Evento de O Globo com Pierre Levy e Edgar Morin

0comentário

Dois dos maiores intelectuais do mundo, Pierre Levy e Edgar Morin, estarão no Seminário Internacional Educação 360, dias 5 e 6 de setembro, das 9h às 19h, no Rio de Janeiro.

O evento é promovido pelos jornais O GLOBO e Extra, em parceria com o SESC e a prefeitura do Rio de Janeiro, com o apoio do Canal Futura.

Edgar Morin tem estudos nas áreas de filosofia, sociologia e epistemologia. A Teoria da Complexidade, criada por ele, é um método muito usado em universidades de todo o mundo.

Pierre Lévy é um filósofo francês da cultura virtual contemporânea.

Pierre Levy

Pierre Levy

 

O seminário será na Escola SESC de Ensino Médio, na Av. Ayrton Senna 5677, no bairro Jacarepaguá.

 Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no Portal do Seminário.

www.educacao360.com

Seminário O Globo

Capa do Portal do Seminário

 

Programação

Na programação, conferências, mesas plenárias e sessões temáticas, além de exposição de produtos e serviços educacionais e exibição de curtas-metragens produzidos pelo Canal Futura.

Participam, também, a fundadora e líder da Fundação Humanitária Parikrma, a indiana Shukla Bose; e o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares.

Quatro mesas-redondas irão traçar um painel sobre a educação hoje.

1)    O educador José Pacheco e o neurocientista José Morais discutem as grandes tendências para a educação do futuro;

2)    E para debater a relação entre educação e mídia, foram convidados o apresentador Pedro Bial e a diretora do Canal Futura, Lúcia Araújo;

3)    O educador Tião Rocha, fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, é um dos convidados da mesa que vai discutir o modelo de educação com “alma brasileira”, assim como a filósofa Viviane Mosé e a educadora e gerente de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães;

4)    Para discutir o tema “educação e sociedade”, o evento contará com os pontos de vista do diretor do Programa de Liderança de Educação Urbana na Universidade de Columbia, Brian Perkins; da diretora da Fundação SM, Maria do Pilar; e da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

Bons exemplos

Serão apresentadas dezenas de experiências bem-sucedidas de escolas ou instituições e histórias de profissionais que conseguiram dar um novo rumo ao aprendizado local.

Um modelo é Rafael Procópio, professor que criou o Matemática Rio, canal do YouTube com vídeos de matemática que já conta com 40 mil inscritos.

Ou a da potiguar Débora Seabra, primeira professora com síndrome de Down a lecionar no Brasil.

Há ainda relatos do secretário de Educação do Estado do Ceará, Mauricio Holanda Maia, que irá contar como o município de Sobral conseguiu aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4,0, em 2005, para 7,3, em 2011.

Já Luis Carlos Guedes, ganhador do prêmio Faz Diferença 2013, irá falar sobre uma iniciativa no Pará que busca promover o desenvolvimento local.

 

Sem comentário para "Evento de O Globo com Pierre Levy e Edgar Morin"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS