Restauro do Santa Amélia & Hotel Ribamar

0comentário
fabrica santa amelia.3JPG
Conjunto de prédios na Rua Cândido Ribeiro restaurados pela Ufma

 

O restauro da antiga Fábrica Santa Amélia, na Rua Cândido Ribeiro (centro histórico de São Luís), pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), é um bom exemplo de serviço de qualidade realizado no centro histórico de São Luís.

Alguns defensores do centro histórico estão comparando essa obra com a restauração do casarão do Hotel Ribamar (Praça João Lisboa).

Conforme denúncia de um historiador, recém-formado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), e de técnicos do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) – Campus Centro Histórico, alguns azulejos da fachada do Hotel Ribamar já estão fofos.

Já o prédio da antiga Fábrica Santa Amélia está belíssimo. Têm 13 mil metros quadrados e abrigará os cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA, além de um hotel-escola.

80% das obras estão concluídas. Os investimentos são de cerca de R$ 17 milhões, de 3 Ministérios: Turismo, Cultura e Educação.

fabrica santa amelia
Reitor Natalino Salgado, presidente nacional do IPHAN, Jurema Machado, e o engenheiro civil, Luiz Phelipe Andrés durante visita ao Santa Amélia.

Visita

O reitor Natalino Salgado levou, este mês, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, para uma visita às obras de restauração e requalificação do imóvel, o que foi interessante.

O prédio terá um auditório de 5.585 metros quadrados com capacidade para 450 lugares e cabine de tradução simultânea, além de salas de aula, uma biblioteca com 466,81 metros quadrados, laboratórios e elevador.

Também integram o complexo um hotel-escola de 1.415 metros quadrados, que terá nove apartamentos suítes, um restaurante e duas cozinhas industriais.

Essa estrutura ficará a serviço dos alunos de turismo e hotelaria da UFMA para o aprendizado, na prática, da administração de um hotel.

Outro ponto importante da requalificação dos oito prédios da área foi o processo de nivelamento que garante total acessibilidade a alunos e visitantes com deficiência.

A obra deve ter agradado técnicos qualificados e de reconhecida capacidade, como o engenheiro civil, Luiz Phelipe Andrés.

Com todas as críticas de seus adversários, vale ressaltar o caráter empreendedor do reitor Natalino Salgado e a qualidade das obras no centro histórico de São Luís que tem a Ufma no comando.

 

 

 

 

Sem comentário para "Restauro do Santa Amélia & Hotel Ribamar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS