Download de livros de Matemática UFRGS

0comentário

Há sites no mundo todo disponibilizando livros e outras publicações para download gratuito.

Estou apresentando uma sequencia desses locais.

Os livros podem ser baixados legalmente e, o melhor de tudo, de graça.

Já indiquei acessos aos seguintes acervos:

Biblioteca Brasiliana da Universidade de São Paulo (USP);

Biblioteca digital do Governo Federal;

Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”  (UNESP).

Veja nos arquivos do Uniblog.

Quem gosta de matemática?

marca

Desta vez vamos mostra o acervo disponibilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O download gratuito da UFRGS é para um acervo de livros digitais de matemática, além de diversos materiais para ajudar o professor.

Como acessar

UFRGS matemática 2
Página de livro disponível

O acervo é pelo portal www.ufrgs.br/espmat/

Depois clique em Biblioteca Virtual

Professor de matemática

É possível encontrar diversos ambientes, com matérias para professor de Matemática sugestões de atividades para sala de aula, softwares, textos, vídeos e muito mais.

Livros

UFRGS matemática
página de livro disponível

 

O livro Matemática , Mídias Digitais e Didática – tripé para formação do professor de Matemática

Organizadores: Maria Alice Gravina, Elisabete Búrigo, Marcus Basso e Vera Garcia
Este livro discute possibilidades de inovações na matemática escolar e na formação continuada de professores, a partir da experiência desenvolvida no Curso de Especialização “Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de Matemática”, oferecido de 2009 a 2011, na modalidade a distância, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O livro Matemática na Escola – novos conteúdos , novas abordagens
Organizadores: Elisabete Búrigo, Maria Alice Gravina , Marcus Basso e Vera Garcia
Este é um livro produzido para professores, por professores. Apresenta relatos e discussões sobre propostas de ensino experimentadas em  salas de aula de matemática do ensino fundamental ou médio.  Essas propostas têm origem em inquietações vivenciadas na prática docente dos autores, e foram construídas e sistematizadas como dissertações do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criado em 2005.

O livro Reflexão e Pesquisa na Formação de Professores de Matemática
Organizadores: Vera Garcia  Elisabete Búrigo, Marcus Basso e Maria Alice Gravina
Este livro traz parte da produção dos alunos-professores do Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS. Nele são apresentados exemplos  de diferentes caminhos trilhados como professores pesquisadores e reflexivos, com o uso e para o uso das tecnologias no ensino.
Cada capítulo é um resumo de um Trabalho de Conclusão, elaborado pelos alunos/professores do Curso, em conjunto com seu orientador. Os autores são professores que atuam em diferentes escolas e municípios do Estado do Rio Grande do Sul e relatam suas investigações e experiências de ensino.

Nos Anais do ESUD 2009 – VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, está publicado o artigo “O processo de construção de uma arquitetura pedagógica para curso na modalidade Ead para formação continuada de professores de Matemática“, de autoria dos Professores Maria Alice Gravina, Elisabete Búrigo, Vera Clotilde Garcia e Marcus Vinicius Basso.

Portal de acesso livre da CAPES – Portal de Periódicos disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet.

Portal do Domínio Público promove o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância – SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.

LUME – Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é o portal de acesso às coleções digitais de documentos gerados no âmbito da Universidade e de outros documentos que, por sua área de abrangência e/o pelo seu caráter histórico, é de interesse da Instituição centralizar sua preservação e difusão.

O site Algebra & Geometria tem como um dos objetivos apresentar um material que auxilia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental integrando Algebra e Geometria. Inclui softwares para serem utilizados em sala de aula, atividades que podem servir como ponto de partida para trabalho destes softwares em sala de aula, videos e links que contribuam para a formação de professores e alunos.

O site Educação Matemática e Tecnologia Informática tem como um dos objetivos a apresentação de material que trate do potencial da tecnologia informática no âmbito da educação matemática escolar. Inclui softwares para serem utilizados em sala de aula, atividades que podem servir como ponto de partida para trabalho destes softwares em sala de aula, artigos e links que contribuam para a formação de professores e alunos.

O site Números Complexos tem como um dos objetivos apresentar um material que auxilia no processo de ensino-aprendizagem dos Números Complexos no ambito escolar. Inclui softwares para serem utilizados em sala de aula, atividades que podem servir como ponto de partida para trabalho destes softwares em sala de aula, videos e links que contribuam para a formação de professores e alunos.

Revista do Professor de Matemática (RPM) é uma publicação da Sociedade Brasileira de Matemática que, com o apoio da USP – Universidade de São Paulo, vem sendo distribuída ininterruptamente desde 1982. A RPM como seu próprio nome diz, é uma publicação destinada àqueles que ensinam Matemática, sobretudo nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. A revista publica artigos de matéria de nível elementar ou avançado, que seja acessível ao professor do ensino médio e a alunos de cursos de Licenciatura em Matemática. Uma experiência interessante em sala de aula, um problema que suscita uma questão pouco conhecida, uma história que mereça ser contada ou até uma nova abordagem de um assunto conhecido.

As Publicações do Ministério da Educação constituem uma rica fonte de pesquisa para o professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Uma que merece destaque é a Coleção Explorando o Ensino, que apresenta artigos sobre vários temas das disciplinas de Matemática, Química, Biologia, Física e Geografia. Os volumes de Matemática abordam conteúdos curriculares da quinta à oitava série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Revista Novas Tecnologias na Educação – RENOTE é produzida pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da UFRGS.

SeedNet é a Revista Eletrônica da Secretaria de Educação a Distância/MEC. Em especial, no stor de ‘Artigos’, encontra-se diversos textos sobre EAD e os Ambientes Visuais.

 

 

Sem comentário para "Download de livros de Matemática UFRGS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS