Seminário de Enfermagem na Ufma com cientista da OMS

0comentário

SÃO LUÍS – O 5° Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica à Saúde (Senabs) está sendo realizado, esta semana, em São Luís. Com o tema “Enfermagem na atenção básica: competências e práticas para o Cuidado em Saúde”, é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), .

A presidente nacional da ABEn, Ângela Maria Alvarez, informou que essa é a primeira vez que o evento acontece no Maranhão e também que conta com a presença de representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermeira Annette Mwansa Nkowane que é assessora de Enfermagem e Obstetrícia da Saúde da OMS em Genebra, Suíça.

Ela ainda reforçou que o seminário possui o propósito de discutir dentro das políticas de saúde o papel da enfermagem, com uma preocupação especial ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser um grande congraçamento aos profissionais e participantes do evento.

“Estaremos aqui debatendo questões em mesas, oficinas e debates e a partir delas elaborando um documento final, que vai estar delineando as diretrizes para a enfermagem na atenção básica como também um posicionamento da enfermagem brasileira em defesa do SUS, e ainda de delimitar as propostas de orientações curriculares de enfermagem. Esperamos além disso tudo que o evento seja um grande intercâmbio de conhecimento entre todos os participantes do evento, afinal temos aqui pela primeira vez a presença da Annette, que trará para nós uma visão ampla sobre a atenção básica, capaz de nos auxiliar nacional e localmente em relação ao atendimento da enfermagem”, esclareceu Ângela.

Para a reitora da UFMA, Nair Portela, o evento é a realização de um sonho para todos os profissionais de enfermagem. Ela destacou a presença da representante da OMS e da luta que ela representa tanto da mulher, como da mulher negra. Para ela, a relevância do Senabs vem desde seu tema e, principalmente, sobre seu objetivo de criar um documento com diretrizes para a área.

“Temos que confiar em nós. Confiar que o nosso paciente de atenção básica à saúde seja atendido de forma eficaz, pois temos capacidade para isso, e que toda a família se sinta integrada e, principalmente, tenha confiança no Sistema Único de Saúde, e para tanto ele precisa ser bem tratado, tanto na atendimento básico, como na continuidade dele”, afirmou.

Também estiveram na mesa de abertura o representante estudantil Alison Robert Silva, a presidente da Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Corem MA) Antônia Cristiane Pereira, a superintendente de atenção primária em saúde de secretária de estado da saúde Sílvia Lima, o presidente da ABEn MA Luís Fernando Bogéa Pereira, o secretário adjunto de saúde do Estado Marcelo Rosa.

Annette Nkowane falou que espera com sua participação favorecer o entendimento da necessidade de uma educação de qualidade em enfermagem, para que os profissionais que sejam formados estejam aptos e capazes para atender os pacientes; da pesquisa acadêmica em enfermagem; além da existência de uma equipe multiprofissional nos hospitais para que o atendimento flua cada vez melhor, já que uma enfermeira sozinha não pode suprir e solucionar todas as demandas dos pacientes. Assuntos que foram aprofundado ainda mais na conferência magna “Enfermagem na Atenção Básica: Competências e Práticas para o Cuidado em Saúde” ministrada por ela.

Texto  da Ascom da Ufma

Sem comentário para "Seminário de Enfermagem na Ufma com cientista da OMS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS