Asteroide gigante passa perto da Terra neste sábado, 31

0comentário

Um asteroide gigantesco passará relativamente perto da Terra, às 19h05 (horário de Brasília) deste sábado (31). A informação é da Nasa (agência espacial americana) e foi divulgada pela BBC de Londres.

Tem o nome técnico de TB145 e está sendo popularmente chamado de Grande Abóbora.

A largura aproximada de 400 metros e 20 vezes maior que o meteorito que explodiu sobre o céu de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, destruindo centenas de janelas e deixando mais de mil feridos por causa de detritos.

A velocidade do também é maior. O meteorito que caiu na Rússia entrou na atmosfera a uma velocidade de 19 km por segundo e o de sábado se movimenta a 35 km/s.

O Grande Abóbora Passará a uma distância que é bem próxima em termos espaciais, mas é considerada segura para a Terra.

Quando estiver mais perto, o TB145 estará a 480 mil quilômetros da Terra. Isso representa 1,3 vez a distância entre a Lua e a Terra.

Asteroide perto da Terra dia 31 out 1
Aficcionados pelo espaço terão, neste sábado, 31, uma ótima chance de usarem seus telescópios

 

O Grande Abóbora não será visto facilmente.

Para a agência espacial americana, será uma excelente oportunidade para estudar um asteroide. O plano é obter imagens de radar para analisar a superfície do TB145 e para detectar se vem ou não acompanhado de uma lua, o que pode apontar pistas sobre sua massa e densidade.

“A influência gravitacional do TB145 é tão pequena que não terá efeitos detectáveis na Lua, nas placas tectônicas ou nas marés da Terra”, explicou a Nasa em um comunicado.

Felizmente, a asteroide, passará rapidamente, cumprindo sua órbita. Em caso de um choque com a Terra, um pedaço gigante de rocha ou gelo como o TB145 poderia causar uma devastação catastrófica, segundo projeção de alguns cientistas.

A próxima vez em que um objeto tão grande passará tão perto da Terra deve ser em agosto de 2027.

 

Sem comentário para "Asteroide gigante passa perto da Terra neste sábado, 31"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS