Universidades querem ter mais autonomia do MEC

0comentário

As instituições de ensino superior federais querem ter maior autonomia do Ministério da Educação.

O assunto foi discutido entre diretores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o ministro Cid Gomes, este mês, em Brasília, quando os reitores entregaram o Plano de Desenvolvimento das Universidades com esse direcionamento.

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado, esteve presente na audiência.

Para os reitores, a proposta abre um novo ciclo de expansão planejado, com foco na excelência e com o objetivo de cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Eles pediram a continuidade de programas relacionados à pós-graduação, assistência estudantil, internacionalização e dimensionamento de professores e técnico-administrativos.

Natalino Salgado disse que os reitores conversaram com o ministro sobre o projeto de lei, em tramitação no Congresso, para contratação de professores e funcionários.

Reitores no Mec
Reitores em audiência com o ministro Cid Gomes, em Brasília

 

Energia

Em outra audiência, com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, os reitores falaram sobre racionalização e eficiência no uso de energia elétrica pelas instituições universitárias. Atualmente, as universidades gastam em torno de 16% do orçamento com energia.

 Com dados da Ascom Ufma

 

Sem comentário para "Universidades querem ter mais autonomia do MEC"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS