Zika transmitida por beijo?

0comentário

A recente descoberta, por meio de pesquisas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com relação a presença do zika vírus, em estado ativo, em saliva e urina ainda deixa questionamentos em relação a outras formas de transmissão além da já comprovada que é por meio da picada, no homem, do mosquito  Aedes aegypti. Mas, já chama a atenção para a importância da prevenção, diz o infectologista Edmilson Migowski, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pesquisa da Fiocruz levantou a possibilidade de transmissão, via oral, do vírus, só que ressalvou a necessidade de  mais pesquisas para saber se há, de fato, possibilidade de infecção por meio da saliva (pela boca) e urina.

a doença zika vírus é notícia destacada na mídia mundial e em espaços virtuais especializados em  saúde e ciência. A sua proliferação no Brasil está colocando na berlinda a realização das Olimpíadas, este ano, no Rio de Janeiro.

Para a BBC de Londres, Edmilson Migowski explicou que a transmissão de um vírus depende de vários fatores. Por exemplo, o tubo digestivo tem um Ph repleto de enzimas que podem destruir determinados parasitas.

Sem comentário para "Zika transmitida por beijo?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS