‘Má sorte’ e câncer: blog divulgou primeiro

0comentário

Os acessantes do Uniblog foram um dos primeiros, no Brasil, a ficarem sabendo de estudos que indicam casualidade no surgimento de câncer, notícia publicada aqui no dia 2 deste mês. Depois, outros veículos nacionais divulgaram o fato e, recentemente, o programa Fantástico, da Rede Globo, fez matéria sobre o assunto.

Segue a baixo a matéria do dia 2.

A ocorrência da maior parte dos tipos de câncer pode ser atribuída mais à “má sorte” do que a fatores de risco conhecidos, como o hábito de fumar, segundo um estudo americano.

A pesquisa, publicada no jornal científico Science, mostra que dois terços de todos os tipos de câncer analisados são originados de forma aleatória por mutações genéticas, independentemente do estilo de vida levado pelo paciente.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e da Escola de Saúde Pública Bloomberg.

Por outro lado, melhorias no estilo de vida podem ajudar a prevenir ao menos um terço dos tipos de câncer.

Má sorte câncer 1
Divisão celular pode levar a mutações e causar câncer

 

A pesquisa

Os pesquisadores afirmaram que o fator aleatório está na maneira como os tecidos do corpo se regeneram.

Células velhas e desgastadas do corpo são constantemente substituídas por meio de células-tronco, que se dividem para formar novas células.

Mas, em cada divisão, há o risco de que ocorra uma mutação perigosa, aumentando a chance da célula-tronco se tornar cancerígena.

O ritmo dessa renovação celular varia de acordo com a região do corpo, sendo mais rápida no intestino e mais lenta no cérebro, por exemplo.

Os pesquisadores compararam o número de vezes que essas células se dividem em 31 tecidos do corpo durante a vida de um indivíduo com o índice de incidência de câncer nessas partes do corpo.

Eles concluíram que dois terços dos tipos de câncer eram causados pelo ‘azar’ de células-tronco em processo de divisão sofrerem mutações imprevisíveis.

Má sorte câncer 2
Estilo de vida previne um terço dos tipos de câncer

 

Vida saudável

Mesmo assim, a organização Câncer Research UK afirmou que um estilo de vida saudável aumenta as chances de uma pessoa não desenvolver a doença.
Nos Estados Unidos, 6,9% da população desenvolve câncer de pulmão, 0,6% tem câncer de cérebro e 0,00072% sofre de tumores na laringe em algum momento de suas vidas.
As toxinas do cigarro podem explicar por que o câncer de pulmão é mais comum.

Com dados da BBC

Sem comentário para "‘Má sorte’ e câncer: blog divulgou primeiro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS