paris (França). Contou com a participação da sua banda Solar System em todas as faixas e a presença dos cantores Tarrus Riley (na música Freedom) e I Jahman (em Rainbow in The sky). De modo especial a faixa “Freedom” é a mais velha das composições, escrita em 1978, ano que Alpha foi exilado, e revela a defesa pela liberdade, enquanto um direito impagável. Outro aspecto em destaque no “Positive Energy” é a capa, a qual traz a imagem da avó desaparecida de Alpha Blondy representando-a como um anjo da guarda.

A turnê de lançamento do novo álbum será no dia 14 de maio em São Paulo, depois seguirá a Belo Horizonte (15/05), Porto Alegre (21/05), Rio de Janeiro (22/05) e nos dias 23/05 e 24/05 na Virada Cultural Paulista.

DJ Waldiney

1 comentário »

“Dub of Thrones”: novo trabalho da parceria Alborosie e King Jammy

0comentário

P

Na última semana, dois grandes nomes do reggae mundial lançaram o álbum Dub of Thrones, em alusão ao seriado Game of Thrones, que chegou recentemente a sua quinta temporada. Alborosie e o veterano King Jammy gravaram este novo trabalho pela Greensleeves Records e conta com faixas mixadas por ambos artistas. A união do jovem Alborosie e o experiente King Jammy resultou em um disco digno de aplausos. Ouça “Winter of Dub” e “Cinderella Dub“, uma atualização moderna e pesada de “Black Cinderella”, de Alborosie.

DJ Waldiney

sem comentário »

Marla Brown, a filha do Príncipe Herdeiro do Reggae Dennis Brown

0comentário

marla brown

Sinto-me privilegiado em poder divulgar através dos programas Reggae Point e Reggae Vibe, da Rádio Mirante FM, e também como DJ, a nova safra de artistas que tem se tornado cada vez mais ativa na programação. Muitos deles(as) se auto intitulam de Second Generation (Segunda Geração) e são filhos(as) de cantores conhecidos mundialmente que afirmam manter o legado de seus antecessores. Alguns nomes são Al Griffiths, Kevin Isaacs, Xana Romeo, Gramps Morgan, Kymani Marley, Shana Wilson, Tarrus Riley e, atualmente, Marla Brown – filha de Dennis Brown (Príncipe Herdeiro do Reggae).

Sobre Marla Brown, tive a oportunidade de conversar com a artista e conhecer um pouco do seu caminho e história no cenário reggae. Ela integra uma prole de 9 filhos e, com apenas 28 anos, já se especializou em dança de rua, contemporânea e ballet. Como dançarina, apresentou-se aos 14 anos na Europa, depois nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, foi semifinalista no programa de TV inglês Hit Got Talent, gravou para a marca esportiva Adidas e, por último, participou de campeonatos ingleses. Mas no seu currículo há também produções como atriz em teatros europeus. Somado a tudo isso, Marla ainda carrega a missão de continuar o legado de seu pai através da música. Sua maneira simples e singela promete um futuro promissor. Ela afirma que a música e a arte foram incorporadas ao seu coração. Ela vê como uma forma de expressar e compartilhar o seu amor pelo pai com as pessoas.

Com a rápida transição da dança para o estúdio de gravação, a estreia de Marla como cantora teve início na celebração de 46 anos de indústria musical do produtor Bunny Lee, ocorrida no famoso Jazz Café em novembro de 2013, em Londres. Sendo convidada da banda “Grooving With The Legends”. Com um bis de aplausos, este foi o começo para a jovem princesa. Logo após, retornou para Kingston e lançou sua carreira solo. Representou seu pai no Reggae Month em fevereiro de 2014, destacando-se em vários shows em torno da ilha. Com várias aparições impressionantes em torno da Jamaica, teve destaque no Tributo Anual a Dennis Brown (realizada na Jamaica). Assediada por repórteres de rádio e revistas locais, suas interpretações de “Silhouette” e “Here Comes the King” receberam críticas positivas dos maiores especialistas do ritmo.

Fiquei bastante feliz ao conversar com a cantora, a atenção me dada foi suficiente para afirmar a vocês a simplicidade dela. Além disso, ganhei a canção “Better Day”, também disponível em vídeo no Youtube, uma biografia que me ajudou a concluir este texto e estou aguardando uma mensagem de voz ao Reggae Point. A música Better Days foi lançada na Mirante FM e já faz parte da minha programação. Desejo sorte à Princesa Herdeira do Reggae.

DJ Waldiney

sem comentário »

Roots Circus lança ‘Love Song’, primeiro single de seu novo álbum

0comentário

roots circus

A banda sueca Roots Circus lançou esta semana o single “Love Song”, que fará parte de seu próximo álbum, ainda sem data de lançamento. A música foi enviada nessa quinta-feira, 11, ao Reggae Point por Nick Poncho, baterista da banda. Love Song é uma música que gruda no ouvido e recebe o vocal da Linda Glad, que ficou encantada com a capital maranhense e com a recepção calorosa dos fãs. A música faz parte da programação musical do Reggae Point e Reggae Vibe, da Mirante FM.

DJ Waldiney

sem comentário »

Presidente americano visitou o Museu Bob Marley

0comentário

obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta quarta-feira (8) à Jamaica, para a primeira visita de um chefe de Estado americano à Ilha desde Ronald Reagan, em 1982.

Obama, acompanhado por seu secretário de Energia, Ernest Moniz, se reunirá nesta quinta-feira, em Kingston, com os 15 membros da Comunidade Caribenha (Caricom) com a firme intenção de propor uma alternativa ao petróleo venezuelano.

“Absolutamente sentimos que a região da Caricom merece maior atenção e compromisso dos Estados Unidos”, disse Ben Rhodes, alto integrante do Conselho de Segurança Nacional (CSN), na véspera da visita.

A ausência dos Estados Unidos no esquema energético da região foi preenchida pela Petrocaribe, uma iniciativa da estatal venezuelana PDVSA.

Ao lado de seus assessores, incluindo a conselheira de Segurança Nacional Susan Rice, o presidente realizou uma rápida visita ao Museu Bob Marley, em Kingston, situado na antiga casa do finado artista.

“Ainda tenho todos os seus discos”, revelou Obama enquanto olhava uma parede coberta de discos e prêmios de Bob Marley.

Obama se reunirá nesta quinta-feira com a primeira-ministra jamaicana, Portia Simpson-Miller, antes da cúpula com a Caricom.

G1

sem comentário »

Um viagem pelo mundo do reggae no livro “Imortais do Reggae”

0comentário

imortais do reggae

Já está à venda o livro “Imortais do Reggae”, uma doce e viajante leitura sobre o mundo do reggae. Artistas que sem dúvida emocionaram plateias de todo planeta, deixaram um maravilhoso legado musical e até hoje influenciam a nova safra que tem responsabilidade em dar continuidade ao trabalho de conscientização através da música. Ainda não tive o privilégio de ler o livro, mas de acordo com algumas resenhas podemos encontrar nele informações sobre os estilos que originaram o reggae e também as atualizações deste universo musical, a exemplo do New Roots. O livro é um trabalho do autor Richardson Roberto Santos e para visualizar algumas páginas gratuitamente, bem como, comprá-lo clique aqui. Vale a pena conferir!

DJ Waldiney

sem comentário »