Doença renal crônica no Maranhão

0comentário

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado, e o farmacêutico-bioquímico do Hospital Universitário da Ufma, João Victor Leal Salgado, apresentaram, esta semana, no Congresso Americano de Nefrologia, realizado na Pensilvânia, na Filadélfia, EUA, uma pesquisa sobre prevalência de doenças renais crônicas entre moradores dos municípios de São Luís e Alcântara, no Maranhão.

A pesquisa é “Prevalence of Chronic Kidney Disease in a Brazilian Former Slave Population: Preliminary Findings From The Prevrenal Study” (“Prevalência de Doença Renal Crônica no Município de São Luís e em Comunidades Quilombolas de Alcântara”).

A pesquisa foi realiza por um grupo de profissionais do Hospital Universitário, sob a coordenação do reitor Natalino Salgado.

O projeto tem parceria da Universidade Federal de São Paulo, sob a coordenação do professor Ricardo Sesso. 

O congresso reuniu profissionais de diversos países.

Natalino Salgado e Joao Vitor Salgado
Pesquisadores Natalino Salgado e Joao Vitor Salgado

 

Pesquisa

O estudo apresentado pelos pesquisadores consiste em determinar a prevalência da Doença Renal Crônica (DRC) em indivíduos adultos afrodescendentes residentes em quilombos de Alcântara, no Maranhão.

A DRC é grave e complexa, porém, com tratamento adequado o paciente pode ter qualidade de vida.

Durante a pesquisa, foi realizada uma avaliação clínico-laboratorial e de atividade física com os moradores das comunidades quilombolas. Eles passavam por coleta de sangue para realização de exames como glicemia (dosagem do açúcar), colesterol, hemoglobina (avaliar a anemia) e creatinina (avaliar a função do rim).

Após a coleta, o paciente com suspeita de doença dos rins era encaminhado para o Hospital Universitário. Lá, era acompanhado por uma equipe multiprofissional formada, além de médicos e enfermeiras, por nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeuta, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

Também participaram do estudo: Joyce Santos Lages, Dyego José de Araújo Brito, Alcione Miranda dos Santos, João Victor Leal Salgado, Giselle Andrade dos Santos Silva,Francisco Monteiro Júnior, Francival Leite de Souza, Gisele Silva Pereira, Ana Luisa Bezelga, Elton Jonh Freitas Santos, Elisângela Milhomem dos Santos, Isabela Leal Calado, Natália Ribeiro Mandarino, Deuzilene Pedra Viegas, Raimunda Sheyla Carneiro Dias,Elane Viana Hortegal, Mara Silvia Pinheiro Cutrim, Emanoel Catarino Serra Santos, Inácio Silva Diniz, Adriana Aragão Silva, Eliane Nascimento e Gilberto Castelo Branco Souza.

Sem comentário para "Doença renal crônica no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS