Suíça festeja 50 anos de fotógrafo brasileiro

0comentário
A noiva
A Noiva

Uma exposição na Suíça, neste segundo semestre, marca os 50 anos de atividades de um dos mais importantes fotógrafos do Brasil, o paulistano Boris Kossoy. Ele também é pesquisador da Universidade de São Paulo (USP).

A exposição foi aberta na quinta-feira (11), em Basel, na Suíça.

O curioso, e gratificante, é a homenagem vir de longe: da Suíça.

kossoy02-800x517

São 88 fotografias, sendo 21 do ensaio Viagem ao Fantástico, de 1971. Depois, uma edição formada por grupos sem preocupações cronológicas.

Como pesquisador, Boris Kossoy evidenciou a descoberta de um método fotográfico no Brasil, por Hércules Florence, em 1833, antes da difusão mais conhecida, a de Louis Jacques Mandé Daguerre, em 1939, em Paris.

kossoy05

Boris Kossoy esteve em São Luís, quando fez vários ensaios. A foto com pessoas no coreto da Avenida Beira-mar, em 1971, faz parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo. Veja o acervo em

http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/default.aspx?mn=545&c=acervo&letra=B&cd=3637

São Luís por Boris Kossoy

 

Quem é Boris Kossoy

Em 1965, após se graduar como arquiteto pelo Mackenzie, abre o Estúdio Ampliart, na Rua Marquês de Itu, no bairro de Santa Cecília, São Paulo. Sua produção fotográfica é conhecida pelo mundo e   suas pesquisas traduzidas para vários idiomas.

Na Suíça, Kossoy fez sessão de autógrafos da edição alemã do seu livro Hercule Florence, que acaba de ser lançado pela editora LIT Verlag.

Recentemente, teve um de seus livros publicados na Espanha: Lo Efímero y lo Perpetuo en la Imagen Fotográfica (Ediciones Cátedra, 2014). Foi lançado no Museu Reina Sofia, em Madri, na Espanha.

kossoy04-483x800

 

Sem comentário para "Suíça festeja 50 anos de fotógrafo brasileiro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS