Suecos implantam chip no corpo

0comentário

Portais de todo mundo, incluído o G1 e a UOL, no Brasil, estão reproduzindo notícia da BBC sobre 8 suecos, voluntários, que  instalaram chips no corpo.

Com isso, os pioneiros podem abrir portas sem chave e destravar celulares.

Eles estão sendo chamados de ‘ciborgues’.

Os voluntários são empresários de tecnologia, estudantes, web designers e consultores de TI.

A iniciativa é do biohacker Hannes Sjoblad.

ciborgues suecos 1
Ciborgues após implante de chip nas mãos (Foto: BBC)

 

Como funciona

Os voluntários recebem implantes com um pequeno chip de identificação por rádiofrequência (RFID) sob a pele da mão.

Sjoblad também tem um.

No momento, o chip implantado na mão age somente como interface de segurança, permitindo aos usuários abrir portas de suas casas sem a chave. Para fazer isso,  eles precisam comprar fechaduras novas, que atualmente são caras.

Com um uma pequena adaptação para telefones Android, o implante também consegue desbloqueá-los. Mas há potencial para muito mais funções.

A meta é conseguir até 100 voluntários nos próximos meses, com 50 implantes já realizados.

Sjoblad encontra voluntários nas redes sociais e comunidades de hackers na Suécia – pessoas que estão acostumadas a “brincar” com tecnologia.

ciborgues suecos 2
Instalação do chip feita por tatuadores (Foto: BBC)

 

É só o começo

“Acho que estamos apenas começando a descobrir o que podemos fazer com isso. (O chip) tem um potencial muito grande para registrar toda a vida de uma pessoa”, diz Sjoblad.

“Com os aplicativos para registrar exercícios e rotinas alimentares que as pessoas estão usando, você precisa digitar tudo o que come ou onde está indo. Mas ao invés de inserir os dados no meu telefone, posso passar meu implante por ele e ele saberá que estou indo dormir”.

Ele vai mais além: “Imagine que sensores em uma academia possam reconhecer, por exemplo, quem está segurando um haltere pelo chip em sua mão”.

“Vivemos a explosão da internet das coisas – logo haverá sensores ao meu redor que me permitam registrar minhas atividades em relação a eles”, acredita.

ciborgues suecos 3
Tatuagem digital envia dados do corpo para celular (Foto: MC10)

 

Homem e máquina
Cada vez mais, as fronteiras entre humanos e máquinas vão sendo borradas. Pessoas que perderam membros já recebem novos membros biônicos, que estão cada vez mais sofisticados. Ninguém acha estranho ter um quadril artificial ou fazer cirurgia a laser para corrigir problemas na visão.

 

Lentes inteligentes

No ano passado, o Google lançou lentes de contato que podem monitorar os níveis de glicose de seu usuário, em uma tentativa de fornecer diagnósticos mais rápidos e melhores para diabéticos.

Sem comentário para "Suecos implantam chip no corpo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS