Google anuncia fim do Orkut

0comentário

Orkut, uma mídia recente, será desativada dia 30 de setembro. O Google anunciou oficialmente a decisão esta semana.

Orcut 1

 

O assunto já era corrente. Desde a semana passada, eu e amigos falamos disso via e-mail.

O Orkut, assim como outras redes de relacionamento e inúmeras mídias, como o disquete, fez muito sucesso no pouco tempo de existência.

Orcut 2

 

Tiveram vida curta, é certo, comparado com a televisão.

Mas, cumpriram plenamente suas funções no espaço de tempo em que foram úteis.

Televisão e telefone

Televisão, poderosa mídia do século XX, corre risco neste início de século.

Hoje, em tempos de Copa do Mundo, a televisão ainda é parceira familiar dos sofás dos lares e das camas de hotéis. Só que vem perdendo espaço para a internet.

O mesmo pode se dizer do telefone.

Com o whatsapp e instagram, quem tem menos de 17 anos pouco usa o telefone.

Aliás, a galera tá ignorando, também, a televisão, que vem ganhando cara de mídia corococó.

Fatos relevantes de um dia, ou de horas, ficam velhos ao sair no Jornal Nacional (Rede Globo), que ainda é o mais importante programa jornalístico do Brasil.

Enfim, é visível: televisão, jornais impressos e telefone estão perdendo sopro.

Fim da AM?

O que impressiona é a mídia rádio – a cara do século XX – ainda ser forte neste século digital.

Já apregoam o fim da frequência AM.

Com o sistema digital que será implantado no Brasil, tudo pode virar FM.

A questão é o alcance. AM se espalha pelos lugares mais longínquos e a frequência FM fica restrita às regiões metropolitanas.

Fotografia

Mídia boa de fôlego é a vovozinha fotografia.

Surgida em meados do século XIX, entrou triunfante no século XX quando resistiu a fúria das imagens em movimento: cinema e televisão.

A fotografia permanece no século XXI com muita raça. É um dos maiores suportes de circulação de informação dentro da internet.

Escrita

Por fim, vale falar de uma mídia milenar, a escrita.

Até quando vai durar?

Os correios ainda vivem.

E o telégrafo! Era ‘show’ no século XIX.

Ainda é possível olhar suportes de fios de telégrafos presos nas fachadas de casarões das ruas do centro histórico de São Luís.

Veja abaixo a mensagem interativa enviada pelo Google anunciando o fim do Orcut.

Orcut 3

Após dez anos de conversas e conexões sociais on-line, nós decidimos que é hora de começar a nos despedir do Orkut. Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut e, por isso, decidimos concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut não estará mais disponível após o dia 30 de Setembro de 2014. Até lá vamos manter o Orkut no ar, sem grandes mudanças, para que você possa lidar com a transição. Você pode exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de Setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles de vocês que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.

 

Sem comentário para "Google anuncia fim do Orkut"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS