Medicina em Pinheiro atrai estudantes

0comentário

PINHEIRO – O supervisor de vendas, Luís Alberto Porto Viana, 50 anos, que mora em São Luís, tirou folga do trabalho na sexta-feira (4) e foi com a mulher, a dona de casa Maria Gilvanete Galvão da Silva Viana, 43 anos, acompanhar o filho, Yago Galvão Viana, 20 anos, em um compromisso na cidade de Pinheiro que entraria para a história de suas vidas e do município.

estudantes de medicina em Pinheiro menor
Estudantes de Medicina em Pinheiro: Yago Viana, Osyanne Correa e Adilao Lima

 

Naquele dia, o jovem Yago estava entre os quarenta alunos que assistiram à aula inaugural da primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Yago já havia cursado um ano de Ciência e Tecnologia em São Luís, mas não titubeou ao trocar a capital do Maranhão pela cidade da Baixada Maranhense, quando soube que havia sido aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para carreira que sempre sonhara.

“Vai ser bom, por outro lado, terei que aprender a me virar sozinho em uma cidade estranha”, diz o estudante, que quer ser endocrinologista.

A mudança de cidade não chega a ser motivo de preocupação para a família. “Se ele está feliz, a gente fica tranquilo”, alega o pai Luís Alberto Viana.

De outros estados

Distância da terra natal não é empecilho para quem busca seguir a vocação profissional

Para o estudante capixaba, Adilao Freitas Costa de Lima, 21 anos, natural de Ibatiba, Espírito Santo, a chegada à Pinheiro representa uma mudança ainda maior.

As diferenças culturais e climáticas e a distância da família, no entanto, não são motivos para desânimo.

“A primeira turma é sempre um desafio, mas estou animado com as perspectivas e o empenho demonstrado pela universidade”, enfatiza.

Adilao teve todo o incentivo dos pais, os professores Paulo José Costa de Lima e Gilsa Lúcia de Freitas, para se lançar na conquista da tão almejada profissão, sonho também compartilhado pelos familiares.

O avô dele foi o primeiro farmacêutico de Ibatiba e fazia pequenos procedimentos cirúrgicos na cidade.

Enem

A mobilidade que o ENEM permite para o ingresso em uma Instituição federal de ensino superior faz com que as distâncias continentais no Brasil não sejam empecilho quando o objetivo é correr atrás da vocação profissional.

Foi o que fez Osyanne Duarte Corrêa, 20 anos, que largou a faculdade de Odontologia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, para cursar Medicina em Pinheiro.

Determinada, ela avisara aos pais, Ozeas Viana Correa e Eliane Cristina Duarte Correa que, como o curso de Medicina é muito concorrido, para onde passasse, iria sem vacilar.

“Embora seja um curso que tá começando agora estou bem esperançosa, o pessoal da cidade é muito receptivo. Vai dar muito certo”, profetiza.

Aula inaugural

Na aula inaugural da primeira turma de Medicina em Pinheiro, o reitor da Ufma, Natalino Salgado, disse que aquele era um momento para se orgulhar por ver que a universidade se renova a cada dia.

“A nossa universidade cresce e se transforma para servir a sociedade. Nós temos o desafio de romper com o atraso. E é um projeto desafiador levar conhecimento, ciência e oportunidades para tantos jovens. A educação é o único caminho para buscar a emancipação e promover a cidadania”, afirmou o reitor.

Sem comentário para "Medicina em Pinheiro atrai estudantes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS